Início

Questões de Concursos Arquivista

Resolva questões de Arquivista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q50475 | Arquivologia, Arquivos Corrente e Intermediário, Arquivista, MPOG, CESPE CEBRASPE

Com relação ao modelo de metadados do e-ARQ Brasil, a ser adotado pelos sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos, julgue o item subsecutivo.
Prazo de guarda na fase corrente é um elemento de metadado vinculado a evento de gestão.
  1. ✂️
  2. ✂️

362Q351155 | Arquivologia, Gestão de Documentos, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

O arquivista responsável pelo acervo documental do Departamento de Polícia Federal (DPF), em Brasília, localizou uma massa documental, produzida pelo próprio departamento, acumulada nas dependências do órgão.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem, de acordo com os princípios arquivísticos e à luz da legislação arquivística em vigor.

Os documentos de caráter intermediário que devem cumprir prazo de guarda serão mantidos nas dependências do DPF ou transferidos ao Arquivo Nacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

363Q48696 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Acerca da avaliação de documentos de arquivo, julgue o próximo item.

A avaliação tem como função matricial a descrição. É a partir dela que as comissões permanentes de avaliação aplicam os valores possíveis nos documentos públicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

364Q50514 | Administração Pública, Ética na Administração Pública, Arquivista, MPOG, CESPE CEBRASPE

Tendo como referência as disposições do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 1.171/1994), da Lei n.º 8.112/1990 e alterações e da Lei n.º 8.429/1992, julgue o próximo item.

Ao negar publicidade a ato oficial, o servidor público comete ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública.
  1. ✂️
  2. ✂️

365Q29456 | Arquivologia, Arquivista, CODEMIG, FGV

Um marco histórico importante para os arquivos é a Revolução Francesa. Além da criação do Arquivo Nacional, de uma “rede de arquivos do Estado", e da centralização dos arquivos, foi importante o reconhecimento pelo Estado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

366Q349728 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivista, Fundação Alexandre de Gusmão, CESPE CEBRASPE

Uma das etapas pertinentes ao tratamento técnico dos acervos arquivísticos refere-se à quantificação dos documentos. Acerca dessa etapa, julgue os itens seguintes.

Os documentos dos gêneros cartográfico e fonográfico são quantificados por unidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

367Q50478 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivista, MPOG, CESPE CEBRASPE

No que concerne às funções arquivísticas relativas a difusão, aquisição e avaliação, julgue o item seguinte.

A difusão, em um arquivo público, pode ser realizada tanto por meio de instrumentos de pesquisa quanto pela produção de outras publicações.
  1. ✂️
  2. ✂️

368Q48700 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Acerca da teoria e da prática de arranjo e descrição em arquivos permanentes, julgue o item.

A estrutura conhecida como unitermo, também denominada relação gênero-espécie, é o marco teórico da norma brasileira de descrição arquivística, inspirada na norma internacional elaborada pelo Conselho Internacional de Arquivos.
  1. ✂️
  2. ✂️

369Q350287 | Arquivologia, Gestão de Documentos, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Considerando que se deve construir ou adaptar um espaço físico capaz de atender à guarda de acervos arquivísticos de caráter permanente, julgue os itens seguintes, tendo em vista a preservação e o acesso aos acervos.

Para o armazenamento de fotografias e filmes recomenda-se a localização dos depósitos nas áreas que apresentem os mais baixos índices de temperatura e umidade relativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

370Q23642 | Administração Geral, Arquivista, CEPEL, BIO RIO

Texto associado.
TEXTO
                       MACONHA E CLASSE SOCIAL

Em recente entrevista, o presidente Barak Obama afirmou que fumar maconha é menos nocivo do que ingerir álcool. Defensor da legalização do uso recreativo, acrescentou que a criminalização dessa droga prejudica mais os jovens negros e latinos das classes pobres do que os garotos de classe média, que raramente vão para a prisão pelo seu uso.
      Os dois argumentos revelam muito da ideologia dita progressista do presidente.
      Adepto do que se convencionou chamar de Estado-babá, ele pauta suas opiniões e decisões de acordo com o perigo que determinada atividade possa representar aos cidadãos. Assim, se a maconha é menos nociva que o tolerado álcool, pode ser liberada. Já o argumento segundo o qual a legalização beneficiará os mais pobres, que costumam ser punidos com mais rigor pela lei opressora, denota sua firme adesão à teoria da luta de classes.
      O consumo e comercialização da maconha devem ser liberados sim, mas não pelos fracos argumentos usados pelo presidente. O primeiro é cientificamente controverso e o segundo, embora verdadeiro, é tosco, uma vez que, no limite, pode ser usado para defender a descriminalização de qualquer atividade ilícita, inclusive os crimes contra a vida e a propriedade. Afinal, os mais pobres costumam ser punidos com mais rigor por quaisquer crimes, e não só tráfico e consumo de drogas. A questão relevante aqui deveria ser: devemos criminalizar atividades que não prejudiquem ninguém, além dos próprios agentes?
      Ora, se uma atividade deve ser proibida ou autorizada de acordo com os níveis de risco à vida ou à saúde de seus praticantes, deveríamos aplaudir a proibição de esportes radicais, consumo de açúcares, gorduras, álcool, cigarros e, até mesmo, guiar automóveis. Se tais atividades são admitidas, malgrado todos os perigos a elas inerentes, é porque consideramos que temos o direito de escolher o nosso próprio caminho, de buscar a própria felicidade de acordo com os nossos valores e avaliações, não os do governo, dos cientistas ou de qualquer outra atividade.

João Luiz Mauad, o Globo, 19/02/2014
Os termos do título – maconha / classe social aparecem relacionados, no texto, do seguinte modo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

371Q48736 | Arquivologia, Arquivista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

     Os arquivos de um determinado órgão da administração pública brasileira apresentam as seguintes características: dossiês de correspondência expedida e recebida; disposição cronológica dos documentos; classificação aleatória por assunto; mistura de documentos de arquivo com publicações sem relação direta coma organização; não-consideração de documentos técnicos e científicos como de arquivo; criação de depósitos (arquivo morto)de documentação semi-ativa e inativa sem qualquer tratamento;microfilmagem ou digitalização de acervos que não foram previamente classificados, avaliados e descritos; inexistência de cuidados básicos destinados a preservação física de acervos em qualquer suporte; descartes feitos com o critério básico de desocupação de espaços físicos ou, apenas, considerando os valores legais dos documentos.

Luis Carlos Lopes. A informação e os arquivos. Teorias e práticas. Niterói: Ed UFF, 1996, p. 70-1 (com adaptações).

A respeito do arquivo descrito no texto acima, julgue os seguintes itens.
 
Percebe-se, pela descrição feita no texto, que a classificação adotada nos arquivos é do tipo funcional.
  1. ✂️
  2. ✂️

372Q351363 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista o planejamento e a implantação de um programa de gestão de documentos em uma instituição, julgue os seguintes itens.

O documento não classificado pelo protocolo do órgão será classificado no arquivo corrente.

  1. ✂️
  2. ✂️

373Q29455 | Arquivologia, Arquivista, CODEMIG, FGV

Indique, dentre os documentos listados abaixo, o que representa uma espécie documental:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

374Q48743 | Arquivologia, Arquivista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

     Os arquivos de um determinado órgão da administração pública brasileira apresentam as seguintes características: dossiês de correspondência expedida e recebida; disposição cronológica dos documentos; classificação aleatória por assunto; mistura de documentos de arquivo com publicações sem relação direta coma organização; não-consideração de documentos técnicos e científicos como de arquivo; criação de depósitos (arquivo morto)de documentação semi-ativa e inativa sem qualquer tratamento;microfilmagem ou digitalização de acervos que não foram previamente classificados, avaliados e descritos; inexistência de cuidados básicos destinados a preservação física de acervos em qualquer suporte; descartes feitos com o critério básico de desocupação de espaços físicos ou, apenas, considerando os valores legais dos documentos.

Luis Carlos Lopes. A informação e os arquivos. Teorias e práticas. Niterói: Ed UFF, 1996, p. 70-1 (com adaptações).

A respeito do arquivo descrito no texto acima, julgue os seguintes itens.
 
Para se garantir a preservação física, documentos de arquivo devem ser higienizados e restaurados ainda durante a fase corrente.
  1. ✂️
  2. ✂️

375Q14197 | Arquivologia, Arquivista, INFRAERO, FCC

Para fazer a análise tipológica na perspectiva arquivística, parte-se do princípio da proveniência; mas, para realizá-la sob a óptica da diplomática, parte-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q349922 | Arquivologia, Gestão de Documentos, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista o planejamento e a implantação de um programa de gestão de documentos em uma instituição, julgue os seguintes itens.

O programa deverá atuar nas seguintes fases da gestão: produção, utilização e destinação de documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

377Q349969 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

O arquivista responsável pelo acervo documental do Departamento de Polícia Federal (DPF), em Brasília, localizou uma massa documental, produzida pelo próprio departamento, acumulada nas dependências do órgão.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem, de acordo com os princípios arquivísticos e à luz da legislação arquivística em vigor.

O arquivista deve estabelecer contato com o Arquivo Nacional para que sejam feitos o registro e o diagnóstico preliminar do acervo localizado.

  1. ✂️
  2. ✂️

378Q350999 | Arquivologia, Digitalização e microfilmagem aplicado aos arquivos, Arquivista, FUNAG, CESPE CEBRASPE

Nas três últimas décadas do século XX, as microformas foram largamente utilizadas. Julgue os itens seguintes, de acordo com o que a legislação brasileira dispõe sobre a microfilmagem.

O conteúdo de cada microfilme deverá ser devidamente identificado em uma imagem de abertura e uma imagem de encerramento, sendo ainda obrigatório fazer uma indexação remissiva para facilitar a localização dos documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

380Q23648 | Arquivologia, Arquivista, CEPEL, BIO RIO

Os sistemas de acesso aos documentos de arquivo que subdividem-se em métodos de arquivamento são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.