Início

Questões de Concursos Arte

Resolva questões de Arte comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1046043 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Arte, Prefeitura de Vista Alegre do Alto SP, VUNESP, 2024

O Conselho Escolar pode exercer um papel relevante na gestão escolar, contribuindo, por exemplo, para a construção e implementação do projeto político-pedagógico da escola. Além disso, o Conselho Escolar, ao atuar no sentido de contribuir com a ampliação das oportunidades de aprendizagens dos estudantes, não só se fortalece como _________________ como também auxilia a escola pública no cumprimento _____________________ (Aguiar, 2006).

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1043968 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Relacione os nomes fundamentais do desenvolvimento da música brasileira a seguir listados aos estilos musicais brasileiros que melhor os caracterizam.

1. Chiquinha Gonzaga. 2. Luiz Gonzaga. 3. Carlos Gomes. 4. Camargo Guarnieri.

( ) música clássica. ( ) baião. ( ) choro. ( ) ópera.

A associação correta, na ordem apresentada, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1043970 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

José Celso Martinez Corrêa foi um encenador brasileiro que se destacou por uma linguagem ousada, que promoveu uma revolução nas artes cênicas do Brasil. Premiado autor e diretor, consagrou-se nacionalmente com a encenação da peça O Rei da Vela, ainda nos anos 1960.

Zé Celso relacionou, de forma inovadora, os mestres do teatro moderno, como Stanislavski, com a tradição teatral brasileira, de melodramas e comédia ligeira. É considerado um inventor da noção de grupalidade, a ideia de que o teatro se faz em (e para a) coletividade.

O seguinte grupo teatral está para sempre relacionado a José Celso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q911520 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Arte, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Analise as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q899031 | Pedagogia, Arte, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Segundo a Resolução CEE-ES nº 5.190/18, o Currículo deve incluir temas contemporâneos, de maneira transversal e integradora, relevantes para o desenvolvimento da cidadania, sobretudo os que interferem na vida humana em escala local, regional e global, conforme determinado em legislação e normas específicas. Nesse sentido, na elaboração ou adequação dos Projetos Político-Pedagógicos das escolas deve-se observar a obrigatoriedade de temas como:

I. O processo de envelhecimento, o respeito e a valorização do idoso.
II. A educação em direitos humanos.
III. A educação digital.
IV. O respeito ao caráter pluriétnico e plurilíngue da sociedade brasileira.

Dos itens, pode-se afirmar que estão corretos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q1046045 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Arte, Prefeitura de Vista Alegre do Alto SP, VUNESP, 2024

De acordo com Libâneo (1985), acerca das relações entre educação e política, é correto afirmar que o enfoque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1083236 | Artes Visuais, História, Arte, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Assinale a alternativa que indica corretamente o(a) autor(a) que se dedicou (entre 1970 e 1980) a registrar as atividades diárias na floresta em Roraima. Sua obra se realiza como um pedido de socorro de uma população indígena que corria risco de desaparecer por doenças, violência e poluição, causadas pelo garimpo e pelos planos de desenvolvimento da Amazônia durante o governo militar.Desses registros nasceu a instalaçãoGenocídio do Yanomami: morte do Brasil(1989/ 2018), manifesto audiovisual.
Adaptado de “A luta Yanomami”, Instituto Moreira Salles. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2025.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1083239 | Educação Artística, Ensino da Arte, Arte, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

As seis dimensões do conhecimento listadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) buscam facilitar o processo de ensino e aprendizagem em Arte.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre esse processo.

( ) Os conhecimentos e experiências artísticas são formados por materialidades verbais e não verbais, e devem ser compreendidos como processos objetivos, mensuráveis, universais e com parâmetros fixos de avaliação.
( ) A vivência com a Arte não ocorre de modo fragmentado. Por isso, o componente curricular deve promover o diálogo entre as diferentes linguagens, articulando-se também com a literatura e com expressões híbridas, como circo, cinema e performance.
( ) O componente Arte no Ensino Fundamental reúne manifestações culturais de diferentes tempos e espaços, abrangendo tanto o contexto dos alunos quanto produções contemporâneas.
( ) As atividades que favorecem o trânsito criativo entre diferentes linguagens artísticas podem dialogar com a literatura e outros componentes curriculares, integrando conhecimentos e experiências. Nesse processo, a aprendizagem é vista como linear e previsível.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1083252 | Artes Visuais, História, Arte, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Movimento internacional que se espalhou da Europa aos Estados Unidos do fim da década de 1880 até a Primeira Guerra Mundial, e reagiu ao historicismo vitoriano para criar uma arte moderna. Caracterizava-se pela ênfase na linha — ondulante, figurativa, abstrata ou geométrica — tratada com ousadia e simplicidade.

A corrente artística a que esse texto se refere é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q911519 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Arte, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

De acordo com a BNCC, “em articulação com as competências gerais da Educação Básica e as competências específicas da área de Linguagens, o componente curricular de Arte deve garantir aos alunos o desenvolvimento de algumas competências específicas”.

Assinale a alternativa que está em DESACORDO com as competências específicas de Arte para o Ensino Fundamental, apresentadas pela BNCC.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1072110 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Arte, Prefeitura de Vista Alegre do Alto SP, VUNESP, 2024

Esse tipo de cena separa com nitidez os dois campos magnéticos do espetáculo: palco e plateia. O palco fechou-se numa caixa destinada a produzir ilusões, e os espectadores dispõem-se em cadeiras em face dele, afastados por uma rampa que delimita as áreas. A boca do palco funciona como verdadeira parede que, ao abrir- -se, faculta a indiscrição do público, espiando aquele universo autônomo. A caixa fechada, que se comunica internamente com espaços laterais, em profundidade e em altura, pode modificar-se a cada momento pela troca de cenários, vindos das diversas direções. (Magaldi, 1985. Adaptado)

A descrição de Magaldi (1985) define

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1083241 | Educação Artística, Ensino da Arte, Arte, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

São competências específicas de Arte para o Ensino Fundamental, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

1. Pesquisar e reconhecer diferentes matrizes estéticas e culturais, em especial as que compõem a identidade brasileira, considerando suas tradições e manifestações contemporâneas, e reelaborá-las nas produções artísticas.
2. Abordar criticamente temas políticos, sociais, econômicos, científicos, tecnológicos e culturais por meio de práticas, criações, intervenções e apresentações artísticas.
3. Registrar aulas, falas públicas e entrevistas em diferentes meios (presenciais, sonoros ou audiovisuais), selecionando e organizando as informações centrais para subsidiar o estudo, a elaboração de sínteses, reflexões pessoais ou outras finalidades propostas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1083243 | Artes Visuais, História, Arte, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Os “Objetos Relacionais” usados como instrumentos terapêuticos para estimular sensações corporais, promovendo novas relações entre indivíduo e mundo, foram criados por qual artista no fim da década de 1970?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1083244 | Artes Visuais, História, Arte, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Sobre a relação entre arte e sociedade é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1083253 | Artes Visuais, História, Arte, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Relacione o movimento artístico da Coluna 1 com a respectiva característica na Coluna 2.

Coluna 1 Movimento Artístico

1. Abstracionismo
2. Expressionismo
3. Surrealismo
4. Dadaísmo

Coluna 2 Características

( ) Corrente francesa formulada por André Breton (Manifesto de 1924) que fundia sonho e realidade em “supra-realidade”, valorizando o onírico, o irracional e o inconsciente, e criticando o racionalismo.
( ) Corrente da arte europeia moderna, enraizada na Alemanha (1905-1914) e divulgada por Der Sturm e pelo grupo Die Brücke (Kirchner, Nolde, Heckel), que projetava a subjetividade do artista sobre a realidade.
( ) Traços recorrentes: decomposição e simplificação da forma, novos usos da cor, rejeição de perspectiva, modelagem e claro-escuro. Teve como representantes nomes como Wassily Kandinsky e Paul Klee.
( ) Não adotava um estilo único nem propunha novos modelos; ao contrário, colocava-se em oposição a projetos predefinidos e rejeitava experiências formais anteriores; foi protagonizado por Man Ray,Hans Arp e Francis Picabia, entre outros.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1043960 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

No contexto do ensino de música nos anos finais do ensino fundamental, analise os itens a seguir listados e assinale (V) para o verdadeiro e (F) para o falso.

( ) Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.
( ) Explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
( ) Explorar e identificar diferentes formas de registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas e procedimentos da música contemporânea), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual.

Os itens são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1046041 | Português, Sintaxe, Arte, Prefeitura de Vista Alegre do Alto SP, VUNESP, 2024

Texto associado.

Leia o texto para responder à questão.



Com a seriedade que lhe conferiam seus poucos anos a mais, além de sua condição de bacharel em direito e professor, João Etienne Filho não embarcava nas estripulias dos companheiros. Sempre se mantinha sóbrio, conta, para cuidar deles. Entrou em pânico na madrugada em que viu Fernando Sabino encarapitado1 no arco do viaduto, na postura de quem se atiraria de um trampolim.


Hélio Pellegrino se aprazia em brincar com Etienne. Tinha mania de carregá-lo na avenida Afonso Pena – como, aliás, Paulo Mendes Campos fez um dia com Monteiro Lobato na avenida São João, no centro de São Paulo, na euforia de estar diante de um dos heróis de sua infância.


O convívio nem sempre era idílico2 , e houve momentos em que Etienne se magoou de verdade com os quatro amigos – a ponto de escrever uma carta a Mário de Andrade, queixando-se. Recebia mal as brincadeiras de Otto Lara Resende, por exemplo. Quando publicou seu primeiro livro, Dia e noite, Etienne morava no primeiro andar da farmácia de uns tios, em Copacabana, que se chamava exatamente Dia e Noite – e Otto espalhou que o título da obra visava promover o estabelecimento.


Nada o magoou mais, no entanto, que as insinuações de que seria ele o inspirador de Hugo, personagem de O encontro marcado a certa altura envolvido com um aluno, “um negócio meio escandaloso”. “Foi uma safadeza do Fernando”, reagiu Etienne, lembrando que Hugo foi basicamente inspirado em Otto Lara Resende, assim como Mauro é quase todo Hélio Pellegrino e Eduardo Marciano o próprio romancista.


(Humberto Werneck. O desatino da rapaziada. Companhia das Letras, 1992. Adaptado)


Vocabulário:

1encarapitar: pôr-se no alto. 2

2idílico: de amor terno e delicado.

Assinale a alternativa em que há regência e emprego do pronome, em conformidade com a norma-padrão e com o que se afirma no texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1071389 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

Nessa dança, os golpes da capoeira sugerem movimentos de ataque e defesa, como chutando de frente, pernada, abre-alas, rojão e tramela, passos firmes e agressivos. No abre-alas, por exemplo, parece que o passista está se preparando para brigar, dançando com as pernas abertas e os braços se movimentando para frente como se dessem socos no ar. No entanto, diferentemente do que ocorre na capoeira, no passo os dançarinos praticamente não se tocam e quase não há movimentos com as mãos no chão.
Adaptado de http://portal.iphan.gov.br/
O trecho descreve movimentos próprios da dança brasileira denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1089338 | Artes Visuais, História, Arte, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

Durante uma atividade com uma turma, a professora propõe que os alunos analisem diferentes obras visuais, como cartazes políticos, esculturas religiosas e grafites urbanos. A intenção é explorar os sentidos e propósitos da produção artística.

Com base nesse cenário, qual das alternativas está de acordo com as funções que a arte pode desempenhar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1083240 | Artes Visuais, História, Arte, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Desvio para o vermelho, Zero dollar e Inserções em circuitos ideológicos: Projeto Coca-Cola são obras icônicas de qual artista brasileiro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.