Início

Questões de Concursos Arquivista

Resolva questões de Arquivista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


781Q443675 | Direito Constitucional, Advocacia e Defensoria Pública, Arquivista, DPU, CESPE CEBRASPE

As prerrogativas e garantias deferidas aos defensores públicos (DPs) da União incluem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

782Q350606 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivista, MDS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, com relação às ações culturais e educativas desenvolvidas em instituições arquivísticas públicas.

O arquivo público pode realizar atividades culturais, tais como palestras, debates, lançamentos de obras, exposições de documentos, comentários sobre conjuntos de documentos no próprio arquivo ou em meios de comunicação de massa e visitas escolares (alunos de ensino fundamental e médio).

  1. ✂️
  2. ✂️

783Q693274 | Arquivologia, Arquivista, UFGD, UFGD, 2019

O Conselho Internacional de Arquivos desenvolveu um padrão para o fornecimento de orientação prática na identificação e contato com instituições com acervos arquivísticos. Qual é a norma que apresenta regras gerais para a descrição de instituições com acervos arquivísticos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

784Q350298 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivista, MDS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, com relação às atividades de descrição arquivística.

A General International Standard Archival Description — ISAD(G) — é uma norma internacional que propõe padronizar os instrumentos de pesquisa a partir de descrição multinível, em que o mesmo esquema básico possa ser usado para descrever tanto peças individuais como conjuntos inteiros ou divisões desses conjuntos, de maneira independente, sem subordinação entre os diferentes níveis, e partindo-se das informações contidas nos documentos para as informações mais gerais, com base na demanda dos consulentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

785Q706916 | Arquivologia, Arquivista, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP, 2019

São procedimentos que compõem a segunda fase da gestão de documentos, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

786Q350101 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Arquivista, MDS, CESPE CEBRASPE

O arquivista deve conhecer os princípios fundamentais que regem a disciplina, além das características dos documentos de arquivo que lhes atribuem seu valor probatório. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Quando do estabelecimento do contexto de produção documental, a proveniência deve ser referenciada, visto que, segundo o princípio da proveniência, os conjuntos de documentos espelham a estrutura administrativa da entidade produtora.

  1. ✂️
  2. ✂️

787Q350111 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Arquivista, FUNAG, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, em relação às especificações técnicas a serem adotadas nos edifícios de arquivos.

Na construção de prédios de arquivo, faz-se necessário um estudo do solo e das características climato-ambientais da região, visando a segurança do acervo.

  1. ✂️
  2. ✂️

788Q350154 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Arquivista, FUNAG, CESPE CEBRASPE

Com base nos princípios fundamentais da disciplina arquivística e nas características próprias dos arquivos permanentes, julgue os itens a seguir.

Quando o fundo é constituído por documentos de naturezas diversas como filmes, fotografias, fitas magnéticas, mapas, material bibliográfico e outros, estes podem ser fisicamente armazenados em diferentes locais, desde que sejam feitas as referências correspondentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

789Q677873 | Não definido, Arquivista, AGU, IDECAN, 2019

Texto associado.
Para Rhoads (1989), o ciclo total de vida dos documentos é representado por quatro fases. Com base nessa informação, faça a correta correlação entre as fases. 

a Elaboração/criação/produção do documento (gestação) 
b Utilização e manutenção do documento (do nascimento à vida produtiva)
 c Disponibilização do documento (destinação final) 
d Gestão de documentos de valor permanente 
( ) Compreende o controle e a utilização dos documentos necessários para realizar ou facilitar as atividades de uma organização. Abarca a criação e o aperfeiçoamento dos sistemas de arquivo e a recuperação de dados, a gestão dos arquivos, a análise de sistemas de produção e a manutenção de programas de documentos vitais, o funcionamento dos centros de documentação e a automação dos processos.

 
( ) Contempla desenho e produção de formulários, estipulação de diretrizes e fomento de sistemas de gestão e aplicação de tecnologia moderna aos processos.
( ) Contempla a identificação e a descrição das séries documentais, o estabelecimento de programas de retenção, disponibilização e destinação dos documentos e as decisões acerca de conservação. A conservação de documentos comporta a eliminação de uma parte deles
( ) Abarca o desenho e os equipamentos dos depósitos, os processos de conservação e preservação dos arquivos, o planejamento de políticas de acesso aos arquivos, os procedimentos dos serviços de referência, a criação de novos arquivos e a informação sobre eles. 
Assinale a alternativa que traga a sequência correta da correspondência entre as duas colunas, de cima para baixo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

790Q815637 | Legislação Federal, Legislação Arquivistica, Arquivista, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE

A respeito das políticas públicas de arquivo e da legislação arquivística brasileira, julgue os itens subsecutivos.

A existência de legislação em arquivos no Brasil garante a existência de uma política pública de arquivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

791Q350268 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Arquivista, FUNAG, CESPE CEBRASPE

Segundo Schellenberg, o princípio da ordem original “é o de que se mantenham os documentos na ordem que lhes foi imposta durante a fase corrente”. Considerando as discussões presentes na obra desse autor, julgue os itens a seguir.

A ordem em que se dispõem as séries no interior do grupo ou subgrupo pouco efeito tem sobre os valores de prova, ou sobre a integridade do grupo.

  1. ✂️
  2. ✂️

792Q340603 | Raciocínio Lógico, Arquivista, DPU, CESPE CEBRASPE

Quatro candidatos a uma vaga de emprego em uma agência de detetives deverão passar por um teste de raciocínio lógico, que consiste em entrar em uma sala e descobrir em qual das duas pastas sobre a mesa, uma vermelha e outra verde, estão seus respectivos contratos de trabalho — os quatro contratos estão em uma mesma pasta. Cada um deles poderá fazer uma única pergunta a um de seus dois possíveis futuros chefes: um responderá sempre com a verdade e o outro sempre mentirá. Os candidatos não sabem, todavia, qual dos dois chefes falará a verdade e qual mentirá. O candidato 1 perguntou a um dos chefes em qual pasta estava o seu contrato; ouviu a resposta e saiu.

O candidato 2 fez a mesma pergunta do primeiro candidato só que, casualmente, escolheu o outro chefe, ouviu a resposta e se retirou. O candidato 3 entrou na sala, pegou uma das pastas nas mãos e perguntou a um dos chefes:

— O seu amigo me diria que nesta pasta se encontra o meu contrato? Ouviu a resposta e saiu. Entrou o último candidato e, com o dedo apontado para um dos chefes, perguntou ao outro:

— Em que pasta ele diria que está o meu contrato? — “Na verde”, foi a resposta que ele obteve.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A partir das perguntas feitas pelos candidatos 1 e 2, é impossível que eles tenham certeza de onde estejam os seus contratos.
  1. ✂️
  2. ✂️

793Q350182 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivista, FUNAG, CESPE CEBRASPE

Com relação às propostas mais recentes para o desenvolvimento das atividades de descrição, julgue os itens subseqüentes.

A versão atual da International Standard Archival Description (General) — ISAD (G) —, promulgada pelo Conselho Internacional de Arquivos, é parâmetro obrigatório de descrição, pois deve substituir todas as normativas nacionais dos países-membros do CIA. Dessa forma, os instrumentos de pesquisa tradicionais já não são válidos e devem ser substituídos em um curto prazo.

  1. ✂️
  2. ✂️

794Q816913 | Legislação Federal, Lei 9605 1998, Arquivista, DPU, CESPE CEBRASPE

A Lei n.º 9.605/1998 estabelece sanções penais e administrativas àqueles cujo procedimento venha a lesar o meio ambiente. No caso dos crimes de destruição, inutilização ou deterioração de arquivos, a penalidade a ser aplicada é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

795Q350086 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivista, FUNAG, CESPE CEBRASPE

Para os diagnósticos dos acervos arquivísticos, são elaborados questionários a fim de se verificar a real situação dos documentos. Tomando como base essa etapa do tratamento técnico dos acervos, julgue os itens a seguir, acerca dos pontos a serem abordados na elaboração do questionário.

As datas de realização das entrevistas devem ser consideradas para análises comparativas posteriores.

  1. ✂️
  2. ✂️

796Q349950 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Arquivista, Ministério das Cidades, CETRO

Com relação ao acesso à informação no Brasil, os agentes envolvidos e as suas funções, analise as assertivas abaixo.

I. O Conselho Nacional de Arquivos e o Ministério da Ciência e Tecnologia são igualmente responsáveis pela ampliação da disponibilidade de instrumentos de pesquisa documental na Internet.

II. O Conselho Nacional de Arquivos é o principal responsável pela elaboração e divulgação de manuais sobre estudos de usuários em arquivos.

III. A ampliação da capacidade tecnológica dos arquivos públicos e privados brasileiros cabe ao Arquivo Nacional, ao Banco Mundial e a eventuais contribuidores do setor privado.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

797Q710976 | Arquivologia, Arquivista, Câmara de Cabo de Santo Agostinho PE, AOCP, 2019

Texto associado.


Os procedimentos administrativos executam protocolos nas operações de tratamento e tramitação de processos. Nos órgãos do Poder Judiciário, os processos são os documentos em massa, podendo ser protocolados por anexação ou apensação na juntada dos processos. A apensação significa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

798Q862555 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Arquivista, Eletrobrás, CESGRANRIO, 2022

Dos documentos listados abaixo, aquele que representa um gênero documental é o seguinte:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

799Q862557 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Arquivista, Eletrobrás, CESGRANRIO, 2022

O simples ato de se produzirem documentos não caracteriza necessariamente um fundo de arquivo, sendo necessários alguns critérios para que os fundos possam ser identificados. 

Esses critérios para a definição de fundos envolvem questões como a seguinte: 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

800Q349732 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivista, CEFET RJ, CONSULPLAN

O código de classificação de documentos de arquivo é um instrumento para classificar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.