Questões de Concursos Arte

Resolva questões de Arte comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1043957 | Pedagogia, Legislação da Educação, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Avalie, com base na BNCC, se as seguintes habilidades devem ser desenvolvidas nos anos finais do ensino fundamental.

I. Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).
II. Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.
III. Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.
IV. Percorrer as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, sem diferenciá-las.

Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1043958 | Artes Visuais, Composição Nas Artes Visuais, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Na apreciação de diferentes produções artísticas, os elementos constitutivos das artes visuais incluem os a seguir listados, entre outros, à exceção de um. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1043959 | Educação Artística, Ensino da Arte, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

No contexto do ensino da dança nos anos finais do ensino fundamental avalie se o professor deve estimular o desenvolvimento das seguintes habilidades:

I. Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, de modo acrítico, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.
II. Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.
III. Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.
IV. Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

Estão corretos os itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1043960 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

No contexto do ensino de música nos anos finais do ensino fundamental, analise os itens a seguir listados e assinale (V) para o verdadeiro e (F) para o falso.

( ) Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.
( ) Explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
( ) Explorar e identificar diferentes formas de registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas e procedimentos da música contemporânea), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual.

Os itens são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1043961 | Pedagogia, Legislação da Educação, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Avalie, se as habilidades descritas na BNCC para o ensino de arte nos anos finais do ensino fundamental incluem:

I. relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
II. analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
III. analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística ancoradas em narrativas eurocêntricas e evitar categorizações da arte.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1043962 | Educação Artística, Ensino da Arte, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Avalie se, em sala de aula, o professor de arte dos anos finais do ensino fundamental deve

I. analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversas.
II. valorizar especialmente a cultura brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias de diferentes épocas.
III. favorecer a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1043963 | Educação Artística, Ensino da Arte, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

As seguintes afirmativas a respeito da educação em arte estão basicamente corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1043964 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em relação ao conhecimento artístico como produção e fruição, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A obra de arte situa-se no ponto de encontro entre o particular e o universal da experiência humana.
( ) A obra de arte revela para o artista e para o espectador uma possibilidade de existência e comunicação, além da realidade de fatos e relações habitualmente conhecidos.
( ) O que distingue essencialmente a criação artística das outras modalidades de conhecimento humano é a qualidade de comunicação entre os seres humanos que a obra de arte propicia, por uma utilização particular das formas de linguagem.
( ) A percepção estética é a chave da comunicação artística.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1043965 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Avalie se, por meio do convívio com o universo da arte, os alunos podem conhecer:

I. o fazer artístico como experiência poética (a técnica e o fazer como articulação de significados e experimentação de materiais e suportes variados);
II. o fazer artístico como desenvolvimento de potencialidades: percepção, reflexão, sensibilidade, imaginação, intuição, curiosidade e flexibilidade;
III. o fazer artístico como experiência de interação (celebração e simbolização de histórias grupais);
IV. o objeto artístico como forma (sua estrutura ou leis internas de formatividade) e como produção cultural (documento do imaginário humano, sua historicidade e sua diversidade).

Estão corretos os itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1043966 | Educação Artística, Ensino da Arte, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em relação ao ensino de arte no ensino fundamental, avalie as afirmativas a seguir:

I. A formação em arte, que inclui o conhecimento do que é e foi produzido em diferentes comunidades, deve favorecer a valorização dos povos pelo reconhecimento de semelhanças e contrastes, qualidades e especificidades, o que pode abrir o leque das múltiplas escolhas que o jovem terá que realizar ao longo de seu crescimento, na consolidação de sua identidade.
II. O fenômeno artístico está presente em diferentes manifestações que compõem os acervos da cultura popular, erudita, modernos meios de comunicação e novas tecnologias.
III. O ensino de Arte é área de conhecimento com conteúdos específicos e deve ser consolidada como parte constitutiva dos currículos escolares, requerendo, portanto, capacitação dos professores para orientar a formação do aluno.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1043967 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

“Em música, chama-se ___ a característica sonora que nos permite distinguir sons da mesma frequência que foram produzidos por fontes sonoras diferentes, que também nos permite diferenciá-las. Quando ouvimos uma nota tocada por um piano e a mesma nota (uma nota com a mesma altura) produzida por um violino, podemos imediatamente identificar os dois sons como tendo a mesma frequência, mas com características sonoras muito distintas.”
(Adap. de wikipedia.org)

A lacuna fica corretamente preenchida por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q994485 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Arte, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece dez competências gerais que deverão ser trabalhadas da educação infantil ao ensino médio. Abaixo, estão citadas apenas três delas:

I- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social e cultural para entender e explicar a realidade (fatos, informações, fenômenos e processos linguísticos, culturais, sociais, econômicos, científicos, tecnológicos e naturais), colaborando para a construção de uma sociedade solidária.
II- Desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

III- Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas e com a pressão do grupo.

Essas competências gerais podem ser assim resumidas, respectivamente, à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q994486 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Arte, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

No relato a seguir, o professor demonstra descontentamento com uma de suas aulas, pois a achou sem significado. “Não dei a aula que eu queria, porque eu tinha passado exercícios de fração (...) então na outra aula eu precisava corrigir. Aí eu corrigi e dei a prova, só de fração. Eu corrigi na lousa, fiz e eles copiaram. Em seguida, dei a prova. Só de fração.” Pensando no conceito de reflexão sobre a ação, o problema de fato, desse formador é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q994487 | Pedagogia, Arte, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Identificar os níveis de desenvolvimento e aprendizagem em que o aluno se encontra, para que, assim, possam ser tomadas decisões satisfatórias quanto às ações didáticas, tendo em vista a construção da aprendizagem, é função da avaliação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q994488 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Arte, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Pensando a formação do professor numa perspectiva críticoreflexiva, pode-se concebê-la como um projeto único abarcando a formação inicial e a contínua. Para que isso ocorra, envolve um duplo processo, que é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1070780 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Arte, Prefeitura de Angra dos Reis RJ, FGV, 2019

Considerando a função da música no Teatro de Revista, analise as afirmativas a seguir.

I. Dialoga com a dança e a interpretação cênica, com destaque para os números musicais.

II. Cria cenários acústicos autônomos em relação à narrativa cênica.

III. Mobiliza estados afetivos na plateia, da comoção ao humor.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1070781 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Angra dos Reis RJ, FGV, 2019

Leia o fragmento a seguir.

Trata-se de uma peça teatral em um só ato e de caráter predominantemente religioso, embora existam obras de temática profana e satírica, mas sempre com preocupações moralizantes. A princípio, era representado em solenidades cristãs.

A descrição corresponde ao

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1070776 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos SP, VUNESP, 2018

Segundo Japiassu (Metodologia do ensino de teatro), sabe-se que dramatizações escolares e leituras de peças teatrais em latim ocorriam em escolas e universidades já durante
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1070777 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos SP, VUNESP, 2018

“Teatro-mito – Trata de descobrir o que está por trás dos mitos. Conta-se uma fábula (um mito conhecido), de forma a identificar as relações de produção material e de poder ‘ocultas’ na narração original”.
(Japiassu. Metodologia do ensino de teatro)

A prática do Teatro-mito se realiza no contexto do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1070778 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos SP, VUNESP, 2018

Segundo Japiassu (Metodologia do ensino de teatro), o modernismo no ensino do teatro se caracteriza por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.