Questões de Concursos: Arte

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11 Q899033 | Pedagogia, Legislação da Educação, Arte, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

No contexto da História da Arte, o movimento impressionista trouxe inovações na forma de representar a luz e a cor, rompendo com o academicismo tradicional. Qual das características abaixo corresponde ao Impressionismo?

12 Q899374 | Pedagogia, Arte, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

As cores complementares são pares de cores que estão posicionadas em lados opostos do círculo cromático, ou seja, são cores que se contrastam e se completam, gerando um efeito visual intenso e vibrante. São pares de cores complementares, EXCETO:

13 Q911521 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Arte, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Conforme a Lei Federal nº 9.394/96 - Das Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Art. 59, os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, EXCETO:

14 Q899032 | Pedagogia, Arte, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Nos termos da Resolução CNE/CP nº 02/2017, analise as assertivas:

I. As aprendizagens essenciais são definidas como conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e a capacidade de os mobilizar, articular e integrar, expressando-se em competências.
II. As aprendizagens essenciais compõem o processo formativo de todos os educandos ao longo das etapas e modalidades de ensino no nível da Educação Básica, como direito de pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
III. No âmbito da Base Nacional Comum Curricular, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores, para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Está(ão) CORRETA(S):

15 Q911518 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Arte, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

“A BNCC propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística. Tais dimensões perpassam os conhecimentos das Artes visuais, da Dança, da Música e do Teatro e as aprendizagens dos alunos em cada contexto social e cultural. Não há nenhuma hierarquia entre essas dimensões, tampouco uma ordem para se trabalhar com cada uma no campo pedagógico”. (BNCC)

Segundo a BNCC, são dimensões do conhecimento, EXCETO:

16 Q899035 | Pedagogia, Legislação da Educação, Arte, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Marcar (V) para as afirmativas Verdadeiras, (F) para as Falsas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência correta:

(__) Em 1994, com a Declaração de Salamanca se estabelece como princípio que as escolas do ensino regular devem educar todos os alunos, enfrentando a situação de exclusão escolar das crianças com deficiência, das que vivem nas ruas ou que trabalham, das superdotadas, em desvantagem social e das que apresentam diferenças linguísticas, étnicas ou culturais.
(__) Consideram-se alunos com deficiência aqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que em interação com diversas barreiras podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade.
(__) O desenvolvimento de estudos no campo da educação e a defesa dos direitos humanos vêm modificando os conceitos, as legislações e as práticas pedagógicas e de gestão, promovendo a reestruturação do ensino regular e especial.

17 Q994488 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Arte, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Pensando a formação do professor numa perspectiva críticoreflexiva, pode-se concebê-la como um projeto único abarcando a formação inicial e a contínua. Para que isso ocorra, envolve um duplo processo, que é:

18 Q994485 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Arte, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece dez competências gerais que deverão ser trabalhadas da educação infantil ao ensino médio. Abaixo, estão citadas apenas três delas:

I- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social e cultural para entender e explicar a realidade (fatos, informações, fenômenos e processos linguísticos, culturais, sociais, econômicos, científicos, tecnológicos e naturais), colaborando para a construção de uma sociedade solidária.
II- Desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

III- Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas e com a pressão do grupo.

Essas competências gerais podem ser assim resumidas, respectivamente, à:

19 Q994486 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Arte, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

No relato a seguir, o professor demonstra descontentamento com uma de suas aulas, pois a achou sem significado. “Não dei a aula que eu queria, porque eu tinha passado exercícios de fração (...) então na outra aula eu precisava corrigir. Aí eu corrigi e dei a prova, só de fração. Eu corrigi na lousa, fiz e eles copiaram. Em seguida, dei a prova. Só de fração.” Pensando no conceito de reflexão sobre a ação, o problema de fato, desse formador é:

20 Q994487 | Pedagogia, Arte, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Identificar os níveis de desenvolvimento e aprendizagem em que o aluno se encontra, para que, assim, possam ser tomadas decisões satisfatórias quanto às ações didáticas, tendo em vista a construção da aprendizagem, é função da avaliação:
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