Início

Questões de Concursos Arte

Resolva questões de Arte comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q1083091 | Artes Visuais, História, Arte, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Expostos aos costumes de terras estrangeiras, os romanos absorveram elementos de culturas mais antigas – notavelmente da Grécia – e transmitiram essa mistura cultural (grecoromana) a toda Europa Ocidental e ao Norte da África. A arte romana veio a ser a pedra fundamental da arte de todos os períodos posteriores. É muito comum confundir a arte e a arquitetura grega com a romana, no entanto, existem diferenças importantes.

Relacione as características a seguir ao estilo grego (1) ou ao estilo romano (2):

( ) Paredes de concreto e fachada ornamental.
( ) Retângulos e linhas retas como formas típicas.
( ) Templos para glorificar os deuses.
( ) Prédios cívicos em honra ao Império.
( ) Mitologia como temas da arte.
( ) Líderes cívicos e triunfo militar como temas da arte.
( ) Deuses e deusas idealizados na escultura.
( ) Seres humanos realistas e autoridades idealizadas na escultura.


A sequência correta para preenchimento dos parênteses, de cima para baixo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q1083092 | Artes Visuais, História, Arte, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

A origem do grafite remonta a manifestações antigas, como as feitas pelos romanos nas paredes das suas cidades. A palavra grafite vem do italiano graffito, que significa “escritas feitas com carvão” ou “escritas feitas em paredes”.

A respeito da origem e história do grafite como manifestação artística, analise as afirmativas abaixo e assinale verdadeiro (V) ou falso (F).

( ) Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.
( ) Podemos afirmar que grafite e pichação são nomes diferentes para um mesmo tipo de manifestação urbana, havendo entre ambos diferenças de caráter apenas estilístico.

( ) Atualmente, Eduardo Kobra, os Gêmeos e Crânio são artistas do grafite brasileiro de destaque internacional.

( ) Junto a outras expressões artísticas, o grafite faz parte da cultura popular do hip hop, que traduz as vivências da rua por meio da arte.

( ) No Brasil, o grafite chegou tardiamente, apenas na segunda metade da década de 90, em formato de Stencil, trazido pelo artista norte-americano Basquiat em uma curta estadia no Rio de Janeiro.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q1073631 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Arte, Prefeitura de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

No final do século XVIII, na Áustria, surgiu um tipo dança que, inicialmente, gerou grande impacto, em especial, para a população mais conservadora, uma vez que essa modalidade dançante era realizada por meio de casais que dançavam abraçados, um de frente para o outro. Que dança era essa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q1027262 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Arte, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Uma enfermeira precisa organizar o horário de administração de medicamentos para um paciente, considerando os seguintes critérios: O primeiro medicamento deve ser tomado a cada 2 horas e 15 minutos. O segundo medicamento deve ser tomado a cada 3 horas. O terceiro medicamento é tomado a cada 4 horas e 30 minutos. A enfermeira observa que, caso não haja atrasos, em algum momento do dia os três medicamentos serão administrados simultaneamente. Qual será o próximo horário em que isso ocorrerá se os medicamentos começaram administrados as 08:30?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q1083094 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Arte, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

A origem do Teatro no Brasil remonta à chegada dos portugueses no País. Quando chegaram em solo brasileiro e se depararam com a ____________, os portugueses prontamente começaram a elaborar estratégias de _________________.
Assim, com o objetivo de _______________________, os religiosos utilizaram o teatro como instrumento de _______________, no que se chamou de teatro de _____________________.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q1083097 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Arte, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Uma das celebrações mais significativas da cultura brasileira, em especial no Nordeste, ___________________ celebra o milagre da ressurreição do animal simbólico de prosperidade e proteção em diversas culturas ao redor do mundo. Ao final da história das personagens ________________________, o animal é ressuscitado e seu dono promove uma festa.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto acima:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q1089337 | Pedagogia, Legislação da Educação, Arte, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

Em uma reunião pedagógica, professores de uma escola pública discutem o papel das Artes no currículo escolar, após a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Um dos docentes argumenta que a BNCC retirou a obrigatoriedade das Artes como componente curricular.

Diante desse cenário, assinale a alternativa correta quanto ao lugar das Artes na legislação vigente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q1089343 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Arte, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

Uma professora do 8º ano precisa redesenhar um ambiente de aprendizagem para uma sequência sobre “água e saneamento”. A turma é heterogênea: há estudantes com baixa visão, dois com dificuldades de leitura fluente e grande variação de repertório digital.

A escola dispõe de:

I. laboratório com 12 computadores;
II. tablets compartilhados;
III. kits simples de laboratório (filtros de papel, areia, carvão);
IV. quadro branco;
V. acesso instável à internet.

O objetivo é que os estudantes expliquem, com evidências, como diferentes métodos de filtração impactam a qualidade da água e comuniquem resultados a públicos diversos (comunidade escolar e famílias). Qual proposta integra ambiente e recursos instrucionais, considerando alinhamento pedagógico, carga cognitiva, acessibilidade/UDL e validade da avaliação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q1073238 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Arte, Prefeitura de Caçapava SP, Avança SP, 2024

O ______________ foi um importante grupo teatral paulista das décadas de 50 e 60. Um de seus principais fundadores, o ator e diretor ______________, tinha como intenção apresentar produções _______________, em contraposição ao que o ______________ vinha fazendo. Dentre os principais nomes que passaram por ali, podemos citar Gianfrancesco Guarnieri e ______________. Um de seus grandes sucessos foi o espetáculo Eles Não Usam Black-Tie.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q1083088 | Artes Visuais, História, Arte, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

A Arte não apenas traz conhecimento, como é uma forma de conhecimento que engloba muitos saberes das artes visuais, além da arte de diferentes culturas, povos e épocas. Aprender Arte envolve produção artística pelos alunos, mas também desenvolve a percepção estética. Se a arte é entendida como linguagem, pode-se afirmar que o que se pretende nas aulas de artes visuais é:


I. Possibilitar aos alunos que eles sejam leitores das manifestações artísticas e também desenvolvam seus próprios percursos de criação.
II. Familiarizar as crianças com as diferentes modalidades das Artes Visuais, seus conceitos específicos, procedimentos técnicos e expressivos, transformações históricas e valores associados à arte.
III. Encorajar os alunos a, além de ler as produções dos seus colegas e de diferentes artistas, a construir e expressar sua arte de maneira singular, exercendo sua sensibilidade, emoção e pensamento ao se relacionar com a arte e as próprias motivações criativas.
IV. Capacitar o estudante na compreensão de conceitos e reprodução de técnicas tradicionais que permitam a realização de trabalhos que atendam as demandas do mercado de trabalho contemporâneo.

Estão corretas as afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q1083090 | Artes Visuais, História, Arte, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Além do nu masculino como forma característica, a arte grega tinha a moderação como filosofia. Suas principais contribuições foram a democracia, o individualismo e a razão. Pode-se afirmar que são estilos de arte grega:

I. A arte simétrica (séculos IX-VIII a.C.), que por suas características geométricas tornou-se precursora do cubismo.

II. Arte arcaica (600-480 a.C.), também conhecida como arte Helênica ou Barroca: estilo derivado do grego, encontrado na Ásia Menor, na Mesopotâmia e no Egito.

III. Kouros (jovem masculino, nu) / Kore (moça jovem, vestida) (625-480 a.C.): estátuas de figuras humanas em posição frontal, pé esquerdo avançando, punhos cerrados e careta conhecida como “sorriso arcaico”.

IV. Estilo severo: fase inicial da escultura clássica, caracterizada por expressões reservadas, distantes.

V. Arte clássica (480-323 a.C.): auge da arte e da arquitetura na Grécia, figuras idealizadas ilustram ordem e harmonia.


Estão corretas as afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q1074172 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Ubatuba SP, Avança SP, 2023

“(...) O poeta cômico Aristófanes pensava que “o comediógrafo não só oferece prazer como também deve ser um professor de moral e um conselheiro político”. Eratóstenes pensava o contrário, afirmando que “a função do poeta é encantar os espíritos de seus ouvintes, nunca instruí-los". Strabo argumentava que “a poesia é a primeira lição que o estado deve ensinar à criança. A poesia é superior a filosofia por que esta se dirige a uma minoria enquanto aquela se dirige às massas”. Platão, pelo contrário, pensava que os poetas deviam ser expulsos de uma república perfeita porque a poesia só tem sentido quando exalta as figuras e os fatos que devem servir de exemplo. O teatro imita as coisas do mundo mas o mundo não é mais que uma simples imitação das ideias. Assim, pois, o teatro vem a ser uma imitação de uma imitação. Aristóteles propõe a independência da poesia (lírica, épica e dramática) em relação à política. (...)”.
BOAL, Augusto. Teatro do oprimido. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
A respeito da proposta de Augusto Boal, em O Teatro do Oprimido, assinale as afirmações a seguir com F (falso) e V (verdadeiro).
( ) demonstra que o teatro aristotélico permanece sendo a única alternativa possível para se fazer teatro.
( ) demonstra que, não obstante suas afirmações, Aristóteles constrói o primeiro sistema poético-político de intimidação do espectador, que é utilizado amplamente até os dias atuais.
( ) demonstra que, quando Aristóteles diz que a arte imita a natureza, devemos entender essa afirmação como “a arte recria o princípio criador das coisas criadas”.
( ) Afirma que, a Natureza tende à perfeição, mas nem sempre a alcança e para corrigir a Natureza naquilo em que haja fracassado é que servem a arte e a ciência .
Assinale a alternativa que apresenta o modo correto de assinalar as afirmações acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q1081042 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Arte, Prefeitura de Vista Alegre do Alto SP, VUNESP, 2024

Leia o excerto extraído da Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência):

“Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurado sistema educacional inclusivo em ______________, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem”.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do artigo 27 da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q1073116 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Ituiutaba MG, HL, 2024

No ensino das Artes no ensino fundamental – anos finais, espera-se que o componente Arte contribua com o aprofundamento das aprendizagens nas diferentes linguagens – e no diálogo entre elas e com as outras áreas do conhecimento –, com vistas a possibilitar aos estudantes maior autonomia nas experiências e vivências artísticas. É uma das habilidades previstas na BNCC para o ensino do teatro:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q1073237 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Arte, Prefeitura de Caçapava SP, Avança SP, 2024

Augusto Boal, teatrólogo brasileiro nascido na década de 50, desenvolveu um método teatral que reúne exercícios, jogos e técnicas de treinamento do ator. O chamado Teatro do Oprimido teve repercussão mundial e até hoje é referência no campo do teatro.

Analise as informações a seguir a respeito do Teatro do Oprimido:

I - Um dos objetivos do Teatro do Oprimido é a democratização dos meios de produção teatral e seu acesso pelas camadas menos favorecidas da população.
II - Dentro do sistema do Teatro do Oprimido, uma das proposições é o Teatro Jornal, que consiste em buscar encenar as entrelinhas e informações distorcidas das notícias da mídia convencional.
III - O Teatro do Oprimido possui, entre suas técnicas, o Teatro-Imagem, que consiste em encenar obras de arte visuais e criar sobre elas uma narrativa cênica.
IV - No Teatro-Fórum, um dos métodos do Teatro do Oprimido, são encenadas cenas de peças clássicas e, em seguida, o público é convidado a debater os aspectos políticos e sociais trazidos pela narrativa.

Estão corretas as afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q1083093 | Música, Tonalidade, Arte, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

“Desde 1600, praticamente toda a música ocidental foi feita assim: você decide o “tom” (quando um músico pede para tocar em “dó maior”, ele quer dizer que escolheu o acorde de dó maior como tônica, como o principal), e então todos outros acordes vão orbitar em torno desse, cumprindo suas funções. (...)
Só que, no começo do século 20, alguns compositores de vanguarda, associados ao movimento artístico do Modernismo, tentaram fazer com a música algo parecido com o que Picasso fez com a pintura: distorcê-la, desmontá-la, desrespeitar as regras de propósito para ver no que dá.”

Fonte:<https://super.abril.com.br/coluna/oraculo /o-que-e-musica-atonal>


A respeito da chamada música atonal, analise as afirmações a seguir:

I. O compositor alemão Schoenberg foi um dos mais famosos pioneiros da música atonal, criador de um método de composição baseado em séries de doze sons, o dodecafonismo.
II. As músicas árabes e indianas podem ser consideradas “atonais” numa acepção mais ampla da palavra, por não seguir os moldes de tonalidade dominantes da música ocidental.
III. Uma das principais características da música atonal é a escolha de uma tonalidade central a partir da qual a composição varia entre acordes dissonantes e consonantes.
IV. As composições atonais têm, dentre seus objetivos centrais, a criação de ambientes sonoros mais previsíveis e menos complexos, com variações sobre temas melódicos curtos.

Estão corretas apenas as afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.