Questões de Concursos Analista de Sistemas Júnior

Resolva questões de Analista de Sistemas Júnior comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

241Q619023 | Informática, Redes de computadores, Analista de Sistemas Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A informação é um ativo que, como qualquer outro ativo importante, é essencial para os negócios de uma organização e, consequentemente, necessita ser adequadamente protegida.

PORQUE

A interconexão de redes públicas e privadas e a tendência da computação distribuída aumentam a eficácia de um controle de acesso centralizado. Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q647219 | Informática, Business Intelligence, Analista de Sistemas Júnior, Petrobras, CESGRANRIO, 2018

O mundo experimenta há vinte anos uma nova forma de realização de atividades comerciais, por conta do surgimento da internet e das tecnologias a ela envolvidas. Nesse contexto, os sistemas de negócios eletrônicos, ou e-business, revolucionaram as barreiras físicas naturais até então existentes, mudando a forma pela qual as organizações devem pensar seus negócios, e como os sistemas de informação devem apoiá-los. Nesse cenário, é possível classificar os sistemas de e-business em função do seu grau de digitalização.

Assim, em uma empresa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

243Q635319 | Informática, Algoritmos, Analista de Sistemas Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Considere os fatos a seguir como conhecidos.

- Se os navios cargueiros transportam passageiros, então as passagens nesses navios são mais baratas.

- As passagens em navios cargueiros não são mais baratas.

- Se os navios cargueiros são confortáveis, então transportam passageiros.

Analisando os fatos acima, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q649402 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas Júnior, Petrobras, CESGRANRIO, 2018

No sistema SAP-ERP existem ferramentas que permitem a criação de relatórios personalizados. Isso permite aos usuários não ficarem limitados aos relatórios já existentes de forma nativa na solução.

Qual ferramenta padrão SAP permite criar relatórios, usando-se o recurso Drill-Down?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q642547 | Informática, Sistemas distribuídos, Analista de Sistemas Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Em aplicações distribuídas, dois modelos usados são o cliente/servidor (cliente-server, C/S) e o ponto a ponto (peer-to-peer, P2P). Nesse contexto, analise as afirmações abaixo.

I - Assim como no modelo C/S, no modelo P2P, qualquer nó pode iniciar uma conexão com qualquer outro nó.

II - Diferente do modelo C/S, o modelo P2P se caracteriza por apresentar a mesma largura de banda nas conexões entre dois nós quaisquer da rede.

III - Processamento relativo à sincronização e à comunicação entre nós pode sobrecarregar tanto uma rede C/S quanto uma rede P2P.

IV - No modelo P2P, uma rede pode comportar nós chamados superpontos (super-peers), que agem de maneira similar aos nós servidores em uma rede C/S.

São corretas APENAS as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q641059 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Analista de Sistemas Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Considere as afirmações abaixo sobre modelo de entidades e relacionamentos.

I - Um tipo entidade fraca não tem atributos chave próprios, devendo possuir, pelo menos, um relacionamento identifi cador.

II - Os atributos de tipos relacionamento 1:1 ou N:M podem ser migrados para um dos tipos entidade participantes.

III - O grau de um tipo relacionamento é o número de entidades que participam desse relacionamento.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q643390 | Informática, Redes de computadores, Analista de Sistemas Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em um ambiente UNIX, o administrador, querendo configurar a interface de rede e configurar a tabela de roteamento, poderá fazê-lo através dos seguintes comandos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q646355 | Informática, Gestão de TI, Analista de Sistemas Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Considere as afirmações abaixo sobre Governança de TI. I - Há uma preocupação crescente com o aumento dos gastos em TI, o retorno de investimentos nessa área e o alinhamento com as atividades de negócio, aumentando a importância da governança. II - São aspectos fundamentais da governança de TI: controle, valor e risco. III - As disciplinas de ITIL referentes ao gerenciamento de serviços estão divididas em desenvolvimento de sistemas e suporte. IV - Um plano estratégico de TI deve ser considerado AD HOC quando a sua necessidade ainda não é conhecida pela Direção de TI. Estão corretas as afirmações
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q630865 | Informática, Arquitetura de Computadores, Analista de Sistemas Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma das características fundamentais das arquiteturas RISC é o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q639020 | Informática, Criptografia, Analista de Sistemas Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O Padrão de Criptografia de Dados (DES) foi largamente usado desde sua adoção nos EUA, em 1977, até os anos 2000, quando um processo de seleção escolheu o Rijndael como novo Padrão Avançado de Criptografia (AES), em 2001. O Rijndael pode ser caracterizado como uma cifra de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q636472 | Informática, Algoritmos, Analista de Sistemas Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Mário Jorge recebeu uma oferta para comprar uma TV de plasma. Depois de regatear, comprou a TV com 20% de desconto. Arrependido, revendeu o aparelho para seu irmão Pedro, com acréscimo de 20% sobre o preço pago. Mais tarde, Pedro revendeu a TV para um vizinho, com acréscimo de 50% sobre o preço pago a seu irmão. A TV quebrou.

O vizinho, então, vendeu a TV para a loja de manutenção com 50% de desconto sobre o preço pago a Pedro. Qual a relação entre o preço de venda à loja de manutenção e o preço da oferta feita a Mario Jorge?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q353020 | Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Analista de Sistemas Júnior, Petrobras, CESGRANRIO, 2018

No âmbito da Contabilidade de Centro de Custo (CCA), assim como em todo o R/3, existe uma diferença entre dados cadastrais (dados mestre) e dados transacionais (transation data).

São classificados como dados cadastrais:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q618418 | Informática, PMBOK, Analista de Sistemas Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Os resultados de um projeto podem requerer atualizações no planejamento. Essas alterações podem mudar durações, produtividade, recursos e causar riscos imprevistos. Quanto ao Grupo de processos de execução descrito no PMBOK 4ª Edição, tem-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q627380 | Informática, Segurança da Informação, Analista de Sistemas Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Segundo a Norma ISO 27002, convém que os registros (log) de auditoria incluam, quando relevantes, os registros das tentativas de acesso ao sistema aceitas e rejeitadas.

PORQUE

Segundo a Norma ISO 27002, a política de controle de acesso estabelece que convém fornecer aos usuários uma declaração nítida dos requisitos do sistema a serem atendidos pelos provedores de serviço. Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q636389 | Informática, Firewalls, Analista de Sistemas Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um servidor está sendo configurado para prover os principais serviços de e-mail. Através de que portas IPv4, o firewall deve permitir o acesso a esse servidor?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q631393 | Informática, Gerência de Projetos, Analista de Sistemas Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

A preparação adequada da declaração de escopo com a participação de partes interessadas, tais como clientes e patrocinadores, é crítica para o sucesso de um projeto.

PORQUE

A declaração de escopo fornece um entendimento comum do projeto, o que será realizado, e permite o início do processo de planejamento mais detalhado, além de servir como documento base para avaliação sobre a pertinência ao projeto de solicitações de mudança e/ou trabalho adicional. Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q638457 | Informática, Banco de Dados, Analista de Sistemas Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma das técnicas empregadas por Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados, para implementar o controle de transações concorrentes, é a utilização de bloqueios. Para garantir a serialização da escala concorrente de várias transações, deve(m)-se empregar o(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q648368 | Informática, Linguagens, Analista de Sistemas Júnior, Petrobras, CESGRANRIO, 2018

Qual linguagem de marcação, fundamental para o estabelecimento de serviços Web, que compõe uma Arquitetura Orientada a Serviços, é usada para que dados sejam apresentados, comunicados e armazenados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q623564 | Informática, Data Warehouse, Analista de Sistemas Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em um ambiente de data warehousing, é usual usar um modelo dimensional, cujas principais componentes incluem as tabelas de fatos e dimensões. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.

I - A tabela de fatos representa os dados que são necessários para que os usuários possam realizar as análises do negócio necessárias para tomadas de decisão.

II - A tabela de dimensões representa os tamanhos das bases e os valores exclusivamente numéricos usados para que se possa acessar a tabela de fatos de forma eficiente.

III - As chaves usadas nas tabelas de fatos e dimensões são sempre iguais àquelas usadas nos sistemas de bancos de dados transacionais, de forma a facilitar a programação e a implementação da fase de extração, transformação e carga dos dados (ETL).

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q621092 | Informática, Gerência de memória, Analista de Sistemas Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Considere um modelo de escalonamento de processos com 3 estados: P = Pronto, E = Executando e B = Bloqueado. Determinado processo, ao longo de um intervalo de tempo (entre T1 e T15), passou pelos seguintes estados: T1=E; T2=E; T3=E; T4=B; T5=B; T6=E; T7=E; T8=B; T9=E; T10=P; T11=E; T12=E; T13=P; T14=E; T15=B. Sobre o escalonamento observado, conclui-se que pode ter ocorrido preempção do processo analisado entre os intervalos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.