Início

Questões de Concursos Arquiteto

Resolva questões de Arquiteto comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


801Q715503 | Arquitetura, Sistemas Construtivos, Arquiteto, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

Acerca de instalações elétricas e hidrossanitárias, julgue os itens a seguir.

O barrilete é a tubulação que se origina no reservatório e da qual derivam as colunas de distribuição quando o tipo de abastecimento é indireto. No caso do direto, pode ser considerado como tubulação diretamente ligada ao ramal predial ou diretamente ligada à fonte de abastecimento particular.

  1. ✂️
  2. ✂️

802Q718587 | Arquitetura, Projeto, Arquiteto, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

O adequado dimensionamento dos ambientes e a expressão gráfica são importantes ferramentas no momento de desenvolvimento de um projeto de arquitetura. Julgue os itens seguintes, acerca de desenho e ergonomia.

Em um ambiente de trabalho, deve ser variável pelo menos uma das duas alturas relacionadas a atividades que exijam o desempenho do usuário sentado: a altura da cadeira e a altura do plano de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

803Q718340 | Arquitetura, Arquiteto, FMS PI, NUCEPE

Sobre a utilização do concreto nas construções, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

804Q531718 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Arquiteto, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

A primeira etapa do processo de construção de edifícios e obras civis, após a criação, desenho e aprovação do projeto de uma obra é denominada serviços preliminares. Esta fase trata da preparação do terreno, e envolve uma série de passos como a limpeza e a sondagem do solo, o levantamento topográfico, a locação da obra, a montagem do barracão e o pedido de ligações provisórias de água e energia elétrica, necessárias para o andamento da obra. A respeito dos serviços preliminares, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética. Em um terreno baldio, localizado em uma área com construções vizinhas, se iniciará as atividades de escavação para movimentação de terra. Essas atividades, conforme estudos preliminares, podem implicar risco de perda de estabilidade do terreno. Nessa situação, exemplos de soluções de contenção para estabilidade dos edifícios adjacentes são os taludes, perfis metálicos em associação com pranchões de madeira, as conteções mistas (taludes associados a perfis metálicos e pranchões) e as paredes diafragma.

  1. ✂️
  2. ✂️

805Q720151 | Arquitetura, Conforto ambiental, Arquiteto, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

A respeito do conforto ambiental, acústico, luminoso e térmico, julgue os itens a seguir.

A iluminação natural desejável para um ambiente escolar é a que tem a distribuição indireta e uniforme.

  1. ✂️
  2. ✂️

807Q691739 | Português, Interpretação de Textos, Arquiteto, AL GO, IADES, 2019

Texto associado.
                            O Poder Legislativo do estado de Goiás

                                        O Legislativo e a sociedade
1                               Desde a proclamação da República, em 1889, o Poder
                    Legislativo, entre os poderes constituídos, é o que melhor
                    reflete os diferentes momentos da política brasileira. Está
4                  presente no dia a dia das pessoas porque é o responsável
                    pela elaboração e discussão das leis que regem o país, o
                    estado e o município.
7                                O Legislativo também é responsável pela apreciação
                    da maioria dos atos do Poder Executivo. Isso significa que
                    passam pelos Parlamentos das diferentes esferas quase todas
10               as iniciativas tomadas pelo presidente da República, pelo
                    governador do estado ou pelo prefeito municipal, cabendo a
                    senadores, deputados federais e estaduais, além de
13                vereadores, a aprovação ou não das questões em discussão.
                                O Poder Legislativo é o meio do cidadão, a partir de
                    seus representantes eleitos pelo voto direto, participar e
16               intervir nos assuntos públicos, mas a história mostra que
                    nem sempre foi assim.
              
                                             Os conselhos gerais
                                 A primeira Constituição Brasileira, de 1824, instituiu
19                nas províncias do Império os Conselhos Gerais. Era uma
                    forma de garantir aos cidadãos o direito de intervir nos
                    negócios de sua província. Entretanto, segundo os
22               historiadores, esses Conselhos Gerais não constituíam um
                    poder autônomo e independente.
                                 As Assembleias Legislativas Provinciais nasceram na
25                primeira reforma constitucional brasileira, consubstanciada
                    na Lei no 12, de agosto de 1832, mais conhecida por Ato
                    Adicional. Elas funcionaram durante todo o período
28               conhecido como Primeira República.
                   
                    Disponível em: <https://portal.al.go.leg.br>.
                   Acesso em: 11 nov. 2018 (fragmento), com adaptações.
No último parágrafo, no fragmento “reforma constitucional brasileira, consubstanciada na Lei n° 12, de agosto de 1832, mais conhecida por Ato Adicional.”, o sentido da palavra sublinhada pode ser expresso corretamente por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

808Q715803 | Arquitetura, Arquiteto, Prefeitura de Itapema SC, IESES

Qual parâmetro urbanístico regula a densidade a lucratividade dos terrenos no uso e ocupação do solo urbano.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

809Q718638 | Arquitetura, Arquiteto, Prefeitura de São José dos Campos SP, VUNESP

Em uma planta topográfica, são destacadas uma em cada cinco curvas, correspondendo a um múltiplo de cinco da equidistância, que são denominadas curvas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

810Q717399 | Arquitetura, Projeto, Arquiteto, FUB, CESPE CEBRASPE

O planejamento urbano é entendido como o processo de criação e desenvolvimento de programas e ações que visam melhorar ou revitalizar aspectos relativos à qualidade de vida da população, em uma área urbana nova ou pré-existente. No que se refere ao planejamento urbano, julgue os itens a seguir.

O parcelamento do solo urbano é um instrumento de execução da política de desenvolvimento e expansão urbana discutido no âmbito estadual.

  1. ✂️
  2. ✂️

811Q715372 | Arquitetura, Sistemas Construtivos, Arquiteto, Assembléia Legislativa MS, FCC

Com referência à locação da obra, cabe à equipe de fiscalização verificar, entre outros aspectos,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

812Q717420 | Arquitetura, Projeto, Arquiteto, CDP PA, CESPE CEBRASPE

As conferências das cidades, que têm sido realizadas nas capitais brasileiras, têm discutido aspectos da política, da gestão, da infraestrutura e da regulação ambiental e urbana das cidades. Julgue os próximos itens, que tratam da questão urbana.

Nos projetos de parcelamento, as áreas destinadas à implantação de equipamento urbano e comunitário serão proporcionais à densidade de ocupação prevista pelo plano diretor ou aprovada por lei municipal para a zona em que se situem.

  1. ✂️
  2. ✂️

813Q715887 | Arquitetura, Arquiteto, TJ MG, FUNDEP UFMG

A retirada das formas e do escoramento só poderá ser feita quando o concreto se achar suficientemente endurecido para resistir às ações que sobre ele atuarem e não conduzir a deformações inaceitáveis, tendo em vista o valor baixo do módulo de deformação longitudinal do concreto e a maior probabilidade de grande deformação lenta quando o concreto é solicitado com pouca idade. Se não for demonstrado o atendimento das condições acima e não se tendo usado cimento de alta resistência inicial ou processo que acelere o endurecimento, a retirada das formas e do escoramento não deverá dar-se antes dos seguintes prazos:

• faces laterais: X dias;

• faces inferiores, deixando-se pontaletes bem encunhados e convenientemente espaçados: Y dias;

• faces inferiores, sem pontaletes: Z dias.

Os Valores X, Y e Z são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

814Q716145 | Arquitetura, Sistemas Construtivos, Arquiteto, SETEPS PA, CESPE CEBRASPE

Com relação a esquadrias, pisos e revestimentos, julgue os seguintes itens.

Em lugares de clima seco, pisos de tábua corrida são mais recomendados que pisos flutuantes (laminados de madeira).

  1. ✂️
  2. ✂️

815Q717451 | Arquitetura, Desenho técnico, Arquiteto, FUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 64 a 70 à luz das normas técnicas pertinentes aos parâmetros a serem seguidos quando da elaboração de desenhos técnicos.

A indicação dos limites da linha de cota pode ser feita por seta, desde que desenhada com linhas curtas, formando ângulos entre 15º e 30º. Essa seta pode ser aberta ou fechada e preenchida.

  1. ✂️
  2. ✂️

816Q718749 | Arquitetura, Arquiteto, Prefeitura de Itaúna MG

O que é representado através do Projeto Paisagístico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

817Q407520 | Direito Administrativo, Parte Geral, Arquiteto, MPOG, CESPE CEBRASPE

Com relação aos regimes de empreitada adotados em obras públicas, julgue os itens seguintes. Caso a administração contrate a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas, caracteriza-se a empreitada por preço global.
  1. ✂️
  2. ✂️

818Q720108 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Arquiteto, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

No ano de 2005, mais precisamente em julho, um casarão de dois pavimentos, localizado no bairro da Campina, área do centro histórico de Belém, sofreu um incêndio, tornando-se irrecuperáveis partes da construção anteriormente existente. Em sua teoria do restauro, Cesare Brandi (1096 ? 1988) afirma:

"A restauração constitui o momento metodológico do reconhecimento da obra de arte, na sua consistência física e na sua dúplice polaridade estética e histórica, com vistas à sua transmissão para o futuro?.

 "[...] A restauração deve visar ao restabelecimento da unidade potencial da obra de arte, desde que isso seja possível, sem cometer falso artístico ou um falso histórico, e sem cancelar nenhum traço da passagem da obra de arte no tempo?. (BRANDI, Cesare. Teoria da Restauração. Tradução Beatriz Mugayar Kühl. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004. p.30-33)

Segundo a Teoria de Brandi, nesse tipo de intervenção de restauração, o edifício danificado deveria ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

819Q717325 | Arquitetura, Projeto, Arquiteto, FUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, a respeito de subsistemas de infraestrutura urbana.

As redes de comunicações, que, juntamente com a de energia, costumam ser estruturadas em sistemas aéreos de localização de equipamentos, compreende as redes telefônica, de televisão a cabo e de Internet.

  1. ✂️
  2. ✂️

820Q719149 | Arquitetura, Desenho técnico, Arquiteto, SETEPS PA, CESPE CEBRASPE

Com relação ao uso do CAD (computer aided design) na arquitetura, julgue os itens que se seguem.

Para a impressão de uma prancha de formato A2, é imprescindível a geração de um arquivo de plotagem.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.