Questões de Concursos Arquivologia

Resolva questões de Arquivologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q977053 | Arquivologia, Conservação e Preservação, Arquivologia, CONAB, CONSULPAM, 2025

Quanto às recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivo, sobre os documentos arquivísticos digitais, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q1030046 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Arquivologia, MPU, FGV, 2025

Quando um fundo de um órgão muda de nome, mas continua com as mesmas atribuições, ele:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q977054 | Arquivologia, Arquivologia, CONAB, CONSULPAM, 2025

Para garantir a segurança dos documentos arquivísticos, deve-se elaborar uma política de segurança e planos de emergência com providências necessárias para o salvamento dos documentos arquivísticos, direcionados para a prevenção contra riscos potenciais e para o salvamento de acervos em situações de calamidade com fogo, água, insetos, roubo e vandalismo. Considerando a salvaguarda e segurança dos documentos arquivísticos, analise as sentenças a seguir:

I- Elaboração de um programa de manutenção do edifício, partindo de um diagnóstico prévio do prédio e de sua localização.
II- Elaboração de um plano de metas concretas e cronograma de prioridades para a eliminação do maior número possível de riscos.
III- Elaboração de plano de salvamento e de segurança humanos.
IV- Constituição de um plano de salvamento de acervos (plano de emergência).

Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q1030047 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Arquivologia, MPU, FGV, 2025

Na definição dos fundos, existem casos que possuem documentação em pequena quantidade ou muito falhada. Nesses casos, a subdivisão do fundo em grupos ou seções é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q977055 | Arquivologia, Arquivologia, CONAB, CONSULPAM, 2025

Dentre os procedimentos para a política de segurança de acervos, no caso de documentos digitais, deve-se aplicar o carimbo digital de tempo nos documentos, que corresponde:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q1030048 | Arquivologia, Normas Arquivísticas, Arquivologia, MPU, FGV, 2025

Para se fazer uma descrição geral da totalidade do acervo de uma entidade custodiadora que tem vários níveis, deve-se utilizar, segundo a Nobrade, o nível:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q977056 | Arquivologia, Arquivologia, CONAB, CONSULPAM, 2025

No procedimento de eliminação de documentos, ou seja, aqueles que foram considerados sem valor para a guarda permanente, o instrumento que contém o registro de informações sobre o momento da eliminação dos documentos, que tem como objetivo registrar as informações relativas ao ato de eliminação, corresponde ao(à):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q1030049 | Arquivologia, Conservação e Preservação, Arquivologia, MPU, FGV, 2025

Ao deparar-se com um acervo de documentos textuais, em suporte papel, manuscritos, datilografados e impressos, com sujidades, poeira, clipes de metal e grampos de grampeador em grande quantidade, o arquivista deve indicar como tratamento a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q977057 | Arquivologia, Arquivologia, CONAB, CONSULPAM, 2025

Conforme Bellotto (2014, p. 294), a qualidade de um arquivista transparece na precisão dos instrumentos de pesquisa que ele elabora, na medida em que seu trabalho satisfaz ao pesquisador. Nesse sentido, o instrumento de pesquisa em que a descrição exaustiva ou parcial de um fundo ou de uma ou mais de suas subdivisões toma por unidade a série, respeitada ou não a ordem de classificação, corresponde ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q977058 | Arquivologia, Arquivologia, CONAB, CONSULPAM, 2025

As diretrizes de certificação, para um Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq), abordam que o modelo de referência Open Archival Information System (OAIS) é uma recomendação internacional desde 2003 (ISO 14721). Trata-se de um modelo conceitual que define um repositório digital, identificando o ambiente, os componentes funcionais, suas interfaces internas e externas, os objetos de dados e informações. No Brasil, foi adaptado e publicado a Norma Brasileira (NBR), n.º 15472:2007, sob o título Sistema Aberto de Arquivamento de Informação (SAAI). O ambiente do modelo conta com três entidades externas.

Assinale a alternativa que descreve a especificação CORRETA sobre a entidade apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q977059 | Arquivologia, Arquivologia, CONAB, CONSULPAM, 2025

Quanto à metodologia de interface produtor/arquivo, o documento descreve parte das entidades funcionais Administration (“Acordo de envio de negociação”) e Ingest (“Recebimento de submissão” e “Garantia de qualidade”). Nesse sentido, com a aplicação da metodologia recomendada, o arquivo é capaz de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q977060 | Arquivologia, Arquivologia, CONAB, CONSULPAM, 2025

Considere a definição a seguir:

Qualidade segundo a qual os arquivos refletem a estrutura, funções e atividades da entidade acumuladora em suas relações internas e externas.

O enunciado trata de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q977061 | Arquivologia, Arquivologia, CONAB, CONSULPAM, 2025

Analise o enunciado a seguir:

Identificação das unidades de arquivamento feita através de números, letras, ou combinação de números e letras, para permitir sua localização nos depósitos.

A definição corresponde à(ao):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q977062 | Arquivologia, Arquivologia, CONAB, CONSULPAM, 2025

Os metadados de preservação digital (PREMIS) correspondem a uma norma internacional que apresenta um conjunto básico (core) de elementos de metadados de preservação para apoiar sistemas que gerenciam objetos digitais. O grupo de trabalho PREMIS, Preservation Metadata: Implementation Strategies, tem ampla abrangência junto à comunidade dedicada à preservação digital, e seu principal documento de referência é o Premis Data Dictionary for Preservation Metadata. Quanto aos metadados definidos no Premis Data Dictionary, pode-se AFIRMAR que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q977063 | Arquivologia, Arquivologia, CONAB, CONSULPAM, 2025

Considere o excerto a seguir:
Norma elaborada no âmbito do Conselho Internacional de Arquivos (CIA), publicada, pela primeira vez, em 1994 e, em segunda edição, em 2000, que estabelece diretrizes gerais para a preparação de descrições arquivísticas.

O texto corresponde à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q977064 | Arquivologia, Arquivologia, CONAB, CONSULPAM, 2025

O acesso aos websites e mídias sociais preservados por uma instituição arquivística, é fundamental e justifica o investimento por ela realizado com tal finalidade. Para tanto, a definição de uma política de acesso, uso e reutilização, é um importante elemento na composição de um arquivo da web. Sobre essa questão, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q977065 | Arquivologia, Arquivologia, CONAB, CONSULPAM, 2025

A implantação do programa de gestão arquivística de documentos envolve a execução e o acompanhamento de ações e projetos, efetuados simultaneamente. Esse programa deve estar alinhado aos objetivos definidos no planejamento do programa, contemplando a capacitação de pessoal, implantação de sistemas de gestão arquivística, integração com os sistemas de informação existentes e com os processos administrativos do órgão ou entidade. Quanto às exigências a serem cumpridas, o programa de gestão arquivística de documentos deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q977066 | Arquivologia, Administração de Arquivos, Arquivologia, CONAB, CONSULPAM, 2025

Quanto aos procedimentos e operações técnicas do sistema de gestão arquivística de documentos digitais e não digitais, a captura consiste em declarar um documento como um documento arquivístico,incorporando-o ao sistema de gestão arquivística por meio de, no mínimo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q977067 | Arquivologia, Legislação Arquivística, Arquivologia, CONAB, CONSULPAM, 2025

Eliminar significa destruir os documentos que, na avaliação, foram considerados sem valor para guarda permanente. A eliminação deve ser precedida da elaboração da listagem, do edital de ciência de eliminação e do termo de eliminação, de acordo com a legislação vigente, devendo obedecer aos seguintes princípios, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q977068 | Arquivologia, Arquivologia, CONAB, CONSULPAM, 2025

Os procedimentos de transferência e recolhimento de documentos digitais para instituição arquivística, que impliquem a transposição desses documentos de um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD) para outro sistema informatizado, devem adotar providências no que diz respeito à(ao):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.