Questões de Concursos: Analista em Economia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Analista em Economia. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q743368 | Economia, Elasticidade, Analista em Economia, MPE RO, CESGRANRIO

A elasticidade-preço da demanda é a relação preço-quantidade multiplicada pela(o):

22 Q738510 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Analista em Economia, MPE SC, FEPESE

Sobre o Princípio da Legalidade e sua importância como diretriz da atividade econômica do Estado, é correto afirmar: 1. A Legalidade como princípio de administração significa que o administrador público está sujeito aos mandamentos da lei e às exigências do interesse comum, deles não devendo desviar-se, sob pena de praticar ato sujeito à responsabilização disciplinar, civil ou criminal, conforme o caso. 2. Em matéria de Despesa Pública, o Princípio da Legalidade é fulcral, tendo em vista que, enquanto na administração particular é lícito fazer tudo aquilo que a lei não proíbe, na administração pública só é permitido fazer o que a lei autoriza. 3. A ênfase excessiva no aspecto da legalidade, por parte de alguns órgãos de controle, tem sido responsável por um atraso na evolução dos sistemas de informações contábeis como instrumento de evidenciação do patrimônio público. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

23 Q743882 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Analista em Economia, MPE SC, FEPESE

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a Receita Orçamentária. ( ) Quanto à natureza, a Receita Pública divide-se em Receita Orçamentária e Receita Extraorçamentária. ( ) A Receita Extraorçamentária é representada no balanço patrimonial como passivo financeiro, ou seja, recursos de terceiros que transitam pelos cofres públicos. ( ) Já a Receita Orçamentária é aquela que de fato pertence à entidade e economicamente classifica-se em Receitas Correntes e Receitas de Capital. ( ) São Receitas Correntes as receitas tributárias, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras, incluindo o superávit do orçamento corrente. ( ) São Receitas de Capital todas as formas de recursos financeiros recebidos de pessoas de direito público ou privado. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

24 Q743389 | Economia, INTRODUÇÃO A ECONOMIA, Analista em Economia, MPE SC, FEPESE

A Taxa Interna de Retorno (TIR), ou simplesmente Taxa de Retorno, é um indicador de larga aceitação e um dos mais utilizados como parâmetro de decisão. No entanto, a TIR não é critério para comparação entre alternativas, devendo ser utilizada em casos que congregam um conjunto de fatores. A TIR deverá ser utilizada: 1. quando os projetos possuírem dois ou mais períodos e tiverem seus investimentos antecedendo os benefícios; 2. quando a comparação ocorrer entre projetos mutuamente exclusivos e com a mesma escala de tempo; 3. como critério básico para ordenação de projetos com restrições orçamentárias; 4. como recurso para se conhecer a taxa de juros envolvida num financiamento. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

25 Q746992 | Economia, MACROECONOMIA, Analista em Economia, MPE SC, FEPESE

Analise as afirmativas abaixo referentes à ordem econômica e financeira: 1. O princípio a ser observado pela atividade econômica é o pleno emprego, sendo este baseado na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa. 2. Todos os cidadãos têm direito à manutenção de um meio ambiente sadio, cabendo ao Estado preservá-lo, a fim de garantir seu usufruto não apenas para a geração presente, mas também para as gerações vindouras. 3. Visando priorizar o interesse social, as empresas públicas, assim como as sociedades de economia mista, podem gozar de benefícios fiscais que não se aplicam às empresas do setor privado. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

26 Q747237 | Economia, Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário Análise IS LM, Analista em Economia, MPE RO, CESGRANRIO

A política fiscal no modelo IS-LM será tão mais eficaz quanto:

27 Q742843 | Economia, As Reformas Econômicas Abertura e Privatização, Analista em Economia, MPE SC, FEPESE

A política macroeconômica de 1994 a 1999 gerou importantes impactos à estrutura produtiva e ao balanço de pagamentos. Sobre o tema, é incorreto afirmar:

28 Q741849 | Economia, Demanda, Analista em Economia, Ministério Público Estadual RO, CESGRANRIO

Uma curva de indiferença é o lugar geométrico dos pontos nos quais o consumidor:

29 Q740731 | Economia, MACROECONOMIA, Analista em Economia, MPE RO, CESGRANRIO

Em uma economia aberta, com plena mobilidade de capitais, regime de câmbio flexível, na qual a propensão a importar é inferior à propensão marginal a consumir, o multiplicador dos gastos autônomos é:

30 Q744955 | Economia, Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica, Analista em Economia, Ministério Público Estadual RO, CESGRANRIO

Uma elevação na alíquota média de recolhimento compulsório sobre depósitos à vista, mantida constante a alíquota de recolhimento compulsório sobre depósitos a prazo, provoca:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.