Início

Questões de Concursos Arquivista

Resolva questões de Arquivista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


741Q351251 | Arquivologia, Preservação, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Documentos de diferentes suportes pertencentes ao acervo arquivístico de uma instituição apresentam algum tipo de comprometimento relativo à sua conservação e preservação. Nesse aspecto, julgue os itens a seguir.

A remoção de resíduos de cola, fitas adesivas e etiquetas encontradas na superfície das fotografias deverá ser feita por meio de limpeza mecânica.

  1. ✂️
  2. ✂️

742Q691768 | Informática, Arquivista, UFGD, UFGD, 2019

Diversos formatos de arquivos foram criados para o correto armazenamento, recuperação e uso de dados por meio de programas. Os arquivos são usualmente diferenciados por extensões no nome de arquivo (por exemplo: .txt, .doc, .xls, .jpg, .bmp, etc.) e essas extensões estão associadas a formatos de arquivos específicos. Com relação às extensões de arquivos suportadas pela suíte OpenOffice, é correto afirmar que


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

743Q350783 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Arquivista, MDS, CESPE CEBRASPE

Com base no que a legislação brasileira define acerca do acesso a documentos e informações, julgue os itens a seguir.

Em órgãos e entidades públicos, os agentes responsáveis pela custódia de documentos e materiais e pela segurança de áreas, instalações ou sistemas de informação de natureza sigilosa, estão sujeitos a sanções penais em caso de comprometimento de sigilo de documentos resultante de falha humana.

  1. ✂️
  2. ✂️

744Q350229 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivista, FUNAG, CESPE CEBRASPE

Uma das etapas pertinentes ao tratamento técnico dos acervos arquivísticos refere-se à quantificação dos documentos. Acerca dessa etapa, julgue os itens seguintes.

Para a obtenção da metragem linear dos documentos armazenados em arquivos de aço, mede-se a profundidade da gaveta e multiplica-se este número pela quantidade de gavetas existentes no mobiliário.

  1. ✂️
  2. ✂️

745Q412713 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Arquivista, AGU, IDECAN, 2019

A respeito dos contratos administrativos, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

746Q351331 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Em relação à natureza do conteúdo dos documentos arquivísticos, julgue os itens subseqüentes.

As apólices, as certidões, os contratos, os extratos bancários e os laudos de auditoria são documentos de natureza contábil-financeira.

  1. ✂️
  2. ✂️

747Q349619 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Acerca das funções arquivísticas, julgue os itens a seguir.

Conforme Couture e Rousseau, inserem-se como funções arquivísticas a produção, a avaliação, a aquisição e a classificação.

  1. ✂️
  2. ✂️

748Q682696 | Informática, Arquivista, AL GO, IADES, 2019

Texto associado.

Internet, intranet e extranet são termos bastante utilizados no contexto tecnológico, tanto de organizações quanto de residências, para designar tipos de acessos das redes de computadores. Acerca da intranet, é correto afirmar que se trata de um tipo de rede 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

749Q677627 | Medicina, Arquivista, AGU, IDECAN, 2019

Um homem de setenta e oito anos de idade, morador de um asilo e portador do mal de Alzheimer, procurou atendimento médico por apresentar um quadro caracterizado por: presença de pápulas de 2 mm a 5 mm; escoriações em regiões interdigitais, na face anterior dos punhos, nas axilas e na região escrotal, aparecidas havia trinta dias; e prurido, principalmente no período noturno. Ele informou que usava regularmente, havia seis meses, cloridrato de memantina e negou história de sintomas semelhantes ao do quadro atual. O paciente havia sido medicado anteriormente com corticosteroide tópico e anti-histamínico via oral, mas não tinha melhorado. O exame clínico e os exames complementares básicos não apresentaram alterações.
Considerando-se o caso clínico apresentado, é correto afirmar que a hipótese diagnóstica mais provável é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

750Q650507 | Ciências Políticas, Arquivista, MDS, CESPE CEBRASPE

Acerca da realidade das políticas públicas no Brasil e de sua gestão, julgue os próximos itens.

No Brasil, a percepção da complexidade das políticas públicas, que normalmente deve ser vista durante a fase de formulação e decisão, concentra-se, porém, na fase de implementação, vista como etapa de tarefas com alto nível de exigência e capacitação dos operadores finais.

  1. ✂️
  2. ✂️

751Q350362 | Arquivologia, Arquivista, ENAP, ESAF

Serão obrigatoriamente desapropriadas, de acordo com o que dispõe a lei, as áreas particulares incluídas nos limites das unidades de conservação relacionadas abaixo, integrantes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC, exceto quando se tratar de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

752Q351176 | Arquivologia, Preservação, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Documentos de diferentes suportes pertencentes ao acervo arquivístico de uma instituição apresentam algum tipo de comprometimento relativo à sua conservação e preservação. Nesse aspecto, julgue os itens a seguir.

As áreas de depósito devem ficar em locais que recebam maior iluminação, natural e/ou artificial.

  1. ✂️
  2. ✂️

753Q709064 | Português, Interpretação de Textos, Arquivista, Câmara de Cabo de Santo Agostinho PE, AOCP, 2019

Texto associado.

                                         Texto de apoio

                                       O que é ergonomia?


      Ergonomia é a área da ciência que estuda maneiras de facilitar nossa relação com objetos e máquinas. “Seu objetivo central é adaptar o trabalho ao ser humano, evitando que ocorra o contrário”, diz o engenheiro e doutor em ergonomia Laerte Idal Sznelwar, da Universidade de São Paulo (USP). O naturalista polonês Wojciech Jastrzebowski foi a primeira pessoa a usar o termo ergonomia – que em grego significa “princípios do trabalho” – num texto chamado The Science of Work (“A Ciência do Trabalho”), escrito em 1857. Um exemplo de aplicação dos princípios ergonômicos são os telefones com teclas. Os números não são dispostos por acaso em quatro fileiras com três botões cada. Antes de esse formato ser lançado, foram testados modelos com teclados circulares, diagonais e horizontais com duas fileiras de botões. Venceu a configuração que os estudiosos perceberam ser a mais confortável para os usuários.

      A ergonomia atual vai ainda mais longe e não fica só no desenho de objetos: as telas dos caixas eletrônicos, por exemplo, são projetadas com ícones grandes e fáceis de localizar. Por causa da variedade de aplicações, o trabalho em ergonomia é feito por vários profissionais, como engenheiros, arquitetos, médicos, fisioterapeutas e psicólogos. Nos últimos anos, os estudos nessa área ganharam destaque na criação de objetos que diminuam os riscos de lesões por esforços repetitivos, as famosas LER, que atacam, por exemplo, quem vive sentado diante do computador a maior parte do dia.


                                                     Na medida certa

              Mobílias e máquinas ergonômicas respeitam o corpo do usuário


Monitor bem posicionado: Permite olhar para a tela mantendo o pescoço em sua posição natural.

Apoio: Mantém os pés em posição confortável caso a mesa não tenha regulagem de altura.

Teclado ideal: Modelos com teclas que amorteçam os dedos evitam lesões como a tendinite.

Encosto ajustável: Adequa-se à curvatura lombar, evitando lesões nas costas. Mola amortecedora: Não deixa a coluna sofrer impactos bruscos.

Altura regulável: Permite manter os joelhos em um ângulo de 90º, deixando a circulação sanguínea livre.

Adaptado de: . Acesso em: 31 de outubro de 2019.



Assinale a alternativa em que a oração apresentada pode substituir adequadamente o adjetivo em “Altura regulável”, preservando-lhe o sentido.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

754Q349742 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivista, ENAP, ESAF

Quando a estrutura orgânica fornece a base para grandes agrupamentos de documentos, estamos falando de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

755Q350016 | Arquivologia, Arquivista, ENAP, ESAF

Constitui condição essencial para os Cartórios de Notas e Registro de Imóveis lavrarem e registrarem escrituras relativas a bens imóveis da União, exceto a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

756Q350806 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Arquivista, FUNAG, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, em relação às especificações técnicas a serem adotadas nos edifícios de arquivos.

A arquitetura contemporânea sugere a instalação de paredes de vidro em arquivos, pois possibilitam identificar o ingresso de profissionais nos depósitos e facilitam a segurança do acervo.

  1. ✂️
  2. ✂️

757Q689342 | Arquivologia, Arquivista, AL GO, IADES, 2019

A Norma Brasileira de Descrição Arquivística estabelece 28 elementos de descrição, sendo sete obrigatórios. Assinale a alternativa que indica um deles. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

758Q434122 | Direito Constitucional, Poder Executivo, Arquivista, MDS, CESPE CEBRASPE

Em relação às instituições políticas brasileiras, ao processo político e às políticas públicas, julgue os itens que se seguem.

O Poder Executivo, no Brasil, detém fortes poderes frente ao Poder Legislativo: pode editar medidas provisórias e vetar total ou parcialmente a legislação aprovada no Congresso.

  1. ✂️
  2. ✂️

759Q693302 | Português, Interpretação de Textos, Arquivista, AL GO, IADES, 2019

Texto associado.
                          O Poder Legislativo do estado de Goiás

                                        O Legislativo e a sociedade

1         Desde a proclamação da República, em 1889, o Poder
Legislativo, entre os poderes constituídos, é o que melhor
reflete os diferentes momentos da política brasileira. Está
presente no dia a dia das pessoas porque é o responsável
pela elaboração e discussão das leis que regem o país, o
estado e o município.
7         O Legislativo também é responsável pela apreciação
da maioria dos atos do Poder Executivo. Isso significa que
passam pelos Parlamentos das diferentes esferas quase todas
10 as iniciativas tomadas pelo presidente da República, pelo
governador do estado ou pelo prefeito municipal, cabendo a
senadores, deputados federais e estaduais, além de
13 vereadores, a aprovação ou não das questões em discussão.
            O Poder Legislativo é o meio do cidadão, a partir de
seus representantes eleitos pelo voto direto, participar e
16 intervir nos assuntos públicos, mas a história mostra que
nem sempre foi assim.
                                        Os conselhos gerais
            A primeira Constituição Brasileira, de 1824, instituiu
19 nas províncias do Império os Conselhos Gerais. Era uma
forma de garantir aos cidadãos o direito de intervir nos
negócios de sua província. Entretanto, segundo os
22 historiadores, esses Conselhos Gerais não constituíam um
poder autônomo e independente.
            As Assembleias Legislativas Provinciais nasceram na
25 primeira reforma constitucional brasileira, consubstanciada
na Lei nº 12, de agosto de 1832, mais conhecida por Ato
Adicional. Elas funcionaram durante todo o período
28 conhecido como Primeira República.
Disponível em: .
Acesso em: 11 nov. 2018 (fragmento), com adaptações.

Em “Isso significa que passam pelos Parlamentos das diferentes esferas quase todas as iniciativas tomadas pelo presidente da República, pelo governador do estado ou pelo prefeito municipal, cabendo a senadores, deputados federais e estaduais, além de vereadores, a aprovação ou não das questões em discussão.”(linhas de 8 a 13), o verbo “passar” está flexionado no plural porque 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

760Q351033 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivista, ENAP, ESAF

Foi localizada na sede de um órgão público uma massa documental acumulada sem organização e sem indicação de procedência. O setor de documentação do referido órgão assumiu a responsabilidade de identifi car, tratar e definir o destino da documentação. Com base no conhecimento arquivístico sistematizado, julgue os itens referentes aos procedimentos de organização.

( ) Para atender ao princípio de proveniência, deverá ser feita a identificação dos fundos de arquivo que compõem a massa documental.

( ) Será necessário proceder ao levantamento da produção documental do órgão para subsidiar o trabalho de organização.

( ) Para a classificação dos documentos referentes à área financeira, poderá ser utilizado o código da Resolução n.14 do CONARQ.

( ) Em se tratando de documentos de órgãos públicos do poder executivo federal, caberá ao Arquivo Nacional receber a documentação para avaliação e seleção do acervo.

A quantidade de itens corretos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.