Início

Questões de Concursos Arquitetura

Resolva questões de Arquitetura comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q961187 | Legislação Federal, Arquitetura, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“O Decreto Federal nº 7.983, de 08 de abril de 2013, ‘estabelece regras e critérios para elaboração do orçamento de referência de obras e serviços de engenharia, contratados e executados com recursos dos orçamentos da União, e dá outras providências’.”

(BRASIL, 08/04/2013.)

Considerando o que estabelecem os artigos do Capítulo II – “da elaboração do orçamento de referência de obras e serviços de engenharia” – do referido Decreto Federal nº 7.983/2013, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q961205 | Arquitetura, Estatuto das Cidades, Arquitetura, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

O Artigo 2º do Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001) estabelece que “a política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana”, mediante determinadas diretrizes gerais (Barros, Carvalho e Montandon, 2010, p. 92). Considerando estas diretrizes gerais de ordenamento do desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana previstas no segundo Artigo do Estatuto da Cidade, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q964639 | Arquitetura, Instalação Hidrossanitária, Arquitetura, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Diâmetro Nominal (DN) de um tubo de PVC branco é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q964642 | Arquitetura, Segurança Contra Incêndio e Pânico, Arquitetura, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Conforme normas do Corpo de Bombeiros, as distâncias máximas a serem percorridas para atingir um local seguro (espaço livre exterior, área de refúgio, escada comum de saída de emergência, protegida ou à prova de fumaça), tendo em vista o risco à vida humana decorrente do fogo e da fumaça, devem considerar:

I. o acréscimo de risco quando a fuga é possível em apenas um sentido.
II. o acréscimo de risco em função das características construtivas da edificação.
III. a redução de risco em caso de proteção por chuveiros automáticos ou detectores.
IV. a redução de risco pela facilidade de saídas em edificações térreas.

É correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q964648 | Arquitetura, Instalações Elétricas em Arquitetura, Arquitetura, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Nos circuitos que alimentam motores, a capacidade nominal do dispositivo de proteção dos condutores poderá atingir de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1002094 | Arquitetura, Conforto Térmico, Arquitetura, TRT 7 Região CE, FCC

Há condições de se obter internamente às edificações temperaturas dentro dos limites do conforto humano, utilizando-se apenas recursos relativos à climatização natural, nos locais onde a temperatura externa média (Te) é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1062817 | Arquitetura, Implantação e Situação, Arquitetura, TJ MS, FGV, 2024

Para a escavação de uma operação topográfica, além dos instrumentos básicos, é necessária a utilização do instrumento auxiliar que serve de suporte à MIRA sempre que se executa transporte de altitude ou cota.

Esse instrumento denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q961193 | Arquitetura, Conforto Térmico, Arquitetura, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

A incidência solar sobre as edificações traz certo ganho de calor que se dá em “função da intensidade da radiação incidente e das características térmicas dos paramentos do edifício” (Frota e Schiffer, 2001, p. 41). Elementos de proteção solar, a exemplo do quebra-sol (“brise-soleil”), são dispositivos importantes ao controle da insolação no “projeto do ambiente térmico”. A respeito das características dos elementos de proteção solar na edificação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q1072560 | Arquitetura, Urbanismo, Arquitetura, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com base na Lei Federal n.º 6.766/1979, julgue os próximos
itens.
A aprovação de um loteamento poderá caducar se o loteador deixar de submetê-lo ao registro imobiliário no prazo máximo de 180 dias.
  1. ✂️
  2. ✂️

71Q964636 | Arquitetura, Coberturas, Arquitetura, TRF 4ª REGIÃO, FCC

A NBR 5419 refere: Elementos condutores expostos (do ponto de vista físico) que não possam suportar o impacto direto do raio devem ser colocados dentro da zona de proteção de captores específicos, integrados ao SPDA.

Considerando a assertiva acima, são elementos que se enquadram como exemplo:

I. coberturas metálicas sobre o volume a proteger.
II. rufos e/ou calhas periféricas de recolhimento de águas pluviais.
III. estruturas metálicas de suporte de envidraçados, para fachadas, acima de 20 m do solo ou de uma superfície horizontal circundante.
IV. guarda-corpos, caixilhos e outros elementos condutores expostos, para fachadas, acima de 20 m da superfície horizontal circundante.

É correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q974914 | Arquitetura, Instalações Elétricas em Arquitetura, Arquitetura, TJBA, FGV

O circuito elétrico é o conjunto de pontos de consumo, alimentados pelos mesmos condutores e ligados ao mesmo dispositivo de proteção: chave ou disjuntor. Em residências, os circuitos de distribuição devem obedecer à prescrição mínima de um circuito para cada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1002097 | Arquitetura, Normas, Arquitetura, TRT 7 Região CE, FCC

A norma com aplicação no controle, desenvolvimento e sistemas de qualidade de obra, que especifica requisitos do Sistema de Qualidade para Uso, quando um contrato entre duas partes exige a demonstração da capacidade do fornecedor para projetar e fornecer produtos, destinando-se primordialmente à prevenção de não conformidades em todos os estágios, desde o projeto até a assistência técnica, denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q976756 | Arquitetura, Projetos, Arquitetura, CONAB, CONSULPAM, 2025

No desenvolvimento de projetos arquitetônicos, o arquiteto deve considerar os condicionantes técnicos das instalações elétricas prediais para garantir compatibilidade entre os sistemas e desempenho adequado do edifício. A interface entre arquitetura e instalações elétricas influencia diretamente na viabilidade técnica, na estética, na manutenção e na segurança das edificações, além de estar sujeita a normas como a ABNT NBR 5410. Com base nessas premissas, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q976760 | Arquitetura, Arquitetura, CONAB, CONSULPAM, 2025

A ABNT NBR 6492:2021 estabelece os critérios para a representação gráfica de projetos de arquitetura, discriminando os elementos que devem ser apresentados em cada fase do desenvolvimento projetual. A norma define o nível de detalhamento esperado para que o projeto cumpra sua função comunicativa e técnica, de acordo com a etapa em que se encontra. Nesse sentido, considere o excerto a seguir:
“Devem estar bem caracterizados os elementos construtivos, com indicação de medidas, níveis, áreas, denominação de compartimentos, topografia e orientação, eixos e coordenadas. A descrição dosmateriais adotados deve atender às necessidades da etapa.” (ABNT, 2021, p. 5)

A norma está se referindo à seguinte fase do projeto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q1055129 | Arquitetura, Estudos Ambientais, Arquitetura, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

A arquitetura sustentável surgiu no final da década de 60 com a crítica feita pela contracultura ao dogma modernista de que a tecnologia poderia solucionar qualquer problema. Com a crise do petróleo em 1973, vinculou-se à consciência da finitude dos recursos naturais e depois passou a englobar várias narrativas, com destaque para a ameaça do aquecimento global. A resposta a essas questões preocupantes foi a arquitetura verde, que incorporava pelo menos três estratégias principais: a primeira trata-se da redução de consumo de energia, que, em climas mais frios, significa essencialmente usar aquecimento solar passivo e conservar o calor pelo aperfeiçoamento da insolação e do uso de trocadores de calor; em climas mais quentes, as medidas principais são a expulsão do calor e o uso de ventilação passiva, a fim de diminuir a dependência de ar-condicionado; a segunda se refere à adoção de painéis fotovoltaicos, turbinas eólicas e outras formas de gerar energia elétrica sem emissão de carbono. Considerando os preceitos da arquitetura sustentável, assinale a alternativa que representa corretamente uma terceira estratégia de sustentabilidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q960132 | Arquitetura, Arquitetura, TRF 2a REGIÃO, AOCP, 2024

A forma e a construção das edificações influenciam diretamente nas cargas internas e climáticas que se traduzem em requisitos de aquecimento, resfriamento e iluminação natural. Considerando a eficiência energética, o uso racional de energia e os componentes construtivos que podem ser utilizados como estratégias de projeto, qual é o elemento que tem como função sombrear as janelas para visibilidade externa, distribuir a luz natural de forma uniforme e reduzir o ofuscamento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1072546 | Arquitetura, Arquitetura Digital, Arquitetura, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens a seguir no que se refere ao software utilizado
para a elaboração de projetos de arquitetura.
Embora permita geração de renderizações de alta qualidade com luzes, sombras, transparências etc., o 3D Studio Max é um programa muito pesado e, portanto, inadequado à produção de animação digital, pois a mesma requer agilidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

79Q961197 | Direito Ambiental, Áreas de preservação permanente – APP, Arquitetura, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“As Áreas de Preservação Permanente foram instituídas pelo Código Florestal (Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012) e consistem em espaços territoriais legalmente protegidos, ambientalmente frágeis e vulneráveis, podendo ser públicas ou privadas, urbanas ou rurais, cobertas ou não por vegetação nativa” (MMA, s/d). No Capítulo II – das Áreas de Preservação Permanente – da Lei nº 12.651/2012, o Art. 4º estabelece a faixa de largura mínima das áreas no entorno dos lagos e lagoas naturais para a definição de Áreas de Preservação Permanente em zonas urbanas. Assinale a alternativa que identifica corretamente a faixa de largura mínima das áreas em questão, definida pela Lei nº 12.651/2012.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q974911 | Arquitetura, Coberturas, Arquitetura, TJBA, FGV

A estrutura de madeira é composta por uma armação principal e outra secundária, também conhecida por trama, constituída pelas ripas, pelos caibros e pelas terças. Uma das prescrições sobre as terças é que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.