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81Q1045348 | Português, Interpretação de Textos, Anos Iniciais, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Texto associado.

Texto 1

Ferrovias para SC: uma esperança alimentada pelos números do agronegócio


O pujante agronegócio catarinense é motivo de orgulho para o estado, não apenas devido às suas cifras impressionantes, mas também por ser um setor inovador, tecnologicamente avançado e ambientalmente sustentável. Representando 31% do PIB de Santa Catarina e contribuindo com 70% das exportações, o agronegócio é o maior produtor de suínos do Brasil e ocupa a vice-liderança na produção de aves.


Localizado na região oeste de Santa Catarina, o parque agroindustrial é responsável por 60.000 empregos diretos e 480.000 empregos indiretos. Nos últimos dois anos, gerou 2.000 novos empregos e atualmente oferece 6.000 vagas de trabalho a serem preenchidas. Em 2022, os investimentos diretos totalizaram R$ 5 bilhões, gerando um impacto econômico de R$ 7 bilhões que beneficia inúmeros municípios catarinenses.


Esse setor é composto por cerca de 19.000 propriedades rurais de avicultura e suinocultura, além de 24.000 produtores de gado leiteiro. Anualmente, são processados 4.000.000 de frangos e 34.000 suínos por dia, totalizando 1 bilhão de aves e 9 milhões de suínos por ano.


Entretanto, a alimentação desse vasto rebanho exige cerca de 6 a 7 milhões de toneladas de milho por ano, utilizado na produção de rações. Santa Catarina produz apenas cerca de 2 milhões de toneladas desse cereal, sendo que 40% desse milho é destinado à silagem, não saindo da propriedade, e 60% é comercializado no mercado de grãos.


Os aproximadamente 5 milhões de toneladas de milho restantes são adquiridos do centro-oeste do Brasil, bem como do Paraguai e da Argentina, envolvendo despesas significativas com transporte rodoviário. As agroindústrias despendem anualmente entre 6 e 7 bilhões de reais em frete para buscar milho no centro-oeste, uma operação rodoviária cada vez mais economicamente inviável e ambientalmente desaconselhável.


A solução para esse desafio logístico é a construção de uma ferrovia que conecte o oeste catarinense ao centro-oeste brasileiro. Pela primeira vez em 40 anos, está surgindo a conscientização de que o desenvolvimento e o futuro do oeste de Santa Catarina dependem de uma ferrovia que una essas duas regiões.


Embora o Governo Federal tenha instituído o novo marco legal das ferrovias por meio da MP 1065/2021, ainda há trechos que precisam ser leiloados. Uma alternativa vem do Paraná, onde a estatal Ferroeste planeja construir ou estimular consórcios empresariais para construir os trechos Cascavel-Chapecó (SC), Cascavel-Maracaju (MS) e Cascavel-Paranaguá (PR). Essas rotas são essenciais para o oeste catarinense, pois permitirão o acesso a matérias-primas vegetais que serão transformadas em proteína animal e transportadas para os portos.


Para atrair investidores interessados no trecho Chapecó-Cascavel, um grupo de entidades catarinenses patrocinou um estudo de viabilidade econômica, técnica e ambiental para demonstrar a viabilidade desse empreendimento. A construção dessas ferrovias viabilizará a transferência eficiente de grãos para Santa Catarina e o transporte dos produtos acabados para os portos do Paraná. O trajeto terá cerca de 280 quilômetros e custará em torno de R$ 6 bilhões.


Além disso, outra proposta é a construção da “Ferrovia do Frango,” uma ferrovia intraterritorial com mais de 600 quilômetros de extensão que ligará o extremo-oeste aos portos marítimos. O governo estadual de Santa Catarina já contratou o projeto do trecho Correia Pinto-Chapecó. Ambas as ferrovias são complementares.


Disponível em: https://clicrdc.com.br/categoria-geral/ferrovias-para-sc-uma-esperanca-alimentada-pelos-numeros-do-agronegocio/. Acesso em: 25 de abr 2024. Publicado em: 23 de out 2023.

Assinale a alternativa correta sobre as frases retiradas do texto 1.
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82Q985364 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Anos Iniciais, Prefeitura de Horizontina RS, OBJETIVA, 2025

A Constituição Federal assegura a livre associação profissional ou sindical, observando alguns preceitos. Sobre estes, é INCORRETO afirmar que:
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83Q984597 | Direito Constitucional, Habeas Corpus, Anos Iniciais, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Fundamentando−se na Constituição Federal, quando uma pessoa é detida sem um mandado de prisão válido, ela terá o direito de entrar com uma ação de:
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84Q984602 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Lei nº 2452 de 2007, Anos Iniciais, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Considerando a Lei Municipal nº 2.452/2007 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município, NÃO será aplicada ao servidor a pena de demissão no caso de:
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85Q984607 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE Leis e seus objetivos, Anos Iniciais, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Considerando−se a Lei nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação (PNE), avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) O poder público buscará ampliar o escopo das pesquisas com fins estatísticos de forma a incluir informação detalhada sobre o perfil das populações de 4 a 17 anos com deficiência.
( ) As conferências nacionais de educação realizar−se−ão com intervalo de até 8 anos entre elas, com o objetivo de avaliar a execução deste PNE e subsidiar a elaboração do plano nacional de educação subsequente.
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86Q984608 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Anos Iniciais, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

O movimento pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica no contexto mundial. Considerando−se a educação inclusiva e as políticas de acessibilidade, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) A construção de sistemas educacionais inclusivos implica uma mudança estrutural e cultural da escola para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas.
( ) Atender à diversidade é atender às crianças com deficiências, mas também todas as outras diversidades que aparecem cotidianamente na comunidade.
( ) O público−alvo da educação inclusiva são os estudantes com transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e deficiências.
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87Q1045349 | Português, Morfologia, Anos Iniciais, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente flexionadas no plural.
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88Q898807 | Pedagogia, Paulo Freire, Anos Iniciais, Prefeitura de Santa Helena SC, AMEOSC, 2024

"O mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacional. Ao propor uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos, condenava o ensino oferecido pela ampla maioria das escolas." De acordo com o texto acima, quem seria esse Pensador?
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89Q898815 | Pedagogia, Piaget, Anos Iniciais, Prefeitura de Santa Helena SC, AMEOSC, 2024

Emilia Ferreiro estudou o trabalho de Jean Piaget e passou a ser uma espécie de referência para o ensino no Brasil, tendo seu nome ligado ao construtivismo, campo inaugurado pelas descobertas de Jean Piaget. Junto às descobertas chegaram a uma conclusão sobreo aprendizado, que é:
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90Q984415 | Português, Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas, Anos Iniciais, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Texto associado.
Adolescentes e a busca pelo corpo perfeito


Autoestima e autocuidado são atributos significativos para uma vida de bem−estar. No entanto, o equilíbrio ésempre bem−vindo. Dependendo do nível de exigência com a autoimagem, a busca pelo corpo perfeito pode trazer prejuízos e sofrimento.

Nunca se falou tanto em saúde mental infantil e do adolescente como nos últimos tempos. Isso é positivo, pois abre portas para que as pessoas possam refletir sobre assuntos relevantes, tendo a oportunidade de mudar comportamentos e pensamentos inadequados.

A adolescência é um momento sensível. A fase marca a despedida da infância e a entrada para um mundo cheiode obrigações e cobranças.

É nesse estágio que as pessoas dão mais importância para o social, buscando aceitação dos pares e identificação com grupos específicos. É também a época em que despertam os interesses sexuais, aumentando a preocupação com a aparência e o julgamento.

O uso exagerado de filtros do Instagram é um bom exemplo nesse sentido, já que a motivação por trás é se mostrar interessante para alcançar a aceitação social. Nofundo, o jovem altera a própria imagem na tentativa de esconder o “eu real” a fim de se transformar em um “eu idealizado” para os outros.

A perfeição é impossível de ser atingida. Buscar algo inviável gera frustração, aumento da insatisfação, sofrimento e prejuízos afetivos, sociais e profissionais.


Fonte: Hospital Santa Mônica — Adaptado.
Considerando−se a grafia das palavras, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.

______________ tudo mudou, com _____________ da nossa amizade.
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91Q1045347 | Português, Ortografia, Anos Iniciais, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Assinale a frase em que há maior número de palavras que devem ser acentuadas graficamente.
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92Q898804 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Anos Iniciais, Prefeitura de Santa Helena SC, AMEOSC, 2024

Planejamento significa, também, articular conteúdos, métodos, técnicas e recursos de ensino. No contexto do planejamento educacional, qual dos aspectos abaixo é indispensável para que o professor promova uma relação profissional e eficaz com seus alunos?
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93Q898814 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Anos Iniciais, Prefeitura de Santa Helena SC, AMEOSC, 2024

Promovendo um papel fundamental na formação cidadã e no desenvolvimento integral do aluno, a escola contribuiu para o desenvolvimento de competências sociais, emocionais e cognitivas das crianças, dessa forma podemos afirmar que:
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94Q1080331 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Anos Iniciais, Prefeitura de Ilha de Itamaracá PE, IDHTEC, 2023

A Lei nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) estabelece acerca do direito a educação
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95Q1045309 | Pedagogia, Legislação da Educação, Anos Iniciais, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

De acordo com o ECA, os dirigentes de estabelecimentos de Ensino Fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

I. Maus-tratos envolvendo seus alunos.
II. Faltas justificadas.
III. Elevados níveis de repetência.


Está CORRETO o que se afirma:
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96Q1081018 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Anos Iniciais, Prefeitura de Gentil RS, OBJETIVA, 2024

Conforme a Lei nº 13.146/2015 –Estatuto da Pessoa com Deficiência, a avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multidisciplinar e interdisciplinar. Sobre o que ela considerará, assinalar a alternativa INCORRETA.
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97Q1081109 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Anos Iniciais, Prefeitura de Roque Gonzales RS, OBJETIVA, 2024

A Lei nº 13.146/2015 institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Tal lei é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Sendo assim, segundo consta expressamente na referida lei, assinalar a alternativa CORRETA:
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98Q1030439 | Pedagogia, Legislação da Educação, Anos Iniciais, SEEC RN, FGV, 2025

O direito à educação é contemplado pelo Estatuto da criança e do Adolescente (Lei n. 8.069/ 1990), que, no capítulo IV prevê uma série de direitos relacionados ao tema.

No que diz respeito à educação da criança e do adolescente, constitui um dever do Estado assegurar:

I. Atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade.

II. Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.

III. Ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.

Está correto o que se afirma em

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99Q1034305 | Pedagogia, Legislação da Educação, Anos Iniciais, SEEC RN, FGV, 2025

As opções abaixo exibem os processos formativos compreendidos como educação, de acordo com Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/1996), à exceção de uma. Assinale-a.
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100Q1081241 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Anos Iniciais, Prefeitura de Guadalupe PI, OBJETIVA, 2025

De acordo com a Lei nº 13.146/2015 − Estatuto da Pessoa com Deficiência, sobre os direitos da pessoa com deficiência, assinalar a alternativa CORRETA.
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