Início

Questões de Concursos Analista de Tecnologia da Informação

Resolva questões de Analista de Tecnologia da Informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q120057 | Engenharia de Software , Processo de Software, Analista de Tecnologia da Informação, UFAL, COPEVE UFAL

Metodologias de desenvolvimento de software se baseiam em um modelo de ciclo de vida, tais como cascata, espiral e prototipagem; sendo assim, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q630020 | Informática, Processo ou Ciclo de Compras, Analista de Tecnologia da Informação, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Qual a grande diferença entre subprocessos e threads?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q121890 | Inglês, Aspectos Gramaticais, Analista de Tecnologia da Informação, UFAL, COPEVE UFAL

Cada opção abaixo revela uma mensagem eletrônica que um aluno universitário enviou para uma universidade americana solicitando informações sobre os cursos de pós-graduação. Qual é a única opção que apresenta a mensagem gramaticalmente correta?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q649047 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, Câmara de Belo Horizonte MG, CONSULPLAN, 2018

Um grande volume de informações é o resultado de um processo de elicitação de requisitos, que devem ser organizados de uma maneira que sejam entendidos. Na estruturação dessas informações, alguns mecanismos podem ser utilizados. Um deles “consiste em organizar o conhecimento em relações de agregação, compondo entidades mais complexas a partir de entidade mais simples”. Trata-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

166Q119917 | Engenharia Civil, Orçamento, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

O orçamento é uma peça básica no planejamento e programação de um empreendimento. A partir dele, é possível fazer:

I. Análise da viabilidade econômico-financeira do empreendimento.

II. O levantamento dos materiais e dos serviços a serem executados.

III. Levantamento de mão de obra para executar cada serviço planejado.

IV. A elaboração do cronograma físico ou de execução da obra, bem como o cronograma físico-financeiro.

V. O acompanhamento sistemático da aplicação de mão de obra e materiais para cada etapa de serviço programado.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q121782 | Redes de Computadores, Analista de Tecnologia da Informação, MPOG, FUNRIO

Em relação às redes de comutação de circuitos e de comutação de pacotes, qual das afirmativas abaixo está ERRADA?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q615892 | Informática, Filosofia do SGBD, Analista de Tecnologia da Informação, SEFAZ AM, NCE

A especificação de chaves estrangeiras para atributos de uma tabela R em relação a ela própria é uma característica necessária nos SGBD para a tradução de diagramas ER que contêm:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q809985 | Legislação Federal, Lei 6404 1976, Analista de Tecnologia da Informação, Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social, CESPE CEBRASPE

De acordo com a Lei n.o 6.404/1976 e com as normas da Comissão de Valores Mobiliários no que diz respeito à contabilidade geral, julgue os itens seguintes. As reservas de lucros a realizar são constituídas com o objetivo de se distribuírem dividendos sobre parcela do lucro não realizado financeiramente, apesar de realizado economicamente pelo regime de competência de exercícios.
  1. ✂️
  2. ✂️

170Q42680 | Matemática, Analista de Tecnologia da Informação, SEDUC SP, VUNESP

A média entre três números é 6, e a moda entre esses números é 5. A mediana entre esses três números vale
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q634467 | Informática, Linguagens, Analista de Tecnologia da Informação, CRECI RJ, MSConcursos

Qual alternativa representa a declaração de uma variável do tipo texto, na linguagem de programação Python?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q341141 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Analista de Tecnologia da Informação, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Para formar-se um anagrama, permutam-se as letras de uma palavra, obtendo-se ou não uma outra palavra conhecida. Por exemplo, VROAL é um anagrama da palavra VALOR. Com base nessas informações, julgue os próximos itens, relacionados aos anagramas que podem ser obtidos a partir da palavra VALOR.

O número de anagramas distintos é inferior a 100.

  1. ✂️
  2. ✂️

173Q339554 | Raciocínio Lógico, Negação Não p, Analista de Tecnologia da Informação, Câmara Municipal de Porto Velho RO, IBADE, 2018

A negação lógica da sentença "se estou de dieta, então fecho a boca" é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q647429 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, Câmara de Belo Horizonte MG, CONSULPLAN, 2018

Em relação ao Diagrama de Transição de Estados, analise a seguinte assertiva: “é desenhado como um losango (mas pode ser utilizado um pequeno círculo, semelhante à representação de um estado inicial) em que chega uma ou mais transições (provenientes de estados diferentes) e de onde parte uma ou mais transições”. Trata-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

175Q486048 | Inglês, Gramática, Analista de Tecnologia da Informação, CREA SP, NOSSO RUMO, 2017

Choose the alternative that correctly fills the blank spaces in the sentences below.

I downloaded the file _____ that website.

Francis will be back ____ 5 o?clock.

Susan goes to school ____ bus.

He will pay the water bill ___ Friday.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q342866 | Raciocínio Lógico, Analista de Tecnologia da Informação, TCE SE, FGV

A média de cinco números de uma lista é 19. A média dos dois primeiros números da lista é 16.

A média dos outros três números da lista é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q121525 | Português, Dígrafos, Analista de Tecnologia da Informação, MPOG, FUNRIO

Texto associado.

As questões 01 a 04 tomarão por base o seguinte texto:

Imagem 001.jpg

Sobre a identificação de encontros consonantais, encontros vocálicos e dígrafos é CORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q643580 | Informática, Oracle, Analista de Tecnologia da Informação, TCE SE, FGV

Analise as seguintes afirmativas sobre SEQUENCES no Oracle:

1. Os valores gerados por uma sequence podem ser cíclicos, isto é, retornam ao valor inicial ao atingirem certo limite.

2. Se for gerado um valor para uma transação que é posteriormente abortada (roll back) o mesmo valor pode ser gerado para outra transação.

3. Um mesmo usuário recebe sempre valores contínuos na ordem estabelecida para a sequence, mesmo quando há outros usuários gerando valores com a mesma sequence.

4. A função utilizada para gerar valores de uma sequence é denominada IDENTITY.

Somente está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q682584 | Programação, Analista de Tecnologia da Informação, UFMA, UFMA, 2019

Duas características importantes e relacionadas entre si, presentes em Java por ser uma linguagem orientada a objetos, são a herança e o polimorfismo. Considere as afirmativas I e II a seguir e depois marque a alternativa correta. 
I. Herança múltipla é um recurso existente em Java para permitir que uma classe possa herdar atributos e métodos de mais de uma classe. 
II. Polimorfismo em Java é a capacidade de duas ou mais classes derivadas de uma mesma superclasse possuírem a mesma assinatura de um método, porém com comportamento diferente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.