Início

Questões de Concursos Analista do Ministério Público

Resolva questões de Analista do Ministério Público comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q717827 | Arquitetura, Conforto ambiental, Analista do Ministério Público, MPE RN, FCC

A previsão da carga térmica a ser gerada no interior do edifício é fundamental no que respeita às decisões de projeto referentes ao partido arquitetônico a ser adotado, sendo sempre função das exigências funcionais e humanas, para os diferentes tipos de clima. Em se tratando da carga térmica interna ao edifício, as fontes podem ser classificadas como

I. calor solar.

II. processos industriais.

III. sistema de iluminação artificial.

IV. presença humana.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q133763 | Engenharia Química, Operações Unitárias, Analista do Ministério Público, MPU, CESPE CEBRASPE

Com referência ao processo de filtração e a parâmetros relacionados a esse processo, julgue o item que se segue.

Força motriz da filtração é a diferença de pressão que pode ser causada por ação da gravidade (coluna hidrostática), força centrífuga e aplicação de pressão ou vácuo.
  1. ✂️
  2. ✂️

103Q132374 | Redes de Computadores, Gerência de Redes, Analista do Ministério Público, MPE SE, FCC

Os logs de acesso e utilização de redes de computadores

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q7312 | Português, Analista do Ministério Público, MPE SC, FEPESE

Texto associado.
TEXTO 1

Óbito do autor

Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no introito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.

Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que chovia - peneirava uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa ideia no discurso que proferiu à beira de minha cova: - “Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que têm honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à Natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado.” Bom e fel amigo! Não, não me arrependo das vinte apólices que lhe deixei. E foi assim que cheguei à cláusula dos meus dias; foi assim que me encaminhei para o undiscovered country de Hamlet, sem as ânsias nem as dúvidas do moço príncipe, mas pausado e trôpego como quem se retira tarde do espetáculo. Tarde e aborrecido.

[…] ASSIS, Machado de. [1881] Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Globo, 2008. p. 9-10.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as ( F ) de acordo com o texto 1.

( ) O texto apresenta como ideia principal uma crítica às atitudes mesquinhas dos amigos, comportamento que se revela no leito de morte do narrador.
( ) Trata-se de um texto que narra ficcionalmente as memórias de vida de um sujeito morto, iniciando o relato pelo momento de seu enterro.
( ) A narrativa se assemelha ao relato da morte de Moisés, dando um mesmo prosseguimento cronológico e espacial aos eventos.
( ) Trata-se de um relato autobiográfico em que o autor narra detalhadamente as peripécias de sua vida, desde os primeiros anos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q7286 | Administração Geral, Administração Geral, Analista do Ministério Público, MPE SC, FEPESE

O gráfico no qual as colunas marcam o tempo em semanas ou meses e as linhas demonstram as tarefas a serem realizadas é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q7297 | Economia, Analista do Ministério Público, MPE SC, FEPESE

O conceito de “mão invisível” remete ao pensador:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q419791 | Direito Civil, Teoria Geral da Responsabilidade Civil, Analista do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Gisele, quinze anos de idade, modelo e atriz de sucesso, com ótima condição econômica, após se aborrecer com o vizinho de seu pai, pegou um paralelepípedo e quebrou o vidro do para-brisa dianteiro de um veículo AUDI ano 2016, que se encontrava estacionado em frente a sua residência. Considerando que Gisele reside com seu pai, que é separado judicialmente de sua mãe, e que nenhum dos dois genitores dispõe de meios para ressarcir os danos causados, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q133843 | Engenharia Química, Fenômenos de Transporte Mecânica dos Fluidos, Analista do Ministério Público, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item, a respeito de evaporadores simples ou de múltiplos efeitos.

Película ascendente, película descendente, circulação forçada, células a combustível, serpentina rotativa, placas e leito móvel são equipamentos empregados regularmente como sistemas de evaporação.
  1. ✂️
  2. ✂️

110Q132353 | Engenharia de Software, Analise e Projeto Orientado a Objetos, Analista do Ministério Público, MPE SE, FCC

É correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q131926 | Português, Interpretação de Textos, Analista do Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

Texto associado.

   Não posso dizer positivamente em que ano nasceu a crônica; mas há toda a probabilidade de crer que foi coletânea das primeiras duas vizinhas. Essas vizinhas, entre o jantar e a merenda, sentaram-se à porta, para debicar os sucessos do dia.
    Provavelmente começaram a lastimar-se do calor. Um dia que não pudera comer ao jantar, outra que tinha a camisa mais ensopando que as ervas que comera. Passar das ervas às plantações do morador fronteiro, e logo às tropelias amatórias do dito morador, e ao resto, era a coisa mais fácil, natural e possível do mundo. Eis a origem da crônica 

(ASSIS, Machado de. As Cem Melhores Crônicas Brasileiras. Objetiva Rio de Janeiro, 2007, p. 27).

As reescritas do excerto “Essas vizinhas, entre o jantar e a merenda, sentaram-se à porta, para debicar os sucessos do dia” provocaram inadequação gramatical numa das opções. Identifique-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q412386 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Analista do Ministério Público, Ministério Público Estadual AL, FGV, 2018

O Chefe do Poder Executivo do Município Alfa decidiu construir um restaurante popular com o objetivo de facilitar o acesso, da população de baixa renda, ao direito social à alimentação. Sua assessoria, para viabilizar a realização do projeto, identificou a existência das seguintes áreas pertencentes ao Poder Público: (1) uma praça pública; (2) um edifício que abriga uma repartição pública estadual em funcionamento; (3) um edifício abandonado, que décadas atrás abrigava uma repartição pública estadual; (4) um cemitério público; e (5) uma grande loja alugada para uma revendedora de automóveis.

Ao ser informado do levantamento realizado por sua assessoria, o chefe do Poder Executivo determinou que fosse anunciado à população que o restaurante popular funcionaria em um dos bens de uso especial indicados, sendo que o Município adotaria as medidas de adaptação e desafetação necessárias.

Considerando a classificação dos bens públicos e a determinação do Chefe do Poder Executivo, o restaurante somente poderá, teoricamente, funcionar nas áreas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q132411 | Redes de Computadores, Arquitetura Ethernet, Analista do Ministério Público, MPE SE, FCC

Como alternativas da camada física de 10Mbps Ethernet são, respectivamente, um meio de transmissão e um tamanho máximo de segmento (em metros), correspondentes a 10BASE2,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q132528 | Engenharia Química, Operações Unitárias, Analista do Ministério Público, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue o item subsequente, acerca da operação de sedimentação.

De acordo com a lei de Kynch, que rege a operação de sedimentação, a velocidade de sedimentação de uma partícula isolada é função de sua viscosidade e de seu diâmetro.
  1. ✂️
  2. ✂️

116Q132187 | Engenharia Química, Processos Industriais, Analista do Ministério Público, MPU, CESPE CEBRASPE

O cloro, o ácido nítrico e o ácido sulfúrico são compostos inorgânicos bastante utilizados na indústria química para a preparação de outros compostos inorgânicos e orgânicos comercialmente importantes, como PVC (policloreto de vinila) e fertilizantes, e no refino do petróleo, para remover impurezas da gasolina e de outros óleos. Com referência aos processos de produção dos compostos inorgânicos cloro, ácido nítrico e ácido sulfúrico, julgue o item que se segue.

As plantas usadas para a produção de cloro são eletrointensivas; por esse motivo, a energia elétrica é o item mais importante de custo. Nessas plantas, o cloro gasoso e a soda cáustica são produzidos, simultaneamente, pela eletrólise de cloreto de sódio.
  1. ✂️
  2. ✂️

118Q133210 | Engenharia Química, Fenômenos de Transporte Mecânica dos Fluidos, Analista do Ministério Público, MPU, CESPE CEBRASPE

Acerca dos processos físicos que ocorrem por difusão de massa, julgue o item seguinte.

De acordo com a lei de Fick de difusão binária unidimensional, a estimativa do fluxo mássico de uma substância é obtida pela soma do fluxo volumétrico ponderado (bulk motion) com o valor de difusão molecular dessa substância.
  1. ✂️
  2. ✂️

119Q7321 | Português, Analista do Ministério Público, MPE SC, FEPESE

Texto associado.
TEXTO 3
Fritz Müller - a prova do evolucionismo no Brasil


Imigrante alemão testou pela primeira vez, em Santa Catarina, a teoria de Darwin. Para o naturalista inglês, seu colega era o “príncipe dos observadores da natureza”.

Charles Darwin sabia que não seria fácil a comunidade científica aceitar sua tese de que uma espécie daria origem a outra distinta. Logo na primeira edição de A Origem das Espécies, publicada em 1858, ele solicitou o envolvimento de naturalistas para que estudassem, imparcialmente, os dois lados da questão. Estudos começaram a ser feitos no mundo todo, em uma verdadeira “corrida do ouro”. Mas o resultado que Darwin esperava só foi surgir em 1864, com o trabalho batizado de FürDarwin (Para Darwin, em alemão), do naturalista alemão, radicado no Brasil, Fritz Müller.

Johann Friedrich Theodor Müller (1822-1897) era um jovem médico e naturalista alemão que, em 1852, chegava ao Brasil com a esposa e uma filha. Eles tinham sido atraídos ao país pela propaganda feita por Hermann Blumenau, que desejava povoar uma colônia ao lado do rio Itajaí (hoje conhecida pelo sobrenome de seu fundador) e atrair o maior número possível de cientistas - que trabalhariam como professores.

Em Blumenau, Müller ganhou um grande terreno e passou a cuidar das terras como colono, aguardando convite para lecionar - o que viria a acontecer em 1856, quando assumiu a vaga de professor de matemática no Liceu Provincial de Desterro, atual Florianópolis. Para os habitantes da ilha, seu nome era quase impronunciável e ele ganhou um carinhoso apelido: Fritz Müller.

Pouco tempo depois, em 1861, o Liceu seria fechado e daria lugar ao Colégio da Santíssima Trindade, instituição religiosa que nada tinha a ver com o que Müller acreditava. O naturalista agora teria tempo de percorrer as matas atrás dos espécimes que colecionava, em um ofício que lhe foi caro desde a juventude. Mas os planos do alemão iam além. Nesse mesmo ano, ele recebeu a tradução alemã de A Origem - sendo considerado o primeiro habitante do Brasil a ter contato com a obra - e percebeu que o convite de Darwin para novas pesquisas era uma oportunidade de colocar seu intelecto em prática.

Por meses, Müller realizou pesquisas de campo e experiências com espécies típicas do litoral catarinense. Em um desses trabalhos, encontrou a prova de que parte de uma espécie poderia se diferenciar do restante e ganhar características próprias, transformando-se em uma nova espécie que poderia competir com a outra e se destacar, tornando-se mais apta a sobreviver. Fritz Müller foi o primeiro cientista a apresentar modelos matemáticos para explicar a seleção natural e fornecer provas contundentes da veracidade da teoria.

MOÇO, Anderson.

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/fritz-muller-prova-evolucionismo- brasil-432259.shtml) [Adaptado]. Acesso em 10/03/2014.
Assinale a alternativa correta de acordo com o texto 3.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q460023 | Direito Penal, Do Crime, Analista do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Diz-se que o crime é doloso quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo, e que o crime é culposo, quando o agente deu causa a resultado previsível por imprudência, negligência ou imperícia. Sobre o tema, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.