Início

Questões de Concursos Arquivologista

Resolva questões de Arquivologista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q433659 | Direito Constitucional, Educação, Arquivologista, Arquivo Nacional, NCE

A Emenda Constitucional nº 48/2005 alterou a redação do art.215 da Constituição Federal, acrescentando parágrafo, determinando que a lei estabelecerá o Plano Nacional de Cultura, visando ao desenvolvimento cultural do País e à integração das ações do poder público, com o propósito de, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q351282 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivologista, Prefeitura de Santana AP, NCE

Avalie as afirmativas a seguir, sobre documentos de arquivo:

I. são produzidos e/ou recebidos por pessoa física ou jurídica, pública ou privada.

II. constituem elementos de prova ou de informação.

III. formam um conjunto sem organicidade.

IV. não refletem as atividades a que se vinculam.

V. expressam os atos de seus produtores no exercício de suas funções.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q157259 | Arquivologia, Gestão de documentos, Arquivologista, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A informação constitui uma mercadoria tão vital para a
empresa como os recursos humanos, materiais ou financeiros,
sem os quais ela não conseguiria viver. Como qualquer outro
recurso, a informação deve ser gerida eficazmente, o que
necessita, como corolário, de um reconhecimento oficial da
empresa. Para desempenharem as suas respectivas funções, todos
os membros do organismo têm necessidade de informação que
pode ser orgânica, isto é, elaborada, enviada ou recebida no
âmbito da sua missão, ou não orgânica, isto é, produzida fora do
âmbito desta.

J. Rousseau e C. Couture. Os fundamentos da disciplina
arquivística. Lisboa: Dom Quixote, 1998, p. 63-4 (com adaptações).

A partir do texto acima e considerando os conceitos fundamentais
da arquivologia, noções de gestão de informações e documentos
e a legislação arquivística brasileira, julgue os itens de 01 a 07.

A gestão da informação é a principal finalidade de um sistema de arquivos, assim indicada na lei que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos, na qual é definida como a administração do uso e circulação de informações orgânicas e não orgânicas, além de seu tratamento técnico arquivístico.

  1. ✂️
  2. ✂️

124Q350422 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivologista, Arquivo Nacional, NCE

A atividade de sintetizar e sistematizar os elementos formais e o conteúdo textual dos documentos recolhidos para uma determinada instituição arquivística, denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q350593 | Arquivologia, Tipologias documentais e suportes físicos, Arquivologista, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Acerca das tipologias documentais e suportes físicos, julgue os itens subseqüentes.

O emprego da tipologia documental mostra-se vantajoso em vários segmentos do processamento documental, tais como na avaliação, na classificação/arranjo, no serviço aos usuários e na descrição.

  1. ✂️
  2. ✂️

126Q157124 | Arquivologia, Arquivamento e ordenação dos documentos, Arquivologista, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere às atividades englobadas pela gestão documental
na esfera pública, julgue os seguintes itens.

A adoção de um ou mais critérios de classificação para uma série documental permite agilizar a consulta aos documentos, evitando que seja necessário consultar dezenas de documentos com a finalidade de localizar um específico; os critérios mais utilizados são o temático, o alfabético, o cronológico e o numérico.

  1. ✂️
  2. ✂️

127Q156963 | Arquivologia, Órgãos e sistemas de Arquivo, Arquivologista, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A informação constitui uma mercadoria tão vital para a
empresa como os recursos humanos, materiais ou financeiros,
sem os quais ela não conseguiria viver. Como qualquer outro
recurso, a informação deve ser gerida eficazmente, o que
necessita, como corolário, de um reconhecimento oficial da
empresa. Para desempenharem as suas respectivas funções, todos
os membros do organismo têm necessidade de informação que
pode ser orgânica, isto é, elaborada, enviada ou recebida no
âmbito da sua missão, ou não orgânica, isto é, produzida fora do
âmbito desta.

J. Rousseau e C. Couture. Os fundamentos da disciplina
arquivística. Lisboa: Dom Quixote, 1998, p. 63-4 (com adaptações).

A partir do texto acima e considerando os conceitos fundamentais
da arquivologia, noções de gestão de informações e documentos
e a legislação arquivística brasileira, julgue os itens de 01 a 07.

O responsável pela orientação normativa dos procedimentos de gestão documental dos órgãos do Sistema Nacional de Arquivos é o Conselho Nacional de Arquivos, vinculado ao Arquivo Nacional e encarregado de definir a política nacional de arquivos públicos e privados.

  1. ✂️
  2. ✂️

128Q349820 | Arquivologia, Arquivologista, ELETROBRÁS, NCE

Os métodos de arquivamento são responsáveis pela (o):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q157511 | Arquivologia, Arranjo, Arquivologista, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O princípio de respeito aos fundos é, segundo a literatura
arquivística, o fundamento do arranjo em arquivos. Uma
classificação geral de documentos por fundos e por assunto é a
única maneira adequada de se assegurar a realização imediata de
uma ordem regular e uniforme.

T. R. Schellenberg. Arquivos modernos. Princípios e
técnicas. Rio de Janeiro: FGV, 2005, p. 244 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de
26 a 34, acerca do arranjo nos arquivos permanentes.

A aplicação do arranjo do tipo organizacional exige uma entidade (pública ou privada) estável do ponto de vista institucional, sem alterações sistemáticas de sua estrutura organizacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

130Q350572 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivologista, UFABC, UFABC

Sobre a avaliação de documentos é CORRETO afirmar que:

I- Avaliar significa atribuir valores e definir prazos de guarda para os documentos, independente de seu suporte material, contribuindo para a racionalização dos arquivos.

II- O único objetivo da avaliação é reduzir a massa documental acumulada nos arquivos.

III- Para avaliar um conjunto de documentos é necessário instituir uma comissão, integrada unicamente por um arquivista, uma autoridade administrativa de nível superior e um profissional da área jurídica.

 IV- A avaliação é um processo que incide sobre séries documentais e nunca sobre documentos isolados.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q156889 | Arquivologia, Arquivística, Arquivologista, Senado Federal, FGV

A efetivação da gestão de documentos (records management) ocorre no Estados Unidos a partir dos relatórios e recomendações da chamada Comissão Hoover entre:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q350544 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivologista, CEFET RJ, CONSULPLAN

De acordo com o conhecimento arquivístico sistematizado, nas organizações , os documentos mais recentes e frequentemente consultados localizam-se nos Arquivos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q349518 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Arquivologista, MinC, FGV

Michel Duchein em seu artigo "O respeito aos Fundos Arquivísticos: Princípios Teóricos e Problemas Práticos", define organismo como a forma mais genérica para designar todo produtor de arquivo.
A dificuldade em definir um fundo em relação à hierarquia dos organismos produtores é uma realidade e por isso se torna necessário estabelecer alguns critérios. A respeito dos critérios exigidos para a definição de organismo produtor de fundo arquivístico, analise as afirmativas a seguir:

I. Deve possuir atribuições específicas e estáveis estabelecidas em regimento.
II. Deve ter denominação e existência jurídica própria e posição hierárquica definida no ato que lhe deu origem.
III. Deve ter titular nomeado com poder decisório sobre todos os assuntos da organização.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q157150 | Arquivologia, Organização de Arquivos Métodos de Arquivamento, Arquivologista, Senado Federal, FGV

O processo de avaliação em acervos acumulados possui características específicas, pois trata-se de arquivos cuja organização não se deu em função de um programa de gestão de documentos. De maneira geral, os procedimentos a serem adotados na avaliação de acervos acumulados são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q157468 | Arquivologia, Arranjo, Arquivologista, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O princípio de respeito aos fundos é, segundo a literatura
arquivística, o fundamento do arranjo em arquivos. Uma
classificação geral de documentos por fundos e por assunto é a
única maneira adequada de se assegurar a realização imediata de
uma ordem regular e uniforme.

T. R. Schellenberg. Arquivos modernos. Princípios e
técnicas. Rio de Janeiro: FGV, 2005, p. 244 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de
26 a 34, acerca do arranjo nos arquivos permanentes.

O arquivista deve empreender todos os esforços para atender as necessidades de pesquisadores e estudiosos que solicitem o arranjo dos documentos de acordo com um sistema abstrato de classificação de assuntos.

  1. ✂️
  2. ✂️

136Q351373 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivologista, Prefeitura de Santana AP, NCE

A classificação é uma operação técnica destinada a organizar a documentação em classes genéricas, representando hierarquias que estão relacionadas com:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q350952 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Arquivologista, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

A função social do arquivista é tornar os documentos de arquivo acessíveis aos usuários, o que faz da organização dos fundos uma das principais tarefas. Acerca do arranjo em arquivos permanentes, julgue os seguintes itens.

A teoria das três idades é o embasamento metodológico do arranjo nos arquivos permanentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

139Q157274 | Arquivologia, Arquivística, Arquivologista, Senado Federal, FGV

A deterioração de algumas instâncias institucionais da administração pública brasileira, provocada pelo modelo neoliberal de Estado mínimo, atingiu frontalmente as instituições arquivísticas nacionais que, sob a liderança do Arquivo Nacional, vinham tentando romper, na década de 1980, com a tradição latino-americana dos arquivos nominais. (FONSECA, 2005) Por arquivos nominais entendem-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q157436 | Arquivologia, Gestão Arquivística de Documentos, Arquivologista, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, a respeito da automação aplicada aos
documentos de arquivo.

O Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos (e-ARQ Brasil) pode ser aplicado em sistemas que produzem e mantêm somente documentos digitais ou em sistemas que compreendem documentos digitais e convencionais ao mesmo tempo.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.