Início

Questões de Concursos Analista de Tecnologia da Informação

Resolva questões de Analista de Tecnologia da Informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q119972 | Gestão de Pessoas, Departamento Pessoal, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

O direito a férias anuais remuneradas é garantido a todo trabalhador pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Assinale a alternativa incorreta sobre o pagamento desse direito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q121673 | Informática , SGBD Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados, Analista de Tecnologia da Informação, UFPE, COVEST COPSET

Relativo ao Sistema de Gestão de Bases de Dados (SGBD), assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q120927 | Informática , SQL, Analista de Tecnologia da Informação, UNIFESP, INSTITUTO CIDADES

Acerca do conjunto de operações para manipulação de dados, marque a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q121451 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional, Analista de Tecnologia da Informação, UNIFESP, INSTITUTO CIDADES

O Estado contemporâneo é um bom exemplo das relações entre política e economia. Ele ajudou a economia a sair da crise internacional dos anos 30. Há anos, assiste-se ao fim do keynesianismo e do Estado interventor. A contradição é que hoje, em certa medida, os neoliberais pregam o funcionamento livre do mercado, mas, ao mesmo tempo, falam de um Estado regulador. Acerca desse tema, analise as afirmativas abaixo:

I. A crise econômica dos anos 30 decorreu do abrupto declínio da capacidade de produção das economias ocidentais, especialmente da norte-americana, resultante do ônus decorrente da Primeira Guerra Mundial.

II. Para Keynes e seus seguidores, o Estado deveria investir recursos tributários arrecadados na execução de grandes empreendimentos (aeroportos, barragens, estradas etc.) para estimular os setores produtivos e gerar empregos.

III. A política e a economia, ao caminharem juntas, tornam as discussões relativas à formação do Estado contemporâneo um tema de grande ressonância junto à opinião pública.

Podemos afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q374514 | Português, Artigos, Analista de Tecnologia da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2018

Os termos destacados a seguir classificam-se como artigos definidos, EXCETO em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q120997 | Engenharia de Software, Metodologias Ageis, Analista de Tecnologia da Informação, MPOG, FUNRIO

Sobre os princípios do método de desenvolvimento Scrum, que são consistentes com o manifesto ágil, julgue as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.

I - Testes e documentação constantes são realizados à medida que o produto é construído.

II - O processo produz frequentes incrementos de software que podem ser inspecionados, ajustados, testados, documentados e expandidos.

III - O trabalho de desenvolvimento e o pessoal que o realiza é dividido em partições claras, de baixo acoplamento, ou em pacotes.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q121038 | Sistemas Operacionais , Sistemas Operacionais, Analista de Tecnologia da Informação, UFPE, COVEST COPSET

A figura abaixo apresenta um diagrama de estado básico mostrando três estados de um processo em computador gerenciado por um sistema operacional. Considerando que o computador, onde o sistema operacional se encontra, tem um único processador de um núcleo, assinale a alternativa que melhor define um desses estados.

Imagem 009.jpg

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q120342 | Gestão de Pessoas, Departamento Pessoal, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Analise as afirmativas a seguir:

I. As anotações sobre contrato de trabalho devem ser feitas na carteira de trabalho, obrigatoriamente, no prazo de 48 horas.

II. O pedido de demissão ou recibo de quitação de rescisão, do contrato de trabalho, firmado por empregado com mais de 1 (um) ano de serviço, só será válido quando feito com a assistência do respectivo sindicato ou perante a autoridade do Ministério do Trabalho e Previdência Social.

III. O pagamento a que fizer jus o empregado será efetuado em até 10 (dez) dias depois do ato da homologação da rescisão do contrato de trabalho, em dinheiro ou em cheque.

Pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q700010 | Informática, Analista de Tecnologia da Informação, SANASA Campinas, FCC, 2019

Dentre as características desejáveis de um Enterprise Resource Planning – ERP estão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q552903 | Informática, Linux Unix, Analista de Tecnologia da Informação, UFABC, UFABC

Sobre o sistema operacional Linux, é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q121342 | Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Representam princípios de projeto de interface de usuário, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q121067 | Sistemas Operacionais , Gerência do Processador, Analista de Tecnologia da Informação, UFPE, COVEST COPSET

Sobre gerencia de processamento, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q647135 | Informática, Algoritmos, Analista de Tecnologia da Informação, Câmara de Salvador BA, FGV, 2018

Expressões lógicas são frequentemente utilizadas em linguagens de programação. Por exemplo, um comando if com a expressão

if not (A and B)

pode ser reescrito, para quaisquer valores lógicos de A e B, com a expressão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q338264 | Matemática, Porcentagem, Analista de Tecnologia da Informação, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

Em uma mercearia, uma dúzia de laranjas custa o triplo do que custam dez maracujás. Depois de um mês, o preço das laranjas caiu 5% e o dos maracujás subiu 3%. Em relação ao mês passado, quanto se gastaria na compra de uma dúzia de laranjas e de dez maracujás?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q120174 | Segurança da Informação, Analista de Tecnologia da Informação, TCE SE, FGV

Sobre os conceitos de segurança da informação, analise as afirmativas a seguir:

I. Uma ameaça tem o poder de comprometer ativos vulneráveis.
II. Risco é a combinação das consequências de um incidente de segurança com a sua probabilidade de ocorrência.
III. Vulnerabilidades técnicas são mais críticas do que vulnerabilidades criadas por comportamento humano.

Está correto somente o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q42649 | Informática, Programação, Analista de Tecnologia da Informação, SEDUC SP, VUNESP

O JSP é uma tecnologia que permite que o código Java seja embarcado nas páginas web por meio de scriptlets. No entanto, para que esse código possa ser executado,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q119591 | Gestão de Pessoas, Departamento Pessoal, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Associe as parcelas remuneratórias com seus respectivos significados.

1. Salário Básico.
2. Comissão.
3. Prêmio.

a. É a parcela fixa que deriva de ajuste por unidade de tempo ou de obra.

b. Percentual pré-fixado sobre o valor da venda ou do serviço pensado pelo obreiro.

c. Pagamento realizado pelo empregador, com o intuito de remunerar, quer seja em retribuição a um serviço extraordinário prestado, quer seja em face de alguma atividade já anteriormente contratada.

d. Salário suplementar concedido em face de uma eficiência na prestação de determinado serviço ou pela assiduidade do obreiro no trabalho, com caráter individual.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q121736 | Comunicação Social, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Pensadores e pesquisadores das disciplinas de ciências humanas, como Filosofia, Sociologia, Psicologia e Lingüística, têm dado contribuições em hipóteses e análises para o que se denomina "Teoria da Comunicação", um apanhado geral de ideias que pensam a comunicação entre indivíduos - especialmente a comunicação mediada - como fenômeno social. Entre as teorias, destacam-se o funcionalismo, primeira corrente teórica, a Escola de Frankfurt e a Escola de Paio Alto. O trabalho teórico na América Latina ganhou impulso na década de 1970, quando se passou a retrabalhar e transformar as teorias anteriores. Assim, surgiu a Teoria das Mediações, de Jesús Martin- Barbero, que apresenta uma percepção diferenciada para a relação existente entre emissor e receptor de determinada mensagem. Qual?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q120504 | Engenharia de Software, Metodologia de desenvolvimento de software, Analista de Tecnologia da Informação, MPOG, FUNRIO

Considere o seguinte problema encontrado em projetos de desenvolvimento de software:
“Projetos reais raramente seguem um fluxo sequencial. Apesar de um modelo linear poder acomodar a iteração, ele o faz indiretamente. Como resultado, as modificações podem causar confusão à medida que a equipe de projeto prossegue.” Esse é um dos problemas que são algumas vezes encontrados quando é aplicado o modelo de desenvolvimento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.