Início

Questões de Concursos Arquivologista

Resolva questões de Arquivologista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q350728 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivologista, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

A função social do arquivista é tornar os documentos de arquivo acessíveis aos usuários, o que faz da organização dos fundos uma das principais tarefas. Acerca do arranjo em arquivos permanentes, julgue os seguintes itens.

O processo de arranjo propriamente dito é iniciado a partir do recolhimento dos documentos ao arquivo permanente.

  1. ✂️
  2. ✂️

102Q157618 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Arquivologista, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens de 19 a 25, que abordam conceitos, teorias e
princípios fundamentais da arquivologia, além de aspectos
relativos a tipologias e suportes documentais.

O termo suporte é utilizado em arquivologia para denominar qualquer material que contém informações registradas. Alguns exemplos, além do mais comum hoje, que é o papel, são: papiro, pergaminho, filme de acetato, fita magnética, disco magnético, disco ótico, entre outros.

  1. ✂️
  2. ✂️

103Q27329 | Arquivologia, Arquivologista, Câmara de Rio de Janeiro RJ

Considerar a publicação “Diretrizes do preservador – A preservação de documentos arquivísticos digitais: diretrizes para organizações”, para responder à questão.

Os controles sobre a passagem dos documentos arquivísticos digitais da custódia do produtor para o preservador devem ser rigorosamente obedecidos. Durante o processo de transferência ou recolhimento, deve ser verificada a autenticidade dos documentos arquivísticos do produtor, que inclui a verificação de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q27333 | Arquivologia, Arquivologista, Câmara de Rio de Janeiro RJ

Considerar a publicação “Diretrizes para a gestão arquivística do correio eletrônico corporativo”, para responder à questão.

De acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU, é possível identificar a mensagem de correio eletrônico como documento arquivístico. Os autores da referida publicação destacam algumas situações e estabelecem que a mensagem de correio eletrônico pode ser considerada documento arquivístico, quando é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q27323 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Arquivologista, Câmara de Rio de Janeiro RJ

“Fevereiro de 2011. A eurocrise está a todo vapor na Espanha. O desemprego atinge 22%, e 47% entre os jovens. Após ignorar por muito tempo a gravidade da crise, sob pressão da Alemanha e do FMI, o governo socialista, revertendo sua promessa eleitoral de 2008, promove cortes orçamentários cada vez mais profundos nas áreas de saúde, educação e serviços sociais”. 

[CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p.90] 

Neste contexto de crise o governo espanhol priorizou a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q27331 | Arquivologia, Arquivologista, Câmara de Rio de Janeiro RJ

Considerar a publicação “Diretrizes do preservador – A preservação de documentos arquivísticos digitais: diretrizes para organizações”, para responder à questão.

Os requisitos de base para apoiar a produção de cópias autênticas dos documentos arquivísticos digitais possibilitam que o preservador possa certificar que as cópias dos documentos arquivísticos são autênticas. Para o grupo de pesquisadores do INTERPARES, todos os requisitos de base devem ser cumpridos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q157224 | Arquivologia, Gestão de documentos, Arquivologista, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere às atividades englobadas pela gestão documental
na esfera pública, julgue os seguintes itens.

Antes de implantar arquivos ou sistemas de arquivos, estabelecer programas de transferência, recolhimento, microfilmagem, conservação, entre outros, é necessária a elaboração do inventário topográfico, instrumento que permite a análise de informações relativas a quantidade, espécies, gêneros, condições de armazenamento e conservação, taxa de acumulação e frequência de utilização dos documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

108Q156799 | Regimento Interno, Senado Federal, Arquivologista, Senado Federal, FGV

Em relação às sessões conjuntas, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q156776 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Arquivologista, Senado Federal, FGV

Texto associado.

As questões de 17 a 20 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.

A respeito do Padrão Ofício, conforme ensina o Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir.

I. Todos os tipos de documentos do Padrão Ofício devem ser impressos em papel ofício.
II. Para facilitar a localização, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira: tipo do documento + número do documento + palavras-chave do conteúdo.
III. Deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q557810 | Informática, Softwares, Arquivologista, UFABC, UFABC

Um recurso bastante interessante em uma apresentação de slides é a animação dos elementos contidos em cada slide, como movimentação em várias direções, aparecimento gradual, desaparecimento etc. Considere as seguintes afirmações sobre animações de textos e outros elementos gráficos em apresentações:

I- O Microsoft Office Powerpoint é incapaz, em suas versões mais recentes, de fazer animações.

II- O BROffice.org Impress é um programa de auxílio a apresentações que possui, em suas últimas versões, recursos que permitem a animação dos elementos.

III- Além dos programas citados em I e II, nenhum outro pacote de suporte a apresentações de slides possui recursos de animação.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q157074 | Arquivologia, Preservação, Arquivologista, Senado Federal, FGV

Os registros em nossos arquivos estão em risco. Os materiais de que são feitos, o ambiente em que são armazenados e a maneira como são guardados e utilizados ameaçam sua preservação de longo prazo. Para que a atual e as futuras gerações tenham acesso a esses documentos, devem ser adotados os seguintes procedimentos:

I. organizar planos e programas institucionais;

II. formular políticas e procedimentos de manutenção de acervo;

III. estabelecer um planejamento sistemático e abrangente;

IV. melhorar o ambiente de guarda dos acervos;

V. organizar projetos de acordo com as prioridades estabelecidas.

Analise os itens acima e assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q349667 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivologista, BNDES, CESGRANRIO

Na análise tipológica dos documentos de arquivos, não é suficiente, para o arquivista, conhecer a estrutura da espécie documental. É necessário relembrar os princípios fundamentais que regem a organização dos arquivos.

Esses princípios que constituem o marco principal da arquivística são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q350355 | Arquivologia, Arquivologista, BNDES, VUNESP

As informações controladas pela GED

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q27332 | Arquivologia, Arquivologista, Câmara de Rio de Janeiro RJ

Considerar a publicação “Diretrizes para a gestão arquivística do correio eletrônico corporativo”, para responder à questão.

Existem diferentes elementos envolvidos na troca de mensagens eletrônicas.Todos os elementos destacados na publicação mencionada, estão agrupados em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q157414 | Arquivologia, Tabela de temporalidade avaliação eliminação, Arquivologista, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação às atividades de seleção, avaliação e eliminação
segundo as especificidades da esfera pública, julgue os itens a
seguir.

A tabela de temporalidade é um instrumento de destinação que determina prazos para transferência, recolhimento e eliminação de documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

116Q351241 | Arquivologia, Arquivologista, BNDES, VUNESP

A Lei 8.159, de 08 de janeiro de 1991, dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. De acordo com ela, os arquivos públicos são os conjuntos de documentos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q156951 | Arquivologia, Documentos eletrônicos digitais, Arquivologista, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, a respeito da automação aplicada aos
documentos de arquivo.

O documento arquivístico digital necessita da introdução de novos conceitos, como o de precisão, o qual se refere ao grau de confiabilidade de um documento como declaração de um fato.

  1. ✂️
  2. ✂️

118Q350055 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivologista, MinC, FGV

Diretrizes gerais para a preparação de descrições arquivísticas foram estabelecidas internacionalmente em 1999 pela Norma ISAD (G), que muito vem contribuindo para garantir o acesso aos documentos de arquivo.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. As regras para descrição arquivística estabelecidas na Norma ISAD (G) identificam e definem 50 elementos que podem ser combinados para constituir a descrição de uma entidade arquivística.
II. O princípio de que a descrição arquivística procede do geral para o particular é uma conseqüência prática do princípio do respeito aos fundos.
III. Dentre os elementos abrangidos nas regras gerais para a descrição arquivística são imprescindíveis para o intercâmbio internacional: código de referência, título, produtor, data(s), dimensão da unidade de descrição e nível de descrição.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q556686 | Informática, Word, Arquivologista, UFABC, UFABC

Considere as seguintes afirmações a respeito de figuras em um documento de texto, considerando-se editores de texto sofisticados, como o Corel WordPerfect, Microsoft Office Word ou o BROffice.org Writer:

I- Como a figura representa um desenho, é necessário que o editor reserve uma página somente para ela, na qual não se permite aparecer texto.

II- Figuras podem ser posicionadas junto com o texto, podendo aparecer sozinha em uma linha ou mesmo com o texto a circundando. Porém não é possível que o texto fique sobreposto à figura ou a figura sobreposta ao texto.

III- Quando a figura inserida em um texto corresponde a uma foto digitalizada, não se permite modificar suas dimensões. Se isso for desejado, é necessário que um outro programa de editoração de imagens seja utilizado.

IV- Se uma figura for usada juntamente com o texto, não se permite que haja modificações em sua cor, brilho ou contraste.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q351282 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivologista, Prefeitura de Santana AP, NCE

Avalie as afirmativas a seguir, sobre documentos de arquivo:

I. são produzidos e/ou recebidos por pessoa física ou jurídica, pública ou privada.

II. constituem elementos de prova ou de informação.

III. formam um conjunto sem organicidade.

IV. não refletem as atividades a que se vinculam.

V. expressam os atos de seus produtores no exercício de suas funções.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.