Início

Questões de Concursos Arte

Resolva questões de Arte comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q994486 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Arte, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

No relato a seguir, o professor demonstra descontentamento com uma de suas aulas, pois a achou sem significado. “Não dei a aula que eu queria, porque eu tinha passado exercícios de fração (...) então na outra aula eu precisava corrigir. Aí eu corrigi e dei a prova, só de fração. Eu corrigi na lousa, fiz e eles copiaram. Em seguida, dei a prova. Só de fração.” Pensando no conceito de reflexão sobre a ação, o problema de fato, desse formador é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q1072064 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2024

Em determinadas abordagens contemporâneas do estudo do movimento no espaço cênico, existe um conceito que descreve o volume de espaço pessoal em torno do corpo do performer, dentro do qual todas as possibilidades de movimento podem ser exploradas. Esse conceito considera não apenas o espaço físico ocupado, mas também a potencialidade expressiva de cada movimento realizado dentro desse espaço. Qual termo abaixo se refere a essa ideia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q1072065 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, Prefeitura de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2024

Em relação às abordagens contemporâneas sobre o espaço cênico, qual dos conceitos abaixo, cunhado por Michel Foucault, refere-se a uma construção simbólica que desafia as normas espaciais convencionais e representa locais de resistência e subversão dentro da cena teatral?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q1075195 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, SEDF, Quadrix, 2018

Os estudos sobre recepção e mediação teatral têm se expandido nas últimas décadas no Brasil, contribuindo para ações culturais, artísticas e(ou) pedagógicas realizadas por agentes culturais, artistas e professores que possuem no cerne de sua preocupação o teatro como educação. Com base nesses estudos, julgue o seguinte item.


A variação entre espectador e público acentua diferentes ênfases: por um lado, o aspecto subjetivo da relação entre o indivíduo e a obra e, por outro, ações, tendo em vista o conjunto dos fruidores e a expectativa da sua ampliação quantitativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

125Q1075197 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, SEDF, Quadrix, 2018

Com relação aos fundamentos da educação teatral e das pedagogias do teatro, julgue o item que segue.


Quando o teatro é utilizado como ferramenta para a aprendizagem de outras disciplinas (tais como história, geografia, português), potencializa‐se a aprendizagem da linguagem teatral e a ação pedagógica se configura como interdisciplinar.

  1. ✂️
  2. ✂️

126Q1080871 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Arte, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

A Lei no 13.146/2015, que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência, trata, em seu capítulo IV, do Direito à Educação. A partir de seu artigo 28, entende-se que o atendimento educacional especializado deve ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q1083249 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Arte, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

O termo “Arte Indígena Contemporânea” (AIC) foi criado pelo artista, curador e pesquisador Jaider Esbell, da etnia Makuxi.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) a respeito da AIC.

( ) Trata-se de um movimento de empoderamento que propõe reflexões cosmológicas sobre a humanidade e o meio ambiente.
( ) O atual momento da arte indígena se caracteriza pelo distanciamento das tecnologias de comunicação e informação, em favor de uma retomada dos modos tradicionais de criação.
( ) Foi marcada por transformações sociais, políticas e à luta por direitos, refletindo momentos históricos, como o fortalecimento das identidades dos povos originários após a Constituição de 1988.
( ) Além de Esbell, Daiara Tukano, Denilson Baniwa e Gustavo Caboco são importantes nomes da AIC.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q1072109 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Arte, Prefeitura de Vista Alegre do Alto SP, VUNESP, 2024

Todos os espaços necessários à representação eram especificados no início e identificados por cenários e acessórios apropriados. A simultaneidade da ação e as áreas utilizadas determinaram o futuro palco desse tipo histórico de teatro – seja em forma de uma disposição espacial sobre uma superfície inteira reservada à representação, seja de uma justaposição ao longo de uma passarela estreita. Os espetáculos desfilam os eventos aos olhos do espectador com a mesma justaposição simultânea de um painel pintado. (Berthold, 2000. Adaptado)

A justaposição simultânea de cenas é característica e surge, segundo Berthold, do teatro

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q1075191 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, SEDF, Quadrix, 2018

No livro A linguagem da encenação teatral, Roubine contextualiza historicamente e analisa a encenação como arte autônoma. Acerca dos elementos da linguagem e da encenação teatral, julgue o item a seguir.


Se o cenário pictórico dominou os palcos de teatro até meados do século XV, a tendência inverteu‐se no teatro renascentista, com uma nova teoria proposta pelos cenógrafos Appia e Craig. Cenógrafos das principais obras de Shakespeare, propuseram encenações fundamentadas na arquitetura, incluindo elementos como profundidade e perspectiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

131Q1074173 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Ubatuba SP, Avança SP, 2023

“(...) Aprendemos através da experiência, e ninguém ensina nada a ninguém. Isto é válido tanto para a criança que se movimenta inicialmente chutando o ar, engatinhando e depois andando, como para o cientista com suas equações. Se o ambiente permitir, pode-se aprender qualquer coisa, e se o indivíduo permitir, o ambiente lhe ensinará tudo o que ele tem para ensinar; “Talento” ou “falta de talento” tem muito pouco a ver com isso. Devemos reconsiderar o que significa “talento”. É muito possível que o que é chamado comportamento talentoso seja simplesmente uma maior capacidade individual para experienciar. Deste ponto de vista, é no aumento da capacidade individual para experienciar que a infinita potencialidade de uma personalidade pode ser evocada (...)”.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1979.
A respeito do conceito de experienciar, segundo Viola Spolin, analise as afirmações a seguir:
I - Consiste em analisar criticamente o conhecimento já produzido sobre determinado tema, buscando maneiras de adaptá-lo ao ambiente.
II - Consiste em reproduzir experiências bem sucedidas de terceiros, adaptando o necessário, quando necessário, ao ambiente atual.
III - Dá-se na busca por uma linguagem nova que atenda às necessidades comunicativas do ambiente.
IV - Significa trilhar um caminho de autoconhecimento, ouvindo as “vozes interiores”, a despeito do ambiente.
V - Consiste em penetrar no ambiente, e envolver-se total e organicamente com ele em todos os níveis: intelectual, físico e intuitivo.
Estão corretas as afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q1074174 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Arte, Prefeitura de Ubatuba SP, Avança SP, 2023

“______________ foi uma companhia paulistana fundada em 1948 ___________, que importa diretores e técnicos da Itália para formar um conjunto de alto nível e repertório sofisticado, solidificando a experiência moderna no teatro brasileiro. A contratação do encenador ________________ formado pela Academia Nacional de Arte Dramática de Silvio D'Amico, é decisiva para o futuro da companhia. (...) o elenco permanente inicia um longo aprendizado técnico e artístico, submetendo-se às exigências de uma montagem __________, esteticamente ___________. Nos elencos, contavam com nomes como __________________________ Os textos são escolhidos em função das dificuldades técnicas oferecidas mas, igualmente, de olho na bilheteria, no gosto do público. (...) A partir da experiÍêcia desta companhia, cujas atividades se estendem por 16 anos, consolida-se o advento da encenação moderna no país; a profissionalização dos atores; a simbiose entre divertimento e cultura, sem que se perca de vista o fator da produtividade aferido pelo faturamento da bilheteria; o treinamento e a formação do ator no sentido da subordinação ao conceito do espetáculo, ou seja aos parâmetros da encenação (a visão do diretor); tem também o projeto da casa de espetáculos agregando uma oficina de produção teatral (ateliê, guarda-roupa, marcenaria, arquivo).”
Fonte: Enciclopédia Itaú Cultural
https://enciclopedia.itaucultural.org.br/grupo112774/teatro-brasileiro-de-comedia-tbc
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q1073236 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Caçapava SP, Avança SP, 2024

No ensino do Teatro, os jogos teatrais são um dos principais instrumentos metodológicos. Dentre os muitos estudiosos do tema, a americana Viola Spolin tornou-se referência mundial nesse campo.

Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmações a seguir:

( ) Os jogos teatrais de Spolin se originaram em comunidades de bairros de imigrantes nas grandes cidades americanas, estando ligados a camadas de população desprovidas de teatro, e seguem a tradição de jogos teatrais populares.
( ) A metodologia de Spolin foi pensada originalmente para a formação de atores profissionais e, posteriormente, foi adaptada para uso didático em escolas do ensino básico.
( ) Por meio do jogo teatral e de soluções de problemas, técnicas teatrais, disciplinas e convenções são absorvidas organicamente e sem esforço pelos estudantes.
( ) O Foco é um dos elementos centrais dos jogos teatrais de Spolin, e serve para evitar espontaneísmos, mantendo o jogador concentrado na tarefa a ser cumprida.

A alternativa que representa corretamente o modo de preencher as lacunas acima é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q1083237 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Arte, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Imagine a seguinte situação:

Uma professora de Educação Infantil propõe a crianças de cinco anos que formem um círculo. Após explicar, com exemplos, o que é folclore e o que é uma cantiga folclórica, a professora deve perguntar se as crianças já conhecem alguma cantiga folclórica, se há quem cante em família ou em alguma atividade social. Após ouvir as respostas e criar um espaço de conversa para que as crianças exponham suas vivências com essas canções, a professora apresenta a canção “Sapo Cururu” e propõe a escuta atenta da música, a fim de que os pequenos aprendam a letra e a confecção de instrumentos com caixinhas papelão, varetas de madeira, chocalhos com grãos de areia e outros objetos de fácil acesso no ambiente escolar, para acompanhar a cantoria.
A partir do que dispõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre esse modo de trabalhar folclore brasileiro na Educação Infantil, é correto afirmar que a atividade proposta por essa professora contempla os seguintes campos de experiência e aprendizagem:

1. Traços, sons, cores e formas
2. Espaço, tempo, quantidade e transformações
3. O Eu, o Outro e o Nós

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q1083248 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Arte, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Analise as afirmativas abaixo sobre performance artística.

1. É uma linguagem artística que utiliza o corpo como meio de comunicação, incorporando objetos, situações e espaços do cotidiano para atribuir-lhes novos usos e significados.
2. O conceito de arte performática consolidou-se na segunda metade do século XX como uma das linguagens da arte contemporânea. No entanto, práticas semelhantes já eram experimentadas por artistas nas vanguardas europeias.
3. Yoko Ono, John Cage e Marina Abramovic são importantes artistas da performance.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q1083251 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Arte, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Bastante vinculada à religião e à vida pós-morte, com traços centrais como lei da frontalidade, bidimensionalidade, hierarquia de escala, simetria, e uso de materiais: pedra, madeira, papiro e hieróglifos integrados às imagens.

Tais características se referem à Arte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q1070777 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos SP, VUNESP, 2018

“Teatro-mito – Trata de descobrir o que está por trás dos mitos. Conta-se uma fábula (um mito conhecido), de forma a identificar as relações de produção material e de poder ‘ocultas’ na narração original”.
(Japiassu. Metodologia do ensino de teatro)

A prática do Teatro-mito se realiza no contexto do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q1083087 | Educação Artística, Ensino da Arte, Arte, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Para que a teoria de Arte-Educação seja reconstrutora, é importante a experiência do prazer da Arte por parte de professores e alunos. A respeito desse assunto, analise as afirmações a seguir:

I. A livre-expressão e o espontaneísmo são suficientes para formar leitores informados e produtores conscientes.

II. A falta de uma preparação de pessoal para entender Arte antes de ensiná-la é um problema crucial, nos levando muitas vezes a confundir improvisação com criatividade. III. No que se refere às Artes Visuais, o ensino de desenho geométrico, seguindo a tradição positivista atende perfeitamente às demandas escolares do Brasil em relação à Arte. IV. Embora já exista boa produção teórica e um grande número de pesquisas nas Universidades, é necessário ampliar o número de cursos de pósgraduação com linhas específicas em ArteEducação. Estão corretas as afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q1083089 | Educação Artística, Ensino da Arte, Arte, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Uma obra de arte pode agregar profundidade de pensamento, sentimento, técnica e inventividade. Isso acontece porque os artistas usam elementos para criar efeitos a partir de suas obras de arte. Entre esses elementos encontram-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q1083092 | Artes Visuais, História, Arte, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

A origem do grafite remonta a manifestações antigas, como as feitas pelos romanos nas paredes das suas cidades. A palavra grafite vem do italiano graffito, que significa “escritas feitas com carvão” ou “escritas feitas em paredes”.

A respeito da origem e história do grafite como manifestação artística, analise as afirmativas abaixo e assinale verdadeiro (V) ou falso (F).

( ) Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.
( ) Podemos afirmar que grafite e pichação são nomes diferentes para um mesmo tipo de manifestação urbana, havendo entre ambos diferenças de caráter apenas estilístico.

( ) Atualmente, Eduardo Kobra, os Gêmeos e Crânio são artistas do grafite brasileiro de destaque internacional.

( ) Junto a outras expressões artísticas, o grafite faz parte da cultura popular do hip hop, que traduz as vivências da rua por meio da arte.

( ) No Brasil, o grafite chegou tardiamente, apenas na segunda metade da década de 90, em formato de Stencil, trazido pelo artista norte-americano Basquiat em uma curta estadia no Rio de Janeiro.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.