Início

Questões de Concursos Analista de Tecnologia da Informação

Resolva questões de Analista de Tecnologia da Informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1921Q120667 | Comunicação Social, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Luiz Beltrão (A imprenso informativa; São Paulo, Folco Masucci) define a entrevista como "a técnica de obter matérias de interesse jornalístico por meio de perguntas e respostas". A entrevista é um dos instrumentos de pesquisa do repórter. Com os dados nela obtidos, ele pode montar uma reportagem de texto corrido, em que as declarações são citadas entre aspas, ou pode montar um texto tipo perguntas e respostas, também chamado "pingue-pongue". Segundo Luiz Amaral (Técnicas de jornal e periódico; Rio, Tempo Brasileiro, 1987) podem-se distinguir dois tipos de entrevista:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1923Q642920 | Informática, Gerência de memória, Analista de Tecnologia da Informação, FUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca do gerenciamento de memória.

Em sistemas multiprogramados, uma forma de resolver o problema da realocação consiste em alterar as instruções do programa de acordo com a partição de memória em que ele será carregado.

  1. ✂️
  2. ✂️

1924Q624491 | Informática, Criptografia de chave pública PKI, Analista de Tecnologia da Informação, IFB BA

É sabido que os algoritmos de chave simétrica geralmente possuem melhor desempenho para encriptação e decriptação de grande volume de dados.

São exemplos de algoritmos de criptografia de chave simétrica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1925Q120697 | Direito Processual do Trabalho, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Uma das assertivas a seguir está em desconformidade com as regras processuais previstas na Consolidação das Leis do Trabalho. Aponte qual.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1926Q552575 | Informática, Microsoft Office, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

O pacote Office da Microsoft implementa as principais ferramentas de automação de escritório utilizadas na atualidade. Considerando as ferramentas do pacote Office, julgue os itens seguintes. Os elementos de edição em cada um dos aplicativos da família Office podem ser ligados ou embutidos em outro aplicativo por meio de object linking and embedding (OLE), padrão de composição de documento criado pela Microsoft.
  1. ✂️
  2. ✂️

1927Q119718 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Segundo o artigo 109 da Lei Federal nº 8.666/93, quais dos seguintes recursos administrativos automaticamente possuem efeito suspensivo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1928Q648109 | Informática, Protocolos de Segurança, Analista de Tecnologia da Informação, Câmara de Belo Horizonte MG, CONSULPLAN, 2018

O protocolo da Camada de Aplicação HTTP (HyperText Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Hipertexto) é o protocolo padrão da Web, compatível com todos os navegadores, sendo executado em dois programas: um cliente e outro servidor; sabe-se que os dois são executados em sistemas finais diferentes, conversando entre si por meio de troca de mensagens HTTP. As mensagens de resposta do HTTP indicam o estado da requisição. Um desses códigos é o 400, que significa na resposta HTTP:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1929Q120495 | Engenharia de Software, Análise de Pontos de Função, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Considere as afirmações sobre a técnica de análise por pontos de função de acordo com as práticas recomendadas pelo IFPUG.

I. Os tipos de contagem podem ser de projetos de desenvolvimento, melhorias e aplicações.

II. A contagem em projetos de melhoria mede modificações em uma aplicação já existente.

III. Essa técnica só é efetiva quando já existe código-fonte implementado ou casos de uso definidos.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1930Q120259 | Segurança da Informação , Criptografia, Analista de Tecnologia da Informação, PRODEMGE, FUMARC

Associe, da melhor forma, o conceito à funcionalidade que ele implementa.
I. Criptografa ( ) Distribuição segura de
II. Função hash ( ) Identificação.
III. Biometria ( ) Lista de certificados revogados.
IV. Chaves Assimétricas ( ) Sigilo.
V. Autoridade certificadora ( ) Integridade.
Está CORRETA a seguinte sequência de respostas, na ordem de cima para baixo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1931Q466644 | Direito Tributário, Competência tributária, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, que versam sobre a legislação aplicável ao direito tributário brasileiro.

Considere a seguinte situação hipotética.

Determinado Estado estrangeiro reivindicou ao Brasil auxílio bélico em razão da iminência da eclosão de guerra externa. Em decorrência do atendimento da solicitação, adveio grave calamidade pública em território nacional.

Nessa situação, a União poderá instituir, mediante lei complementar, imposto extraordinário, a fim de atender às despesas extraordinárias decorrentes da superveniente calamidade pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

1932Q648407 | Informática, Redes de computadores, Analista de Tecnologia da Informação, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

Acerca da tecnologia NAT, analise as seguintes afirmações.

1) NAT se resume basicamente a atribuir para cada empresa um grande número de endereços IP para tráfego na Internet, garantindo, dessa forma, que mais usuários tenham acesso à rede mundial de computadores.

2) O NAT é um tradutor de endereço de rede que opera na camada de aplicação e reescreve o número de porta do pacote que chega logo após ele ser repassado, registrando em log essa tradução.

3) A tecnologia NAT permite conectar a Internet a uma rede de dispositivos com espaço de endereçamento próprio, exigindo, para tanto, apenas um endereço IP válido.

Está(ão) correta(s), apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1933Q643037 | Informática, Segurança da Informação, Analista de Tecnologia da Informação, CEFET RJ, CEFETBAHIA

Considere as seguintes afirmações referentes a Servidores Web

I. São pré-configurados para executar os protocolos TLS (SSL) e HTTPS.

 II. Possuem ou se comunicam com um servidor de aplicação para permitir a execução de scripts.

 III. Além do download de informações, permitem a realização de uploads.

 IV. Por default, é instalado no diretório "ServerRoot".

As características e recursos listados acima que são nativos tanto no servidor Web IIS (Internet Information Service) quanto no servidor Web Apache são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1934Q700915 | Português, Analista de Tecnologia da Informação, SANASA Campinas, FCC, 2019

      A atual revolução tecnológica lança, a cada ano, novas formas de leitura, mudando não só o modo como a literatura é distribuída, mas também como é escrita, à medida que os autores se ajustam a essas novas realidades. Ao mesmo tempo, alguns dos termos que começamos a usar recentemente parecem momentos anteriores da longa história da literatura.

      Hoje, muitos já leem em uma tela. No dispositivo, o leitor irá virar páginas ou rolar um texto. Dois milênios após o rolo de papiro ter dado lugar ao livro de pergaminho, esse movimento de rolagem voltou, visto que a infindável sequência de palavras armazenadas pelos computadores está mais próxima de um pergaminho do que de páginas separadas. E, como os antigos escribas, mais uma vez nos sentamos curvados sobre “tabuletas”. A narração oral também retornou. Como bem se sabe, palavras “escritas” podem ser apenas ouvidas em um dispositivo de áudio.

      Mas a revolução tecnológica por si só não assegura o futuro da literatura. A única garantia de sobrevivência de uma obra é o uso contínuo: um texto precisa permanecer relevante o suficiente e ser lido, traduzido, transcrito e transcodificado pelas gerações futuras para persistir ao longo do tempo.

(Adaptado de: PUCHNER, Martin. O mundo da escrita. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, edição digital) 

Considere as afirmativas abaixo.


I. No contexto, os dois-pontos (3º parágrafo) podem ser substituídos por “pois”, precedido de vírgula, sem prejuízo do sentido.

II. As vírgulas isolam o aposto explicativo em E, como os antigos escribas, mais uma vez nos sentamos... (2° parágrafo).

III. O verbo “rolar" no segmento rolar um texto (2° parágrafo) é um exemplo dos termos a que o autor se refere no 1° parágrafo.


Está correto o que se afirma APENAS em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1936Q633368 | Informática, Topologia, Analista de Tecnologia da Informação, IFB BA, FUNRIO

Sobre topologias de rede de computadores parcialmente conectada, seguem-se três afirmações: I- Em uma rede estruturada em árvore, a falha de um único enlace pode resultar na repartição da rede. II- Em uma rede em anel, pelo menos dois enlaces precisam falhar para haver uma repartição. III- Em uma rede em estrela, a falha de um único enlace não resulta em uma repartição da rede. Quais dessas afirmações estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1937Q120605 | Segurança e Saúde no Trabalho, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Com a implementação do Nexo Técnico Epidemiológico (NTE), o trabalhador que contrair uma doença cujo diagnóstico estiver relacionado ao ramo de atividade em que atua terá automaticamente reconhecido o Nexo com o trabalho. Com isso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1938Q700972 | Não definido, Analista de Tecnologia da Informação, IF RO, IBADE, 2019

Texto associado.


Uma máquina virtual é um software que simula uma máquina física e consegue executar vários programas, gerenciar processos, memória e arquivos. Resumindo, constitui uma plataforma onde a memória, o processador e seus outros recursos são totalmente virtuais, não dependendo de hardwares. Em Java, o código-fonte de um programa de computador é compilado para uma forma intermediária, que é interpretada pelas Máquinas Virtuais Java (JVMs). A grande vantagem desse processo é a portabilidade. Essa forma intermediária é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1939Q526895 | Direito Processual Civil, Processo nos Tribunais, Analista de Tecnologia da Informação, Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social, CESPE CEBRASPE

A respeito da ação rescisória, julgue os próximos itens. A legitimidade ativa para a propositura da ação rescisória, como regra, é conferida às partes do processo no qual foi proferida a sentença rescindenda. Assim, tanto o autor quanto o réu originários podem manejar a rescisória, ainda que o processo tenha corrido à revelia do demandado.
  1. ✂️
  2. ✂️

1940Q682801 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Tecnologia da Informação, UFMA, UFMA, 2019

Texto associado.
Em seu relatório com os dez maiores desafios de saúde para 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o movimento antivacina. O problema, que vem crescendo nos últimos anos, envolve a mobilização de pessoas e pais que afirmam que as vacinas não são seguras nem eficazes. Essas pessoas não se vacinam e nem imunizam seus filhos, o que causa um grande problema de saúde pública e pode colocar em risco a vida de outras pessoas. Segundo a OMS, o boicote à vacina tem várias causas, que variam de indivíduo para indivíduo. Para algumas pessoas, o problema reside na segurança das vacinas, principalmente em decorrência de casos isolados em que um cientista mal intencionado divulgou informações falsas para autopromoção. Outras acreditam que o período entre uma vacina e outra – especialmente no caso das crianças – é muito pequeno e deveria ser mais espaçado. Existem ainda as “teorias da conspiração” que consideram as vacinas como um método de controle populacional utilizado pelos governos. Qualquer que seja o motivo, as consequências já estão sendo sentidas em todo o mundo, ameaçando reverter décadas de progresso na erradicação de doenças evitáveis e trazendo riscos de vida. Em 17 anos, a vacina contra o sarampo, por exemplo, foi capaz de salvar a vida de 21 milhões de pessoas, diminuindo o número de mortos em 80%. No entanto, a doença retornou em países que estavam próximos de erradicar a doença. O número de casos globais cresceu em 30% nos últimos anos – e um dos motivos é a hesitação vacinal. Especialistas acreditam que a inclusão do movimento antivacina na lista da OMS evidencia os perigos que ele pode representar à saúde global. 
(Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Observe o verbo destacado no excerto retirado do 2º parágrafo: “Existem ainda as teorias da conspiração...” aponte a alternativa que pode substituir esse verbo, observando as regras de concordância verbal e de sentido.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.