Início

Questões de Concursos Arquivista

Resolva questões de Arquivista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q349570 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Constam no acervo de caráter permanente de uma instituição documentos textuais, iconográficos e micrográficos. Considerando o tratamento e o acesso ao acervo, julgue os itens a seguir.

Por meio das informações do guia do arquivo, o pesquisador poderá identificar os conjuntos documentais de seu interesse e tomar ciência das condições de consulta.

  1. ✂️
  2. ✂️

242Q62089 | Arquivologia, Arquivista, UFF, COSEAC, 2019

A trilha de auditoria, além de se configurar em um histórico de todas as intervenções, ou tentativas de intervenção feitas no documento e no SIGAD, funciona também, relacionada à documentação arquivística digital, como um:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

243Q34364 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Arquivista, Eletrobrás, IADES

Com população superior a 800 mil habitantes, Teresina é a cidade mais populosa do estado do Piauí. Considerando essa informação, entre os municípios mais populosos no Estado, é correto citar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q48726 | Arquivologia, Gestão de Documentos, Arquivista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A gestão de documentos originou-se da impossibilidadede se lidar, de acordo com moldes tradicionais, com as massascada vez maiores de documentos produzidos pelas administraçõespúblicas americanas e canadenses. Assim, com base nas soluções apontadas por comissões governamentais nomeadas para a reforma administrativa dos Estados Unidos da América e do Canadá, no final da década de 1940, foram estabelecidos princípios de racionalidade administrativa a partir da intervenção nas etapas do ciclo documental. 

Maria Odila Fonseca. Informação, arquivos e instituições arquivísticas. In: Arquivo e administração. Rio de Janeiro, v. 1, n.º 1, p. 33-4, jan./jun/1998 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os itens de 21 a 34, acerca do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicados aos arquivos governamentais.
As atividades de protocolo são formadas pelo conjunto de operações que visam o controle dos documentos produzidos e recebidos que tramitam no órgão ou entidade e que asseguram sua localização, recuperação e acesso. Após o recebimento dos documentos, o serviço de protocolo deve fazer o registro atribuindo número e data de entrada, anotando o código de classificação e o assunto e procedendo à distribuição do documento nas unidades destinatárias.
  1. ✂️
  2. ✂️

245Q48701 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Acerca da teoria e da prática de arranjo e descrição em arquivos permanentes, julgue o item.

Cada nível do arranjo de um arquivo corresponde a um nível de descrição: fundo, grupo ou seção, série e item ou peça documental.
  1. ✂️
  2. ✂️

246Q34385 | Arquivologia, Arquivos Corrente e Intermediário, Arquivista, Eletrobrás, IADES

Assinale a alternativa que apresenta um instrumento de pesquisa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q62082 | Arquivologia, Arquivista, UFF, COSEAC, 2019

Título, data(s), nível de descrição, dimensão e suporte, nome(s) do(s) produtor(es) e condições de acesso (somente para descrições em níveis 0 e 1) são seis dos sete elementos obrigatórios da descrição de documentos de arquivo estabelecidos como Norma pela NOBRADE (2005). O sétimo elemento é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q62083 | Arquivologia, Arquivista, UFF, COSEAC, 2019

A NOBRADE (2005), em casos de acesso restrito a documentos de arquivo, recomenda que se padronize sua descrição indicando, além da norma legal ou administrativa em que se baseia a restrição, o período de sua duração e seu:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q48731 | Arquivologia, Microfilmagem e Automação, Arquivista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Acerca de microfilmagem, digitalização de documentos e gestão eletrônica de documentos, julgue o item que se segue.

A recomendação para uso de microfilme é feita para os documentos com muito acesso, sem valor de prova ou com certificação digital.
  1. ✂️
  2. ✂️

250Q14194 | Arquivologia, Arquivista, INFRAERO, FCC

É possível distinguir dois tipos de documentos originais múltiplos: os que visam a garantir a chegada de pelo menos um exemplar do documento completo a seu destino, e que são conhecidos como multiplicados; e os que, apresentando idêntico texto e teor, podem ter um endereçamento geral único ou segmentado. Estes últimos são conhecidos como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q350110 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Considerando que se deve construir ou adaptar um espaço físico capaz de atender à guarda de acervos arquivísticos de caráter permanente, julgue os itens seguintes, tendo em vista a preservação e o acesso aos acervos.

Dados sobre as características físicas, formatos dos documentos e volume do acervo devem orientar o programa arquitetônico.

  1. ✂️
  2. ✂️

252Q34380 | Arquivologia, Conceitos e Definições, Arquivista, Eletrobrás, IADES

Os conjuntos de documentos, independentemente da espécie, suporte, criados ou recebidos e utilizados por uma pessoa física ou jurídica, no exercício das próprias atividades, são chamados de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q14773 | Arquivologia, Arquivista, UFRJ, PR 4

Heloisa Bellotto, em seu livro Arquivos permanentes: tratamento documental, publicado em 2009, em versão revisada e ampliada, ao discorrer sobre a política de descrição, defne quais são os seus pontos básicos. Assinale a opção que está de acordo com os pontos citados pela autora.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q14778 | Arquivologia, Arquivista, UFRJ, PR 4

O Decreto nº 4.915, de 12 de dezembro de 2003, cria o Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – SIGA na Administração Pública Federal. De acordo com o Art. 3º deste decreto, além do Arquivo Nacional, integram o SIGA como órgãos setoriais e seccionais respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q2139 | Arquivologia, Arquivista, Eletrobrás

O Código de Classificação de Documentos de Arquivo para a Administração de Arquivo para a Administração Pública, revisto e ampliado conforme Resolução nº 14/20001 (DOU 8/2/02), inclui as:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q350216 | Arquivologia, Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos, Arquivista, MDS, CESPE CEBRASPE

Acerca das vantagens e dos desafios relacionados à utilização das novas tecnologias nos arquivos, julgue os próximos itens.

Gestão documental é o conjunto de procedimentos que visam garantir mais eficiência e eficácia na produção, tramitação, uso, avaliação e destinação de documentos arquivísticos correntes e intermediários de uma instituição. A gestão diz respeito, contudo, apenas aos documentos convencionais, visto que, quando é concebida como um sistema informatizado, que controla documentos eletrônicos e(ou) digitais, passa a ser chamada de sistema eletrônico de gerenciamento arquivístico.

  1. ✂️
  2. ✂️

257Q350473 | Arquivologia, Preservação, Arquivista, FUNAG, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir de acordo com as orientações sobre conservação publicadas pelo Arquivo Nacional.

As principais causas de deterioração dos materiais arquivísticos são: os agentes físicos (luz, umidade, temperatura); os agentes físico-mecânicos (ausência de proteção, manuseio incorreto, desastres); os agentes químicos (materiais instáveis, poeira, poluentes atmosféricos); e os agentes biológicos (microrganismos, insetos e roedores).

  1. ✂️
  2. ✂️

258Q350501 | Arquivologia, Gestão de Documentos, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Em relação à natureza do conteúdo dos documentos arquivísticos, julgue os itens subseqüentes.

As fotografias, os filmes, os mapas, os relatórios e os pareceres são documentos de natureza técnica.

  1. ✂️
  2. ✂️

259Q48735 | Arquivologia, Microfilmagem e Automação, Arquivista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Acerca de microfilmagem, digitalização de documentos e gestão eletrônica de documentos, julgue o item que se segue.

Na literatura arquivística, é unânime o reconhecimento de que o sucesso de um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos (SIGAD) depende fundamentalmente da implementação prévia de um programa de gestão arquivística de documentos.
  1. ✂️
  2. ✂️

260Q350712 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista o planejamento e a implantação de um programa de gestão de documentos em uma instituição, julgue os seguintes itens.

O protocolo da instituição receberá os documentos, abrirá e identificará aqueles de natureza ostensiva.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.