Início

Questões de Concursos Arquiteto e Urbanista

Resolva questões de Arquiteto e Urbanista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q1012349 | Arquitetura, Uso e Ocupação do Solo, Arquiteto e Urbanista, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do parcelamento do solo urbano, julgue o item subsequente.

Conforme a legislação vigente, a infraestrutura básica dos parcelamentos no Brasil é constituída primordialmente por iluminação pública, abastecimento de água potável, energia elétrica e vias de circulação.

  1. ✂️
  2. ✂️

262Q1010825 | Arquitetura, Normas e Leis do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Arquiteto e Urbanista, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Conforme resoluções do CAU/BR, julgue o item que se segue.

O RRT Social é relativo a atividades de projeto e execução de edificação residencial unifamiliar com área total de construção de até 70 m², ou destinada a famílias de baixa renda.

  1. ✂️
  2. ✂️

263Q1012921 | Arquitetura, Tecnologia das Construções, Arquiteto e Urbanista, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando que a norma brasileira referente à coordenação modular para edificações tem como principal objetivo promover a compatibilidade dimensional de elementos e componentes construtivos, julgue o próximo item.
É recomendado que os processos de fabricação de componentes construtivos adotem o módulo básico de 100 milímetros (M = 100 mm), sendo importante, para tornar mais flexível a compatibilização dos elementos construtivos, a adoção de multimódulos convenientes ao uso e à solução construtiva.
  1. ✂️
  2. ✂️

264Q1010379 | Arquitetura, Uso e Ocupação do Solo, Arquiteto e Urbanista, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de aspectos topográficos e de espaços livres públicos associados ao parcelamento do solo, julgue o item seguinte.

Admite-se o loteamento em terrenos com declividade igual ou superior a 40%, devendo as vias do loteamento, nesse caso, ser estruturadas em harmonia com a topografia local.

  1. ✂️
  2. ✂️

265Q1010388 | Arquitetura, Orçamento no Planejamento de Obras, Arquiteto e Urbanista, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação à análise e à mitigação de riscos de projetos nas organizações, julgue o item seguinte.

Denomina-se valor monetário derrocado o resultado da multiplicação da probabilidade de determinado risco acontecer com sua gravidade, o que normalmente é expresso em valores financeiros.

  1. ✂️
  2. ✂️

266Q1012541 | Arquitetura, Cau, Arquiteto e Urbanista, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do desenho técnico assistido por computador e documentação, julgue o próximo item.

A elaboração do memorial descritivo é de reponsabilidade de arquitetos e engenheiros devidamente registrados em seus respectivos conselhos.

  1. ✂️
  2. ✂️

267Q1011283 | Arquitetura, Uso e Ocupação do Solo, Arquiteto e Urbanista, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de aspectos topográficos e de espaços livres públicos associados ao parcelamento do solo, julgue o item seguinte.

Espaços livres e áreas destinadas a edifícios públicos e outros equipamentos urbanos, integrantes do projeto e do memorial descritivo de um loteamento, passam a integrar o domínio do município a partir da data de registro.

  1. ✂️
  2. ✂️

268Q1011285 | Direito Administrativo, Conceito, Arquiteto e Urbanista, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, considerando o disposto na Lei n.º 14.133/2021.

No caso de contratação de obras, o termo de referência define o conjunto de elementos necessários e suficientes à execução completa do objeto.

  1. ✂️
  2. ✂️

269Q1010817 | Direito Urbanístico, Dos requisitos urbanísticos para loteamento, Arquiteto e Urbanista, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando a Lei Federal n.º 6.766/1979, que dispõe sobre o parcelamento do solo urbano, julgue o item subsecutivo.

Quanto aos requisitos para a implantação de loteamentos, ao longo das faixas de domínio público das rodovias, a reserva de faixa não edificável de, no mínimo, 15 metros de cada lado, poderá ser reduzida por lei municipal ou distrital que aprovar o instrumento do planejamento territorial, até o limite mínimo de cinco metros de cada lado.

  1. ✂️
  2. ✂️

270Q1083105 | Arquitetura, Cau, Arquiteto e Urbanista, Prefeitura de São José do Cedro SC, AMEOSC, 2025

Um arquiteto e urbanista, ao divulgar seus serviços profissionais, utiliza em seu portfólio imagens de um projeto no qual teve apenas uma participação secundária, sem dar o devido crédito ao autor principal e aos demais coautores da obra. Conforme o Código de Ética e Disciplina do CAU/BR, essa conduta fere uma obrigação fundamental do profissional para com os colegas. Assinale a alternativa que descreve corretamente a regra infringida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

271Q1083106 | Arquitetura, Tecnologia das Construções, Arquiteto e Urbanista, Prefeitura de São José do Cedro SC, AMEOSC, 2025

A ABNT NBR 12721 estabelece critérios para a avaliação de custos de construção e é fundamental para a elaboração de orçamentos e para o registro de incorporações imobiliárias. A norma define diferentes padrões de acabamento para o cálculo do Custo Unitário Básico (CUB). Sobre as áreas e os padrões definidos pela norma, analise as afirmativas a seguir.

I.O Custo Unitário Básico (CUB/m²) é calculado com base em lotes de projetos-padrão e reflete os custos de mão de obra e materiais, mas não inclui despesas como fundações, elevadores, impostos e lucro do incorporador.

II.A norma define quatro níveis de padrão de acabamento para os projetos-padrão residenciais: básico, médio, superior e luxo.

III.A "área equivalente de construção" é calculada multiplicando-se as áreas reais dos diversos compartimentos por coeficientes de equivalência, permitindo transformar áreas com diferentes custos (como varandas e garagens) em uma área padronizada para o cálculo do custo global.


Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

272Q1012247 | Direito Urbanístico, Das operações urbanas consorciadas, Arquiteto e Urbanista, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo à gestão, ao planejamento e ao projeto urbano

Denomina-se operação urbana consorciada o instrumento relacionado à possibilidade de se exercer o direito de construir acima do coeficiente de aproveitamento básico adotado, mediante contrapartida a ser prestada pelo beneficiário.

  1. ✂️
  2. ✂️

273Q1010382 | Arquitetura, Análise Projetual, Arquiteto e Urbanista, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do desenho técnico assistido por computador e documentação, julgue o próximo item.

A especificação de materiais em projeto de arquitetura é um esforço multidisciplinar que envolve profissionais de várias áreas.

  1. ✂️
  2. ✂️

274Q1010387 | Arquitetura, Análise Projetual, Arquiteto e Urbanista, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, relativo à análise de projetos de arquitetura, urbanismo e complementares, bem como à compatibilização de projetos.

A inclinação da cobertura de uma edificação corresponde ao ângulo formado entre os planos das coberturas e a projeção perpendicular das cumeeiras.

  1. ✂️
  2. ✂️

275Q1083104 | Direito Administrativo, Licitações e Lei N 14 133 de 2021, Arquiteto e Urbanista, Prefeitura de São José do Cedro SC, AMEOSC, 2025

A Lei Federal nº 14.133/2021 modernizou as modalidades de licitação no Brasil. Sobre as modalidades previstas nesta nova lei, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:


(__)As modalidades de licitação extintas pela nova lei foram a tomada de preços e o convite, que não são mais aplicáveis aos novos processos licitatórios.

(__)A lei introduziu uma nova modalidade de licitação denominada diálogo competitivo, aplicável a contratações que envolvam inovação tecnológica ou técnica, quando a Administração não consegue definir a solução mais adequada.

(__)A modalidade concurso continua a ser destinada à escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, e o critério de julgamento é o de melhor técnica ou conteúdo artístico, com a concessão de prêmio ou remuneração ao vencedor.

(__)A concorrência e o pregão, na nova lei, podem ser utilizados para a contratação de bens e serviços especiais, incluindo obras e serviços de engenharia, diferenciando-se principalmente pelo critério de julgamento adotado.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

276Q1083109 | Arquitetura, Cau, Arquiteto e Urbanista, Prefeitura de São José do Cedro SC, AMEOSC, 2025

A Lei nº 12.378/2010 define as atividades e atribuições privativas de arquitetos e urbanistas. Considerando o disposto nesta lei, analise as afirmativas a seguir.

I.São atribuições privativas de arquitetos e urbanistas o projeto arquitetônico de edificação ou de monumento, o projeto de instalações e equipamentos referentes à arquitetura e o projeto de loteamento.

II.A coordenação e compatibilização de projetos complementares, a direção de obra e o desempenho de cargo ou função técnica em entidades públicas ou privadas que envolvam atividades de arquitetura são também consideradas atribuições privativas.

III.A elaboração de projeto de fundações e de estruturas é uma atividade privativa de arquitetos e urbanistas, desde que o projeto arquitetônico seja de sua autoria.


Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

277Q1011281 | Arquitetura, Teoria e História do Patrimônio, Arquiteto e Urbanista, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação a patrimônio cultural e arquitetônico, julgue o próximo item.

De acordo com a Carta Patrimonial de Burra, a restauração do patrimônio edificado é caracterizada pela possibilidade de introdução, no bem existente, de novos materiais, sejam eles antigos ou novos; enquanto a reconstrução é um procedimento que consiste no restabelecimento de um bem, com o máximo de exatidão possível, a um estado anteriormente conhecido.

  1. ✂️
  2. ✂️

278Q1011298 | Arquitetura, Construção Civil, Arquiteto e Urbanista, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de segurança do trabalho, julgue o seguinte item.

As normas regulamentadoras emitidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego são de cumprimento facultativo e servem apenas como referência para boas práticas no ambiente de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

279Q1010814 | Arquitetura, Edificações, Arquiteto e Urbanista, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Com base no disposto na NBR 9050:2020, que trata de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, julgue o próximo item.

Área de refúgio ou área de transferência corresponde a um local com acesso direto, em caso de sinistro, para a saída de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

  1. ✂️
  2. ✂️

280Q1010815 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Arquiteto e Urbanista, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, considerando a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e a Lei de Ação Popular.

O uso do cordão de fita com desenhos de girassóis, um símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas, dispensa a apresentação de documentação comprobatória dessas deficiências.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.