Início

Questões de Concursos Analista em Ciência Júnior

Resolva questões de Analista em Ciência Júnior comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


51Q535329 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Analista em Ciência Júnior, Instituto Nacional de Câncer, CESPE CEBRASPE

Acerca das manutenções preventivas e corretivas utilizadas em edificações, julgue os próximos itens.

A manutenção corretiva é mais onerosa e prevalece na deficiência dos outros tipos de manutenção.

  1. ✂️
  2. ✂️

52Q367157 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Analista em Ciência Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

A saúde do trabalhador é um ramo da saúde pública que busca a intervenção na relação entre o sistema de produção e a saúde, proporcionando um trabalho digno ao invés de doenças ao homem. Com relação à saúde do trabalhador, julgue os próximos itens.

A hipoacusia ototóxica é a perda auditiva induzida por substâncias químicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

53Q367739 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Analista em Ciência Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos aos agravos à saúde dos trabalhadores expostos a agentes químicos no ambiente laboral.

Os organoclorados são inseticidas que penetram no organismo apenas pela via dérmica.

  1. ✂️
  2. ✂️

54Q377141 | Administração Pública, Liderança e processo decisório, Analista em Ciência Júnior, Instituto Nacional de Câncer, CESPE CEBRASPE

Em um órgão federal, uma servidora de carreira assumiu a implantação e gestão de um Programa de Melhoria da Saúde e da Qualidade de Vida dos servidores e terceirizados que integram esse órgão. Inicialmente, o programa piloto seria desenvolvido na unidade sede de Brasília para, posteriormente, ser ampliado às demais unidades, em todo o território nacional.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

Para formalizar o grupo de pesquisa, essa servidora deve definir as suas variáveis estruturais, entre elas, o líder formal, as normas, os papéis, a composição e o tamanho do grupo. Essas variáveis são inerentes aos grupos formais e, portanto, caso o grupo não seja formalizado pela organização, torna-se um grupo meramente informal, que não possui líderes, papéis ou normas.

  1. ✂️
  2. ✂️

55Q529325 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Analista em Ciência Júnior, CAPES, CESGRANRIO

No estudo do empuxo de terra nos muros de arrimo, o efeito de uma sobrecarga aplicada sobre o terreno pode ser considerado como uma altura equivalente de terra. Assim, uma sobrecarga de 32 N/m², em um terreno com Y = 16 kN/m², corresponde a uma altura, em m, de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q376613 | Administração Pública, Avaliação de desempenho, Analista em Ciência Júnior, CAPES, CESPE CEBRASPE

A avaliação contínua do desempenho organizacional e as ações corretivas são ações inerentes ao controle e são essencialmente regulatórias. A finalidade do controle é assegurar que o planejado seja realizado, promovendo os ajustes necessários à obtenção dos objetivos traçados. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

De acordo com a regulamentação do controle dos gastos públicos estabelecida pela Constituição da República, compete ao Poder Legislativo, auxiliado pelos Tribunais de Contas da União, dos estados e dos municípios, exercer o controle externo e ao próprio poder exercer o controle interno.

  1. ✂️
  2. ✂️

57Q808229 | Legislação Federal, Lei 11502 2007, Analista em Ciência Júnior, CAPES, CESPE CEBRASPE

Acerca de educação, ciência, tecnologia e inovação, julgue os itens que se seguem.

A CAPES possui como linhas de ação tanto o fomento à pesquisa quanto a formação de professores para a educação básica.

  1. ✂️
  2. ✂️

58Q542119 | Probabilidade e Estatística, Correlação, Analista em Ciência Júnior, CAPES, CESGRANRIO

O Coeficiente de Correlação Linear de Pearson entre os desempenhos de determinados alunos em duas avaliações nacionais é igual a 0,844. Nesse caso, conclui-se que a proporção da variabilidade nos resultados de uma das avaliações explicada pela relação linear entre elas é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q377479 | Administração Pública, Coordenação executiva, Analista em Ciência Júnior, CAPES, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, relativos às atividades de coordenação executiva de responsabilidade do Poder Executivo.

Além de ser objeto de permanente coordenação, a execução dos planos e programas de governo deverá ser exercida em todos os níveis da administração.

  1. ✂️
  2. ✂️

60Q607985 | Biblioteconomia, Normas técnicas para a área de documentação, Analista em Ciência Júnior, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CESPE CEBRASPE

Com base nas normas técnicas para a área de documentação, julgue os itens subsequentes.

Para a indicação da forma correta de entrada de nomes, pessoais e(ou) de entidades, a NBR-6023:2002 recomenda a utilização do Código de Catalogação Anglo-Americano vigente.

  1. ✂️
  2. ✂️

61Q601119 | Biblioteconomia, Automação de Bibliotecas, Analista em Ciência Júnior, CAPES, CESGRANRIO

A escolha de um software para a automação de bibliotecas exige a análise da ferramenta, seus recursos, suas potencialidades e a capacidade de(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q529811 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Edificações, Analista em Ciência Júnior, CAPES, CESGRANRIO

Para executar um telhado tipo colonial em duas águas, com 16 m x 25 m por água, será considerada a seguinte composição unitária:

• telhado colonial (1 m²):

- carpinteiro —— 0,80h

- servente ——— 0,80h

Se forem destinados 5 carpinteiros e 5 serventes para executar esse telhado, quantas horas serão necessárias?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q818318 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Analista em Ciência Júnior, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CESPE CEBRASPE

Com base na Lei n.º 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e no Decreto n.º 5.773/2006, que trata do sistema educacional brasileiro, julgue os itens a seguir.

Os princípios que devem nortear o ensino ministrado nas escolas abrangem a valorização do professor, o estímulo ao pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, o respeito à liberdade e a valorização da experiência intraescolar vivenciada pelo estudante no espaço formal de ensino, em detrimento da experiência extraescolar, obtida pelo estudante fora do âmbito acadêmico.

  1. ✂️
  2. ✂️

64Q805724 | Legislação e Decretos, Normas para Transferências União, Analista em Ciência Júnior, CAPES, CESPE CEBRASPE

Com relação às transferências de recursos da União mediante convênios e contratos de repasse, julgue os próximos itens com base nas disposições do Decreto n.º 6.170/2007, da Portaria MPOG-MF-CGU n.º 507/2011 e de suas respectivas alterações.

Os convênios ou contratos de repasse com entidades privadas sem fins lucrativos devem ser assinados pelo ministro de Estado ou pelo dirigente máximo da entidade da administração pública federal concedente, podendo essas autoridades delegar essa competência a servidor público lotado no respectivo órgão.

  1. ✂️
  2. ✂️

65Q809098 | Legislação Federal, Lei 6404 1976, Analista em Ciência Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Com relação à análise da documentação contábil, julgue os itens a seguir.

A Lei n.o 6.404/1976, que dispõe sobre as sociedades por ações, estabelece que o conselho fiscal não é obrigado a analisar o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas, trimestralmente, pela companhia, sendo obrigado, somente, a examinar as demonstrações financeiras do exercício social.

  1. ✂️
  2. ✂️

66Q377103 | Administração Pública, Gerencial, Analista em Ciência Júnior, CAPES, CESPE CEBRASPE

Com referência à evolução da administração pública no Brasil após 1930, julgue os itens a seguir.

A Emenda Constitucional n.o 19/1998 extinguiu os efeitos jurídicos dos atos legislativos e administrativos, lavrados a partir da instalação da Assembleia Nacional Constituinte, que concediam estabilidade a servidor admitido sem concurso público, da administração direta ou indireta, inclusive das fundações instituídas e mantidas pelo poder público.

  1. ✂️
  2. ✂️

67Q542309 | Probabilidade e Estatística, Correlação, Analista em Ciência Júnior, CAPES, CESGRANRIO

Considere as asserções a seguir.

O Coeficiente de Correlação Linear de Pearson é necessariamente um número no intervalo (-1 , 1).

PORQUE

O Coeficiente de Correlação Linear de Pearson só pode ser calculado para variáveis quantitativas.

Analisando-se as asserções, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q428824 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Analista em Ciência Júnior, Instituto Nacional de Câncer, CESPE CEBRASPE

Acerca do Sistema Tributário Nacional e dos princípios gerais da atividade econômica, julgue os itens subsequentes.

Segundo a CF, há vedação expressa às empresas públicas e às sociedades de economia mista de gozarem privilégios fiscais não extensivos ao setor privado.

  1. ✂️
  2. ✂️

69Q442194 | Direito Constitucional, Classificação das Constituições, Analista em Ciência Júnior, CAPES, CESPE CEBRASPE

A respeito da Constituição Federal de 1988 (CF) e da aplicabilidade das normas constitucionais, julgue os itens a seguir.

Quanto à possibilidade de alteração, as constituições podem ser classificadas em rígidas, flexíveis e semirrígidas. De acordo com os pressupostos dessa classificação, a CF é exemplo de constituição semirrígida.

  1. ✂️
  2. ✂️

70Q542372 | Probabilidade e Estatística, Mediana, Analista em Ciência Júnior, CAPES, CESGRANRIO

Considere as asserções a seguir.

A mediana é uma medida de dispersão de um conjunto de dados.

PORQUE

A mediana é o valor que ocorre com maior freqüência em um conjunto de dados. Analisando-se as asserções, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.