Questões de Concursos Analista de Trânsito

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41Q325507 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018

A educação a distância (EaD) vem se desenvolvendo de forma bastante acelerada no Brasil, especialmente por suas características de romper com as barreiras de espaço e tempo, apresentar um grau de flexibilidade superior à educação presencial e utilizar as tecnologias digitais de informação e comunicação em ambientes previamente preparados com interface amigável e graus de interação diversos. Os ambientes tecnológicos, para trabalhar-se com EaD, são conhecidos como
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42Q445828 | Direito Constitucional, Índios, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito MA, FCC, 2018

A pretensão de comunidades indígenas ao exercício de posse permanente sobre terras que tradicionalmente ocupam
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43Q534406 | Engenharia Civil, Materiais de Construção Civil, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018

O concreto massa é um dos principais materiais consumidos pela indústria da construção civil. Sua resistência e trabalhabilidade o tornam um material ideal para a maioria das estruturas. Esse material, porém, tem suas limitações; contudo, existem os aditivos para o concreto massa, permitindo que o material adquira características específicas conforme seja a situação. Os aditivos para o concreto modificam suas características, por isso é preciso que seu uso seja criterioso. O uso inadequado de aditivos pode trazer consequências negativas ao desempenho da estrutura. Considerando os aditivos para o concreto massa, assinale a afirmação verdadeira.
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44Q321418 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado pelo Ministério da Educação em 2007, tem como objetivo definir metas intermediárias para que o Brasil consiga melhorar o desempenho escolar dos estudantes, de modo a atingir a média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no PISA, que naquele ano foi 6,0. O Ideb é composto por variáveis relacionadas a desempenho e fluxo escolar, quais sejam:
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45Q717712 | Arquitetura, Iluminação, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018

O equipamento auxiliar utilizado na iluminação, que é um dispositivo eletrônico cuja função é fornecer às lâmpadas de descarga em alta pressão um pulso de tensão necessário para seus acendimentos é denominado
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46Q538516 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito MA, FCC, 2018

Polos geradores de tráfego são empreendimentos que atraem ou produzem grande número de viagens, causando reflexos negativos na circulação viária e em seu entorno imediato, e, em certos casos, prejudicando a acessibilidade de toda a região, além de agravar as condições de segurança de veículos e pedestres. Qualquer que seja a estruturação formal do roteiro para elaboração de estudos de impacto de polos geradores de tráfego, é importante que sejam desenvolvidos segundo os seguintes planos distintos de análise:

I. Análise dos impactos sobre as vias de acesso e adjacentes ao empreendimento em função das prováveis ocorrências de congestionamentos e de pontos críticos de circulação e segurança viárias, pela redução ou esgotamento de sua capacidade de tráfego e assimetria entre oferta e demanda de vagas de estacionamento.

II. Análise dos aspectos ambientais relacionados à localização, instalação, operação e ampliação de uma atividade ou empreendimento, apresentado como subsídio para a análise da licença requerida, tais como: relatório ambiental, plano e projeto de controle ambiental, relatório ambiental preliminar, diagnóstico ambiental, plano de manejo, plano de recupe ração de área degradada e análise preliminar de risco.

III. Análise do projeto arquitetônico do empreendimento no que diz respeito às características geométricas e de localização dos acessos, vias internas de circulação, raios horizontais e declividades em rampas e acessos, bem como ao dimensionamen to, arranjo funcional e suficiência das vagas de estacionamento e de carga e descarga de veículos, entre outros aspectos.

Está correto o que se afirma em

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47Q530843 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito MA, FCC, 2018

Para fins de análise econômica de duplicação de um trecho de uma determinada rodovia, é necessário que se faça distinção entre os vários tipos de tráfego, uma vez que os benefícios resultantes da implantação do projeto de duplicação serão diferentes conforme a ocorrência de cada tipo. O tráfego induzido é aquele
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48Q527788 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito MA, FCC, 2018

A função de custos definida para estimativa dos impactos econômicos dos acidentes nas rodovias brasileiras é composta de quatro grupos de componentes de custos relativos: às pessoas, aos veículos, à via e ao ambiente onde ocorre o acidente e ao envolvimento de instituições públicas com o acidente.

Além dos danos materiais aos veículos, os custos associados aos veículos são, exclusivamente, os de

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49Q448172 | Direito Constitucional, Orçamentos, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018

Se o Poder Executivo estadual inserir, no projeto de lei orçamentária anual, dispositivo visando à criação de cargos públicos, estará violando o princípio orçamentário da
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50Q321197 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018

Em dezembro de 2007, foi publicado o Decreto nº 6.302, em que o Ministério da Educação cria um programa que tem como objetivo estimular o ensino médio integrado à educação profissional, enfatizando a educação científica e humanística, por meio da articulação entre formação geral e educação profissional no contexto dos arranjos produtivos e das vocações locais e regionais. Esse programa é denominado
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51Q720558 | Arquitetura, Acústica, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018

O som é definido como a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda longitudinal, propagando-se tridimensionalmente pelo espaço e apenas em meios materiais, como o ar ou a água. Considerando a propagação do som no ar, analise as seguintes afirmações:

I. Ondas que têm frequência menor que 20 Hz são denominadas ondas de infrassom.

II. Ondas que possuem frequência acima de 20000 Hz são denominadas ondas de ultrassom.

III. A velocidade do som no ar a 20 °C é aproximadamente de 343 m/s.

Está correto o que se afirma em

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52Q531377 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito MA, FCC, 2018

A velocidade com que os pedestres atravessam uma via varia de 0,8 m/s a 1,8 m/s. Para fins de projeto, para uma proporção de 40% de idosos (> 65 anos), a velocidade com que os pedestres atravessam uma via em nível é da ordem de, em m/s,
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53Q720308 | Arquitetura, Arquitetônico, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018

No processo de elaboração do projeto arquitetônico, deve-se estudar os níveis de ruídos para localizar a edificação no terreno e optar por medidas que auxiliem na minimização dos impactos dos ruídos externos. Atente ao que se diz a seguir sobre isolamento acústico.

I. As placas compostas por materiais fibrosos ou porosos refletem o som sem absorver, como um escudo, ao passo que as placas rígidas e planas absorvem bem o som.

II. As fachadas voltadas para áreas com ruídos devem concentrar baixa quantidade de janelas ou até mesmo evitá-las.

III. Um meio natural de evitar a propagação dos ruídos externos, proveniente de tráfego de automóveis, trânsito de pedestres e ruídos em geral, é o emprego da vegetação como elemento de absorção e controle.

Está correto o que se afirma em

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54Q325302 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018

O planejamento do ensino se consubstancia nos planos de aula ou ensino, que devem ser elaborados pelos docentes, levando em consideração o contexto da escola, o perfil dos alunos, as orientações curriculares emanadas pelos órgãos centrais e as possibilidades de recursos didáticos disponíveis. A ausência ou desconhecimento dessas variáveis pode comprometer os planos de aulas e, por via de consequência, o sucesso do processo ensino e aprendizagem. Um plano de aula NÃO pode deixar de conter
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55Q785082 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018

Um transformador isolado monofásico, com valores nominais 10 kVA, 60 Hz e 250/110 V é ligado como autotransformador com tensão de secundário de 127 V. O acréscimo de potência, em kVA, quando o transformador isolado é ligado como autotransformador, é de
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56Q562107 | Informática, Adware, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito MA, FCC, 2018

Após acessar um website para o download de músicas da internet foi notado que o navegador internet passou a mostrar janelas pop-up com propagandas de forma infinita, ou seja, após o fechamento de uma janela, outra é apresentada em seguida de forma contínua. Esse efeito é característico do ataque do malware conhecido como
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57Q717256 | Arquitetura, CAD AutoCAD, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018

O teclado do computador exerce inúmeras funções nos comandos do AutoCAD. Atente às descrições das funções dos comandos listados a seguir e assinale-as com V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) Comando Stretch, de atalho SC, permite distorcer objetos a partir de uma janela de seleção.

( ) O comando Boundary, de atalho BO, permite criar uma polilinha fechada sobre entidades já existentes que formem um espaço fechado.

( ) O comando Align, de atalho AL, permite ajustar objetos a um alinhamento de forma prática, dispensando o uso repetitivo dos comandos Move e Rotate.

( ) O comando Measure, de atalho ME, permite dividir uma entidade em vários segmentos de dimensões definidas.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

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59Q319690 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018

Como prática docente, a avaliação deve ser contínua e sistemática. Ela é contínua, porque é compreendida como elemento de reflexão permanente sobre o processo de aprendizagem do aluno, levantando seu desenvolvimento através de avanços, dificuldades e possibilidades; e sistemática, porque deve ser vista como uma ação que ocorre durante todo o processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para o sucesso da tarefa educativa. Os tipos de avaliação que procuram dar conta dessas múltiplas facetas são:
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60Q321229 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018

A partir da segunda metade do século XX, o mundo vive o que alguns chamam de Terceira Revolução Industrial, baseada na tríade de conhecimentos nos campos da engenharia genética, energia nuclear e informática. No ambiente escolar, as tecnologias digitais de informação e comunicação estão sendo consideradas recursos didáticos com grande potencial para favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Entre os inúmeros artefatos disponíveis, os que se mostram mais relevantes e populares no ambiente escolar são
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