Início

Questões de Concursos Arquiteto

Resolva questões de Arquiteto comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


981Q720162 | Arquitetura, Sistemas Construtivos, Arquiteto, TJ PR, UFPR

As saídas de emergência das edificações devem atender às normas técnicas vigentes:

1. O número e a largura de escadas ou rampas como rotas de fuga dependem do uso da edificação.

2. A largura das escadas de emergência é um múltiplo das unidades de passagem (UP), critério de dimensionamento da norma técnica que equivale à largura de 80 cm.

3. As normas não estabelecem critérios para o dimensionamento das escadas que não são destinadas para saídas de emergência.

4. As escadas, rampas e descargas são dimensionadas em função do pavimento de maior população, o qual determina as larguras mínimas para os lanços correspondentes aos demais pavimentos, considerando-se o sentido de saída.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

982Q719397 | Arquitetura, Arquiteto, CEF, CESGRANRIO

A topografia de uma área tem estreita relação com o conforto ambiental. Dependendo do perfil altimétrico do entorno e da localização do observador, as condições de percepção do som variam significativamente.

O uso de taludes em margem de vias e a localização de um ouvinte em nível inferior, portanto, podem ser artifícios para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

983Q717120 | Arquitetura, Arquiteto, MPOG, CESPE CEBRASPE

Considerando que o planejamento assegura a conclusão da obra no prazo pactuado, julgue os itens subsequentes. A produção do cronograma físico-financeiro consiste na representação gráfica do plano de execução da obra; tal representação está relacionada ao orçamento da obra.
  1. ✂️
  2. ✂️

984Q719175 | Arquitetura, Projeto, Arquiteto, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

O arquiteto urbanista, ao trabalhar em parceria com a administração pública, deve dominar e considerar determinados aspectos em suas técnicas de desenho urbano. Nesse sentido, julgue os itens a seguir.

Aos espaços públicos, os urbanistas devem dar uma forma tal que a comunidade se sinta pessoalmente responsável por eles, fazendo que cada membro contribua à sua maneira para um ambiente com o qual possa se relacionar e se identificar.

  1. ✂️
  2. ✂️

985Q719716 | Arquitetura, Orçamento, Arquiteto, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, acerca de fiscalização, vistorias e contrato de obras e serviços de arquitetura e engenharia.

Uma obra de responsabilidade da administração pública e declarada de interesse social pode ser realizada com a dispensa de licitação.

  1. ✂️
  2. ✂️

986Q716397 | Arquitetura, Projeto, Arquiteto, TERRACAP DF, FUNIVERSA

Assinale a alternativa que apresenta informações que não devem estar contidas na representação de uma planta de situação (fase de estudo preliminar) para projetos de arquitetura.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

987Q716146 | Arquitetura, Arquiteto, FMS PI, NUCEPE

Analise a seguinte afirmação: “Na iluminação natural, a incidência da luz celeste alcança uma abertura zenital com 100%, enquanto que a incidência luminosa numa janela é de 50%”. Agora, marque a opção abaixo referente a essa afirmação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

988Q716412 | Arquitetura, Urbanístico, Arquiteto, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Na definição do traçado urbano em um projeto de urbanismo, devem ser considerados aspectos funcionais, formais e econômicos. Avenidas, ruas, caminhos e lotes podem assumir desenhos diferenciados conforme as características físico-espaciais do terreno, o tipo de atividade a ser desenvolvido e outras exigências do próprio contratante do projeto. Julgue os itens subseqüentes, acerca dos aspectos gerais que devem ser considerados na realização de um projeto de urbanismo.

Os traçados ortogonais têm custos maiores que os nãoortogonais e apresentam taxas de aproveitamento menores porque formam glebas irregulares, o que significa uma dupla deseconomia.

  1. ✂️
  2. ✂️

989Q716421 | Arquitetura, Conforto ambiental, Arquiteto, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

A respeito dos controles térmico, acústico e luminoso das edificações, julgue os itens que se seguem.

O heliodon é um instrumento utilizado para orientar a fonte luminosa que representa o Sol, calibrado relativamente a latitude, hora do dia e estações do ano, sendo útil nos estudos feitos com a utilização de maquetes, de iluminação natural e das sombras projetadas pelo Sol.

  1. ✂️
  2. ✂️

990Q719242 | Arquitetura, Arquiteto, Prefeitura de Criciúma SC, FEPESE

Qual dos comandos do menu Modify, no AutoCad, gera um arranjo de uma entidade ou grupo de entidades?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

991Q720525 | Arquitetura, Arquitetônico, Arquiteto, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando que a compatibilização entre os projetos de arquitetura, de estruturas e de instalações busca identificar as interferências entre si e visa apresentar soluções para eliminar as eventuais incompatibilidades, julgue os itens a seguir, relativos a esse tema. A interferência entre os projetos de arquitetura, os projetos estruturais em aço e os projetos de instalações pode ocasionar manifestações patológicas nas edificações, caso não seja identificada oportunamente na fase de projeto.
  1. ✂️
  2. ✂️

992Q814482 | Legislação Federal, Lei 10257 2001, Arquiteto, CEF, CESGRANRIO

O Plano Diretor constitui-se como um instrumento de política urbana, previsto na Lei nº 10257, de 10/07/2001. Além de municípios com mais de 20.000 habitantes, inseridos em regiões metropolitanas, em áreas turísticas, ou que possuam ecossistemas a preservar, esse plano abrange também a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

993Q719532 | Arquitetura, Arquiteto, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Acerca da teoria e da história da arquitetura e urbanismo, julgue os itens a seguir.

Desde a década de 80 do século XX, alguns arquitetos têm se dedicado ao estudo do comportamento das estruturas, visando à exploração máxima das potencialidades dos materiais e da tecnologia avançada, para a criação de soluções formalmente ousadas. Como resultado desse esforço, surgiu a chamada arquitetura high tech, que, classificada por alguns historiadores dentro do chamado tardomodernismo, tem como expoentes os ingleses Richard Rogers e Norman Foster, e o catalão Santiago Calatrava. Os seguidores desse movimento que caracterizam suas obras a partir dos elementos da estrutura, tubulações de infraestrutura, componentes da cobertura e equipamentos mecânicos para as circulações, adotam os mesmos princípios teóricos e conceituais dos modernistas, adaptados ao potencial tecnológico do mundo contemporâneo.

  1. ✂️
  2. ✂️

994Q720049 | Arquitetura, Arquiteto, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A urbanização, caracterizada pela ocupação e utilização de recursos naturais pelo homem, provoca alterações no ciclo hidrológico devido ao aumento de demanda de água, incremento na geração de detritos e modificações de perfil das bacias hidrográficas naturais. No período em que ocorrem precipitações sobre a bacia hidrográfica, a vazão aumenta de instante a instante até atingir um ponto máximo, decrescendo em seguida, de modo mais lento. Este acréscimo na descarga, por certo período de tempo, denomina-se cheia ou enchente. As enchentes são fenômenos naturais que são observados quando as águas atingem as áreas ribeirinhas, ou seja, quando a vazão ultrapassa a capacidade dos canais de escoamentos. As inundações podem ser intensificadas pela ação do homem, em vista de alterações no solo da bacia hidrográfica, como o desmatamento, o desnudamento, a urbanização e a consequente impermeabilização do solo. Pode-se dizer que a impermeabilização crescente da bacia hidrográfica resultante da substituição de áreas verdes por asfalto

I. gera um aumento no escoamento superficial em virtude da não infiltração da água no solo.

II. não gera alteração nos regimes dos rios que são sempre constantes, seja em bacias naturais ou urbanizadas.

III. gera uma diminuição da infiltração da água no solo com prejuízo da recarga dos aquíferos.

IV. gera uma alteração do regime dos rios tanto para jusante (retificações, canalizações etc.) como para montante (barragens).

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

995Q810938 | Legislação Federal, Lei 6766 1979, Arquiteto, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Praticamente nenhum país que resolveu o deficit habitacional prescindiu de reservas de terras públicas para habitação de interesse social (HIS), impondo políticas de doação de terras para esse fim. Na Inglaterra, por exemplo, o sistema de planning obligations destina-se a conseguir reservas de terra onde o preço do solo é alto, garantindo o acesso à terra para a produção desse tipo de habitação, por meio do equilíbrio entre as necessidades habitacionais, o planejamento e as políticas públicas e a contrapartida dos empreendedores urbanos. Contribuições urbanísticas obrigatórias são também adotadas na Espanha, Holanda, Canadá e diversos outros países. Com referência a esse tema, julgue o item seguinte.

No Brasil, o problema da HIS vem sendo solucionado a partir da Lei n.º 6.766/1979, a qual determina que 35% das glebas a serem parceladas sejam destinadas a esse tipo de habitação.

  1. ✂️
  2. ✂️

996Q721598 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Arquiteto, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

Os restos mortais do ex-presidente brasileiro João Goulart foram recentemente exumados.

Assinale a alternativa que indica o objetivo da exumação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

997Q718554 | Arquitetura, Projeto, Arquiteto, CDP PA, CESPE CEBRASPE

As conferências das cidades, que têm sido realizadas nas capitais brasileiras, têm discutido aspectos da política, da gestão, da infraestrutura e da regulação ambiental e urbana das cidades. Julgue os próximos itens, que tratam da questão urbana.

As distâncias entre poços de visita de uma rede coletora de esgoto são definidas a partir da declividade e das mudanças de direção e não variam com o diâmetro da rede.

  1. ✂️
  2. ✂️

998Q717027 | Arquitetura, Arquiteto, SEJUS DF, FUNIVERSA

Em se tratando do sistema de coleta de águas pluviais, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

999Q717796 | Arquitetura, Normas e Legislação, Arquiteto, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que o código de obras e licenciamento visa garantir a observância dos aspectos legais e dos parâmetros urbanístico, ambiental, de sustentabilidade, de acessibilidade e de segurança de uso no que diz respeito às partes interna e externa da edificação, julgue os itens que se seguem. As calçadas acessíveis às pessoas com dificuldade de locomoção deverão ter inclinação transversal máxima de 3% em relação ao plano de superfície.
  1. ✂️
  2. ✂️

1000Q716536 | Arquitetura, Projeto, Arquiteto, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

O arquiteto urbanista, ao trabalhar em parceria com a administração pública, deve dominar e considerar determinados aspectos em suas técnicas de desenho urbano. Nesse sentido, julgue os itens a seguir.

Os urbanistas do século XIX negaram o uso dos lotes individuais, impondo a idéia das superfícies indivisas, baseada na hipótese do uso comum e desejado do solo urbano livre. O novo modelo reduzia cada edificação ao estado de figura isolada, de fácil controle. A cidade ideal tinha um fundo indiferenciado e contínuo.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.