Início

Questões de Concursos Arquivista

Resolva questões de Arquivista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


562Q818811 | Legislação Federal, Lei 8159 1991, Arquivista, FUNAG, CESPE CEBRASPE

Com base na Lei n.º 8.159, de 8/1/1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados, julgue os itens subseqüentes, relativos a documentos de arquivo da administração pública.

Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal, também por instituições de caráter público e, ainda, por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

563Q677842 | Não definido, Arquivista, AGU, IDECAN, 2019

Texto associado.
Os estudos sobre segurança da informação mostram-se, nos últimos anos, na área limítrofe entre a gestão e segurança da informação normalizadas e orientadas e a gestão e segurança da informação em ambientes não controlados. Este limite surge quando se pensa que tanto a gestão da informação, quanto a segurança da informação eram tópicos encarados dentro de uma perspectiva de hubs ou silos informacionais, ou seja, a informação teria obrigatoriamente que passar por “alguém” que poderia aplicar, sobre ela, um projeto de gestão informacional que levasse em conta aspectos relativos à segurança, por exemplo. Isto ocorria até meados dos anos 2000, quando o posicionamento do ambiente virtual era muito mais de download do que de “interação”. Foi a época de ouro dos portais de informações, ou grandes agregadores de dados, que possibilitavam aos geradores de mídia a implantação de políticas de gestão voltadas para seus interesses, sejam econômicos, políticos ou sociais. Com o advento de fenômenos como as redes sociais, em primeiro lugar – Facebook, Twitter – e com os acessos peer to peer (P2P), que independem de um órgão centralizador como WhatsApp e Telegram, por exemplo, a ligação entre o gerador da informação e o alvo desta informação torna-se cada vez mais direta, e é esta a grande preocupação atual no sentido de que a segurança da informação deixou de ser uma característica que possa ser imposta ou gerenciada, e está passando para um terreno onde não há nenhum tipo de regulação possível. 
Com base no texto, é correto inferir que é necessário encarar a necessidade do surgimento de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

564Q690140 | Arquivologia, Arquivista, UFF, COSEAC, 2019

Na ISAAR (CPF), há quatro áreas de informação normatizando os elementos de descrição para um registro de autoridade arquivística. Além das áreas de identificação, de descrição e de relacionamentos, a quarta área é a de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

565Q651004 | Ciências Políticas, Arquivista, MDS, CESPE CEBRASPE

Considerando as fases de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas, julgue os itens a seguir.

A formação da agenda corresponde à segunda fase das políticas públicas e não pode surgir de situação de crise, calamidade ou catástrofe.

  1. ✂️
  2. ✂️

566Q683007 | Legislação Estadual, Arquivista, AL GO, IADES, 2019

Quanto ao processo administrativo disciplinar e à respectiva revisão, nos termos da Resolução n° 1.073/2001, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

567Q350811 | Arquivologia, Avaliação de documentos, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

O arquivista responsável pelo acervo documental do Departamento de Polícia Federal (DPF), em Brasília, localizou uma massa documental, produzida pelo próprio departamento, acumulada nas dependências do órgão.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem, de acordo com os princípios arquivísticos e à luz da legislação arquivística em vigor.

Na avaliação do acervo, o DPF poderá empregar a amostragem como forma de selecionar documentos representativos do conjunto a que pertencem, utilizando critérios específicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

568Q684135 | Arquivologia, Arquivista, UFF, COSEAC, 2019

JARDIM (1995) argumenta que o conceito ou noção teórica que aparece como um dos pilares da Arquivologia contemporânea, especialmente no processo de avaliação e seleção dos documentos permanentes, é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

569Q350194 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivista, ENAP, ESAF

Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda de documentos de arquivo. Esse conceito corresponde a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

570Q711633 | Português, Interpretação de Textos, Arquivista, Câmara de Cabo de Santo Agostinho PE, AOCP, 2019

Texto associado.

                                         Texto de apoio

                                       O que é ergonomia?


      Ergonomia é a área da ciência que estuda maneiras de facilitar nossa relação com objetos e máquinas. “Seu objetivo central é adaptar o trabalho ao ser humano, evitando que ocorra o contrário”, diz o engenheiro e doutor em ergonomia Laerte Idal Sznelwar, da Universidade de São Paulo (USP). O naturalista polonês Wojciech Jastrzebowski foi a primeira pessoa a usar o termo ergonomia – que em grego significa “princípios do trabalho” – num texto chamado The Science of Work (“A Ciência do Trabalho”), escrito em 1857. Um exemplo de aplicação dos princípios ergonômicos são os telefones com teclas. Os números não são dispostos por acaso em quatro fileiras com três botões cada. Antes de esse formato ser lançado, foram testados modelos com teclados circulares, diagonais e horizontais com duas fileiras de botões. Venceu a configuração que os estudiosos perceberam ser a mais confortável para os usuários.

      A ergonomia atual vai ainda mais longe e não fica só no desenho de objetos: as telas dos caixas eletrônicos, por exemplo, são projetadas com ícones grandes e fáceis de localizar. Por causa da variedade de aplicações, o trabalho em ergonomia é feito por vários profissionais, como engenheiros, arquitetos, médicos, fisioterapeutas e psicólogos. Nos últimos anos, os estudos nessa área ganharam destaque na criação de objetos que diminuam os riscos de lesões por esforços repetitivos, as famosas LER, que atacam, por exemplo, quem vive sentado diante do computador a maior parte do dia.


                                                     Na medida certa

              Mobílias e máquinas ergonômicas respeitam o corpo do usuário


Monitor bem posicionado: Permite olhar para a tela mantendo o pescoço em sua posição natural.

Apoio: Mantém os pés em posição confortável caso a mesa não tenha regulagem de altura.

Teclado ideal: Modelos com teclas que amorteçam os dedos evitam lesões como a tendinite.

Encosto ajustável: Adequa-se à curvatura lombar, evitando lesões nas costas. Mola amortecedora: Não deixa a coluna sofrer impactos bruscos.

Altura regulável: Permite manter os joelhos em um ângulo de 90º, deixando a circulação sanguínea livre.

Adaptado de: . Acesso em: 31 de outubro de 2019.



As seguintes alternativas estão gramaticalmente corretas, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

571Q677902 | Não definido, Arquivista, AGU, IDECAN, 2019

A respeito da história da Arquivologia, é correto afirmar que o grande marco de sua evolução foi a publicação, em 1898, de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

572Q406326 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Arquivista, UFSM, UFSM

Considerando o que se encontra disposto na Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990, com suas alterações posteriores, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

573Q351367 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

O arquivista responsável pelo acervo documental do Departamento de Polícia Federal (DPF), em Brasília, localizou uma massa documental, produzida pelo próprio departamento, acumulada nas dependências do órgão.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem, de acordo com os princípios arquivísticos e à luz da legislação arquivística em vigor.

Tendo em vista a missão do DPF e a natureza dos documentos que produz e acumula, a eliminação de conjuntos documentais pertencentes à referida massa será efetuada em sigilo.

  1. ✂️
  2. ✂️

574Q350626 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Arquivista, FUNAG, CESPE CEBRASPE

A política de acesso aos documentos no Brasil está respaldada pela legislação arquivística, que estabelece prazos de acesso e sigilo para os documentos. Com base nessa legislação, julgue os itens seguintes.

Os documentos classificados nas categorias de secretos e confidenciais podem ter essa classificação prorrogada uma vez, pelo mesmo período.

  1. ✂️
  2. ✂️

575Q444093 | Direito Constitucional, União, Arquivista, ENAP, ESAF

Quanto aos terrenos de marinha, não é correto afi rmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

576Q350035 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivista, FUNAG, CESPE CEBRASPE

Acerca do estabelecimento dos quadros de arranjo adotados nos arquivos e de sua organização interna, julgue os itens abaixo.

No fundo, o grupo constitui-se pelo conjunto das funções que determinam a existência dos departamentos das instituições públicas ou privadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

577Q432211 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Arquivista, DPU, CESPE CEBRASPE

Considerando os direitos fundamentais contidos na CF, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

578Q678000 | Não definido, Arquivista, AGU, IDECAN, 2019

Texto associado.
De acordo com Vitoriano (2017), a respeito das relações entre Arquivologia e Gestão da Informação no Brasil, analise as afirmativas a seguir: 
I. A gestão da informação é apresentada acessoriamente à gestão documental. 
II. No Brasil, a arquivologia ainda não conseguiu desenvolver um aporte teórico de aproximação com a CI no que se refere às temáticas de gestão da informação. 
III. Há uma grande prevalência de pesquisas de gestão da informação na arquivologia.
Assinale
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

579Q349468 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista o planejamento e a implantação de um programa de gestão de documentos em uma instituição, julgue os seguintes itens.

Conforme Schellenberg, a classificação de fundos pode tomar como base as ações desenvolvidas pelo órgão, o que resultará em uma classificação funcional.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.