Questões de Concursos: Analista do Ministério Público

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Analista do Ministério Público. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q648176 | Informática, Windows, Analista do Ministério Público, Ministério Público Estadual AL, FGV

O sistema operacional Windows 10, que concentra todas as notificações de aplicativos, mensagens instantâneas, recebimento de novos e-mails e alertas de redes sociais em um único utilitário, é denominado

32 Q7304 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Analista do Ministério Público, MPE SC, FEPESE

Quando se trata de uma queixa de um empregado, a primeira e a mais importante competência que um gestor de recursos humanos deve ter é:

33 Q134025 | Gestão de Pessoas, Teoria das Organizações, Analista do Ministério Público, MPE SC, ACAFE

As teorias que fazem parte da perspectiva de processo e buscam que compreender o "como" da motivação, ou seja, o processo de pensamento por meio do qual as pessoas decidem como agir são:

34 Q378377 | Administração Pública, Novas formas de gestão de serviços públicos, Analista do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Três municípios brasileiros decidiram adotar uma determinada estratégia de flexibilização para lidar com emergências ambientais e climáticas recorrentes na região em que se situam. Eles criaram uma organização de direito privado com gestão associada desses municípios e com transferência parcial de encargos, serviço, pessoal e bens essenciais à continuidade dos serviços transferidos por lei.

A estratégia descrita refere-se à criação de:

35 Q532855 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Analista do Ministério Público, MPE SE, FCC

Uma amostra de solo úmido pesa 1107 g, com volume de 570 cm3 e densidade das partículas 2,6 g/cm3. Quando seca a amostra pesou 988 g. Nessas condições, o índice de vazio é

36 Q413921 | Direito Ambiental, Analista do Ministério Público, MPE SE, FCC

A educação ambiental deve ser oferecida

37 Q133898 | Administração Geral, Teoria geral da administração TGA, Analista do Ministério Público, MPE SC, ACAFE

Pesquisadores da Teoria da Contingência definiram dois tipos básicos de modelos organizacionais classificados em Modelo Orgânico e Modelo Mecânico de Organização.

São características do Modelo Mecânico:

38 Q133583 | Português, Interpretação de Textos, Analista do Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

A mesma figura de linguagem que se encontra no enunciado “Por ele, ponho os pés e as mãos no fogo. Nós nos conhecemos há muitos anos...” também se encontra em:

39 Q7310 | Português, Analista do Ministério Público, MPE SC, FEPESE

Texto associado.
TEXTO 1

Óbito do autor

Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no introito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.

Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que chovia - peneirava uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa ideia no discurso que proferiu à beira de minha cova: - “Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que têm honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à Natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado.” Bom e fel amigo! Não, não me arrependo das vinte apólices que lhe deixei. E foi assim que cheguei à cláusula dos meus dias; foi assim que me encaminhei para o undiscovered country de Hamlet, sem as ânsias nem as dúvidas do moço príncipe, mas pausado e trôpego como quem se retira tarde do espetáculo. Tarde e aborrecido.

[…] ASSIS, Machado de. [1881] Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Globo, 2008. p. 9-10.
Considere o trecho extraído do texto 1 e analise as afirmativas a seguir, tendo em vista a norma padrão da língua portuguesa.

“Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que têm honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à Natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado.”

1. Trata-se de um discurso direto, que tem como interlocutores as pessoas presentes no velório e como finalidade homenagear o morto.
2. A expressão “meus senhores” é um vocativo e pode ser deslocada para o início do enunciado, ou para imediatamente após o pronome inicial, mantendo-se isolada por vírgulas.
3. A forma verbal “têm” não poderia estar no singular “tem”, pois estaria ferindo a regra de concordância segundo a qual o verbo deve concordar com seu sujeito.
4. As palavras “sombrio”, “escuras” e “azul” estão empregadas como adjetivos.
5. As duas ocorrências de “tudo isso” fazem remissão anafórica a “Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo”, e funcionam como aposto resumitivo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

40 Q7302 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Analista do Ministério Público, MPE SC, FEPESE

O conceito de competência é explicado pela teoria administrativa como o(a):
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.