Questões de Concursos Analista do Seguro Social

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131Q133438 | Biblioteconomia, MARC, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
O formato USMARC é composto de uma estrutura de campos
com funções específicas que provêem uma variedade de
subcampos para distintas informações relativas ao item que se
está descrevendo. Acerca desse formato, julgue os itens
subseqüentes.

Ao se registrar material audiovisual no USMARC, a posição 6 do líder não é alterada para refletir o tipo de suporte.

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133Q10406 | Recursos Humanos, Analista do Seguro Social, INSS, FUNRIO

Lacombe; Heilborn (2003) mencionam três importantes autores de trabalhos na área e assim os apresentam:

I - Estudou os métodos de influência e as limitações da autoridade, concluindo ser preciso adequar a forma de exercício da autoridade ao grau de dependência do subordinado
II - Desenvolveu estudos relacionados a tipos de supervisão; lealdade aos colegas; liberdade de comunicação e sua percepção; correlação entre comunicação e produção; variáveis causais; intervenientes e finais; e sistemas de gestão empresarial.
III - Estudou como as pessoas evoluem de um estágio de imaturidade pessoal e profissional para a maturidade.

Quem foram, respectivamente, os autores desses estudos?
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134Q10418 | Português, Analista do Seguro Social, INSS, FUNRIO

Texto associado.
                                   ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: DESAFIOS À DOCÊNCIA
                                                                                                                        Elis Regina Fogaça Silveira

           Segundo a Organização Mundial de Saúde, os superdotados formam de 1% a 3% da população. Há quem diga, porém, que essa porcentagem se refere apenas aos talentos que se destacam nas áreas intelectuais ou acadêmicas. Porém, se avaliarmos as competências dessas crianças, referentes à liderança, criatividade, psicomotricidade e artes, as estatísticas aumentarão consideravelmente.
            Esse grupo tem sido mal identificado no Brasil, demonstrando como existem tabus a serem rompidos, pelo desconhecimento do tema por parte não só da sociedade, mas também da escola e família. Já é fato que, se uma criança com Altas Habilidades não é estimulada intelectualmente, podem ocorrer alterações de comportamento como resposta à frustração vivenciada por ela. É comum que alunos se tornem entediados e retraídos diante da rotina escolar, e a falta de oportunidades do meio pode levar o sujeito à indiferença, à apatia e a reações agressivas, podendo chegar até mesmo a ocultar seus talentos.
            De acordo com as diretrizes da Secretaria de Educação Especial, a identificação da criança com Altas Habilidades deve ocorrer o mais cedo possível, já na pré-escola, visando ao pleno desenvolvimento de suas capacidades e ao seu ajustamento social. Cada aluno deve ser atendido em sua totalidade. A proposta é utilizar fontes múltiplas na identificação, não enfatizando resultados em testes de QI, mas considerando importante conhecer a história de vida familiar e escolar do aluno, seus interesses, suas preferências e padrões de comportamento social em variadas oportunidades e situações. O processo de identificação deve caracterizar um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, ressaltando um compromisso socioeducacional mais amplo.
            Sabe-se que a inteligência apresenta predisposição genética, mas o meio cultural é, sem dúvida, propulsor para o aperfeiçoamento das habilidades. Assim como os pássaros dependem das duas asas para levantar voo, as crianças portadoras de Altas Habilidades/Superdotação necessitam de um meio familiar e social acolhedores que possibilitem a sua integração.

[Texto adaptado]
Fonte: Aprender e ensinar: diferentes olhares e práticas.
Maria Beatriz Jacques Ramos & Elaine Turk Faria (orgs.).
Porto Alegre: PUCRS, 2011, p. 101.
Diz o texto que “o processo de identificação deve caracterizar um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, ressaltando um compromisso socioeducacional mais amplo.” Entende-se um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar como aquele que
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135Q131820 | Administração Geral, Organizações, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Uma empresa pública em processo de reestruturação
elaborou um documento contendo um desenho gráfico que mostra
a disposição de cada integrante da empresa e sua vinculação a
uma área específica. Nesse documento, ficou evidente que a
autoridade é funcional e fundamentada em projetos e também que
existe uma integração entre as diversas áreas funcionais.

Acerca dessa situação e à luz dos fundamentos, escolas e
metodologias de estruturas organizacionais, julgue os itens a
seguir.

A estrutura organizacional de uma empresa deve descrever relações formais de hierarquia e amplitude de controle.
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136Q132553 | Economia, Blocos Econômicos, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de economias regionais e blocos econômicos, julgue os
itens de 134 a 143.

A União Européia, um dos blocos econômicos mais conhecidos, foi oficializada pelo Tratado de Maastricht.
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137Q325383 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

De acordo com os pressupostos da pesquisa participante, julgue os itens a seguir.

A etapa de montagem institucional envolve a discussão do projeto, assim como de seu referencial teórico-metodológico, com a população a ser pesquisada.

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138Q133736 | Administração Geral, Organizações, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de instituição, organização e empresa, julgue os itens
subseqüentes.

O sistema de comércio calcado em trocas locais é característico da fase industrial da história da empresa.
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139Q133601 | Direito Civil, Direito das Obrigações, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

A mora ex persona se constitui mediante interpelação judicial ou extrajudicial do devedor, nas hipóteses de não haver tempo certo fixado para o cumprimento da prestação ou de a obrigação não ser positiva e líquida.

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140Q132339 | Pedagogia, Planejamento e Orçamento Governamental, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a
seguir.

O nível estratégico refere-se, primordialmente, ao relacionamento da organização com o ambiente externo e, por isso, nesse nível, o grau de incerteza é baixo.

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