Início

Questões de Concursos Arquiteto

Resolva questões de Arquiteto comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1881Q721559 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Arquiteto, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

Nos últimos anos, a agricultura comercial tem se expandido em direção ao Centro-Oeste. Com base nessa informação, qual dos produtos NÃO faz parte da agricultura comercial atualmente, uma vez que tem perdido a sua importância frente a outras culturas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1882Q720301 | Arquitetura, Arquiteto, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

No caso de condomínios existe também um documento ambiental a mais, expedido pelo IAP. Qual é esse documento?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1883Q807894 | Legislação Federal, Lei 6766 1979, Arquiteto, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, referentes a requisitos necessários para a implantação de loteamentos, segundo a Lei n.º 6.766/1979.

As vias de loteamento deverão articular-se com as vias adjacentes oficiais, existentes ou projetadas, e harmonizar-se com a topografia local.

  1. ✂️
  2. ✂️

1884Q407255 | Direito Administrativo, Parte Geral, Arquiteto, BNDES, CESGRANRIO

Consoante a Lei Geral das Licitações, o denominado Projeto Básico deve possuir os seguintes elementos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1885Q719849 | Arquitetura, Arquiteto, FUB, CESPE CEBRASPE

O arranha-céu passou a ser símbolo do progresso industrial nas grandes cidades do mundo desenvolvido. Na cidade de Nova Iorque, por exemplo, houve uma corrida entre empreendedores em busca da construção do edifício mais alto. Como fruto desse fenômeno, surgiram edifícios que hoje são considerados símbolos da cidade, como o Empire State Building, o Chrysler Building e, mais tarde, o Rockfeller Center. Com relação a esse assunto, julgue o item subsequente.

O edifício de grande altura tornou-se viável em decorrência, em parte, da invenção do elevador, no século XIX. No século XXI, surgiu o elevador sem casa de máquinas, o que otimizou o espaço ocupado pelo maquinário, na cobertura do edifício.

  1. ✂️
  2. ✂️

1886Q717813 | Arquitetura, Arquiteto, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

A execução de obras e de serviços da administração pública, que deve levar em conta a previsão de custos e do prazo total, poderá ser realizada sob diversas formas e deverá obedecer a uma série de procedimentos legais. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A empreitada por preço global empregada em caso de contratação de obra não se aplica à contratação de serviço.

  1. ✂️
  2. ✂️

1887Q719631 | Arquitetura, Arquiteto, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

Todas as obras e serviços de construção, realizadas sobre o território do município de Paranaguá (Lei complementar 67/2007- Código de Obras do Município de Paranaguá-PR), serão executadas, obrigatoriamente, mediante licença ou alvará prévios, expedidos pela Prefeitura Municipal, obedecidas as normas desta Lei e das Leis Estaduais e Federais aplicáveis.

O processo de aprovação dos projetos será constituído dos seguintes elementos, exceto:

I - Consulta prévia.

II - Projeto arquitetônico completo.

III - Memorial Descritivo da Obra.

IV - Projeto de Instalações Elétricas.

V - Projeto Estrutural.

VI - Vias da ART, destinada aos órgãos públicos.

VII - Projetos de fossa e de sumidouro.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1888Q724503 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Arquiteto, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

Sobre o impacto do turismo nas cidades brasileiras, analise as afirmativas a seguir.

I. Famoso por sua diversidade cultural, recursos naturais e belas paisagens, o Brasil conta com um mercado de turismo significativo. É um fluxo de 273 milhões de turistas ao ano, em viagens de lazer e negócios.

II. Apesar do grande volume de pessoas circulando pelo País, 82% dos municípios têm baixo potencial para o turismo, considerando o número de visitantes recebidos e a presença de atrativos como praias, reservas ambientais e atividades ligadas ao patrimônio cultural.

III. O Brasil conta com apenas 975 cidades de potencial turístico significativo – a maior parte concentra-se na região Sudeste e Nordeste, sobressaindo, principalmente, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1889Q716311 | Arquitetura, Arquiteto, BNDES, VUNESP

Em uma reforma de edifício, a representação de elementos lineares das instalações e de suas interferências com as estruturas de cada andar está provocando uma multiplicação do número de pranchas de projeto e a necessidade de seccionamento dos desenhos para adequação aos formatos padronizados pela ABNT. O escritório responsável pelo desenvolvimento do projeto solicitou à fiscalização, que fosse autorizado o uso de formatos alongados. O procedimento adequado por parte da fiscalização, considerando as recomendações de Montenegro quanto ao tema, deve ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1890Q718392 | Arquitetura, Arquiteto, Prefeitura de Sorriso MT, ATAME Grupo

Durante a execução de uma casa, qual dos serviços descritos deverá ser executado por último?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1891Q717433 | Arquitetura, Arquiteto, CEFET RJ, CONSULPLAN

Quanto às convenções determinadas para representação gráfica de esquadrias, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1892Q719020 | Arquitetura, Arquiteto, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

Quais os documentos mínimos relativos ao imóvel necessários para averbação em cartório, de uma construção pronta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1893Q718277 | Arquitetura, Arquiteto, Prefeitura de Maricá RJ, FUNRIO

Um centro de saúde possui 320 leitos distribuídos em 3 pavimentos e seu consumo diário de água por leito é de 250 litros. Sabendo-se que é recomendável um acréscimo de 25% sobre o volume total dos reservatórios (superior e inferior) o volume do reservatório inferior deverá ser de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1894Q720118 | Arquitetura, Arquiteto, BNDES, VUNESP

O gesso pode ser usado internamente às construções

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1895Q716026 | Arquitetura, Arquiteto, Prefeitura de Itapema SC, IESES

Pelas normas técnicas, para efeito de projeto, o espectro que considera baixa tensão, para corrente alternada, as tensões mínima e máxima devem ficar entre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1896Q719099 | Arquitetura, Arquiteto, TJ CE, CESPE CEBRASPE

No design de interiores, a iluminação ocupa um lugar extremamente importante, já que o correto uso da luz pode contribuir para tornar o ambiente mais agradável. No que se refere a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Embora apresente baixo rendimento, a iluminação indireta é bastante uniforme, pois elimina as sombras duras e cria um efeito agradável.

  1. ✂️
  2. ✂️

1897Q716035 | Arquitetura, Arquiteto, CEFET RJ, CONSULPLAN

O ponto de um telhado é a relação entre sua:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1898Q718881 | Arquitetura, Arquiteto, CEF, CESGRANRIO

O projeto de conservação de edificações históricas possui metodologia específica e diferenciada dos serviços de reforma.

Em relação a essa metodologia, constata-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1899Q716324 | Arquitetura, Arquiteto, Prefeitura de Florianópolis SC, FEPESE

A execução da Política Municipal de Saneamento Básico será de competência da Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental, auxiliada pelo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1900Q807736 | Legislação Federal, Lei 6766 1979, Arquiteto, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

De acordo com a Lei Federal 6.766/79 (e suas atualizações), que regulamenta o Parcelamento de solo urbano, antes da elaboração do projeto de loteamento, o interessado deverá solicitar à Prefeitura Municipal, que defina as diretrizes urbanísticas apresentando, para este fim, requerimento e planta do imóvel contendo, pelo menos:

I - as curvas os nível à distância adequada, quando exigidas por lei estadual ou municipal.

II - o Projeto Geométrico de parcelamento de solo com a divisão dos lotes.

III - a indicação dos arruamentos contíguos a todo o perímetro, a localização das vias de comunicação, das áreas livres, dos equipamentos urbanos e comunitários existentes no local ou em suas adjacências, com as respectivas distâncias da área a ser loteada.

IV - as características, dimensões e localização das zonas de uso contíguas.

V - a localização dos cursos d’ água, bosques e construções existentes.

VI - os projetos de infra-estrutura como Rede de abastecimento de água, energia e esgotamento sanitário.

Das afirmativas acima são CORRETAS somente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.