Início

Questões de Concursos Arquiteto e Urbanista

Resolva questões de Arquiteto e Urbanista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q821441 | Legislação Federal, Legislação Ambiental, Arquiteto e Urbanista, CEFET RJ, CESGRANRIO

No processo de aprovação ambiental de um empreendimento, nas etapas para a concessão das licenças ambiental e urbanística, e, especificamente, entre as fases de Licença de instalação (LI), e a Licença de operação (LO) ocorre o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q408367 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Arquiteto e Urbanista, UFRJ, UFRJ

Sofia é servidora da UFRJ investida no cargo de Tecnólogo/Analista de Relações Internacionais. Há duas semanas ela recebeu um convite para prestar serviços à Organização das Nações Unidas (ONU) com sede na cidade de Nova Iorque. Para que ela possa atender ao pedido, deverá afastar-se de seu cargo na UFRJ mediante autorização da autoridade competente. Considerando que Sofia se encontra em estágio probatório, ela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q686490 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, UFPI, COPESE, 2019

Os projetos de edificações devem obedecer a critérios e a normas de segurança contra incêndio que devem ser seguidas pelos arquitetos urbanistas, principalmente em prédios públicos e de uso coletivo. De acordo com a NBR 9077/2001, as distâncias máximas a serem percorridas para atingir um local seguro (espaço livre exterior, área de refúgio, escada protegida ou à prova de fumaça), tendo em vista o risco à vida humana decorrente do fogo e da fumaça, devem ser observadas no momento de projetar as edificações. Em casos de edificações classificadas com z, isto é, edificações em que a propagação do fogo é difícil e que pertença ao grupo “E” e que não possuam chuveiros automáticos, as distâncias máximas percorridas relativa à quantidade de saídas devem ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q715463 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, IF SC, IESES

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta: A sociedade industrial é urbana. A cidade é o seu horizonte. Ela produz as metrópoles, conurbações, cidades industriais, grandes conjuntos habitacionais. No entanto, fracassa na ordenação desses locais. A sociedade industrial tem especialistas em planejamento urbano. No entanto, as criações do urbanismo são, em toda parte, assim que aparecem, contestadas, questionadas. (O urbanismo, Perspectiva. Choay, p.1.) I. O alto grau de interferências de considerações políticas, sociais, estéticas e financeiras contribuem para o engessamento do planejamento de ordenação das cidades. II. Quando os urbanistas tentam encontrar um plano suscetível de mostrar o esqueleto de uma cidade (as autopistas e passeios são geralmente empregados com esse fim), equivocam-se. A estrutura de uma cidade funda-se em uma mistura de funções e nunca nos aproximamos mais de seus segredos estruturais do que quando nos ocupamos das condições que geram sua diversidade. III. Na tentativa de sistematizar uma ordenação, o conteúdo das imagens da cidade podem ser classificados em três tipos de elementos, de acordo com Kevin Lynch: caminhos, bairros e pontos de referência. IV. Os espaços públicos de uma cidade têm se modificado ao longo do tempo por questões de segurança e tecnologias. A antiga praça aberta cede espaço à disseminação dos shoppings com suas praças de alimentação e espaços amplos de circulação, assim como, a tecnologia das redes sociais oferece um novo espaço de trocas e convívio virtual numa grande praça eletrônica. A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q822673 | Legislação Federal, Lei 10257 2001, Arquiteto e Urbanista, IF AC AC, MSConcursos

De acordo com a Lei nº 10257/2001, o Plano Diretor é obrigatório para cidades:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q410292 | Direito Administrativo, Parte Geral, Arquiteto e Urbanista, IF SC, IESES

Com relação à Lei 8.666, de 21 de junho de 1993 que prevê para o projeto básico um conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, deve(m) conter o(s) seguinte(s) elemento(s): I. Soluções técnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas, de forma a minimizar a necessidade de reformulação ou de variantes durante as fases de elaboração do projeto executivo e de realização das obras e montagem. II. Identificação dos tipos de serviços a executar e de materiais e equipamentos a incorporar à obra, bem como suas especificações que assegurem os melhores resultados para o empreendimento, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução. III. Informações que possibilitem o estudo e a dedução de métodos construtivos, instalações provisórias e condições organizacionais para a obra, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução. IV. Subsídios para montagem do plano de licitação e gestão da obra, compreendendo a sua programação, a estratégia de suprimentos, as normas de fiscalização e outros dados necessários em cada caso. A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q693967 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, UFPI, COPESE, 2019

Acerca do parcelamento e loteamento do solo urbano, o Arquiteto Urbanista deve ter o conhecimento das restrições ao uso do solo. Sobre estas restrições, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q687826 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, UFPI, COPESE, 2019

Para a realização de uma análise de implantação de uma edificação no terreno, faz-se necessária a compreensão dos estudos planialtimétricos do terreno. Considerando as assertivas relacionadas às linhas topográficas, é CORRETO afirmar: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q717907 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, IPHAN, FUNIVERSA

A definição das diretrizes do projeto de restauração compreende a etapa onde são estabelecidas as delimitações sobre os critérios da proposta de intervenção. Assinale a alternativa que não corresponde a um aspecto necessário para a definição de tais diretrizes.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q715668 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, FUB, CESPE CEBRASPE

A correta execução dos detalhes construtivos é fundamental para se evitar o desperdício de materiais além de concretizar o que foi idealizado pelo autor do projeto. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem, relativos ao detalhamento de projetos. Na prancha destinada a projetos de detalhamento, o quadro geral dos acabamentos é de uso facultativo do projetista.
  1. ✂️
  2. ✂️

111Q717470 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, IPHAN, FUNIVERSA

O desenho universal, que, em Arquitetura, compreende aquele que visa atender à maior gama de variações possível das características antropométricas e sensoriais da população, de forma autônoma, segura e confortável, procura promover a acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. A esse respeito, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.

I O módulo de referência (MR) do espaço ocupado por uma pessoa que utiliza cadeira de rodas corresponde a uma projeção de 0,80 m por 1,20 m no piso.

II Espaço acessível é todo aquele que pode ser percebido e utilizado em sua totalidade por todas as pessoas, inclusive aquelas com mobilidade reduzida.

III Edifícios tombados não devem sofrer reformas em favor do desenho universal, de modo a não comprometer a integridade e a condição de bem cultural imóvel.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q409660 | Direito Administrativo, Parte Geral, Arquiteto e Urbanista, UFRJ, UFRJ

Julia prestou concurso para o cargo de Nutricionista na UFRJ, obtendo aprovação e classificação dentro do número de vagas previsto no Edital. Considerando que ela foi nomeada na última sexta-feira para assumir as responsabilidades do cargo e que sua posse ocorrerá no prazo estabelecido pela Lei nº 8.112/90, Julia, após a posse, deverá entrar em exercício:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q716728 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, CEFET RJ, CESGRANRIO

Na escolha do processo construtivo, devem-se considerar as possibilidades oferecidas pelos materiais e tecnologia da construção. Entre as opções, tem destaque a solução com a alvenaria autoportante. Numa edificação utilizando essa tecnologia,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q717517 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, IF AC AC, MSConcursos

Levando em consideração que o software AutoCad é um programa de computação gráfica que permite criar e editar desenhos em ambientes bidimensionais e tridimensionais, é possível afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q718500 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, UFRJ, UFRJ

Considere o caso específico de um projeto de edifício público, localizado na Ilha do Fundão, que tenha uma de suas fachadas envidraçada e orientada para Sul. Do ponto de vista do conforto ambiental, essa fachada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q720343 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, FUB, CESPE CEBRASPE

A respeito de métodos e técnicas de desenho de uso comum pelos arquitetos, julgue os itens subsecutivos. Em relação à terminologia referente a métodos projetivos, a linha de horizonte designa a intersecção entre o plano do horizonte e o plano vertical de projeção, como também o lugar geométrico dos pontos de fuga de todas as linhas retas horizontais.
  1. ✂️
  2. ✂️

117Q716104 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, FUB, CESPE CEBRASPE

O partido arquitetônico, ainda que bem empregado, pode se mostrar inócuo, e até perigoso, caso normas e legislações de segurança sejam negligenciadas. De acordo com o disposto nas normas técnicas e na legislação referentes a prevenção contra incêndios e a saídas de emergência, julgue os itens que se seguem. As saídas de emergência e o uso limitado de materiais que produzam elementos nocivos sob a ação do calor ou do fogo, constituem proteções passivas contra incêndio e pânico.
  1. ✂️
  2. ✂️

118Q719646 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, IPHAN, FUNIVERSA

O Decreto-lei n.° 25, de 30 de novembro de 1937, estabelece, em seu artigo 1.º, a definição do que constitui o patrimônio histórico e artístico nacional. O segundo parágrafo do artigo acrescenta: “equiparam-se aos bens a que se refere o presente artigo e são também sujeitos a tombamento os monumentos naturais, bem como os sítios e paisagens que importe conservar e proteger pela feição notável com que tenham sido dotados pela natureza ou agenciados pela indústria humana”. Acerca do patrimônio natural brasileiro, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q715724 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, CEFET RJ, CESGRANRIO

Nas áreas críticas e semicríticas de EAS, é imprescindível uma atenção redobrada no projeto executivo de modo a não comprometer a aprovação do projeto. Dessa forma, NÃO se deve(m) propor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q718723 | Arquitetura, Arquiteto e Urbanista, CEFET RJ, CESGRANRIO

Na arquitetura de interiores, o detalhamento é fundamental para a qualidade da execução do projeto. O leiaute de elementos de iluminação, ventilação (dutos, grelhas e difusores), sprinklers, sonorização, segurança, acrescidos da projeção de vigas, devidamente nomeados e cotados , deve ser informado na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.