Início

Questões de Concursos Analista de Tecnologia da Informação

Resolva questões de Analista de Tecnologia da Informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


841Q847645 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Analista de Tecnologia da Informação, CESPE CEBRASPE, 2020

Considere que as seguintes proposições sejam verdadeiras.


• P: “Se o processo foi relatado e foi assinado, então ele foi discutido em reunião”.

• Q: “Se o processo não foi relatado, então ele não foi assinado”.

Com base nessas informações, julgue o item a seguir.

O valor lógico da proposição Q?(P?Q) é sempre verdadeiro.

  1. ✂️
  2. ✂️

842Q804900 | Legislação e Decretos, Sistema Controle Interno Executivo, Analista de Tecnologia da Informação, Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social, CESPE CEBRASPE

De acordo com o Decreto n.o 3.591/2000, o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal visa à avaliação da ação governamental e da gestão dos administradores públicos federais, com as finalidades, atividades, organização, estrutura e competências estabelecidas nesse decreto. Considerando as prerrogativas desse dispositivo legal, julgue os itens que se seguem. Suponha que determinado assessor especial de controle interno tenha detectado irregularidades no sistema contábil de uma empresa pública quando a orientava sobre prestação de contas. Nesse caso, cabe a esse assessor, sob pena de responsabilidade solidária, encaminhar, no prazo de cinco dias úteis, à Secretaria Federal de Controle Interno, após cientificar o respectivo ministro de Estado do fato irregular de que teve conhecimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

843Q547225 | Informática, Rede de Computadores, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Acerca do emprego do SNMP e de suas MIB como infra-estrutura tecnológica de gerenciamento de ambientes de tecnologia da informação, julgue os itens subseqüentes.

Existem MIB padronizadas para equipamentos típicos de rede, como hubs, comutadores e roteadores, e que definem quais informações de gerência podem ser coletadas ou configuradas por meio do SNMP.

  1. ✂️
  2. ✂️

844Q121312 | Informática, Internet e intranet, Analista de Tecnologia da Informação, UNIFESP, INSTITUTO CIDADES

Acerca da Internet, assinale a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

846Q704264 | Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, SANASA Campinas, FCC, 2019

Considere que um Analista de TI sabe que uma classe Pessoa Física e uma classe Pessoa Jurídica possuem o atributo nome como uma informação em comum e que o CPF é um atributo específico para a Pessoa Física e o CNPJ é um atributo específico para Pessoa Jurídica. Então o Analista criou uma outra classe com o atributo nome e seu objetivo é que haja herança deste e, eventualmente, outros métodos e atributos, para as classes filhas, Pessoa Física e Pessoa Jurídica, que já existiam.


Essa classe criada não é instanciada, apenas fornece um modelo para geração de outras classes, e é denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

847Q630537 | Informática, Analista de Tecnologia da Informação, MPE AC, FMP Concursos

No contexto de elaboração e implantação de projeto de banco de dados, considere as seguintes afirmativas.

I. Como em outras atividades da engenharia de software, o projeto de banco de dados cria um modelo dos dados que é representado em um alto nível de abstração. Por exemplo, um modelo representado numa notação gráfica denominada diagrama Entidade-Relacionamento (ER) permite uma identificação dos dados e seus relacionamentos.

II. No nível da aplicação, a tradução de um modelo de dados em um banco de dados é fundamental para atingir os objetivos (em nível de negócio) de um sistema.

III. A base da atividade de projeto de dados de um sistema são os dados e seus relacionamentos definidos em um diagrama Entidade-Relacionamento (ER) e o detalhamento do conteúdo dos dados tal como descrito em um dicionário de dados.

Levando-se em conta as afirmações acima, identifique a única alternativa válida:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

848Q858659 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Tecnologia da Informação, CESPE CEBRASPE, 2020

       Quando eu era criança (e isso aconteceu em outro tempo e em outro espaço), não era incomum ouvir a pergunta “Quão longe é daqui até lá?” respondida por um “Mais ou menos uma hora, ou um pouco menos se você caminhar rápido”. Num tempo ainda anterior à minha infância, suponho que a resposta mais comum teria sido “Se você sair agora, estará lá por volta do meio-dia” ou “Melhor sair agora, se você quiser chegar antes que escureça”. Hoje em dia, pode-se ouvir ocasionalmente essas respostas. Mas serão normalmente precedidas por uma solicitação para ser mais específico: “Você vai de carro ou a pé?”.
      “Longe” e “tarde”, assim como “perto” e “cedo”, significavam quase a mesma coisa: exatamente quanto esforço seria necessário para que um ser humano percorresse uma certa distância — fosse caminhando, semeando ou arando. Se as pessoas fossem instadas a explicar o que entendiam por “espaço” e “tempo”, poderiam ter dito que “espaço” é o que se pode percorrer em certo tempo, e que “tempo” é o que se precisa para percorrê-lo. Se não fossem muito pressionados, porém, não entrariam no jogo da definição. E por que deveriam? A maioria das coisas que fazem parte da vida cotidiana são compreendidas razoavelmente até que se precise defini-las; e, a menos que solicitados, não precisaríamos defini-las. O modo como compreendíamos essas coisas que hoje tendemos a chamar de “espaço” e “tempo” era não apenas satisfatório, mas tão preciso quanto necessário, pois era o wetware — os humanos, os bois e os cavalos — que fazia o esforço e punha os limites. Um par de pernas humanas pode ser diferente de outros, mas a substituição de um par por outro não faria uma diferença suficientemente grande para requerer outras medidas além da capacidade dos músculos humanos.


Zygmunt Bauman. A modernidade como história do tempo. In: Modernidade líquida. Plínio Dentzien (Trad.). Rio de Janeiro: Zahar, 2001 (com adaptações).

A respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item seguinte.

No trecho “Um par de pernas humanas pode ser diferente de outros, mas a substituição de um par por outro não faria uma diferença suficientemente grande para requerer outras medidas além da capacidade dos músculos humanos”, no último período do texto, a substituição de “mas” por entretanto manteria a correção gramatical e a coerência do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️

850Q631083 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, MPE RN, FCC

Uma das formas de alcançar maiores velocidades dos computadores é o uso do paralelismo que pode ser introduzido em muitos níveis diferentes. Nesse contexto é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

851Q623421 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, MPE RN, FCC

No ciclo de vida da informação, é a etapa mais importante de todo processo de gestão da informação, pois dentro de suas finalidades básicas de conhecimento dos ambientes interno e externo da organização e atuação nesses ambientes, é ela que garante melhores resultados em uma organização. Trata-se da etapa de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

852Q25969 | Português, Analista de Tecnologia da Informação, CNEN, IDECAN

Texto associado.
Texto I
Visão comunicativa


      Até pouco tempo atrás, a qualificação de empresários, headhunters, executivos e CEOs e dos mais variados profissionais se fundava no domínio de outro idioma - o inglês em particular. Num mundo globalizado, saber outra língua é signo e condição competitiva.
      Décadas recentes demonstraram, no entanto, que já é digna de atenção a maneira como nossos recursos humanos buscam reciclar o próprio português. Aumenta a necessidade de usar o idioma de forma refinada, como ferramenta nos negócios, ou pelo menos de modo a não pôr a perder um negócio.
      O mercado brasileiro avança em seus próprios terrenos, não só os globalizados. Vivemos hoje num país em que mais de 800 milhões de mensagens eletrônicas diárias são trocadas, muitas das quais enviadas para tratar de questões empresariais. Há mais relatórios, encontros entre empresários, almoços de negócios, apresentações em reuniões de trabalho. Cresce o número de situações em que as pessoas ficam mais expostas por meio da escrita e da retórica oral, expondo a fragilidade de uma má formação em seu próprio idioma. Não por acaso, cresce também a procura  por aulas de língua portuguesa, destinadas a executivos, gerentes e os mais diversos tipos de profissionais.
     A velocidade da mensagem eletrônica não perdoa desatenção. Texto de correio eletrônico, de redes sociais com fins corporativos e de intranets deve ser simples, mas exige releitura e cuidado para acertar o tom da mensagem. Se por um lado a popularização da tecnologia nos ambientes de trabalho fez com que as pessoas passassem a ter contato diário com a língua escrita, por outro a enorme quantidade de mensagens trocadas nem sempre deixa claro onde está o valor da informação realmente importante. As mensagens eletrônicas do mundo empresarial dão ainda muita margem a mal-entendidos, com textos truncados, obscuros ou em desacordo com normas triviais da língua e da comunicação corporativa.
      Quem se comunica bem no mundo profissional não é quem repete modelinhos e regras, ideias e frases feitas aprendidas em cursos prêt-à-porter de comunicação empresarial. Saber interagir num ambiente minado como o das organizações ajuda a carreira, mas para ter real efeito significa dar voz ao outro, falar não para ouvir o que já sabia, mas descobrir o que não se percebia por pura falta de diálogo.

(Luiz Costa Pereira Junior. Língua Portuguesa. Ed. Segmento. Janeiro de 2014.)
Mantém-se a correção gramatical da paráfrase do trecho “[...] a enorme quantidade de mensagens trocadas nem sempre deixa claro onde está o valor da informação realmente importante."(4º§), em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

854Q703233 | Informática, Analista de Tecnologia da Informação, SANASA Campinas, FCC, 2019

Ao criar uma tabela na ferramenta Microsoft Access 2016, em Português, um Analista de TI precisou descrever os nomes dos campos e suas características. Os nomes, controles e objetos nessa ferramenta podem ter até
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

855Q121615 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional, Analista de Tecnologia da Informação, UNIFESP, INSTITUTO CIDADES

Em novembro desse ano de 2009 a queda do muro de Berlim completa vinte anos. Durante décadas o muro representou, de maneira explícita, a realidade da Guerra Fria. A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar, razoavelmente, como uma Terceira Guerra Mundial. A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial. Sobre esse período o historiador Eric Hobsbawm, na sua renomada obra A era dos extremos, afirma que os governos das duas superpotências aceitaram a distribuição global de forças no fim da Segunda Guerra Mundial (...). A URSS controlava uma parte do globo (...). Os EUA exerciam controle e predominância sobre o resto do mundo capitalista, além do hemisfério norte e oceanos, assumindo o que restava da velha hegemonia imperial das antigas potências coloniais. Na Europa, linhas de demarcação foram traçadas (...). Havia indefinições, sobretudo acerca da Alemanha e da Áustria, as quais foram solucionadas pela divisão da Alemanha segundo as linhas das forças de ocupação orientais e ocidentais e a retirada de todos os ex-beligerantes da Áustria.

É possível afirmar que, na Europa, com o fim da Segunda Guerra Mundial,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

857Q623753 | Informática, Banco de dados Orientado a Objetos, Analista de Tecnologia da Informação, DETRAN RJ, EXATUS PR

Acerca de um banco de dados com orientação a objetos:

I - Os objetos não podem conter referências para outros objetos.

II - A organização dos objetos obedece a uma hierarquia de tipos, subtipos e supertipos.

III - A implementação de um banco de dados orientado a objetos não traz mudanças quanto à forma de acesso por parte das aplicações, o que muda é a forma como os dados serão organizados no banco.

Está(ão) correta(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

858Q30657 | Informática, Redes de Computadores, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, QUADRIX

Os endereços IPv4 possuem comprimento de 32 bits, totalizando cerca de 4 bilhões de endereços IP possíveis na internet. Diante dessa limitação, qual protocolo permite fornecer serviços de internet a um grande número de computadores em uma rede privada utilizando-se de poucos endereços IP válidos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

860Q120523 | Redes de Computadores, RAID, Analista de Tecnologia da Informação, MPOG, FUNRIO

Sobre RAID, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. No RAID 0 são no mínimo dois discos. Todos são acessados como se fossem um único disco. No caso de falha de um disco não ocorre perda de dados.

II. No RAID 6 são no mínimo quatro discos. Neste RAID o número de bits de paridade é dobrado. Podem ocorrer falhas em até dois discos que os dados não serão perdidos.

III. No RAID 10 são no mínimo quatro discos. Os blocos de dados são divididos usando RAID 0 em dois pares de discos usando RAID 1 entre eles.

IV. O RAID 5 são no mínimo três discos. Os blocos de dados e as informações de paridade são distribuídos entre os discos, característica que torna a leitura muito lenta. Em caso de falha de um disco não ocorre perda de dados.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.