Início

Questões de Concursos Analista em Ciência Pleno 2

Resolva questões de Analista em Ciência Pleno 2 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q817286 | Legislação Federal, Lei 10973 2004, Analista em Ciência Pleno 2, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

A chamada Lei de Inovação, Lei n.º 10.973/2004, estabelece medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas à capacitação e ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento industrial do Brasil. Acerca das definições e medidas estabelecidas nessa lei, julgue os itens a seguir. É assegurada ao criador participação mínima de 5% e máxima de um terço nos ganhos econômicos, auferidos pela ICT, resultantes de contratos de transferência de tecnologia e de licenciamento para outorga de direito de uso ou de exploração de criação protegida da qual tenha sido o inventor, obtentor ou autor.
  1. ✂️
  2. ✂️

162Q432125 | Direito Constitucional, Comunicação Social, Analista em Ciência Pleno 2, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

Acerca do Código Brasileiro de Telecomunicações e da regulamentação profissional do jornalista, julgue os itens a seguir. Para requerer registro profissional de jornalista, segundo a Constituição Federal, é preciso apresentar prova de pelo menos cinco anos de atividade em emissoras de rádio ou televisão.
  1. ✂️
  2. ✂️

163Q381628 | Biologia, Anatomia Vegetal, Analista em Ciência Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

No que se refere à anatomia e morfologia vegetal, anatomia ecológica e palinologia, julgue os itens a seguir.

A ocorrência de anatomia Kranz é muito mais freqüente e facilmente distinguível nas plantas C-4 do que entre as plantas C-3 e caracteristicamente suas células apresentam maior número de organelas, incluindo cloroplastos e mitocôndrias, que as células vizinhas.

  1. ✂️
  2. ✂️

164Q379481 | Biologia, Bioquímica, Analista em Ciência Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

Acerca da bioquímica e do metabolismo vegetal, julgue os itens de 84 a 89.

Durante o processo de fotossíntese nas plantas C-4, como a cana-de-açúcar, malato e aspartato são inicialmente formados nas células da bainha vascular, enquanto piruvato, sacarose e amido são produzidos principalmente no mesófilo.

  1. ✂️
  2. ✂️

165Q815224 | Legislação Federal, Lei 10973 2004, Analista em Ciência Pleno 2, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

A chamada Lei de Inovação, Lei n.º 10.973/2004, estabelece medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas à capacitação e ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento industrial do Brasil. Acerca das definições e medidas estabelecidas nessa lei, julgue os itens a seguir. Poderá ser concedida ao pesquisador público, desde que não esteja em estágio probatório, licença sem remuneração para constituir empresa com a finalidade de desenvolver atividade empresarial relativa à inovação.
  1. ✂️
  2. ✂️

166Q356497 | Contabilidade Geral, Sistema Integrado de Administração Financeira, Analista em Ciência Pleno 2, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

A respeito do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) — sistema de teleinformática que processa a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil dos órgãos e entidades da administração federal —, julgue os itens subseqüentes.

As saídas específicas e particulares de cada unidade podem ser obtidas via centro de informações, ou seja, é permitido a determinados usuários, via ligação do seu microcomputador ao computador central, a extração de dados de sua UG da base de dados do SIAFI, para meio magnético de seu microcomputador, onde pode ser dado o tratamento necessário à obtenção das informações desejadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

167Q815103 | Legislação Federal, Analista em Ciência Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

Tomando como referência o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (FENAJ), julgue os itens subseqüentes.

O sigilo da fonte é uma obrigação do jornalista, independentemente da natureza do veículo (impresso ou audiovisual) onde o profissional de imprensa trabalha.

  1. ✂️
  2. ✂️

168Q614976 | Informática, Arquitetura de Computadores, Analista em Ciência Pleno 2, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

Existem no mercado diversos tipos de placas de aquisição de sinais analógicos específicas para adaptação em computadores IBM-PC compatível. Essas placas podem ser instaladas em slots de barramento ISA ou PCI. A respeito de características e especificações de placas dessa natureza, julgue os itens seguintes.

Para aplicações em tempo real, a freqüência de amostragem utilizada na conversão A/D é um dos parâmetros mais importantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

169Q644525 | Informática, Segurança da Informação, Analista em Ciência Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

Acerca das diversas ameaças, vulnerabilidades e formas de ataque contra a segurança da informação, bem como das medidas técnicas e protocolos de proteção dos sistemas de informação, julgue os itens seguintes. Um programa spammer é aquele que é usado para enviar grandes volumes de mensagens de correio eletrônico não desejadas pelo receptor.
  1. ✂️
  2. ✂️

170Q381369 | Biologia, Microbiologia, Analista em Ciência Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

Considerando os diversos aspectos do trabalho em um laboratório de microbiologia e os conceitos correlatos, julgue os itens que se seguem. A alça de platina é o instrumento mais adequado para o isolamento de colônias em meio de cultura líquido.
  1. ✂️
  2. ✂️

171Q814397 | Legislação Federal, Analista em Ciência Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

Acerca do Código Brasileiro de Telecomunicações e da regulamentação profissional do jornalista, julgue os itens a seguir.

Segundo o Código Brasileiro de Telecomunicações, na programação das estações de radiodifusão o tempo destinado à publicidade comercial não poderá exceder a 25% do total.

  1. ✂️
  2. ✂️

172Q811989 | Legislação Federal, Analista em Ciência Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

Considerando o Código de Ética da radiodifusão brasileira, julgue os itens que se seguem.

Esse código estabelece que a radiodifusão estatal é aceitável desde que seja exclusivamente cultural, educativa ou didática, sem publicidade comercial.

  1. ✂️
  2. ✂️

173Q600816 | Agronomia, Analista em Ciência Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

O desenvolvimento tecnológico para aproveitamento da biomassa energética tem como fator de impulso a preocupação crescente com as mudanças climáticas globais como reflexo da poluição ambiental, conduzindo ao reconhecimento da importância da busca de outras matrizes energéticas em substituição às fontes fósseis como matéria-prima, estimulando o desenvolvimento de inovações que viabilizem as fontes renováveis de energia, com ênfase para o aproveitamento da biomassa. Considerando a bioenergia como um segmento importante do agronegócio, julgue os itens seguintes.

Óleos de canola e de girassol, que apresentam maior teor de ácidos graxos poli-insaturados, com elevado valor nutricional, são muito valorizados e podem encarecer a matéria-prima para a obtenção de energia.

  1. ✂️
  2. ✂️

174Q546849 | Física, Analista em Ciência Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

Quando se deseja resfriar materiais ou peças, utiliza-se um radiador — nos computadores, um dissipador ou heatsink —, uma estrutura metálica que apresenta bom contato com o ar, perdendo calor com mais eficiência que a superfície original. A esse respeito, julgue os próximos itens.

Quando o calor é muito grande, ou se deseja que o sistema seja mais silencioso, é possível usar um circuito fechado de resfriamento com água, que tem capacidade de absorver bastante calor. Essa água não necessita de resfriamento, e é usada continuamente no sistema.
  1. ✂️
  2. ✂️

175Q381799 | Biologia, Ecologia de populações, Analista em Ciência Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

Em um ambiente qualquer, os indivíduos com características que tendem a aumentar sua capacidade de sobrevivência têm maior probabilidade de atingir a época de reprodução. Assim, em cada geração, pode-se esperar um pequeno aumento na proporção de indivíduos de maior viabilidade, isto é, que possuem maior número de características favoráveis à sobrevivência dos mais aptos.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

O aumento de alimento em progressão aritmética restringe o crescimento populacional em progressão geométrica.

  1. ✂️
  2. ✂️

176Q807368 | Legislação Federal, Lei 10973 2004, Analista em Ciência Pleno 2, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

A chamada Lei de Inovação, Lei n.º 10.973/2004, estabelece medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas à capacitação e ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento industrial do Brasil. Acerca das definições e medidas estabelecidas nessa lei, julgue os itens a seguir. É vedado ao criador empregado de uma ICT divulgar, noticiar ou publicar qualquer aspecto de criações de cujo desenvolvimento tenha participado diretamente ou tomado conhecimento por força de suas atividades, sem antes obter expressa autorização da ICT.
  1. ✂️
  2. ✂️

177Q809945 | Legislação Federal, Lei 10176 2001, Analista em Ciência Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

Acerca da política pública para o setor de tecnologias da informação e das comunicações (TIC) e da correspondente atuação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), julgue os itens seguintes. A fonte de financiamento do CTInfo é o conjunto das empresas de desenvolvimento ou produção de bens e serviços de informática e automação que deverão investir, anualmente, em atividades de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informação a serem realizadas no país, no mínimo, 5% de seu faturamento médio dos cinco anos precedentes, conforme projeto elaborado pelas próprias empresas.
  1. ✂️
  2. ✂️

178Q380132 | Biologia, Meio Ambiente, Analista em Ciência Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

A Antártica é o mais frio, mais seco e mais alto de todos os continentes. Esse continente possui uma área de aproximadamente 14 milhões de km2, mais de 1,5 vez a do Brasil. O oceano Austral — a conjunção das águas dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico que circunda o continente — também é considerado parte da região antártica e representa 10% da área (36 milhões de km2) de todos os oceanos. No que se refere à Antártica, julgue os itens seguintes.

Existem indícios de recursos minerais como cobre, ouro, prata, e também carvão, petróleo e gás natural no continente. Por isso, em 1988, os signatários do Tratado da Antártica decidiram liberar os projetos de exploração econômica na região.

  1. ✂️
  2. ✂️

179Q380977 | Biologia, Biotecnologia, Analista em Ciência Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

Acerca de técnicas e processos que podem ser usados em biotecnologia vegetal, julgue os itens a seguir. As técnicas de cultura de tecidos vegetais requerem condições assépticas e condições ambientais controladas como luminosidade, temperatura, umidade e fotoperíodo. Os explantes usados podem ser retirados de qualquer parte da planta e colocados para crescerem em meios de cultura sólidos ou líquidos. Esses meios contêm os sais inorgânicos, alguns nutrientes orgânicos, vitaminas e hormônios vegetais que possibilitam o crescimento e a regeneração da planta inteira.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.