Questões de Concursos Anos Iniciais

Resolva questões de Anos Iniciais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1045313 | Pedagogia, Principais Autores, Anos Iniciais, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Em relação ao pensamento educacional freireano, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) O diálogo depende da validade dos momentos explicativos e narrativos em que o professor expõe ou fala do objeto de conhecimento.
( ) Aprender é construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco e à aventura do espírito.
( ) A capacidade de aprendizagem do aluno implica a sua habilidade de absorver pacientemente o conhecimento transmitido pelo educador.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q984411 | Português, Coesão e coerência, Anos Iniciais, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Texto associado.
Adolescentes e a busca pelo corpo perfeito


Autoestima e autocuidado são atributos significativos para uma vida de bem−estar. No entanto, o equilíbrio ésempre bem−vindo. Dependendo do nível de exigência com a autoimagem, a busca pelo corpo perfeito pode trazer prejuízos e sofrimento.

Nunca se falou tanto em saúde mental infantil e do adolescente como nos últimos tempos. Isso é positivo, pois abre portas para que as pessoas possam refletir sobre assuntos relevantes, tendo a oportunidade de mudar comportamentos e pensamentos inadequados.

A adolescência é um momento sensível. A fase marca a despedida da infância e a entrada para um mundo cheiode obrigações e cobranças.

É nesse estágio que as pessoas dão mais importância para o social, buscando aceitação dos pares e identificação com grupos específicos. É também a época em que despertam os interesses sexuais, aumentando a preocupação com a aparência e o julgamento.

O uso exagerado de filtros do Instagram é um bom exemplo nesse sentido, já que a motivação por trás é se mostrar interessante para alcançar a aceitação social. Nofundo, o jovem altera a própria imagem na tentativa de esconder o “eu real” a fim de se transformar em um “eu idealizado” para os outros.

A perfeição é impossível de ser atingida. Buscar algo inviável gera frustração, aumento da insatisfação, sofrimento e prejuízos afetivos, sociais e profissionais.


Fonte: Hospital Santa Mônica — Adaptado.
A expressão “Isso é positivo [...]” (2º parágrafo) retoma a ideia de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q984413 | Português, Uso das aspas, Anos Iniciais, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Texto associado.
Adolescentes e a busca pelo corpo perfeito


Autoestima e autocuidado são atributos significativos para uma vida de bem−estar. No entanto, o equilíbrio ésempre bem−vindo. Dependendo do nível de exigência com a autoimagem, a busca pelo corpo perfeito pode trazer prejuízos e sofrimento.

Nunca se falou tanto em saúde mental infantil e do adolescente como nos últimos tempos. Isso é positivo, pois abre portas para que as pessoas possam refletir sobre assuntos relevantes, tendo a oportunidade de mudar comportamentos e pensamentos inadequados.

A adolescência é um momento sensível. A fase marca a despedida da infância e a entrada para um mundo cheiode obrigações e cobranças.

É nesse estágio que as pessoas dão mais importância para o social, buscando aceitação dos pares e identificação com grupos específicos. É também a época em que despertam os interesses sexuais, aumentando a preocupação com a aparência e o julgamento.

O uso exagerado de filtros do Instagram é um bom exemplo nesse sentido, já que a motivação por trás é se mostrar interessante para alcançar a aceitação social. Nofundo, o jovem altera a própria imagem na tentativa de esconder o “eu real” a fim de se transformar em um “eu idealizado” para os outros.

A perfeição é impossível de ser atingida. Buscar algo inviável gera frustração, aumento da insatisfação, sofrimento e prejuízos afetivos, sociais e profissionais.


Fonte: Hospital Santa Mônica — Adaptado.
De acordo com o texto, o uso das aspas (5º parágrafo) serve para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q984592 | Ética na Administração Pública, Anos Iniciais, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

No que diz respeito à ética e ao serviço público, é CORRETO afirmar que o servidor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q985360 | Noções de Informática, Princípios de Segurança, Anos Iniciais, Prefeitura de Horizontina RS, OBJETIVA, 2025

No que se refere à segurança da informação, sobre integridade, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q984414 | Português, Ditongo, Anos Iniciais, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Texto associado.
Adolescentes e a busca pelo corpo perfeito


Autoestima e autocuidado são atributos significativos para uma vida de bem−estar. No entanto, o equilíbrio ésempre bem−vindo. Dependendo do nível de exigência com a autoimagem, a busca pelo corpo perfeito pode trazer prejuízos e sofrimento.

Nunca se falou tanto em saúde mental infantil e do adolescente como nos últimos tempos. Isso é positivo, pois abre portas para que as pessoas possam refletir sobre assuntos relevantes, tendo a oportunidade de mudar comportamentos e pensamentos inadequados.

A adolescência é um momento sensível. A fase marca a despedida da infância e a entrada para um mundo cheiode obrigações e cobranças.

É nesse estágio que as pessoas dão mais importância para o social, buscando aceitação dos pares e identificação com grupos específicos. É também a época em que despertam os interesses sexuais, aumentando a preocupação com a aparência e o julgamento.

O uso exagerado de filtros do Instagram é um bom exemplo nesse sentido, já que a motivação por trás é se mostrar interessante para alcançar a aceitação social. Nofundo, o jovem altera a própria imagem na tentativa de esconder o “eu real” a fim de se transformar em um “eu idealizado” para os outros.

A perfeição é impossível de ser atingida. Buscar algo inviável gera frustração, aumento da insatisfação, sofrimento e prejuízos afetivos, sociais e profissionais.


Fonte: Hospital Santa Mônica — Adaptado.
Em relação à fonologia e à ortografia, sobre os encontros vocálicos, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Hiato. (2) Ditongo. (3) Tritongo.

( ) Sabão. ( ) Álcool. ( ) Iguais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q901288 | Português, Relação de Causa e Consequência, Anos Iniciais, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Conjunções são palavras que ligam orações independentes; elas podem apresentar ideias conclusivas, alternadas, explicativas, dependendo do contexto e conjunção utilizada. Observe a oração abaixo:
Ela terminou o trabalho, embora estivesse cansada.
Assinale a alternativa cuja conjunção destacada apresenta a mesma função da conjunção destacada na oração.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q984593 | Noções de Informática, Ferramentas de Segurança antivírus, Anos Iniciais, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

A segurança da informação refere−se às práticas e tecnologias que protegem os dados contra acesso não autorizado, alteração ou destruição. Estão relacionados à segurança da informação:
I. Criptografia: técnica de codificação de dados para proteger informações confidenciais.
II. Firewall: ferramenta que monitora e controla o tráfego de entrada e saída na rede com base em regras de segurança predeterminadas.
III. Autenticação: processo de verificar a identidade de um usuário ou dispositivo.
Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q984600 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Lei nº 2452 de 2007, Anos Iniciais, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

O ato de aplicação de penalidade é de competência do Prefeito. Com base na Lei Municipal nº 2.452/2007 — Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município existe possibilidade da aplicação de pena ser delegada aos Secretários Municipais, nos casos de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q1045308 | Pedagogia, Legislação da Educação, Anos Iniciais, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

De acordo com a Lei nº 9.394/1996 — Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, sobre o que compreendem os sistemas municipais de ensino, em relação à Organização da Educação Nacional, analisar os itens.

I. As instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo Poder Público municipal.
II. As instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada.
III. Os órgãos federais de educação.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q1045310 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Anos Iniciais, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Ler o trecho abaixo.

“Compreende a tecnologia como um conhecimento prático derivado direta e exclusivamente do desenvolvimento do conhecimento teórico científico através de processos progressivos e acumulativos, onde teorias cada vez mais amplas substituem as anteriores.”
(VERASZTO, SILVA, MIRANDA e SIMON, 2008).


Sabemos que as tecnologias educacionais são muitas e de todas as ordens. De acordo com os autores, o que pode ser considerado aporte tecnológico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q1045350 | Português, Problemas da Língua Culta, Anos Iniciais, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Assinale a frase que está escrita de acordo com as normas da língua padrão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q898810 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Anos Iniciais, Prefeitura de Santa Helena SC, AMEOSC, 2024

No processo de alfabetização e letramento, a consciência fonológica é considerada um dos pilares fundamentais. Sobre esse conceito, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q985361 | Matemática, Porcentagem, Anos Iniciais, Prefeitura de Horizontina RS, OBJETIVA, 2025

O preço de um celular foi reajustado duas vezes consecutivas: primeiro, com um aumento de 25%; depois, com um novo aumento de 10% sobre o novo preço. Se o celular custava R$ 1.600,00, qual será o preço final após os dois aumentos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q985368 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Lei nº 1008 de 1990, Anos Iniciais, Prefeitura de Horizontina RS, OBJETIVA, 2025

Em conformidade com a Lei nº 1.008/1990 — Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município, sobre o tempo de serviço, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q1045311 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Anos Iniciais, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Sobre o currículo escolar, analisar os itens.

I. Pode-se dizer que as competências e as diretrizes são comuns, e os currículos são diversos.
II. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional não orienta a definição das aprendizagens essenciais, apenas dos conteúdos mínimos a serem ensinados.
III. Os currículos da educação básica devem ter base nacional comum.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q984589 | Português, Dígrafos, Anos Iniciais, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Com base nos diferentes dígrafos, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Dígrafo consonantal. (2) Dígrafo vocálico.
( ) Molhado.
( ) Cansado.
( ) Impulso.
( ) Águia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q984596 | Matemática, Porcentagem, Anos Iniciais, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Em uma promoção, um cliente compra dois produtos. O primeiro custa R$ 100,00 com um desconto de 25%, e o segundo custa R$ 200,00 com um desconto de 10%. Qual foi o desconto médio percentual aplicado na compra total?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q1045306 | Pedagogia, Legislação da Educação, Anos Iniciais, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Conforme a Resolução nº 7/2010 — Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos, os três anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar:

I. A alfabetização e o letramento.
II. O desenvolvimento das diversas formas de expressão, incluindo o aprendizado da Língua Portuguesa, a Literatura, a Música e demais artes, a Educação Física, assim como o aprendizado da Matemática, da Ciência, da História e da Geografia.
III. A continuidade da aprendizagem, tendo em conta a complexidade do processo de alfabetização e os prejuízos que a repetência pode causar no Ensino Fundamental como um todo e, particularmente, na passagem do primeiro para o segundo ano de escolaridade e deste para o terceiro.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.