Início

Questões de Concursos Anestesiologia

Resolva questões de Anestesiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q1004870 | Medicina, Anestesiologia, EBSERH, IBFC, 2023

Assinale a alternativa que apresenta o número de meias-vidas que corresponde à remoção de 50% da droga.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1006726 | Medicina, Anestesiologia, EBSERH, IBFC, 2022

Considerando possíveis complicações de transfusão de produtos sanguíneos (hemocomponentes e hemoderivados), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q1000883 | Medicina, Anestesiologia, EBSERH, FGV, 2025

A inconsciência induzida pela anestesia pode ser vista como um comprometimento da excitação e da consciência. Essas ações são mediadas por alvos distribuídos pelo tronco cerebral, hipotálamo, tálamo e córtex cerebral.

Embora a ação anestésica para produzir imobilidade ocorra principalmente na medula espinhal, os alvos moleculares específicos para a amnésia estão localizados no
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q990428 | Medicina, Anestesiologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I-A anestesia em cirurgias otorrinolaringológicas possui particularidades que exigem familiaridade com a anatomia e fisiologia dos órgãos manipulados bem como princípios básicos das técnicas cirúrgicas empregadas.

ASSIM,

II-Cirurgias otorrinolaringológicas devem ser realizadas preferencialmente sob anestesia geral com intubação traqueal, mantendo as vias aéreas isoladas e a ventilação adequada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1057312 | Português, Interpretação de Textos, Anestesiologia, CIAAR, Aeronáutica, 2021

Texto associado.
Instruções: A questão se refere ao texto a seguir.

O youtuber e Machado de Assis, ou uma polêmica bem-vinda
Cláudia Costin*

1§ Uma polêmica apareceu nos últimos dias, nas redes sociais, a partir de um comentário do youtuber Felipe Neto, sobre a atitude de escolas que tornam as obras de Machado de Assis obrigatórias. Segundo ele, o que estas deveriam promover seria a leitura por prazer, de forma a constituir, nas jovens mentes, o hábito de ler como uma atividade para toda a vida.
2§ Devo me confessar uma grande admiradora de Machado de Assis, um de nossos maiores escritores, um homem à frente de sua época, crítico de valores associados a aparências e à superficialidade humana na busca de status e do bacharelismo vigente. Mas entendi que nem sempre a linguagem do século 19 pode ser fácil para os adolescentes deste tempo de informações imediatas e superficiais.
3§ Num contexto em que adultos letrados leem muito pouco e não são vistos lendo livros por seus filhos, é compreensível que os jovens não percam tempo lendo outra coisa que não o que a escola lhes exige. A última edição da pesquisa Retratos da Leitura coloca-nos claramente como um país de não leitores. A média de livros lidos entre os entrevistados por ano é de 4,95 e só 2,55 deles lidos por inteiro.
4§ Cabe sim à escola fomentar a leitura por prazer, oferecendo livros que atraiam o interesse das novas gerações. Em tempos em que o trabalho humano, inclusive o que demanda habilidades mentais, vem sendo substituído por algoritmos, formar pensadores independentes, com um repertório cultural variado, aptos a entender a cultura de seu tempo e sua gênese, torna-se uma prioridade.
5§ E a literatura nos ajuda a entender não só fatos pretéritos, mas as análises que, a cada época, eram feitas sobre a organização da sociedade. Machado, nesse sentido, é fundamental e merece, dia a dia, uma introdução à altura, instigante e engajadora, feita por bons professores, que orientem os alunos na leitura de suas obras e os ajudem a nelas navegar com profundidade e prazer estético.

* Diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, da FGV, e ex-diretora de educação do Banco Mundial.
Folha de S. Paulo, Opinião, 29 jan. 2021, p. A2. Adaptado.
Quanto à estrutura composicional, é correto afirmar que o texto se organiza, fundamentalmente, como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q1004855 | Medicina, Anestesiologia, EBSERH, IBFC, 2023

Médico anestesiologista de plantão em Hospital Geral é designado a anestesiar homem de 50 anos, hepatopata grave, com fratura exposta de antebraço por queda sofrida ao sair de restaurante após o almoço. Após avaliar o paciente, opta por anestesia geral e indução anestésica com pré-oxigenação e desnitrogenação do paciente e intubação com sequência rápida. Sobre a escolha do bloqueador neuromuscular adequado, analise as afirmativas abaixo.

I. Para paciente hepatopata grave com risco de baixos níveis de pseudo colinesterase plasmática a Succinilcolina pode não ser a melhor opção.
II. O rocurônio em doses adequadas (1 a 1,2 mg/kg) pode ser uma opção interessante apenas se existir disponibilidade de uso de Sugamadex em caso de falha na entubação.
III. Apenas a disponibilidade de Sugamadex não confere proteção total, pois a demora no cálculo da dose e/ou a demora da tomada de decisão da reversão do bloqueio em falha de entubação em situações: não entuba e não ventila pode expor o paciente a risco de hipotermia grave.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q1057599 | Português, Interpretação de Textos, Anestesiologia, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Leia o fragmento a seguir.
Regra geral, as grandes metrópoles sofrem problemas de segurança pública, as quais apresentam elevadas taxas de delitos. Em contrapartida, as pequenas localidades costumam oferecer melhores condições de segurança.
De certa forma, isto prende-se com a população em massa, uma vez que os milhões de habitantes de uma grande cidade acabam por ficar no anonimato (as pessoas não se conhecem). Já nas pequenas cidades é menos provável que uma pessoa cometa algum crime ou delito sem que ninguém fique a saber.
(Conceito de Segurança Pública)
Sobre o que é expresso no fragmento acima, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q997001 | Medicina, Pneumologia, Anestesiologia, EBSERH, FGV, 2025

Na cirurgia pulmonar existem algumas indicações absolutas e outras relativas para a utilização de tubos de duplo lúmen para separação pulmonar e consequente proteção contra a inundação com sangue, material infeccioso ou auxiliarem na ventilação no caso de fístula ou bolhas pulmonares.

Com esses tubos, o avanço mais importante na verificação do posicionamento adequado de um tubo de duplo lúmen é a utilização de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1000887 | Medicina, Anestesiologia, EBSERH, FGV, 2025

Gestante a termo, 38 anos, G2P1, obesa, não consegue sentar, curvar a coluna ou fletir os membros inferiores. A opção anestésica realizada foi uma raquianestesia, por via paramediana, sem dificuldade ou complicações.

Ao realizar esse bloqueio, após os mesmos cuidados gerais serem tomados, a anestesiologista introduziu a agulha com uma inclinação de 25° em relação à pele e a uma distância da linha média de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q990423 | Medicina, Anestesiologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Os efeitos autonômicos associados ao uso dos bloqueadores neuromusculares ocorrem devido à sua interação com receptores nicotínicos extrajuncionais localizados nos gânglios autonômicos, nos quimiorreceptores do corpo carotídeo e nos receptores muscarínicos do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q990424 | Medicina, Anestesiologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Considerando a escola Richmond Agitation-Sedation Scale, a indicação de sedação profunda (RASS -4 a -5) incluem pacientes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1057602 | Português, Interpretação de Textos, Anestesiologia, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Leia o fragmento a seguir.

Oscar tinha um sítio. Um dia Oscar resolveu levar na camioneta um pouco de esterco do sítio, que era no interior de Minas, para o jardim de sua casa na capital. Na barreira foi interpelado pelo guarda:

— O que é que o senhor está levando aí nesse saco?

— Esterco. Por quê? Não lhe cheira bem?

— O senhor tem a guia?

— Guia?

— É preciso de uma guia, o senhor não sabia disso?


SABINO, Fernando. Milho e fubá. In: A mulher do vizinho. Rio de Janeiro: Record, 1962.


Sobre o fragmento acima, assinale a afirmativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1006722 | Medicina, Anestesiologia, EBSERH, IBFC, 2022

Diversas são as causas de piora na aferição de sinais de potenciais evocados durante monitorização neurofisiológica. Considere os fatores listados abaixo que alteram a captação desses sinais (latência e/ou amplitude) e assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1006730 | Medicina, Cirurgia Geral, Anestesiologia, EBSERH, IBFC, 2022

Paciente 10 anos, sem comorbidades, sendo operado de catarata congênita sob anestesia geral balanceada (sevoflurano e rocurônio no momento, apenas), venilação espontânea + pressão de suporte sob tubo traqueal. PA 92x50 mmHg, FC 90 bpm, SpO2 96% e EtCO2 49 mmHg. Fração expirada de sevoflurano de 1.2%. Durante manipulação cirúrgica, ocorre rápida redução da frequência cardíaca do paciente para FC 55 bpm. Sobre o assunto exposto, assinale alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1006733 | Medicina, Anestesiologia, EBSERH, IBFC, 2022

Avaliação pré anestésica (APA) pode ser definida como encontro entre anestesiologista e paciente, em que se visa reduzir os riscos perioperatórios do paciente a ser submetido a um procedimento cirúrgico ou diagnóstico proposto. Isso se faz através de reunião de informações sobre o paciente em conjunto com o exame físico, seguido de avaliação de exames complementares e formulação do plano anestésico. Sobre a APA, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1077397 | Informática, Microsoft Word, Anestesiologia, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Na edição de um documento por meio do Word 2010, as Quebras de Seção têm um papel importante quando é preciso
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q990418 | Medicina, Anestesiologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Na analgesia peridural os medicamentos mais utilizados são os anestésicos locais associados com opioides. Neste caso, o anestésico local mais comumente usado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q996992 | Medicina, Anestesiologia, EBSERH, FGV, 2025

Anestésicos locais da categoria aminoésteres são hidrolisados por colinesterases plasmáticas.

Alguns metabólitos dos aminoésteres, como o ácido paraaminobenzoico, podem ser responsáveis pela incidência ligeiramente maior de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1006729 | Medicina, Anestesiologia, EBSERH, IBFC, 2022

Sobre posicionamento cirúrgico e lesões associadas, leia as afirmativas abaixo.
I. Neuropatia do ulnar é a lesão nervosa posicional mais comum do perioperatório.
II. Assegurar a fixação dos membros superiores supinados ou em posição neutra pode reduzir chance de neuropatia ulnar.
III. Na posição de litotomia, a lesão nervosa mais comum é a que ocorre próxima à cabeça da fíbula, acometendo o nervo tibial.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1006731 | Medicina, Anestesiologia, EBSERH, IBFC, 2022

Entre as medidas abaixo utilizadas para se reduzir o risco de fogo em via aérea durante cirurgia otorrinolaringológica à laser, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.