Questões de Concursos Antropólogo

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21Q714982 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

A antropologia comprometida, praticada na década de 70 do século passado por um grupo de antropólogos latinoamericanos, defendia os interesses de que tipo de população?

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22Q714568 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

Acerca da proteção dos direitos culturais de populações indígenas e tradicionais na Constituição Federal, assinale a alternativa correta.

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23Q714436 | Antropologia, Antropólogo, FUNAI, FUNRIO

Adam Kuper em seu ensaio “Cultura, Diferença, Identidade” chama a atenção para o surgimento, nas décadas de 1980 e 1990, no contexto dos Estados Unidos, de uma teoria popular da cultura”. Kuper assinala que “os antropólogos contemporâneos estão apreensivos com o essencialismo implícito nessa teoria popular da cultura”. Segundo esta teoria, “uma pessoa tem uma identidade essencial, que deriva do caráter essencial da coletividade à qual pertence”. No entendimento dos antropólogos contemporâneos, os conceitos de cultura e identidade são
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24Q714552 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

Acerca de conceitos centrais da Antropologia, assinale a alternativa incorreta.

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25Q714830 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

A observação participante

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26Q714525 | Antropologia, Antropólogo, FUNAI, FUNRIO

Os estudos de demografia indicam que, diferentemente de outras populações no mundo, os povos indígenas na América Latina se encontram num processo de crescimento populacional. Os altos níveis de fecundidade desses povos estão sendo mantidos, nos últimos 10 anos pelo menos, e a taxa de crescimento anual está sendo estimada, de uma maneira geral, em 3% ao ano. Particularmente no Brasil, os censos demográficos sinalizam um incremento da população indígena. Especialistas indicam como causas associadas para este fenômeno a(s)
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27Q714545 | Antropologia, Antropólogo, FUNAI, FUNRIO

Clifford Geertz refletindo sobre a complexidade do mundo contemporâneo observou a desmontagem de grandes teorias e conceitos integradores e totalizantes que durante muito tempo ajudaram a organizar as idéias dos antropólogos e cientistas sociais. Neste movimento, surgiu o chamado “pós-modernismo”. Na visão de Geertz, o pós-modernismo consiste em:
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28Q847498 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Antropólogo, FUNDATEC, 2020

Lista de símbolos:
? Condicional
?? Bicondicional
? Conector “e”
? Conector “ou”
? Conector “ou” exclusivo
¬ Negação da proposição
A negação da proposição “Se o queijo é amargo, então o vinho é doce” é:
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29Q714541 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

Acerca do compromisso ético e da responsabilidade social do antropólogo, assinale a alternativa correta.

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30Q714567 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

Os autores pós-modernos sofreram grande influência da vertente interpretativa da antropologia americana. Introduzindo questões relativas à hermenêutica, passaram a ver a cultura como um texto, uma tessitura de significados elaborados socialmente pelos homens e sua exegese, como o ofício da Antropologia. Acerca do tema, assinale a alternativa correta.

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31Q850011 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Antropólogo, FUNDATEC, 2020

Lista de símbolos:
? Condicional
?? Bicondicional
? Conector “e”
? Conector “ou”
? Conector “ou” exclusivo
¬ Negação da proposição
Se P, Q e R são proposições simples verdadeiras, então o valor lógico de (P ? Q) ? (¬P ? ¬R) é:
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32Q714642 | Antropologia, Antropólogo, FUNAI, FUNRIO

O antropólogo Eduardo Viveiros de Castro analisa o que ele mesmo denomina de “processo de juridificação da questão “quem é índio” no Brasil”. Para a garantia e oficialização das demarcações de terra, “o Estado e seu arcabouço jurídico-legal funcionam – diz o antropólogo – como moinhos produtores de substâncias, categorias, papéis, funções, sujeitos, titulares desse ou daquele direito, etc.” Invocando a formação disciplinar clássica da Antropologia, Viveiros de Castro sinaliza os perigos da posição do antropólogo evolvido com os laudos antropológicos. Para ele, o antropólogo passou a ter uma ”atribuição complicada”. Ele passou a ter o poder de discriminar quem é índio e quem não é índio, ou antes, a prerrogativa de pronunciar-se com autoridade sobre a matéria, de modo a instruir a instancia que tem realmente tal poder de discriminação, o Poder Judiciário.” A base do argumento de Viveiros de Castro repousa numa das premissas fundantes da Antropologia, qual seja:
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33Q714947 | Antropologia, Antropólogo, FUNAI, FUNRIO

Um dos autores clássicos da Antropologia é Marcel Mauss que elaborou a teoria social da reciprocidade analisando formas de economia e de direito que precederam as das sociedades modernas. Retirando exemplos de diferentes sociedades tribais, Mauss empreende a relativização do moderno conceito de indivíduo ao demonstrar que
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34Q714685 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

Uma canção extremamente popular, daquelas que encontrou eco na massa, mas que tenha sido veiculada pelos meios modernos de comunicação e da qual se conhece o autor é classificada como

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35Q714747 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

Até hoje, seria impensável escrever a respeito de bruxaria, magia, religião, crenças referentes à causalidade, e mesmo acerca da sociologia geral do conhecimento sem mencionar o nome de _____________. Clássica também na sua forma tornou-se um exemplo da chamada monografia teóricodescritiva que, aliás, terá seu modelo mais bem acabado em Os Nuer, publicado três anos depois de Bruxaria: uma prosa elegante, descrições precisas, frases curtas e secas.

O nome que completa corretamente a lacuna acima é

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36Q714956 | Antropologia, Antropólogo, FUNAI, FUNRIO

A questão do direito territorial dos índios teve um tratamento legal em nosso país absolutamente original e criativo. As bases filosóficas desse direito territorial dos índios estão assentadas em:
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37Q714937 | Antropologia, Antropólogo, FUNAI, FUNRIO

Antropólogos contemporâneos vêm chamando a atenção para a necessidade de rompimento com uma visão estática que embasa a idéia de cultura, abrindo caminho para uma visão que integre a dinâmica, a criatividade e a mudança. Dominique Gallois assinala que no Brasil, especialmente, em função do alto valor simbólico atribuído a tudo que se refere ao índio, tende-se a congelar uma imagem idealizada do que seja a cultura indígena. Um dos principais atributos desta visão congelada de cultura consiste em:
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38Q714445 | Antropologia, Antropólogo, FUNAI, FUNRIO

Os antropólogos vêm sendo cada vez mais convocados a produzirem laudos – principalmente os que envolvem sociedades indígenas, populações tradicionais e impactos sócio-ambientais e de projetos de desenvolvimento. Largamente discutido e problematizado, o papel da perícia antropológica inclui diversos temas de relevância social e política. A atividade pericial insere-se no cenário da antropologia em um contexto muito específico, introduzindo parcerias governamentais, reeditando questões epistemológicas e éticas e inaugurando um estreito relacionamento entre Antropologia e Direito. Se, por um lado, este movimento tem sido muito positivo, abrindo novas perspectivas e usos sociais para a pesquisa antropológica, por outro lado, vemos surgir novas questões relacionadas às fronteiras disciplinares e às áreas de competência. Neste sentido, alguns seminários e reuniões de antropólogos vêm procurando tirar algumas diretrizes básicas para orientar o trabalho do antropólogo envolvido com a produção dos laudos. São diretrizes consensuais:
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39Q714840 | Antropologia, Antropólogo, IPHAN, FUNIVERSA

Acerca das características do aparato legal-burocrático que define as relações entre o Estado brasileiro e as populações indígenas, assinale a alternativa incorreta.

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40Q714875 | Antropologia, Antropólogo, FUNAI, FUNRIO

O antropólogo William Foote-Whyte escreveu um ensaio que se tornou clássico em Antropologia, no qual explicita algumas considerações metodológicas sobre a pesquisa de campo e a etnografia, procedimentos que distinguem o fazer antropológico. O conceito por ele explorado de “observação participante” consiste em que o antropólogo:
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