Questões de Concursos Arte

Resolva questões de Arte comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1043968 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Relacione os nomes fundamentais do desenvolvimento da música brasileira a seguir listados aos estilos musicais brasileiros que melhor os caracterizam.

1. Chiquinha Gonzaga. 2. Luiz Gonzaga. 3. Carlos Gomes. 4. Camargo Guarnieri.

( ) música clássica. ( ) baião. ( ) choro. ( ) ópera.

A associação correta, na ordem apresentada, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1043969 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Jocy de Oliveira é uma compositora, pianista e escritora brasileira fundamental no desenvolvimento da música contemporânea. Em relação ao trabalho da compositora e musicista, assinale a afirmativa a seguir que não está correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1043970 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

José Celso Martinez Corrêa foi um encenador brasileiro que se destacou por uma linguagem ousada, que promoveu uma revolução nas artes cênicas do Brasil. Premiado autor e diretor, consagrou-se nacionalmente com a encenação da peça O Rei da Vela, ainda nos anos 1960.

Zé Celso relacionou, de forma inovadora, os mestres do teatro moderno, como Stanislavski, com a tradição teatral brasileira, de melodramas e comédia ligeira. É considerado um inventor da noção de grupalidade, a ideia de que o teatro se faz em (e para a) coletividade.

O seguinte grupo teatral está para sempre relacionado a José Celso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1043971 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

“Única lei do mundo. Expressão mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religiões. De todos os tratados de paz.
Tupi, or not tupi that is the question.
Contra todas as catequeses. E contra a mãe dos Gracos.”
[...]
Somos concretistas. As idéias tomam conta, reagem, queimam gente nas praças públicas. Suprimamos as idéias e as outras paralisias. Pelos roteiros. Acreditar nos sinais, acreditar nos instrumentos e nas estrelas.
Os fragmentos acima, retirados do seguinte importante documento apresentado por Oswald de Andrade em 1928:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1042440 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Avalie se as seguintes afirmativas acerca da cenografia em espetáculos teatrais estão corretas:

I. Amparada pela invenção renascentista da perspectiva, a cenografia teatral foi, desde a invenção do teatro à italiana, do século XVII até o final do século XIX, a produção de uma ilusão pictórica do espaço tridimensional.
II. Cenografia é a técnica de organizar todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas, sendo, portanto, parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo materializando o imaginário e aproximando o público da representação.
III. Na cenografia, a representação não está limitada à substituição de um original: ela é também um elemento narrativo, um auxiliar que permite situar espacial e temporalmente o tema abordado por um texto teatral ou por uma exposição.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1042441 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O Brasil tem uma longa e rica história associada ao piano na música erudita.
Os nomes relacionados a seguir são de importantes pianistas brasileiros, com sólidas carreiras internacionais, à exceção de um que não se notabilizou ao piano, mas em outro instrumento. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1042442 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

“Sobre a cabeça os aviões Sob os meus pés os caminhões Aponta contra os chapadões Meu nariz Eu organizo o movimento Eu oriento o carnaval Eu inauguro o monumento no planalto central Do país Viva a bossa-sa-sa Viva a palhoça-ça-ça-ça-ça Viva a bossa-sa-sa Viva a palhoça-ça-ça-ça-ça O monumento é de papel crepom e prata Os olhos verdes da mulata [...]”

O excerto de letra de música acima assinale um marco fundamental de um movimento artístico brasileiro, gestado e apresentado na década de 1960, que promoveu profundas mudanças nos modos de se fazer música, cinema, artes plásticas e teatro no Brasil. Fenômeno cultural fundamental, promoveu mudanças comportamentais que se tornaram permanentes na vida cotidiana nacional.

Estamos falando do movimento conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1042443 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o fragmento a seguir:

No início do século XX, a reprodução técnica tinha atingido um nível tal que começara a tornar objeto seu, não só a totalidade das obras de arte provenientes de épocas anteriores, e a submeter os seus efeitos às modificações mais profundas, como também a conquistar o seu próprio lugar entre os procedimentos artísticos. Para o estudo deste nível, nada é mais elucidativo do que as suas duas diferentes manifestações – a reprodução da obra de arte e o cinema – e a sua repercussão retrospectiva sobre a arte, na sua forma tradicional.
(Walter Benjamin, in A Obra de Arte na Era de sua Reprodutividade Técnica)

O cinema e a fotografia são linguagens artísticas surgidas no século XIX e que impactaram o fazer artístico moderno e contemporâneo.
O cinema nacional foi marcado, na segunda metade do século passado, pelo florescimento do Cinema Novo. Em relação a este movimento artístico, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V):

( ) O Cinema Novo surgiu como uma resposta ao cinema tradicional que basicamente se resumia a musicais, comédias e histórias épicas no estilo hollywoodiano, muitas vezes realizados com recursos de produtoras e distribuidoras estrangeiras.
( ) Os jovens cineastas do movimento cunhou o lema “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça” para desenvolver uma arte engajada, movida pelas preocupações sociais e enraizada na cultura brasileira.
( )A chamada “estética da fome” surgiu para representar os temas da miséria e da violência em função da construção de um projeto cinematográfico: o de um “cinema perigoso, divino e maravilhoso” – como definiu Glauber Rocha.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1042444 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Os seguintes instrumentos podem fazer parte da seção rítmica de um grupo musical:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1042446 | Educação Artística, Ensino da Arte, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em relação à Proposta Triangular de ensino de arte apresentada por Ana Mae Barbosa na década de 1980, as seguintes afirmativas estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1046040 | Português, Interpretação de Textos, Arte, Prefeitura de Vista Alegre do Alto SP, VUNESP, 2024

Texto associado.

Leia o texto para responder à questão.



Com a seriedade que lhe conferiam seus poucos anos a mais, além de sua condição de bacharel em direito e professor, João Etienne Filho não embarcava nas estripulias dos companheiros. Sempre se mantinha sóbrio, conta, para cuidar deles. Entrou em pânico na madrugada em que viu Fernando Sabino encarapitado1 no arco do viaduto, na postura de quem se atiraria de um trampolim.


Hélio Pellegrino se aprazia em brincar com Etienne. Tinha mania de carregá-lo na avenida Afonso Pena – como, aliás, Paulo Mendes Campos fez um dia com Monteiro Lobato na avenida São João, no centro de São Paulo, na euforia de estar diante de um dos heróis de sua infância.


O convívio nem sempre era idílico2 , e houve momentos em que Etienne se magoou de verdade com os quatro amigos – a ponto de escrever uma carta a Mário de Andrade, queixando-se. Recebia mal as brincadeiras de Otto Lara Resende, por exemplo. Quando publicou seu primeiro livro, Dia e noite, Etienne morava no primeiro andar da farmácia de uns tios, em Copacabana, que se chamava exatamente Dia e Noite – e Otto espalhou que o título da obra visava promover o estabelecimento.


Nada o magoou mais, no entanto, que as insinuações de que seria ele o inspirador de Hugo, personagem de O encontro marcado a certa altura envolvido com um aluno, “um negócio meio escandaloso”. “Foi uma safadeza do Fernando”, reagiu Etienne, lembrando que Hugo foi basicamente inspirado em Otto Lara Resende, assim como Mauro é quase todo Hélio Pellegrino e Eduardo Marciano o próprio romancista.


(Humberto Werneck. O desatino da rapaziada. Companhia das Letras, 1992. Adaptado)


Vocabulário:

1encarapitar: pôr-se no alto. 2

2idílico: de amor terno e delicado.

A partir da leitura do texto, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1070105 | Filosofia, A Política, Arte, Prefeitura de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

De acordo com a obra: “Sentir, Pensar, Agir: Corporeidade e Educação”, de Maria Augusta Salin Gonçalves, é possível compreender algumas das mudanças contextuais filosóficas trazidas pelo marxismo. Em relação à perspectiva de Marx, analisada da referida obra, “a própria consciência está imersa na concretude da vida corpórea”, podendo ser explicada a partir das __________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1046041 | Português, Sintaxe, Arte, Prefeitura de Vista Alegre do Alto SP, VUNESP, 2024

Texto associado.

Leia o texto para responder à questão.



Com a seriedade que lhe conferiam seus poucos anos a mais, além de sua condição de bacharel em direito e professor, João Etienne Filho não embarcava nas estripulias dos companheiros. Sempre se mantinha sóbrio, conta, para cuidar deles. Entrou em pânico na madrugada em que viu Fernando Sabino encarapitado1 no arco do viaduto, na postura de quem se atiraria de um trampolim.


Hélio Pellegrino se aprazia em brincar com Etienne. Tinha mania de carregá-lo na avenida Afonso Pena – como, aliás, Paulo Mendes Campos fez um dia com Monteiro Lobato na avenida São João, no centro de São Paulo, na euforia de estar diante de um dos heróis de sua infância.


O convívio nem sempre era idílico2 , e houve momentos em que Etienne se magoou de verdade com os quatro amigos – a ponto de escrever uma carta a Mário de Andrade, queixando-se. Recebia mal as brincadeiras de Otto Lara Resende, por exemplo. Quando publicou seu primeiro livro, Dia e noite, Etienne morava no primeiro andar da farmácia de uns tios, em Copacabana, que se chamava exatamente Dia e Noite – e Otto espalhou que o título da obra visava promover o estabelecimento.


Nada o magoou mais, no entanto, que as insinuações de que seria ele o inspirador de Hugo, personagem de O encontro marcado a certa altura envolvido com um aluno, “um negócio meio escandaloso”. “Foi uma safadeza do Fernando”, reagiu Etienne, lembrando que Hugo foi basicamente inspirado em Otto Lara Resende, assim como Mauro é quase todo Hélio Pellegrino e Eduardo Marciano o próprio romancista.


(Humberto Werneck. O desatino da rapaziada. Companhia das Letras, 1992. Adaptado)


Vocabulário:

1encarapitar: pôr-se no alto. 2

2idílico: de amor terno e delicado.

Assinale a alternativa em que há regência e emprego do pronome, em conformidade com a norma-padrão e com o que se afirma no texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1046042 | Português, Morfologia, Arte, Prefeitura de Vista Alegre do Alto SP, VUNESP, 2024

Texto associado.

Leia o texto para responder à questão.



Com a seriedade que lhe conferiam seus poucos anos a mais, além de sua condição de bacharel em direito e professor, João Etienne Filho não embarcava nas estripulias dos companheiros. Sempre se mantinha sóbrio, conta, para cuidar deles. Entrou em pânico na madrugada em que viu Fernando Sabino encarapitado1 no arco do viaduto, na postura de quem se atiraria de um trampolim.


Hélio Pellegrino se aprazia em brincar com Etienne. Tinha mania de carregá-lo na avenida Afonso Pena – como, aliás, Paulo Mendes Campos fez um dia com Monteiro Lobato na avenida São João, no centro de São Paulo, na euforia de estar diante de um dos heróis de sua infância.


O convívio nem sempre era idílico2 , e houve momentos em que Etienne se magoou de verdade com os quatro amigos – a ponto de escrever uma carta a Mário de Andrade, queixando-se. Recebia mal as brincadeiras de Otto Lara Resende, por exemplo. Quando publicou seu primeiro livro, Dia e noite, Etienne morava no primeiro andar da farmácia de uns tios, em Copacabana, que se chamava exatamente Dia e Noite – e Otto espalhou que o título da obra visava promover o estabelecimento.


Nada o magoou mais, no entanto, que as insinuações de que seria ele o inspirador de Hugo, personagem de O encontro marcado a certa altura envolvido com um aluno, “um negócio meio escandaloso”. “Foi uma safadeza do Fernando”, reagiu Etienne, lembrando que Hugo foi basicamente inspirado em Otto Lara Resende, assim como Mauro é quase todo Hélio Pellegrino e Eduardo Marciano o próprio romancista.


(Humberto Werneck. O desatino da rapaziada. Companhia das Letras, 1992. Adaptado)


Vocabulário:

1encarapitar: pôr-se no alto. 2

2idílico: de amor terno e delicado.

A alteração da posição do vocábulo destacado em relação ao trecho original mantém a norma-padrão de colocação pronominal em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1046043 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Arte, Prefeitura de Vista Alegre do Alto SP, VUNESP, 2024

O Conselho Escolar pode exercer um papel relevante na gestão escolar, contribuindo, por exemplo, para a construção e implementação do projeto político-pedagógico da escola. Além disso, o Conselho Escolar, ao atuar no sentido de contribuir com a ampliação das oportunidades de aprendizagens dos estudantes, não só se fortalece como _________________ como também auxilia a escola pública no cumprimento _____________________ (Aguiar, 2006).

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1046044 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Arte, Prefeitura de Vista Alegre do Alto SP, VUNESP, 2024

Segundo o documento Interação escola-família: subsídios para práticas escolares (UNESCO/MEC, 2009), a escola tem a responsabilidade de atuar junto a outros atores da rede de proteção social de crianças e adolescentes. No entendimento de Castro e Regattieri (2009), isso significa dar relevo ao papel fundamental da escola

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1046045 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Arte, Prefeitura de Vista Alegre do Alto SP, VUNESP, 2024

De acordo com Libâneo (1985), acerca das relações entre educação e política, é correto afirmar que o enfoque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q899371 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Arte, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Sobre a BNCC – Ensino Fundamental: Artes – Anos Finais, conforme os contextos e as práticas nas Artes Visuais, analisar a sentença.

Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas de preferência exclusiva do professor, de modo a limitar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico visuais e cultivar a percepção erudita (1ª parte) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço (2ª parte).


A sentença está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q899372 | Pedagogia, Arte, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Para que o aprendiz possa poetizar, fluir e conhecer o campo da linguagem visual, é necessário que o professor possibilite:

I. A experimentação nos diferentes modos da linguagem visual: pintura, desenho, gravura, escultura, modelagem, caricatura, histórias em quadrinhos, colagem, fotografia, cinema, instalação, vídeo, televisão, informática etc.

II. O manuseio e a seleção de materiais, instrumentos, suportes e técnicas e suas especificidades como recursos expressivos.


Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.