Questões de Concursos: Antropólogo

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Antropólogo. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q714830 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

A observação participante

22 Q714545 | Antropologia, Antropólogo, FUNAI, FUNRIO

Clifford Geertz refletindo sobre a complexidade do mundo contemporâneo observou a desmontagem de grandes teorias e conceitos integradores e totalizantes que durante muito tempo ajudaram a organizar as idéias dos antropólogos e cientistas sociais. Neste movimento, surgiu o chamado “pós-modernismo”. Na visão de Geertz, o pós-modernismo consiste em:

23 Q714525 | Antropologia, Antropólogo, FUNAI, FUNRIO

Os estudos de demografia indicam que, diferentemente de outras populações no mundo, os povos indígenas na América Latina se encontram num processo de crescimento populacional. Os altos níveis de fecundidade desses povos estão sendo mantidos, nos últimos 10 anos pelo menos, e a taxa de crescimento anual está sendo estimada, de uma maneira geral, em 3% ao ano. Particularmente no Brasil, os censos demográficos sinalizam um incremento da população indígena. Especialistas indicam como causas associadas para este fenômeno a(s)

24 Q714541 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

Acerca do compromisso ético e da responsabilidade social do antropólogo, assinale a alternativa correta.

25 Q714567 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

Os autores pós-modernos sofreram grande influência da vertente interpretativa da antropologia americana. Introduzindo questões relativas à hermenêutica, passaram a ver a cultura como um texto, uma tessitura de significados elaborados socialmente pelos homens e sua exegese, como o ofício da Antropologia. Acerca do tema, assinale a alternativa correta.

26 Q714642 | Antropologia, Antropólogo, FUNAI, FUNRIO

O antropólogo Eduardo Viveiros de Castro analisa o que ele mesmo denomina de “processo de juridificação da questão “quem é índio” no Brasil”. Para a garantia e oficialização das demarcações de terra, “o Estado e seu arcabouço jurídico-legal funcionam – diz o antropólogo – como moinhos produtores de substâncias, categorias, papéis, funções, sujeitos, titulares desse ou daquele direito, etc.” Invocando a formação disciplinar clássica da Antropologia, Viveiros de Castro sinaliza os perigos da posição do antropólogo evolvido com os laudos antropológicos. Para ele, o antropólogo passou a ter uma ”atribuição complicada”. Ele passou a ter o poder de discriminar quem é índio e quem não é índio, ou antes, a prerrogativa de pronunciar-se com autoridade sobre a matéria, de modo a instruir a instancia que tem realmente tal poder de discriminação, o Poder Judiciário.” A base do argumento de Viveiros de Castro repousa numa das premissas fundantes da Antropologia, qual seja:

27 Q714685 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

Uma canção extremamente popular, daquelas que encontrou eco na massa, mas que tenha sido veiculada pelos meios modernos de comunicação e da qual se conhece o autor é classificada como

28 Q714947 | Antropologia, Antropólogo, FUNAI, FUNRIO

Um dos autores clássicos da Antropologia é Marcel Mauss que elaborou a teoria social da reciprocidade analisando formas de economia e de direito que precederam as das sociedades modernas. Retirando exemplos de diferentes sociedades tribais, Mauss empreende a relativização do moderno conceito de indivíduo ao demonstrar que

29 Q714747 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

Até hoje, seria impensável escrever a respeito de bruxaria, magia, religião, crenças referentes à causalidade, e mesmo acerca da sociologia geral do conhecimento sem mencionar o nome de _____________. Clássica também na sua forma tornou-se um exemplo da chamada monografia teóricodescritiva que, aliás, terá seu modelo mais bem acabado em Os Nuer, publicado três anos depois de Bruxaria: uma prosa elegante, descrições precisas, frases curtas e secas.

O nome que completa corretamente a lacuna acima é

30 Q714956 | Antropologia, Antropólogo, FUNAI, FUNRIO

A questão do direito territorial dos índios teve um tratamento legal em nosso país absolutamente original e criativo. As bases filosóficas desse direito territorial dos índios estão assentadas em:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.