Questões de Concursos Arquiteto Urbanista

Resolva questões de Arquiteto Urbanista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q14971 | Arquitetura, Arquiteto Urbanista, AL MT, FGV

Com relação aos métodos de montagem de estruturas metálicas,  que  apresentam  grande  variação,  assinale  V  para  a  alternativa  verdadeira e F para a falsa. 

(   ) O  trabalho deve  ser programado de modo que,  terminada a  colocação das vigas metálicas, se proceda à execução do piso  permanente, para que a colocação dos pilares seguintes seja  feita em base firme.

(   ) As peças metálicas devem ser examinadas quanto a defeitos,  como  empeno  e  corrosão,  decorrentes  do  processo  de  fabricação  e/ou  do  de  transporte  do  material,  antes  da  montagem da estrutura. 

(   ) As  peças metálicas  são  pré-fabricadas  sob  rigoroso  controle  de qualidade em obediência às normas técnicas específicas e,  em razão disso, dispensam a verificação de sua resistência no  momento da montagem da estrutura.

As afirmativas são, respectivamente, 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q14938 | Arquitetura, Arquiteto Urbanista, SPTRANS, VUNESP

Em uma edificação situada na cidade de São Paulo, exposta a sol pleno, uma manta isolante térmica será instalado sob uma cobertura em telhas metálicas, para proteger um ambiente climatizado artificialmente. A manta, além de uma camada de material isolante térmico, tem uma de suas faces aluminizada. Avaliou-se, em função das cargas térmicas geradas no interior da edificação, que há necessidade de se obter economia na climatização.

Dentre as alternativas, para se obter o melhor resultado no sentido de minimizar os ganhos de calor pela cobertura,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q23317 | Arquitetura, Arquiteto Urbanista, CEHAP PB, CESPE CEBRASPE

Em referência à telefonia, ao PABX e ao PBX, assinale a opção incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q14949 | Português, Arquiteto Urbanista, AL MT, FGV

Texto associado.
Fora de foco 

      Deve-se ao desenvolvimento de remédios e terapias, a partir de experimentos científicos em laboratórios com o uso de animais, parcela considerável do exponencial aumento da expectativa e da qualidade de vida em todo o mundo. É extensa a lista de doenças que, tidas como incuráveis até o início do século passado e que levavam à morte prematura ou provocavam sequelas irreversíveis, hoje podem ser combatidas com quase absoluta perspectiva de cura.
      Embora, por óbvio, o homem ainda seja vítima de diversos tipos de moléstias para as quais a medicina ainda não encontrou lenitivos, a descoberta em alta escala de novos medicamentos, particularmente no último século, legou à Humanidade doses substanciais de fármacos, de tal forma que se tornou impensável viver sem eles à disposição em hospitais, clínicas e farmácias.
      A legítima busca do homem por descobertas que o desassombrem do fantasma de doenças que podem ser combatidas com remédios e, em última instância, pelo aumento da expectativa de vida está na base da discussão sobre o emprego de animais em experimentos científicos. Usá-los ou não é um falso dilema, a começar pelo fato de que, se não todos, mas grande parte daqueles que combatem o emprego de cobaias em laboratórios em algum momento já se beneficiou da prescrição de medicamentos que não teriam sido desenvolvidos sem os experimentos nas salas de pesquisa.
      É inegável que a opção pelo emprego de animais no desenvolvimento de fármacos implica uma discussão ética. Mas a questão não é se o homem deve ou não recorrer a cobaias; cientistas de todo o mundo, inclusive de países com pesquisas e indústria farmacêutica mais avançadas que o Brasil, são unânimes em considerar que a ciência ainda não pode prescindir totalmente dos testes com organismos vivos, em razão da impossibilidade de se reproduzir em laboratório toda a complexidade das cadeias de células. A discussão que cabe é em relação à escala do uso de animais, ou seja, até que ponto eles podem ser substituídos por meios de pesquisas artificiais, e que protocolo seguir para que, a eles recorrendo, lhes seja garantido o pressuposto da redução (ou mesmo eliminação) do sofrimento físico.

(O Globo, 21/11/2013)
Entre os argumentos apresentados no texto para que a experimentação animal nos laboratórios continue, não se inclui
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q16073 | Arquitetura, Arquiteto Urbanista, Prefeitura de Florianópolis SC, FGV

Sobre as características dos tubos de ferro fundido, sem costura, laminados a quente, que são usados para encanamento de esgoto, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a verdadeira e F para a falsa:

(  ) Por apresentarem superfícies internas levemente enrugadas, apresentam baixo coeficiente de vazão, exigindo menores declividades na tubulação horizontal para evitar incrustação interna.
(  ) São fabricados com ponta e bolsa, com duas pontas lisas ou com duas bolsas, em diferentes diâmetros nominais.
(  ) Possuem resistência à ação química dos efluentes agressivos, intensificada com a aplicação de revestimento interno tipo epoxi, durante o processo de fabricação.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q16051 | Português, Arquiteto Urbanista, Prefeitura de Florianópolis SC, FGV

Texto associado.
TEXTO 3 – A FAMÍLIA MUDOU
Teresinha Saraiva

Nasci e vivi minha infância numa família constituída por três gerações, vivendo sob o mesmo teto, harmoniosa e amorosamente: meus avós, meus pais, meus tios casados, minhas tias solteiras e nós, os oito netos. Éramos 20 pessoas. Os homens trabalhavam e as mulheres dedicavam-se à gerência da casa e à educação das crianças. Na minha família só havia, inicialmente, uma mulher que trabalhava fora, minha mãe, que era professora. Muitos anos depois, três de minhas tias solteiras foram trabalhar fora.

Lembro-me até hoje, embora muitas décadas tenham se passado, da enorme sala de jantar, com uma grande mesa retangular onde se sentavam 12 adultos, para as refeições e para as prolongadas conversas, e uma mesa oval, onde se sentavam as oito crianças e adolescentes – os netos.

Vivi uma infância tranquila numa família nuclear unida. Minha adolescência e juventude já foi passada numa família constituída por meus pais, ambos trabalhando e contribuindo para o sustento da família, meu irmão e eu. Todos os domingos nos reuníamos à família inicial, na enorme casa da Rua do Bispo, hoje integrando o espaço físico ocupado pela Universidade Estácio de Sá, em inesquecíveis almoços e ceias.

A família brasileira mudou.
“Os homens trabalhavam e as mulheres dedicavam-se à gerência da casa e à educação das crianças”.

As formas verbais sublinhadas indicam ação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q14955 | Raciocínio Lógico, Arquiteto Urbanista, AL MT, FGV

Em um grupo de 50  jogadores do  futebol mato-grossense, só há  jogadores  do  Luverdense  E.C.  e  do Mixto  E.C.,  sendo  que  há  6  jogadores a mais do Luverdense em relação aos do Mixto.  10  jogadores  do  Luverdense  têm  menos  de  25  anos  e,  dos  jogadores do Mixto, 12 têm 25 anos ou mais. 

Do  grupo  total  de  50  jogadores,  a  porcentagem  daqueles  com  menos de 25 anos é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q16074 | Arquitetura, Arquiteto Urbanista, Prefeitura de Florianópolis SC, FGV

As caixas de elevador terão de possuir abertura de ventilação que permita, em caso de incêndio, a saída de fumaça e gases para o ar livre. Uma das características dessa abertura é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q16044 | Português, Interpretação de Textos, Arquiteto Urbanista, Prefeitura de Florianópolis SC, FGV

Texto associado.
TEXTO 1 – DIREITO AFETIVO
João Paulo Lins e Silva, O Globo, 09/10/2014

Acompanhamos recentemente notícias na imprensa sobre registros de nascimento de menores com a inclusão de duas mães e um pai. Três atos distintos ocorreram; um em Minas Gerais e dois no Rio Grande do Sul. Por maior semelhança, carregam os registros características peculiares, mas que trazem e antecipam uma forte tendência, com a visão da família multiparental, ou seja, a capacidade de uma pessoa possuir, simultaneamente, mais de um pai ou de uma mãe em seu registro de nascimento. O que poderia soar absurdo ou, no mínimo, estranho antigamente, a evolução do formato da família brasileira força a necessidade de uma adequação de nossa legislação notarial.
Segundo o texto 1, a motivação de ele ter sido escrito está em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q23318 | Arquitetura, Arquiteto Urbanista, CEHAP PB, CESPE CEBRASPE

Os pisos de alta resistência caracterizam-se pela elevada resistência à abrasão: tipo industrial - composto somente de quartzo de 7 mm a 10 mm de espessura; tipo pesado - composto de quartzo e carborundum de 10 mm a 15 mm de espessura; tipo superpesado - composto de quartzo, carborundum e agregados metálicos de 12 mm a 20 mm de espessura.

Para se evitarem trincas indesejáveis, nos pisos e contrapisos, recomendam-se as juntas com perfil plástico tipo I no acabamento.

Considerando as características de cada tipo de piso de alta resistência, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q14954 | Raciocínio Lógico, Arquiteto Urbanista, AL MT, FGV

Considere a sequência infinita  

2013, 2014, 1, –2013, ... 

na qual  cada  termo,  a partir do  terceiro, é  a diferença entre os  dois anteriores,  isto é, o  termo de ordem n é  igual ao  termo de  ordem n – 1 menos o termo de ordem n – 2, para todo n ≥ 3. 

O 2013º termo dessa sequência é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q16067 | Conhecimentos Específicos, Arquiteto Urbanista, Prefeitura de Florianópolis SC, FGV

De acordo com a NBR9050:2004, os rebaixamentos de calçadas para travessia construídos na direção do fluxo de pedestres deverão atender à seguinte prescrição:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q16068 | Conhecimentos Específicos, Arquiteto Urbanista, Prefeitura de Florianópolis SC, FGV

O arquiteto e urbanista Vicente Del Rio propôs um enfoque metodológico no âmbito do desenho urbano, a partir da hipótese básica de esferas de vivência, classificadas como: 1. análise visual; 2. percepção do meio ambiente; 3. comportamento ambiental e 4. morfologia urbana.

Correlacione cada classificação com seu respectivo objetivo:

(  ) compreender a lógica da formação, evolução e transformação dos elementos urbanos e de sua interrelações, possibilitando a identificação cultural e social para a cidade;
(  ) buscar através de uma compreensão das mensagens, dos relacionamentos e das emoções que nos transmitem, a lógica condicionada das qualidades estéticas urbanas;
(  ) desenvolver uma compreensão sistemática e científica da visão de dentro para fora, para complementar o enfoque científico mais tradicional ou externo;
(  ) informar sobre a dimensão urbana, através dos espaços imediatos aos conjuntos edificados e às praças ou ruas, para ajudar a compreender a cidade.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q16046 | Português, Interpretação de Textos, Arquiteto Urbanista, Prefeitura de Florianópolis SC, FGV

Texto associado.
TEXTO 1 – DIREITO AFETIVO
João Paulo Lins e Silva, O Globo, 09/10/2014

Acompanhamos recentemente notícias na imprensa sobre registros de nascimento de menores com a inclusão de duas mães e um pai. Três atos distintos ocorreram; um em Minas Gerais e dois no Rio Grande do Sul. Por maior semelhança, carregam os registros características peculiares, mas que trazem e antecipam uma forte tendência, com a visão da família multiparental, ou seja, a capacidade de uma pessoa possuir, simultaneamente, mais de um pai ou de uma mãe em seu registro de nascimento. O que poderia soar absurdo ou, no mínimo, estranho antigamente, a evolução do formato da família brasileira força a necessidade de uma adequação de nossa legislação notarial.
A frase abaixo em que o sujeito do verbo sublinhado aparece posposto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q16047 | Português, Interpretação de Textos, Arquiteto Urbanista, Prefeitura de Florianópolis SC, FGV

Texto associado.
TEXTO 1 – DIREITO AFETIVO
João Paulo Lins e Silva, O Globo, 09/10/2014

Acompanhamos recentemente notícias na imprensa sobre registros de nascimento de menores com a inclusão de duas mães e um pai. Três atos distintos ocorreram; um em Minas Gerais e dois no Rio Grande do Sul. Por maior semelhança, carregam os registros características peculiares, mas que trazem e antecipam uma forte tendência, com a visão da família multiparental, ou seja, a capacidade de uma pessoa possuir, simultaneamente, mais de um pai ou de uma mãe em seu registro de nascimento. O que poderia soar absurdo ou, no mínimo, estranho antigamente, a evolução do formato da família brasileira força a necessidade de uma adequação de nossa legislação notarial.
“Por maior semelhança, carregam os registros características peculiares, mas que trazem e antecipam uma forte tendência,...”

A conjunção mas mostra uma oposição entre dois termos, que pode ser expressa do seguinte modo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q14935 | Arquitetura, Arquiteto Urbanista, SPTRANS, VUNESP

Um abrigo de ônibus será implantado em situação de total exposição ao sol e em ambiente urbano agressivo, devido à poluição do ar. Cada abrigo de ônibus é pintado por uma cor que identifica a área em que se localiza. A sinalização e comunicação visual serão montadas em suportes de alumínio que deverão ser fixados à estrutura de aço do abrigo.

Considere as especificações a seguir:

I. estrutura em aço estrutural de baixa liga adicionado de cobre;

II. pintura em esmalte epóxi aplicada sobre primer epóxi;

III. fixação dos suportes de alumínio por meio de parafusos passantes, diretamente sobre a estrutura de aço, de modo a maximizar a superfície de contato entre o suporte e a estrutura.

É(são) adequada(s) a(s) especificação(ões)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q16052 | Português, Arquiteto Urbanista, Prefeitura de Florianópolis SC, FGV

Texto associado.
TEXTO 3 – A FAMÍLIA MUDOU
Teresinha Saraiva

Nasci e vivi minha infância numa família constituída por três gerações, vivendo sob o mesmo teto, harmoniosa e amorosamente: meus avós, meus pais, meus tios casados, minhas tias solteiras e nós, os oito netos. Éramos 20 pessoas. Os homens trabalhavam e as mulheres dedicavam-se à gerência da casa e à educação das crianças. Na minha família só havia, inicialmente, uma mulher que trabalhava fora, minha mãe, que era professora. Muitos anos depois, três de minhas tias solteiras foram trabalhar fora.

Lembro-me até hoje, embora muitas décadas tenham se passado, da enorme sala de jantar, com uma grande mesa retangular onde se sentavam 12 adultos, para as refeições e para as prolongadas conversas, e uma mesa oval, onde se sentavam as oito crianças e adolescentes – os netos.

Vivi uma infância tranquila numa família nuclear unida. Minha adolescência e juventude já foi passada numa família constituída por meus pais, ambos trabalhando e contribuindo para o sustento da família, meu irmão e eu. Todos os domingos nos reuníamos à família inicial, na enorme casa da Rua do Bispo, hoje integrando o espaço físico ocupado pela Universidade Estácio de Sá, em inesquecíveis almoços e ceias.

A família brasileira mudou.
No texto 3 há a presença de muitos adjetivos; a opção em que os adjetivos mostram valor diferente dos demais, por ambos serem classificados como adjetivos de relação, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q16066 | Conhecimentos Específicos, Arquiteto Urbanista, Prefeitura de Florianópolis SC, FGV

Uma das especificações para a construção de rampa em rotas acessíveis, estabelecida pela NBR9050:2004, que rege a acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q16069 | Arquitetura, Arquiteto Urbanista, Prefeitura de Florianópolis SC, FGV

Considerando-se que o solo age como uma superfície em que parte do som é absorvida e outra, refletida, alguns perfis topográficos se destacam como representativos das situações básicas ocorridas no entorno urbano: os perfis, plano; convexo e côncavo. Com relação a cada um desses perfis, analise as afirmativas a seguir.

I. Para o perfil plano, a distribuição sonora tende a ser mais homogênea, porque o solo age como elemento refletor, conforme o tipo de cobertura, facilitando a chegada do som direto e refletido ao receptor.
II. No perfil convexo, sua atuação como espelho refletor propicia a concentração sonora e, dependendo da curvatura, os raios são convergidos, possibilitando a sobreposição de sons.
III. No caso do perfil côncavo do solo, o som se distribui diferencialmente, gerando duas regiões distintas; a região de reflexão acústica e a região de sombra acústica.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q16059 | Legislação Municipal, Arquiteto Urbanista, Prefeitura de Florianópolis SC, FGV

De acordo com a Lei Orgânica de Florianópolis, compete privativamente à Câmara Municipal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.