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Questões de Concursos Analista do Seguro Social Pedagogia

Resolva questões de Analista do Seguro Social Pedagogia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q133071 | Direito Administrativo, Analista do Seguro Social Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base na Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens a seguir.

Prescreve em dois anos a ação disciplinar de suspensão, contados a partir da data em que o fato se tornou conhecido.
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42Q132970 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Interpretação de Textos, Analista do Seguro Social Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Entre os 34 milhões de jovens de 18 a 29 anos de idade
domiciliados nas cidades brasileiras, 21,8% têm o curso
fundamental incompleto e 2,4% são formalmente analfabetos, o que
faz pensar em quantos o serão de fato. A incidência do
analfabetismo e da evasão escolar difere entre estados e regiões.
Esses jovens excluídos aparecem em maior proporção (35%) no
Nordeste e menor (18%) no Sudeste.
Esse quadro tem causas mais profundas do que as
imaginadas pelo senso comum. A necessidade de trabalhar e
sustentar a família é o caso de 17% do 1,7 milhão de jovens entre 15
e 17 anos de idade que abandonaram os estudos; 44% dos que não
estudam mais nessa faixa de idade também não trabalham. Ao
justificar a razão pela qual abandonaram a escola, quatro em cada
dez jovens disseram ter perdido o interesse ou a convicção de que
a escolaridade os ajudaria a conquistar um bom emprego. Mesmo a
gravidez entre adolescentes é vista como um elemento que dificulta
a volta à escola, e não propriamente como a causa de abandono.
Folha de S.Paulo, 26/1/2008, p. A2 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a
abrangência do tema por ele focalizado, julgue os itens seguintes.

Depreende-se do texto que a universalização do acesso ao ensino fundamental, já praticamente conquistada pelo Brasil, não assegura, por si só, a permanência do aluno na escola nem garante o desempenho satisfatório em sua trajetória escolar.

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43Q132351 | Pedagogia, Analista do Seguro Social Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens subseqüentes com relação à comunicação e à
interação grupal no processo de planejamento.

A comunicação baseada em comportamentos que podem ser medidos e classificados é considerada um exemplo do modelo tradicional.

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44Q132470 | Administração Financeira e Orçamentária, Legislação Complementar de AFO, Analista do Seguro Social Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a orçamento público, julgue os itens subseqüentes.

A chamada regra de ouro na Lei de Responsabilidade Fiscal, que já estava estabelecida na Constituição Federal, tem como finalidade limitar o endividamento dos entes da Federação, de modo que só possam ser contraídas novas dívidas se o seu produto financiar investimentos, isto é, se forem destinadas à reposição ou ao aumento dos ativos do respectivo ente.

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45Q131668 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei nº 8666 93, Analista do Seguro Social Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, relativos a licitação.

Suponha que a União pretenda contratar organização social para o desenvolvimento de atividades contempladas em contrato de gestão. Nesse caso, haverá inexigibilidade de licitação.

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47Q132299 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei nº 8666 93, Analista do Seguro Social Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, relativos a licitação.

Considere que a administração tenha anulado licitação durante a execução do respectivo contrato administrativo. Nessa situação, há dever de indenizar o contratado na parte do contrato que este já houver executado.

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48Q132046 | Administração Financeira e Orçamentária, Tipos, Analista do Seguro Social Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a orçamento público, julgue os itens subseqüentes.

A tradicional classificação da despesa pública por elementos é um critério embasado no objeto do dispêndio. Com a adoção do orçamento-programa, a ênfase em sua concepção é transferida dos meios para os fins, priorizando-se a classificação funcional e a estrutura programática.

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49Q133598 | Pedagogia, Analista do Seguro Social Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
De acordo com as bases legais da educação nacional, julgue os
próximos itens.

É obrigatório o ensino sobre a história e cultura afrobrasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio.

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50Q132149 | Informática, Analista do Seguro Social Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Com relação ao Excel 2003, julgue o item a seguir.

Considere que, em uma planilha do Excel 2003, as células C2, C3 e C4 contêm, respectivamente,os números 238, 285 e 251, referentes a pagamentos de contas de luz de um usuário em três meses sucessivos. Nessa situação,para se calcular a média aritmética dos três valores e apresentar o resultado na célula C5, é suficiente realizar a seguinte seqüência de ações: clicar a célula C5, digitar =(C2 + C3 + C4)/3 e, em seguida, teclar Enter.

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51Q132067 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Educação, Analista do Seguro Social Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Entre os 34 milhões de jovens de 18 a 29 anos de idade
domiciliados nas cidades brasileiras, 21,8% têm o curso
fundamental incompleto e 2,4% são formalmente analfabetos, o que
faz pensar em quantos o serão de fato. A incidência do
analfabetismo e da evasão escolar difere entre estados e regiões.
Esses jovens excluídos aparecem em maior proporção (35%) no
Nordeste e menor (18%) no Sudeste.
Esse quadro tem causas mais profundas do que as
imaginadas pelo senso comum. A necessidade de trabalhar e
sustentar a família é o caso de 17% do 1,7 milhão de jovens entre 15
e 17 anos de idade que abandonaram os estudos; 44% dos que não
estudam mais nessa faixa de idade também não trabalham. Ao
justificar a razão pela qual abandonaram a escola, quatro em cada
dez jovens disseram ter perdido o interesse ou a convicção de que
a escolaridade os ajudaria a conquistar um bom emprego. Mesmo a
gravidez entre adolescentes é vista como um elemento que dificulta
a volta à escola, e não propriamente como a causa de abandono.
Folha de S.Paulo, 26/1/2008, p. A2 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a
abrangência do tema por ele focalizado, julgue os itens seguintes.

Os dados citados no texto comprovam ser a gravidez precoce o fator determinante e essencial para que adolescentes brasileiras engrossem as fileiras da evasão escolar, sobretudo no ensino médio.

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52Q133186 | Pedagogia, Analista do Seguro Social Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens subseqüentes com relação à comunicação e à
interação grupal no processo de planejamento.

Tanto os aspectos verbais da linguagem humana quanto os não-verbais colaboram para uma interação grupal positiva.

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53Q133067 | Pedagogia, Analista do Seguro Social Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens subseqüentes com relação à comunicação e à
interação grupal no processo de planejamento.

No modelo interpretativo, a comunicação é considerada um processo de construção das realidades de uma organização.

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54Q132238 | Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Analista do Seguro Social Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da redação de correspondências oficiais, julgue o próximo item.

Caso uma servidora pública aposentada pretenda ingressar com requerimento de revisão do processo de sua aposentadoria no departamento de recursos humanos do órgão em que trabalhou e, por estar impossibilitada de fazê-lo pessoalmente, queira nomear pessoa de sua confiança para representá-la, junto àquele departamento, nos atos que se façam necessários à referida solicitação, a servidora deverá redigir uma declaração, nomeando a pessoa escolhida, para que esta possa representá-la nos citados atos.

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55Q131834 | Direito Previdenciário, Aposentadoria especial, Analista do Seguro Social Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Cada um dos itens que se seguem apresenta uma situação
hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, acerca da
legislação previdenciária brasileira.

Lucas é beneficiário de aposentadoria especial em razão de ter trabalhado exposto a agentes nocivos durante um período que, de acordo com a lei pertinente, lhe garantiu o referido direito. Nessa situação, as despesas relativas ao pagamento da aposentadoria de Lucas devem ser custeadas com recursos arrecadados pela cobrança do seguro de acidente de trabalho.
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56Q133110 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Educação, Analista do Seguro Social Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Entre os 34 milhões de jovens de 18 a 29 anos de idade
domiciliados nas cidades brasileiras, 21,8% têm o curso
fundamental incompleto e 2,4% são formalmente analfabetos, o que
faz pensar em quantos o serão de fato. A incidência do
analfabetismo e da evasão escolar difere entre estados e regiões.
Esses jovens excluídos aparecem em maior proporção (35%) no
Nordeste e menor (18%) no Sudeste.
Esse quadro tem causas mais profundas do que as
imaginadas pelo senso comum. A necessidade de trabalhar e
sustentar a família é o caso de 17% do 1,7 milhão de jovens entre 15
e 17 anos de idade que abandonaram os estudos; 44% dos que não
estudam mais nessa faixa de idade também não trabalham. Ao
justificar a razão pela qual abandonaram a escola, quatro em cada
dez jovens disseram ter perdido o interesse ou a convicção de que
a escolaridade os ajudaria a conquistar um bom emprego. Mesmo a
gravidez entre adolescentes é vista como um elemento que dificulta
a volta à escola, e não propriamente como a causa de abandono.
Folha de S.Paulo, 26/1/2008, p. A2 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a
abrangência do tema por ele focalizado, julgue os itens seguintes.

Para além das conhecidas assimetrias no campo econômico, o texto indica que também na área educacional reproduz-se o quadro de desigualdade que acompanha a experiência histórica brasileira, inclusive, em termos regionais.
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57Q132497 | Matemática Financeira, Conceitos fundamentais de Matemática Financeira, Analista do Seguro Social Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O instituto de previdência privada IPP paga, no início de
cada mês, a cada um de seus segurados, um auxílio - que pode
ser auxílio-doença ou auxílio-maternidade - no valor de
R$ 500,00. Também no início de cada mês, o IPP concede 800
novos auxílios-doença e uma quantidade constante x de
auxílios-maternidade. Para o pagamento desses auxílios, o IPP
recorre a uma instituição financeira, tomando empréstimos à taxa
de juros simples de 2,5% ao mês.
Com referência aos meses de janeiro, fevereiro e março
do último ano, o IPP pagou R$ 90.000,00 de juros à instituição
financeira por conta dos empréstimos para pagamento desses
novos auxílios.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.

A taxa de juros simples anual proporcional à taxa de juros cobrada pela referida instituição financeira é igual a 25%.
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58Q133527 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista do Seguro Social Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

A respeito de administração financeira, julgue o próximo item.

As decisões financeiras inerentes à atividade de uma empresa - de captação e aplicação de recursos - são interdependentes, pois a viabilidade dos negócios a longo prazo tem de assegurar aos capitais investidos na empresa remuneração superior ao retorno esperado pelos investimentos que ela realiza.
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59Q132002 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista do Seguro Social Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a orçamento público, julgue os itens subseqüentes.

De acordo com as classificações orçamentárias, o programa, que constitui o elo entre o plano plurianual e os orçamentos anuais, corresponde à articulação de um conjunto de ações, cujo resultado esperado é expresso por indicadores que permitem avaliar o desempenho da administração.

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60Q132293 | Pedagogia, Analista do Seguro Social Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
De acordo com as bases legais da educação nacional, julgue os
próximos itens.

A educação brasileira é composta por dois níveis: a educação básica e a superior.

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