Início

Questões de Concursos Analista de Tecnologia da Informação

Resolva questões de Analista de Tecnologia da Informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2581Q119854 | , Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Núcleo da inflação ao consumidor recua 0,3% em julho no Japão

TÓQUIO - O núcleo da inflação ao consumidor no Japão recuou 0,3% em julho em base anual, informou o governo japonês nesta sexta-feira. Foi a terceira queda mensal consecutiva do índice. A leitura, que inclui os preços de energia, mas não os de alimentos in natura, veio em linha com a expectativa dos economistas ouvidos pela Dow Jones Newswires e pela Nikkei. Em junho, o índice havia recuado 0,2%.

                                                                                      Fonte: jornal Volor Econômico (agosto/2012)

I. O trecho "a terceira queda mensal consecutiva do índice" indica que, pelo menos no curto prazo, há deflação no Japão.

II. O núcleo da inflação busca, em linhas gerais, acompanhar a evolução de preços de produtos e serviços, desconsiderando os efeitos sazonais.

III. Ao desconsiderar os alimentos in natura, o Banco Central japonês quer apurar um novo índice totalmente desassociado com o consumidor de varejo.

Assinale a alternativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2582Q119609 | Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, COSEAC

Em relação à prática de engenharia de software, identifica as tarefas relacionadas ao processo de comunicação efetiva, que beneficia todo o projeto de engenharia de software:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2584Q560978 | Informática, Analista de Tecnologia da Informação, SEFAZ CE, ESAF

Analise as seguintes afirmações sobre Internet, seus protocolos e serviços providos.

I - O conjunto de enlaces de comunicação e comutadores de pacotes que um pacote percorre desde a origem até o destino representa a sua rota.

II - Um serviço de aplicação Internet TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) define o formato e a ordem das mensagens a serem trocadas entre hospedeiros da rede, para a obtenção do serviço.

III - O protocolo de controle de transferência (TCP - Transmission Control Protocol) entrega de modo confiável correntes (streams) de bytes entre origem e destino. Sendo assim, a aplicação deve tratar exclusivamente os serviços fornecidos, sem qualquer preocupação com controles de transporte.

IV- Intranets são redes privadas, nas quais os seus hospedeiros (hosts) não podem se comunicar com hospedeiros externos, exceto no caso do uso de controle de acesso realizado por firewall.

V - A Internet é considerada uma rede de datagramas; todavia, mantém informação de estado para todas as conexões correntes. Com isso, cada comutador de pacotes deverá manter uma tabela de conexões, a ser utilizada nos processos de roteamento de datagramas IP (Internet Protocol).

Indique a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2585Q119902 | Informática, Analista de Tecnologia da Informação, TCE SE, FGV

Analise o comando abaixo.

                        GRANT xxx to yyy WITH ADMIN OPTION

No Oracle, xxx / yyy podem, respectivamente, designar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2586Q618348 | Informática, Parametros, Analista de Tecnologia da Informação, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca das redes de computadores, julgue os seguintes itens.

Uma rede de computadores pode ter topologia em malha, estrela, barramento ou anel, podendo, ainda, assumir formas híbridas. Em redes com topologia em estrela, cada máquina é diretamente ligada a cada uma das outras máquinas da rede.

  1. ✂️
  2. ✂️

2587Q619885 | Informática, Protocolo, Analista de Tecnologia da Informação, TCE SE, FGV

Em relação ao serviço FTP, analise as afirmativas a seguir:

I. Como forma de aumentar a velocidade de transferência de arquivos, o FTP utiliza o protocolo de transporte UDP como padrão.

II. O FTP utiliza duas conexões TCP/IP para realizar transferência de arquivos, uma servindo de controle e outra para enviar os dados.

III. O modo passivo do FTP foi criado para permitir a transferência de arquivos binários.

Está correto somente o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2589Q640116 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista de Tecnologia da Informação, MPE RN, FCC

Atenção: As questões de números 48 a 50 referem-se a orientação a objetos.

É, em geral, um recurso utilizado quando classes diferentes (não relacionadas) precisam de funcionalidades comuns (métodos) ou utilizam constantes comuns.

O recurso citado é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2590Q640125 | Informática, Aspecto Gerais, Analista de Tecnologia da Informação, CEFET RJ, CEFETBAHIA

Dentro do contexto de sistemas de Informação, o termo ERP (Enterprise Resource Planning) é utilizado mundialmente para descrever

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2591Q611481 | Informática, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Nos últimos anos, uma grande ênfase vem sendo dada ao nível de maturidade dos processos de desenvolvimento de software. O Software Engineering Institute (SEI) desenvolveu um modelo, conhecido pela denominação capability maturity model (CMM), para a avaliação das capacidades que devem estar presentes em uma organização desenvolvedora de software para que essa organização alcance um determinado nível de maturidade. Acerca do CMM, julgue os itens abaixo.

O CMM prevê dezoito níveis de maturidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

2592Q119706 | Direito do Trabalho, Aviso prévio, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Aviso prévio é a forma utilizada para que a parte comunique a outra que não tem mais interesse na manutenção de determinado contrato. Existem duas modalidades de Aviso Prévio: indenizado e trabalhado.

Associe cada descrição abaixo ao tipo de aviso prévio correspondente.

1. Ocorre quando o empregador, sem motivo justo, vier a demitir seu empregado e determinar que o seu trabalho não é necessário durante o período de aviso.

2. Ocorrerá quando uma das partes (empregado e/ou empregador) comunicar a rescisão contratual de imediato.

3. Na concessão por parte do empregado dá ao empregador o direito de descontar os salários correspondentes ao prazo respectivo, não integrando este período no seu tempo de serviço.

4. Ocorrerá quando uma das partes (empregado e/ou empregador) comunicar com 30 (trinta) dias de antecedência a rescisão contratual.

5. Caberá ao empregado cumprir o período correspondente ao aviso.

a. Aviso Prévio Indenizado.
b. Aviso Prévio Trabalhado.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2593Q397470 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Analista de Tecnologia da Informação, Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social, CESPE CEBRASPE

Acerca do controle da administração pública, julgue os itens seguintes. Decisão administrativa, uma vez submetida a recurso, pode agravar a situação do administrado-recorrente.
  1. ✂️
  2. ✂️

2594Q631975 | Informática, Entrada e Saída, Analista de Tecnologia da Informação, FUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 56 a 66, que versam sobre as características dos periféricos e dispositivos de armazenamento, sobre a organização lógica e física dos arquivos, bem como sobre a representação e o armazenamento da informação e sobre os métodos de acesso.

Uma das desvantagens da utilização da fita magnética para realização de cópias de segurança é o tempo envolvido na recuperação dos dados.

  1. ✂️
  2. ✂️

2595Q701111 | Português, Sintaxe, Analista de Tecnologia da Informação, BRB, IADES, 2019

Texto associado.
Texto 4 para responder à questão.
O tempo do virtual
Philippe Quéau
1 As imagens de síntese formam uma nova escrita que
modificará profundamente nossos métodos de
representação, nossos hábitos visuais, nossos modos de
4 trabalhar e de criar. Não se trata de mais um gadget, nem de
uma moda passageira, e sim de uma revolução escrita
profunda. Com elas, surge uma nova relação entre imagem e
7 linguagem. Agora o legível pode engendrar o visível. Novas
questões a respeito da nossa capacidade de apreensão da
realidade e acerca do próprio impacto dos métodos
10 utilizados do ponto de vista filosófico e epistemológico são
colocadas pelos progressos da simulação, pelo realismo
crescente das técnicas do virtual, que permitem emaranhar,
13 de modo cada vez mais sutil, o real e o virtual. O perigo
mais aparente é de acreditar tanto nos simulacros que se
acaba por torná-los por reais. Mais do que levar a sério o
16 virtual e realizá-lo de algum modo, o grande perigo seria
acabar considerando o real como extensão dos mundos
18 virtuais.
PARENTE, André. O tempo do virtual. In. Imagem-máquina: a era das
tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993, p. 91 – 97,
com adaptações.
Assinale a alternativa em que o(s) termo(s) destacado(s) exerce(m) a mesma função sintática que o pronome relativo em “As imagens de síntese formam uma nova escrita que modificará profundamente nossos métodos de representação, nossos hábitos visuais, nossos modos de trabalhar e de criar.” (linhas de 1 a 4).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2596Q619729 | Informática, Protocolos de Segurança, Analista de Tecnologia da Informação, IFB BA

A tarefa dos protocolos de roteamento é determinar o caminho tomado por um datagrama entre a origem e o destino.

 Um protocolo de roteamento da Internet possui as seguintes características.

I- Realiza uma divisão das redes de grande porte em domínios administrativos independentes, os quais são denominados sistemas autônomos (AS).

II- Determina como é realizado o roteamento dentro de um sistema autônomo.

III- Utiliza um vetor de distâncias para estabelecer o caminho mais curto entre os hosts de origem e destino.

IV- Usa contagem de saltos como métrica de custo.

V- Limita em 15 o custo máximo de um caminho.

VI- Mantém em cada roteador uma tabela de roteamento, que inclui um vetor de distâncias e uma tabela de repasse.

O protocolo de roteamento da Internet com as características apresentadas é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2597Q616914 | Informática, Software, Analista de Tecnologia da Informação, SEFAZ AM, NCE

Manchester e NRZI são dois tipos conhecidos de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2599Q642011 | Informática, Analista de Tecnologia da Informação, UFRJ, UFRJ

Qual das alternativas a seguir, melhor define a cartilha técnica do e-mag com recomendações voltadas aos desenvolvedores web e profissionais relacionados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2600Q119541 | Direito Administrativo, Analista de Tecnologia da Informação, MPOG, FUNRIO

Pedro Francisco ocupa cargo de nível médio, no Instituto Educacional Padre Antonio Vieira, autarquia federal, e se submete a concurso público para o cargo de professor, na mesma instituição, logrando êxito. A jornada de trabalho do cargo de nível médio é das 08:00 horas até às 17:00, de 2a até 6a feira, com uma hora de intervalo, e a de professor é das 18:00 horas até as 20:00, somente as 2as e 4as feiras. É possível esta acumulação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.