Início

Questões de Concursos Arquivista

Resolva questões de Arquivista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


721Q349798 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Constam no acervo de caráter permanente de uma instituição documentos textuais, iconográficos e micrográficos. Considerando o tratamento e o acesso ao acervo, julgue os itens a seguir.

De acordo com as normas da ISAD(G), o DPF poderá considerar suas superintendências como seções do mesmo fundo arquivístico.

  1. ✂️
  2. ✂️

722Q349602 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Arquivista, CEFET RJ, CONSULPLAN

O conceito de Arquivística é, marque V se verdadeiro e F se falso:

( ) É a Ciência que estuda a essência, organização e métodos para o tratamento de material bibliográfico.

( ) É uma disciplina que tem por objetivo a natureza dos arquivos e das teorias, métodos e técnicas a serem observados na sua constituição, organização, desenvolvimento e utilização.

( ) É a ciência que se ocupa da reunião, arranjo e cuidado de coleções de objetos de artes e cultura, ciências naturais, etnologia e outras.

( ) É a ciência das coisas antigas a partir dos monumentos.

A seqüência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

723Q678061 | Não definido, Arquivista, AGU, IDECAN, 2019

Texto associado.
Um sistema de segurança da informação eficiente se baseia em princípios ou características que norteiam seus processos. Segundo a Norma ABNT NBR ISO/IEC 27002, os princípios seriam: confidencialidade, integridade e disponibilidade. A confidencialidade garante que as informações sejam acessíveis somente a pessoas que possuam permissão para acesso na instituição; a integridade proporciona a proteção das informações contra modificações, adulterações ou fraudes; e a disponibilidade assegura que os usuários autorizados tenham acesso às informações, quando requisitadas, e elas se mantenham protegidas e não se tornem indisponíveis.
Aliada a esses princípios, podem estar, ainda, 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

724Q681678 | Informática, Arquivista, UFGD, UFGD, 2019

Segundo a empresa Symantec, os dados têm um alto valor e podem ser coletados, roubados, vendidos e analisados na Internet. Em busca da privacidade de seus usuários, navegadores de Internet, como Mozilla Firefox, Google Chrome e Internet Explorer oferecem a funcionalidade de navegação privada ou anônima. Para esses navegadores, é correto afirmar que a navegação privativa/anônima

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

725Q403581 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Arquivista, ENAP, ESAF

Assinale a opção incorreta com relação ao procedimento de regularização e de administração de bens imóveis de domínio da União.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

726Q693156 | Arquivologia, Arquivista, UFF, COSEAC, 2019

Segundo o e-ARQ Brasil (2011), para apoiar os procedimentos e operações técnicas de gestão arquivística de documentos, além de quatro instrumentos principais, há, também, três considerados adicionais: o glossário, o vocabulário controlado e o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

727Q807621 | Legislação Federal, Legislação Arquivistica, Arquivista, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Com relação à legislação arquivística brasileira, julgue os itens de 99 a 106.

Um documento classificado como confidencial pode permanecer nessa condição até dez anos a partir da data de sua produção, podendo o prazo ser renovado por igual período.

  1. ✂️
  2. ✂️

728Q444637 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Arquivista, UFSM, UFSM

Considerando todos os preceitos constantes da Constituição Federal de 1988 (CF/88), assinale a alternativa que NÃO corresponde ao seu texto legal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

729Q650288 | Ciências Políticas, Arquivista, MDS, CESPE CEBRASPE

Acerca das etapas e fases do processo de políticas públicas e seus atores, julgue os itens seguintes.

Nos regimes democráticos, a sociedade civil se organiza para apresentar demandas sociais que podem se transformar em propostas de políticas públicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

730Q403266 | Direito Administrativo, Poderes e Deveres do Administrador Público, Arquivista, DPU, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao processo administrativo e aos poderes da administração, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

731Q682841 | Arquivologia, Arquivista, AL GO, IADES, 2019

Assinale a alternativa que indica o primeiro passo para a elaboração de uma política pública de arquivo. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

732Q711780 | Arquivologia, Arquivista, Câmara de Cabo de Santo Agostinho PE, AOCP, 2019

Texto associado.


A classificação de documento ostensivo é dada àqueles cuja divulgação não prejudica a administração e os documentos considerados sigilosos devem ser restritos e necessitam de medidas especiais para salvaguarda. Alguns documentos de um escritório de advocacia foram analisados como sigilosos, havendo, para isso, classificações quanto ao grau de sigilo. Quais são as classificações correspondentes à categoria de sigilo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

733Q712335 | Arquivologia, Arquivista, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP, 2019

Leia o texto a seguir.

“Há três fases no planejamento de um programa de manutenção de acervos: a reunião das informações, a formulação de políticas e de procedimentos para orientar o programa de manutenção de acervo e a seleção e organização dos projetos.”

OGDEN, Sherelyn. Planejamento. 2. ed. Rio de Janeiro:

Projeto Conservação Preventiva em Biblioteca e Arquivos:

Arquivo Nacional, 2001. p. 22. (grifo nosso)

Considerando o trecho em destaque, analise as seguintes afirmativas.

I. As diretrizes devem adaptar-se à equipe e aos recursos financeiros da instituição, de modo que as opções de procedimento reflitam objetivos realistas e possíveis de serem atingidos.

II. As diretrizes devem apresentar as opções de procedimento disponíveis na instituição para cada problema e incluir instruções passo-a-passo para cada opção.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

734Q688603 | Arquivologia, Arquivista, UFF, COSEAC, 2019

Para a preservação do documento arquivístico digital, além de respeitar as condições ambientais especificadas pelo fabricante, é preciso realizar a troca dos suportes antes do fim de sua vida útil, técnica conhecida como refreshing, ou:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

735Q694235 | Arquivologia, Arquivista, UFF, COSEAC, 2019

Além da chamada “lei dos arquivos”, os arquivos de universidades federais devem basear seu planejamento e ações voltados para o interesse público e social na legislação arquivística que a complementa, composta de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

736Q351304 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivista, ENAP, ESAF

Quanto ao arranjo e à descrição das séries, assinale a opção que corresponde a um instrumento de uso interno dos arquivistas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

737Q686713 | Arquivologia, Arquivista, UFF, COSEAC, 2019

Na chamada classificação funcional, SCHELLENBERG (2006) aconselha, sempre que possível, para os documentos públicos que se relacionam com importantes diretrizes, opiniões e decisões políticas, que se criem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

738Q442246 | Direito Constitucional, União, Arquivista, ENAP, ESAF

Observada a disciplina jurídica das terras devolutas, não é verdadeiro que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

739Q708539 | Português, Interpretação de Textos, Arquivista, Câmara de Cabo de Santo Agostinho PE, AOCP, 2019

Texto associado.

                                         Texto de apoio

                                       O que é ergonomia?


      Ergonomia é a área da ciência que estuda maneiras de facilitar nossa relação com objetos e máquinas. “Seu objetivo central é adaptar o trabalho ao ser humano, evitando que ocorra o contrário”, diz o engenheiro e doutor em ergonomia Laerte Idal Sznelwar, da Universidade de São Paulo (USP). O naturalista polonês Wojciech Jastrzebowski foi a primeira pessoa a usar o termo ergonomia – que em grego significa “princípios do trabalho” – num texto chamado The Science of Work (“A Ciência do Trabalho”), escrito em 1857. Um exemplo de aplicação dos princípios ergonômicos são os telefones com teclas. Os números não são dispostos por acaso em quatro fileiras com três botões cada. Antes de esse formato ser lançado, foram testados modelos com teclados circulares, diagonais e horizontais com duas fileiras de botões. Venceu a configuração que os estudiosos perceberam ser a mais confortável para os usuários.

      A ergonomia atual vai ainda mais longe e não fica só no desenho de objetos: as telas dos caixas eletrônicos, por exemplo, são projetadas com ícones grandes e fáceis de localizar. Por causa da variedade de aplicações, o trabalho em ergonomia é feito por vários profissionais, como engenheiros, arquitetos, médicos, fisioterapeutas e psicólogos. Nos últimos anos, os estudos nessa área ganharam destaque na criação de objetos que diminuam os riscos de lesões por esforços repetitivos, as famosas LER, que atacam, por exemplo, quem vive sentado diante do computador a maior parte do dia.


                                                     Na medida certa

              Mobílias e máquinas ergonômicas respeitam o corpo do usuário


Monitor bem posicionado: Permite olhar para a tela mantendo o pescoço em sua posição natural.

Apoio: Mantém os pés em posição confortável caso a mesa não tenha regulagem de altura.

Teclado ideal: Modelos com teclas que amorteçam os dedos evitam lesões como a tendinite.

Encosto ajustável: Adequa-se à curvatura lombar, evitando lesões nas costas. Mola amortecedora: Não deixa a coluna sofrer impactos bruscos.

Altura regulável: Permite manter os joelhos em um ângulo de 90º, deixando a circulação sanguínea livre.

Adaptado de: . Acesso em: 31 de outubro de 2019.



Assinale a alternativa que analisa corretamente a função do que em “Venceu a configuração que os estudiosos perceberam ser a mais confortável para os usuários.”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

740Q809967 | Legislação Federal, Legislação Arquivistica, Arquivista, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Com relação à legislação arquivística brasileira, julgue os itens de 99 a 106.

O registro dos documentos a serem eliminados, de acordo com a legislação em vigor, é realizado a partir da preparação sucessiva dos seguintes registros escritos: inventário preliminar, listagem de eliminação, edital de eliminação de documentos e termo de eliminação de documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.