Início

Questões de Concursos Arte

Resolva questões de Arte comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q1070776 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos SP, VUNESP, 2018

Segundo Japiassu (Metodologia do ensino de teatro), sabe-se que dramatizações escolares e leituras de peças teatrais em latim ocorriam em escolas e universidades já durante
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q1072062 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2024

Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS:

(__) O teatro se concentra no desenvolvimento de habilidades de análise quantitativa, como a capacidade de interpretar dados, cooperando para o desenvolvimento integral dos alunos.

(__) Em práticas teatrais, especialmente em peças que abordam temas sociais ou morais, os alunos são incentivados a refletir criticamente sobre questões éticas e sociais.

(__) O teatro não apenas ajuda os alunos a expressarem emoções, mas também a entenderem e gerenciarem sentimentos complexos em situações diversas.

A sequência CORRETA é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q1072063 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2024

Considerando as características do teatro pós-dramático, assinale a alternativa que melhor representa uma abordagem coerente com essa estética teatral:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q1074171 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Ubatuba SP, Avança SP, 2023

Augusto Boal afirma que o Teatro do Oprimido, em todas as suas formas, busca sempre a transformação da sociedade no sentido da libertação dos oprimidos. “(...) É ação em si mesmo e é a preparação para ações futuras. ‘Não basta interpretar a realidade: é necessário transformá-la’ - disse Marx, com admirável simplicidade. (...)”
BOAL, Augusto. Teatro do oprimido. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
Na perspectiva do autor, o Teatro deve ser compreendido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q1075196 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, SEDF, Quadrix, 2018

Com relação aos fundamentos da educação teatral e das pedagogias do teatro, julgue o item que segue.
A ampliação de repertórios estéticos é um dos objetivos do ensino de teatro no ensino médio. Assim, conhecer e(ou) experimentar, por meio de leituras dramáticas e(ou) jogos e cenas, a dramaturgia de autores brasileiros, como Martins Pena, Artur de Azevedo, Nelson Rodrigues, Molière, Vianinha, Oswald de Andrade, Plínio Marcos, Ariano Suassuna etc., é um caminho que pode ser profícuo para essa conquista cultural.
  1. ✂️
  2. ✂️

106Q1075198 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, SEDF, Quadrix, 2018

Com relação aos fundamentos da educação teatral e das pedagogias do teatro, julgue o item que segue.


Na estética do oprimido, proposta por Augusto Boal, a palavra, a imagem e o som são considerados como instrumentos de poder e opressão. Assim, considera que é dever do cidadão‐artista usar esses canais de opressão para destruir os dogmas da arte e da cultura, mostrando que todos os seres humanos são artistas de todas as artes.

  1. ✂️
  2. ✂️

107Q1073240 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Caçapava SP, Avança SP, 2024

Ainda sobre a Dança no contexto escolar, analise as afirmações a seguir:

I - Ao contrário do que nos dita o senso comum, as aulas de dança podem ser verdadeiras prisões(...). De fora para dentro, regras posturais baseadas na anatomia padrão, seqüências de exercícios preparadas para todas as turmas do mesmo modo, repertórios rígidos e impostos (por exemplo, as festinhas de fimde-ano) podem estar nos desconectando de nossa próprias experiências e impondo tanto ideais de corpo (em forma e postura) quanto de comportamento em sociedade.
II - Ao contrário de outras áreas do conhecimento, “dançar se aprende dançando.” Nas aulas de dança, em vez de conversar sobre os conteúdos, estes devem ser transmitidos sempre por meio da prática dançada, absorvidos diretamente pelo corpo do aprendiz.
III - A formação de professores que atuam na área de dança é sem dúvida um dos pontos mais críticos no que diz respeito ao ensino desta arte em nosso sistema escolar.
IV - Uma das possibilidades mais ricas para o trabalho com a Dança na escola são as festas comemorativas e de fim de ano, pois podem congregar um trabalho interdisciplinar, além de estimular o prazer de dançar.

Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q994488 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Arte, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Pensando a formação do professor numa perspectiva críticoreflexiva, pode-se concebê-la como um projeto único abarcando a formação inicial e a contínua. Para que isso ocorra, envolve um duplo processo, que é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q1075192 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, SEDF, Quadrix, 2018

No livro A linguagem da encenação teatral, Roubine contextualiza historicamente e analisa a encenação como arte autônoma. Acerca dos elementos da linguagem e da encenação teatral, julgue o item a seguir.


No século XX, as encenações de Meyerhold eram subordinadas ao mimetismo psicológico ou ao realismo sociológico, Stanislavski propunha encenações exclusivamente teatrais, desviando‐se do drama e do textocentrismo ocidental, e Brecht propunha um teatro épico, desnudando os equipamentos cênicos no palco.

  1. ✂️
  2. ✂️

110Q1083245 | Artes Plásticas, História e Atualidades das Artes Plásticas, Arte, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Quem é o autor da pintura icônica “El tres de Mayo de 1808”, que trata do levantamento de 3 de Maio, após Napoleão invadir a Espanha e a casa real, cuja iluminação da obra destaca a figura central, de braços abertos, evocando um gesto de martírio e resistência?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q1071479 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, Prefeitura de Jundiaí SP, VUNESP, 2022

Segundo as indicações de Martins, Picosque & Guerra (2011), são elementos da estrutura da linguagem teatral,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q1070778 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos SP, VUNESP, 2018

Segundo Japiassu (Metodologia do ensino de teatro), o modernismo no ensino do teatro se caracteriza por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q1072112 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Vista Alegre do Alto SP, VUNESP, 2024

Segundo os PCN-Arte, o aprendizado da coreologia é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q1075193 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, SEDF, Quadrix, 2018

No livro A linguagem da encenação teatral, Roubine contextualiza historicamente e analisa a encenação como arte autônoma. Acerca dos elementos da linguagem e da encenação teatral, julgue o item a seguir.


O encenador Bertolt Brecht propunha, pelo teatro épico e suas peças didáticas, o efeito estético da catarse, em prol da reflexão crítica e politizada do espectador.

  1. ✂️
  2. ✂️

115Q1075199 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, SEDF, Quadrix, 2018

Com relação aos fundamentos da educação teatral e das pedagogias do teatro, julgue o item que segue.


Beatriz Cabral propõe o drama como método de ensino em que o professor‐personagem medeia por meio da ação teatral, e não apenas verbalmente. Os alunos interagem dentro de um contexto de ficção.

  1. ✂️
  2. ✂️

116Q1073173 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

Sobre os fundamentos básicos do teatro na educação, analise as assertivas:

I. O teatro na educação contribui apenas para o desenvolvimento artístico das crianças, não impactando outras áreas do aprendizado.
II. A prática teatral em sala de aula pode auxiliar no desenvolvimento da criatividade, expressão corporal e oral, promovendo a socialização.
III. O teatro é uma ferramenta exclusiva para a formação de atores profissionais, não sendo relevante para o público em geral.
IV. A utilização de jogos teatrais no ensino proporciona uma abordagem lúdica que favorece a aprendizagem.

Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q1080417 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Arte, Prefeitura de Jundiaí SP, VUNESP, 2022

De acordo com o capítulo IV da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei n° 13.146/2015), no que concerne especificamente à educação de alunos surdos, é incumbência do poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar, entre outros,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q1083238 | Artes Plásticas, História e Atualidades das Artes Plásticas, Arte, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

São destaques do primeiro período da Renascença italiana:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q1083247 | Artes Plásticas, História e Atualidades das Artes Plásticas, Arte, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Sobre Neoclassicismo, é correto afirmar que é um(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q994486 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Arte, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

No relato a seguir, o professor demonstra descontentamento com uma de suas aulas, pois a achou sem significado. “Não dei a aula que eu queria, porque eu tinha passado exercícios de fração (...) então na outra aula eu precisava corrigir. Aí eu corrigi e dei a prova, só de fração. Eu corrigi na lousa, fiz e eles copiaram. Em seguida, dei a prova. Só de fração.” Pensando no conceito de reflexão sobre a ação, o problema de fato, desse formador é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.