Início

Questões de Concursos Apoio Administrativo

Resolva questões de Apoio Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


22Q42221 | Conhecimentos Específicos, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT

A Resolução nº 1, do Conselho Nacional de Educação, de 17 de junho de 2004, é um importante documento que trata de um dos aspectos das diferenças culturais no Brasil. Esta resolução institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q29212 | Conhecimentos Específicos, Raciocínio Matemático, Apoio Administrativo, CODEBA, FGV

Em uma empresa, 25% dos funcionários que vão de bicicleta para o trabalho levam marmita e 75% dos funcionários que levam marmita vão de bicicleta para o trabalho. Nessa empresa, 80 funcionários levam marmita.

O número de funcionários que vão de bicicleta para o trabalho é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q29224 | Administração Geral, Apoio Administrativo, CODEBA, FGV

O planejamento formal nas organizações prevê a formulação de objetivos que especifiquem os estágios a serem atingidos. Definidos a partir da visão e da missão da organização, os objetivos podem ser classificados de acordo com os níveis organizacionais aos quais estão relacionados.

Assinale a opção em que esses níveis estão listados corretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q42190 | Português, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT

Leia o enunciado a seguir.

“Respeite a velocidade, a sinalização e só ultrapasse pela esquerda.
No trânsito é preciso ter sempre em mente o perigo que você pode causar aos outros e a si mesmo. O excesso de velocidade causa muitos acidentes e aumenta bastante a chance de vítimas fatais. Respeite a vida. Dirija com consciência.”

(In Revista RDM. Dez/2009, ano XI, p.25).
 
Sobre  a   compreensão  do   texto,  é   correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q42197 | Conhecimentos Específicos, Conhecimentos Complementares, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT

O servidor público possui a obrigação de fazer da sua carreira uma continuação do Estado, aproximando-o do cidadão. Para alcançar este objetivo, o servidor deve atuar segundo o princípio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q29243 | Contabilidade Geral, Apoio Administrativo, CODEBA, FGV

Em 31/12/2015 uma empresa possuía participações permanentes no capital social de outras sociedades.

Assinale a opção que indica a correta classificação dessas participações no Balanço Patrimonial da empresa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q29214 | Raciocínio Lógico, Apoio Administrativo, CODEBA, FGV

Uma sequência de números inteiros positivos é formada seguindo três regras. A partir de um número inteiro positivo, aplica-se a regra adequada a ele para se obter o segundo termo da sequência. Para cada novo termo obtido, aplica-se a regra adequada a ele para se obter o termo seguinte.

As três regras são:

Regra 1: se o inteiro é menor ou igual a 9, multiplique-o por 7;
Regra 2: se o inteiro é maior do que 9 e par, divida-o por 2;
Regra 3: se o inteiro é maior do que 9 e ímpar, subtraia 5 dele.

Na sequência cujo primeiro termo é 16, tem-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q29227 | Administração Geral, Apoio Administrativo, CODEBA, FGV

As organizações que atuam em ambientes cada vez mais dinâmicos, complexos e competitivos demandam diversas capacidades inovadoras que possibilitam alterar tanto a cultura quanto o clima organizacional.

Assinale a opção que indica o conjunto de características que chamamos de capacidade inovadora.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q29234 | Redação Oficial, Apoio Administrativo, CODEBA, FGV

Na redação de um parecer sobre determinado assunto, o Agente de Apoio Administrativo deve empregar o seguinte tipo de linguagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q42184 | Português, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT

“EQUIPAMENTO EM 220V”
Se sua rede elétrica for de 110V é necessário, antes de ligá-lo, mudar a chave seletora de tensão, que se encontra na parte traseira do equipamento, para 115V.
 
Ultimamente, é muito comum o leitor encontrar esta tipologia textual em produtos de uso no trabalho e em casa.
Assinale a alternativa correta que indica o produto onde o texto I é encontrado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q29223 | Direito Marítimo, Apoio Administrativo, CODEBA, FGV

Assinale a opção que indica o prazo dos contratos de concessão e de arrendamento de bem público destinado à atividade portuária.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q29204 | Português, Apoio Administrativo, CODEBA, FGV

Texto associado.
Texto I
Atividade humana causa “marcas evidentes” no registro geológico

      A atividade humana alterou os sistemas naturais da Terra a tal ponto e deixou marcas tão evidentes no registro geológico do planeta que, se os especialistas assim decidirem, as gerações futuras não deverão ter problemas em identificar o chamado Antropoceno, a “era dos humanos”. Esta é a conclusão de uma equipe internacional de cientistas após uma revisão de diversos estudos relacionados ao assunto, publicada na edição desta semana da revista “Science”.
      Cunhado pelo biólogo americano Eugene F. Stoermer no início dos anos 1980, o termo Antropoceno faz referência à maneira como os geólogos nomeiam os vários éons, eras, períodos, épocas e idades pelas quais a Terra passou nos seus cerca de 4,6 bilhões de anos de existência. De lá para cá, ele tem sido usado com cada vez mais frequência por pesquisadores e profissionais das mais variadas áreas para destacar como a Humanidade está mudando nosso planeta.

(Cesar Baima, O Globo, 08/01/2016) 
“A atividade humana alterou os sistemas naturais da Terra a tal ponto e deixou marcas tão evidentes no registro geológico do planeta...”.

Se considerarmos o fato de a atividade humana ter alterado os sistemas naturais da Terra como uma tese, o argumento que a apoia é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q42206 | Conhecimentos Específicos, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT

Uma pesquisa mostrou que em uma escola, 2/5 dos alunos vão para casa de ônibus; 2/10 dos alunos vão de bicicleta e os 32 alunos restantes vão de carro.

Qual o número total de alunos desta escola?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q29225 | Administração Geral, Apoio Administrativo, CODEBA, FGV

O processo de tomada de decisão em uma organização pode adotar diversos estilos que variam em orientação – pessoas ou tarefas – e complexidade cognitiva – alta ou baixa. Essas diferenças são, em geral, ligadas às características dos líderes, responsáveis por conduzir esse processo.

Assinale a opção que apresenta os estilos de tomada de decisão orientados para pessoas, independentemente da sua complexidade cognitiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q29202 | Português, Apoio Administrativo, CODEBA, FGV

Texto associado.
Texto I
Atividade humana causa “marcas evidentes” no registro geológico

      A atividade humana alterou os sistemas naturais da Terra a tal ponto e deixou marcas tão evidentes no registro geológico do planeta que, se os especialistas assim decidirem, as gerações futuras não deverão ter problemas em identificar o chamado Antropoceno, a “era dos humanos”. Esta é a conclusão de uma equipe internacional de cientistas após uma revisão de diversos estudos relacionados ao assunto, publicada na edição desta semana da revista “Science”.
      Cunhado pelo biólogo americano Eugene F. Stoermer no início dos anos 1980, o termo Antropoceno faz referência à maneira como os geólogos nomeiam os vários éons, eras, períodos, épocas e idades pelas quais a Terra passou nos seus cerca de 4,6 bilhões de anos de existência. De lá para cá, ele tem sido usado com cada vez mais frequência por pesquisadores e profissionais das mais variadas áreas para destacar como a Humanidade está mudando nosso planeta.

(Cesar Baima, O Globo, 08/01/2016) 
O título dado ao texto – Atividade humana causa “marcas evidentes” no registro geológico – indica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q42198 | Conhecimentos Específicos, Conhecimentos Complementares, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT

Sobre o ingresso e permanência do servidor na carreira, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q42216 | Conhecimentos Específicos, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT

Libânio (2009) aponta quatro funções que a escola de hoje precisa assumir para formar cidadãos mais preparados e qualificados para um novo tempo.

Com base no autor, é correto afirmar que uma dessas funções é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q42217 | Conhecimentos Específicos, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT

Na Conferência Mundial de Educação para Todos, realizada em Jomtien, Tailândia, em 1990, difundiu-se a ideia de que a educação deveria satisfazer:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.