Questões de Concursos Antropólogo

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1Q714528 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

Quanto ao conceito de cultura, tal como tem sido elaborado pela moderna antropologia, julgue os itens subsequentes e assinale a alternativa correta.

I A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence.

II Um trabalho fundamental para a compreensão desse problema é o livro “O Pensamento Selvagem”, de Claude Lévi-Strauss, que refuta a abordagem evolucionista de que as sociedades simples dispõem de um pensamento mágico que antecede o científico e que, portanto, lhe é inferior.

III A cultura é um processo acumulativo que resulta de toda a experiência histórica das gerações anteriores. É um processo que limita ou estimula a ação criativa do indivíduo.

IV A nossa herança cultural, desenvolvida por meio de inúmeras gerações, sempre nos condicionou a agir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade.

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2Q714721 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

A respeito dos conceitos centrais da vertente analítica do Evolucionismo no estudo da Antropologia, julgue os itens a seguir.

I Hoje em dia, podem ser rejeitados os fundamentos teóricos do Evolucionismo, mas não se deve esquecer que foram estes primeiros estudiosos os introdutores da pesquisa de campo, ou trabalho de campo, processo que ainda hoje norteia os métodos e técnicas de pesquisa antropológica.

II Para os teóricos do Evolucionismo, as sociedades humanas deviam ser comparadas entre si por meio de seus costumes. Mas tais costumes são definidos pelo investigador e não são situados lado a lado, de modo horizontal.

III O Evolucionismo considera que os costumes têm uma substância comum, uma individualidade e, evidentemente, um fim. Mas o fim não é jamais discutido pelos teóricos do século XIX, porque é sempre encarado como a encarnação da sociedade branca, tecnológica e europeia onde viviam esses pesquisadores.

IV Para os teóricos evolucionistas as sociedades se desenvolvem de modo linear, irreversivelmente, como eventos, que podem ser tomados como causas; e outros, como consequências.

V Para os evolucionistas, é o contexto que vai permitir situar cada costume como uma ilustração crítica de momentos ou estágios socioculturais específicos.

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3Q714821 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

Considerando os parâmetros consagrados da antropologia social e cultural, julgue os itens a seguir.

I Como inventor de mundos, o homem é certamente animal. Outros não poderão conhecer senão aqueles mundos possibilitados pelos seus órgãos de sentido, pelas suas estruturas cerebrais, pelas suas condições de vida.

II Uma diferença central entre homens e animais relaciona-se à capacidade humana de simbolizar e, por meio da linguagem, acumular conhecimentos, que são transmitidos de geração a geração.

III Sem a socialização e o aprendizado cultural, o homem, tal qual o conhecemos, seria física e mentalmente inviável.

IV Hoje em dia, pode-se rejeitar o evolucionismo social, mas não se deve esquecer ter sido essa a vertente analítica que fundiu, definitivamente, o nós e os outros em uma só espécie.

V Muito longe das coisas em si, a apreensão que os homens têm do mundo é antropocêntrica. O antropocentrismo é a condição inicial e final de toda relação do homem com o universo.

A quantidade de itens certos é igual a

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4Q714850 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

A respeito dos métodos e técnicas de pesquisa em Antropologia, assinale a alternativa correta.

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5Q714890 | Antropologia, Antropólogo, FUNAI, FUNRIO

Durante todo o século XIX, o conceito de raça foi muito utilizado por intelectuais que procuravam analisar as diferenças entre as sociedades humanas. A crítica às teorias racistas constitui importante capítulo na história da Antropologia fazendo emergir o relativismo cultural. Um dos aspectos mais importantes desta critica consistiu em distinguir a noção de evolução biológica da noção de evolução social e cultural. Para Claude Lévi Strauss no artigo “Raça e História”,
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6Q714876 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

Acerca da cultura popular, no sentido estrito de cultura do povo, assinale a alternativa correta.

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7Q714534 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

A respeito do social e do cultural como categorias do estudo da Atropologia, julgue os itens que se seguem e assinale a alternativa correta.

I Dado o fato de que a cultura pode ser reificada no tempo e no espaço (por meio de sua projeção e materialização em objetos), ela pode sobreviver à sociedade que a atualiza em um conjunto de práticas concretas e visíveis.

II Pode haver cultura sem sociedade, embora não possa haver sociedade sem cultura.

III Ter tradição não significa, necessariamente, vivenciar as regras de modo consciente, colocando-as dentro de uma forma qualquer de temporalidade.

IV Não se pode afirmar que sociedades sem tradição sejam sistemas coletivos sem cultura.

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8Q714583 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

A respeito do conceito de relativismo social, julgue os itens a seguir.

I O que a perspectiva de Malinowski indicava era a verdadeira possibilidade de uma compreensão por meio da “comparação por contraste” ou “comparação relativizadora”, uma modalidade de dar sentido à diversidade social, tomando como foco a própria descontinuidade, voltando-se contra a sociedade do observador.

II O relativismo cultural é considerado como uma filosofia moral problemática, na medida em que implica sua autonegação.

III O etnocentrismo é um fenômeno universal e está associado à propensão dos homens a considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural.

IV A ideia de relativismo social tem como pressuposto uma rígida igualdade entre valores absolutos e valores universais.

V Quando vemos um costume diferente, é que acabamos reconhecendo, pelo contraste, nosso próprio costume.

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9Q714546 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

Um estudo de caso etnográfico possui três momentos: uma etapa inicial de planejamento, uma etapa prolongada de trabalho de campo ou de coleta de dados e uma etapa final de sistematização e elaboração do relatório final da pesquisa. Na etapa intermediária, podem ser utilizadas as seguintes técnicas

I o trabalho de campo deve ser desenvolvido por um longo tempo, com muitos encontros com os sujeitos, em seu ambiente natural, e o pesquisador deve ir acompanhando e participando das atividades cotidianas dos sujeitos, buscando descrever a situação, compreendê-la e revelar os seus múltiplos significados.

II a etapa intermediária constitui fonte natural de informação para o pesquisador, referindo-se a qualquer narrativa feita na primeira pessoa que descreva ações, experiências e crenças dos indivíduos.

III a etapa intermediária é utilizada para recolher dados descritivos na linguagem do próprio sujeito, permitindo ao investigador desenvolver intuitivamente uma ideia sobre a maneira como os sujeitos interpretam aspectos do mundo.

Considerando as técnicas de pesquisa apresentadas, assinale a alternativa que identifica, respectivamente, cada uma delas.

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10Q714810 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

A respeito da obra de Roberto DaMatta, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.

I Em “Carnaval, Malandros e Heróis”, DaMatta sustenta que o Carnaval é um ‘rito sem dono’, um festival com múltiplos planos. Segundo o autor, sabemos que, em geral, ali se encontram os marginais do universo socialmente reconhecido ou, quando são os ‘ricos’ que ocupam tais lugares, eles estão disfarçados ou divididos; viram deuses ou reis, são membros de um clube ou associação.

II De acordo com DaMatta, para delimitar posições e conquistar direitos dentro do espaço simbólico da “casa”, membros da sociedade brasileira recorrem ao que o autor define como a gramática do “Você sabe com quem está falando?”

III Para DaMatta, o uso do chamado “jeitinho brasileiro” acaba por engendrar um fenômeno muito conhecido e generalizado entre nós: a total desconfiança nas regras e decretos universalizantes. E essa desconfiança geraria sua própria antítese, que é a esperança permanente de vermos as leis serem finalmente implementadas e cumpridas.

IV Roberto DaMatta problematizou as noções de sagrado e profano ao analisar o carnaval brasileiro como um ritual de inversão.

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11Q714776 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

Analisando a antropologia como ciência social no Brasil, assinale a alternativa incorreta.

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12Q857093 | Direito Constitucional, Administracao publica servidores, Antropólogo, FUNDATEC, 2020

O Art. 41 da Constituição Federal estabelece que o servidor público estável só perderá o cargo:
I. Mediante despacho administrativo expresso e de imediato da autoridade competente que tiver ciência ou notícia de ocorrência de irregularidade. II. Mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa. III. Em virtude de sentença judicial transitada em julgado.
Quais estão corretas?
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13Q857564 | Informática, Microsoft Word e BrOfficeorg Writer, Antropólogo, FUNDATEC, 2020

Em relação ao programa Microsoft Word 2016, analise as assertivas abaixo:
I. Uma palavra pode estar, ao mesmo tempo, com o efeito de fonte Sobrescrito e possuir a cor da fonte vermelha. II. É possível inserir uma Tabela em outra. III. O alinhamento de texto é o centralizado. IV. O espaçamento entre linhas é de 1,5.
Quais estão corretas?
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14Q714537 | Antropologia, Antropólogo, FUNAI, FUNRIO

Segundo Clifford Geertz, “nós somos animais incompletos e inacabados que nos completamos e acabamos através da cultura – não através da cultura em geral, mas através de formas altamente particulares de cultura: dobuana e javanesa, Hopi e italiana, de classe alta e classe baixa, acadêmica e comercial.” Para este antropólogo, a Antropologia Cultural define-se como
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15Q442123 | Direito Constitucional, Índios, Antropólogo, FUNAI, FUNRIO

A Constituição de 1988 estabeleceu uma nova forma de pensar a relação com os povos indígenas em nosso território, reconhecendo serem eles coletividades culturalmente distintas, os habitantes originais desta terra chamada Brasil, por isso mesmo, detentores de direitos especiais. Esta "nova forma de pensar" representou mudanças consideráveis criando as bases para o estabelecimento de direito de uma sociedade pluriétnica e multicultural. Nos anos que se seguiram novos projetos de lei foram apresentados ao Congresso Nacional visando rever o antigo Estatuto do Índio e regulamentar diversos aspectos da Constituição relacionados aos direitos indígenas. Rompeu-se com alguns paradigmas anteriores, exceto com
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16Q857551 | Informática, Teclas de atalho, Antropólogo, FUNDATEC, 2020

Tendo como base as teclas de atalho (também conhecidas como combinação de teclas do teclado hardware) do Browser Google Chrome em sua versão atualizada, comumente utilizadas por um grande número de usuários ao navegarem em páginas da Web (internet), assinale a alternativa que se refere, respectivamente, a “Abrir uma nova aba” e “Fecha a aba ativa”.
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17Q714926 | Antropologia, Antropólogo, FUNAI, FUNRIO

A idéia de que a alteridade é um aspecto fundante da antropologia, sem a qual a disciplina não reconhece a si própria está presente em autores como Roberto da Mata e Marisa Peirano. Esta última desenvolve o argumento que a tendência da Antropologia no Brasil tem sido a de tomar o Brasil como caso etnográfico privilegiado. No artigo “Antropologia no Brasil” esta autora apresenta uma tipologia onde pretende abarcar os quatro movimentos principais da Antropologia no Brasil: a alteridade radical; o contato com a alteridade; a alteridade próxima; a alteridade mínima. Estes movimentos equivalem respectivamente a
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18Q714955 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

Acerca da neutralidade científica e a postura contemporânea do antropólogo, assinale a alternativa correta.

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19Q853828 | Matemática, Aritmética e Problemas, Antropólogo, FUNDATEC, 2020

Lista de símbolos:
? Condicional
?? Bicondicional
? Conector “e”
? Conector “ou”
? Conector “ou” exclusivo
¬ Negação da proposição
O juro simples obtido na aplicação de R$6.500,00 durante um semestre, com uma taxa de 2% ao bimestre, é:
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20Q714524 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

Nos anos 80 do século passado, Roberto DaMatta, em um artigo que se tornou famoso – A fábula das três raças –, utilizando-se fartamente do estruturalismo e das categorias de Dumont, procura explicar "o racismo à brasileira" como uma construção cultural ímpar e específica. Acerca dessa teoria, julgue os itens subsequentes.

I A teoria, no dizer de Roberto DaMatta, substitue, no Brasil, a noção de indivíduo, para recriar, em pleno reino formal da cidadania, a hierarquia racial, ameaçada com o fim da escravatura e da sociedade de castas.

II A proposta teórica de Roberto DaMatta é clara: o Brasil não é uma sociedade igualitária de feição clássica, pois convive bem com hierarquias sociais e privilégios, é entrecortada por dois padrões ideológicos, ainda que não seja exatamente uma sociedade hierárquica de tipo indiano.

III Aqueles que tentam analisar a sociedade brasileira segundo os mesmos moldes teóricos das sociedades modernas e individualistas do Ocidente, desenvolveram um sistema teórico que deu conta do modo preciso em que se articulam os diversos elementos ou aspectos do racismo.

IV Os marxistas, ao tratar a "democracia racial" como uma "superestrutura", acabaram por reforçar a ideia de mito, transformando-a em construto supraconjuntural, própria a uma formação social, muito próxima dos processos de longa duração.

V A democracia racial não é nem mais nem menos duradoura que o "racismo científico".

A quantidade de itens certos é igual a

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