Início

Questões de Concursos Analista de Trânsito

Resolva questões de Analista de Trânsito comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q133804 | Arquivologia, Protocolo, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

São atividades do protocolo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

282Q133094 | Administração Pública, Governabilidade, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Em relação à Governança, analise as afirmativas. I - A governança, como sistema sociocibernético, diz respeito à governança das sociedades modernas; é uma combinação de todo tipo de ação e estruturas de governo. II - A governança corporativa no setor público relaciona-se com a administração das agências do setor público por meio dos princípios de governança corporativa do setor privado. III - Uma governança pública, à semelhança da corporativa, apoia-se apenas em dois princípios, conformidade e transparência. IV - Governança, enquanto estado mínimo, tem sua origem no Banco Mundial com menção a suas políticas de empréstimos e supõe a eficácia dos serviços públicos. Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

283Q133392 | Engenharia Civil, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Na coluna da esquerda estão os graus de comprometimento utilizados para caracterizar a gravidade de estado de componente de edificação acometido por erros de construção e a da direita, estão as descrições desses graus. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 1 - Máximo 2 - Alto 3 - Médio 4 - Baixo 5 - Mínimo ( ) Depreciação imobiliária. ( ) Insalubridade aos utilizadores, avaria não recuperável na edificação, desperdício dos recursos naturais. ( ) Risco à vida dos utilizadores, colapso da edificação, dano ambiental grave. ( ) Incomodo aos utilizadores, degradação da edificação, uso não racional dos recursos naturais. ( ) Risco de ferimentos aos utilizadores, avaria não recuperável na edificação, contaminação localizada. Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

284Q744543 | Economia, INTRODUÇÃO A ECONOMIA, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018

Em período de desemprego, a liberdade permitida pela ética da política econômica liberal favorece
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

285Q133292 | Economia, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Em relação à Teoria dos Jogos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Todo equilíbrio de Nash num jogo estático é eficiente de Pareto. ( ) Um equilíbrio com estratégias dominantes não é necessariamente um equilíbrio de Nash. ( ) Um equilíbrio de Nash é sempre um equilíbrio com estratégias dominantes. ( ) Uma estratégia mista nunca pode ser um equilíbrio de Nash. Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

286Q133399 | Informática, Mozilla Firefox, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

A coluna da esquerda apresenta funcionalidades do Firefox 34.0.5 e a da direita, o que cada uma permite realizar. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1 - Barra de pesquisa                (  ) Personalizar o Firefox com estilos e recursos extras.
2 - Modo privativo                     (  ) Navegar na internet sem guardar informações sobre sites e páginas visitados.
3 - Complemento                      (  ) Sincronizar os favoritos, históricos e preferências do Firefox entre diferentes computadores e/ou dispositivos.
4 - Firefox Sync                         (  ) Buscar rapidamente na Internet, por meio do mecanismo de pesquisa.

Marque a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

287Q789532 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018

No cálculo de uma malha de terra de uma subestação, é necessário o conhecimento dos seguintes parâmetros:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

288Q133752 | Informática, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) permite a criação e a manutenção de um banco de dados. Sobre vantagens de utilizar um SGBD, considere: I - Controle de redundância. II - Restrição de acesso não autorizado. III - Backup e recuperação. IV - Sobrecarga nas operações de concorrência e integridade. São vantagens da utilização de um SGBD:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

289Q133767 | Português, Analista de Trânsito, DETRAN MA, FGV

Texto associado.

Não é a chuva (fragmento)

Tem saído nos jornais: chuvas deixam São Paulo no caos. É verdade que os moradores estão sofrendo além da conta, quer estejam circulando pela cidade com seus carros ou nos ônibus e metrô, quer estejam em casa ou no trabalho. Três fatores criam a confusão: semáforos desligados; alagamentos nas ruas; falta de energia. Então, tudo culpa da chuva, certo? Errado. Semáforos, por exemplo. Eles poderiam ter a fiação enterrada ou a fonte de energia e os sistemas de controle automático protegidos por caixas blindadas. Isso não é nenhuma maravilha da tecnologia, algo revolucionário. Existe em qualquer cidade organizada. E tanto é acessível que já há projetos para a instalação desses equipamentos em São Paulo. Se não avança, é culpa dos administradores ? não da chuva. Quanto aos alagamentos, ocorrem por falta de algum serviço ou obra, esta já prevista. Podem reparar. Sempre aparece alguma autoridade municipal ou estadual dizendo que a enchente aqui será resolvida com um piscinão, ali com a canalização de um córrego, em outra rua com a simples limpeza dos bueiros, e assim vai. De novo, sabe?se o que é preciso fazer, mas não se faz. Também não é culpa da chuva. A falta de energia é outro estrago. Caem postes, desabam árvores, fiações são destruídas, transformadores pifam. Um amigo conta a situação na sua rua: os galhos de uma árvore cresceram muito e encostaram no transformador; quando chove com vento, os galhos vão batendo no transformador, já molhado, até desligá?lo. Sempre acontece isso. Ora, por que não podam a árvore? Porque é preciso uma autorização formal da prefeitura, o que significa uma solicitação formal, um trâmite formal, a visita pessoal de um fiscal. Não sai antes da próxima chuva. Podem reparar: em toda queda de árvore, sempre aparece um morador para dizer que aquilo era esperado, que já havia sido solicitada a poda ou a retirada. De novo, não tem nada a ver com a chuva.

(Carlos Alberto Sardenberg. O Globo, 28/02/2013)

 ?É verdade que os moradores estão sofrendo além da conta, quer estejam circulando pela cidade com seus carros ou nos ônibus e metrô, quer estejam em casa ou no trabalho?. Os conectivos sublinhados constroem uma estrutura que não se repete em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q807363 | Legislação Federal, Lei n 11343 2006 Lei de Drogas, Analista de Trânsito, SEPLAG DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Com relação às diferentes concepções e às diversas formas de abordagem dos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, julgue os próximos itens.

A Lei n.º 11.343/2006, a nova lei de drogas, impede a imposição de tratamento como sanção aos usuários ou dependentes de drogas, fato que a torna incompatível com as medidas preconizadas pelas Drugs Courts norte-americanas e que, no Brasil, ganharam o nome de justiça terapêutica.

  1. ✂️
  2. ✂️

291Q131708 | Arquivologia, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Qual é o instrumento de gestão capaz de oferecer, no âmbito de uma instituição, dados sobre estrutura, funcionamento, quantidade e estado físico dos documentos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

292Q442062 | Direito Constitucional, Competência Privativa da União, Analista de Trânsito, Departamento de Trânsito do Distrito Federal DF, CESPE CEBRASPE

Acerca do direito penal, julgue os itens que se seguem. O Estado é a única fonte de produção do direito penal, já que compete privativamente à União legislar sobre normas gerais em matéria penal.
  1. ✂️
  2. ✂️

293Q132076 | Serviço Social, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

A observação sistemática, guiada por um projeto e materializada por um registro detalhado, é fonte para reflexão e sistematização sobre o exercício profissional, assim como para o conhecimento mais preciso sobre a realidade em que o profissional atua e sobre os usuários atendidos. Essa afirmativa dá destaque a qual dimensão do exercício profissional do Assistente Social?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

294Q133408 | Engenharia Civil, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Sobre o dimensionamento das estruturas de aço, de acordo com a NBR 8800:2008, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) A força axial de tração resistente em cantoneiras de abas iguais é o menor dos valores obtidos considerando os estados limites últimos de escoamento da seção bruta e ruptura da seção líquida. ( ) Os estados limites últimos a serem considerados no dimensionamento à flexão de um perfil I, solicitado em torno do eixo de menor inércia, são: flambagem lateral com torção, flambagem local da alma e flambagem local da mesa. ( ) O índice de esbeltez dos elementos comprimidos não deve ser superior a 140. ( ) As ligações parafusadas que estiverem sujeitas a forças repetitivas, com reversão de sinal, devem ser por atrito. Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

295Q133180 | Informática, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

O CobiT fornece modelos de maturidade para identificar o que deve ser feito a fim de aprimorar as capacidades da organização. Sobre os níveis de maturidade, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

296Q131901 | Legislação Estadual, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Tendo em conta o regime de licenças instituído pela Lei Complementar Estadual N.º 04/1990, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

297Q717379 | Arquitetura, Arquitetônico, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018

Os conceitos da arquitetura hospitalar vêm mudando nos últimos anos, resultando em ambientes mais confortáveis, aconchegantes e humanizados. O bem-estar dos pacientes, acompanhantes, visitantes e funcionários precisa ser garantido pelo projeto arquitetônico, que inclui a infraestrutura, a iluminação, o tipo de piso e outros revestimentos, a sustentabilidade, entre tantos outros itens. Sobre a arquitetura hospitalar, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

298Q133366 | Medicina do Trabalho, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

Em relação à exposição ocupacional ao asbesto, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

299Q133261 | Português, Analista de Trânsito, DETRAN MA, FGV

Texto associado.

Não é a chuva (fragmento)

Tem saído nos jornais: chuvas deixam São Paulo no caos. É verdade que os moradores estão sofrendo além da conta, quer estejam circulando pela cidade com seus carros ou nos ônibus e metrô, quer estejam em casa ou no trabalho. Três fatores criam a confusão: semáforos desligados; alagamentos nas ruas; falta de energia. Então, tudo culpa da chuva, certo? Errado. Semáforos, por exemplo. Eles poderiam ter a fiação enterrada ou a fonte de energia e os sistemas de controle automático protegidos por caixas blindadas. Isso não é nenhuma maravilha da tecnologia, algo revolucionário. Existe em qualquer cidade organizada. E tanto é acessível que já há projetos para a instalação desses equipamentos em São Paulo. Se não avança, é culpa dos administradores ? não da chuva. Quanto aos alagamentos, ocorrem por falta de algum serviço ou obra, esta já prevista. Podem reparar. Sempre aparece alguma autoridade municipal ou estadual dizendo que a enchente aqui será resolvida com um piscinão, ali com a canalização de um córrego, em outra rua com a simples limpeza dos bueiros, e assim vai. De novo, sabe?se o que é preciso fazer, mas não se faz. Também não é culpa da chuva. A falta de energia é outro estrago. Caem postes, desabam árvores, fiações são destruídas, transformadores pifam. Um amigo conta a situação na sua rua: os galhos de uma árvore cresceram muito e encostaram no transformador; quando chove com vento, os galhos vão batendo no transformador, já molhado, até desligá?lo. Sempre acontece isso. Ora, por que não podam a árvore? Porque é preciso uma autorização formal da prefeitura, o que significa uma solicitação formal, um trâmite formal, a visita pessoal de um fiscal. Não sai antes da próxima chuva. Podem reparar: em toda queda de árvore, sempre aparece um morador para dizer que aquilo era esperado, que já havia sido solicitada a poda ou a retirada. De novo, não tem nada a ver com a chuva.

(Carlos Alberto Sardenberg. O Globo, 28/02/2013)

A frase inicial do texto ?Tem saído nos jornais? mostra uma forma verbal que indica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q326086 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista de Trânsito, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

A função classificatória tem o propósito de identificar as causas de repetidas dificuldades na aprendizagem.

A função classificatória tem o propósito de identificar as causas de repetidas dificuldades na aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.