Questões de Concursos Arte

Resolva questões de Arte comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q1071387 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, ARTE, SEED PR, IBFC, 2023

O teatro é uma atividade artística que exige o talento e a energia de muitas pessoas - desde a primeira ideia de uma peça ou cena até o último eco de aplauso. Composto por elementos que integram um espetáculo, o teatro tradicional é formado por cenas, e cada cena é integrada por elementos: espaço, personagens e ação. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.
I. O personagem é intrínseco a tudo o que fazemos no palco. Ele somente pode crescer a partir do relacionamento pessoal com o conjunto da vida cênica. Se o ator deve realmente.
II. O tema é o fio condutor que une todas as pulsações da peça ou da cena. Ele entrelaça e mostra-se no mais simples gesto do ator e no mínimo detalhe de sua roupa. É a ponte que une uma cena a outra, uma cena a si mesma.
III. A plateia é o último elemento que completa o círculo, e a sua relação não só com a peça, mas com a atuação, é muito importante. Ninguém deve para fins de exibicionismo ou autoglorificação.
IV. O espaço cênico é a área do palco onde a realidade pode ser localizada, ele pode ser usado para dar forma às realidades que são criadas. Uma área sem fronteiras, sem limites, o ator/personagem usa o espaço para dar realidade ao mundo fenomenal.
V. O espetáculo certamente não é o fim da linha. Ele traz todo o processo criativo de fazer uma peça para a sua fruição, e a plateia deve ser envolvida nesse processo. É na ação dos personagens que a narrativa acontece.
Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1071388 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Arte, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

O Teatro de Cultura Popular (TCP) foi um grupo de teatro criado pelo Movimento de Cultura Popular (MCP), em Recife, no contexto do projeto cultural e educacional do governo Miguel Arraes (1962-64), em sintonia com os ideais de Paulo Freire, de uma educação conscientizadora. Em um artigo para o jornal Última Hora – Nordeste, o ator José Wilker, então membro do MCP, esclareceu: Cultura popular expressa a necessidade de transformar em cidadãos brasileiros a imensa massa de camponeses de nosso Nordeste, quase que imensamente analfabeta; a necessidade de transformar nossa cultura num instrumento acessível a todo o povo, e não um privilégio das elites; a necessidade de transformação radical do estado de coisas que ainda permanece no Brasil.
APEJE. Hemeroteca. Jornal Última Hora-Nordeste, 10/11/1963.
A respeito do sentido atribuído à ação artística por grupos de educação e cultura popular organizados por intelectuais e artistas no início da década de 1960, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A arte é um instrumentos de mobilização política e social, que permite a inclusão das camadas populares por intermédio da alfabetização de adultos, por exemplo.
( ) Aproximar o teatro das camadas operárias e camponesas, pressupõe conceber a cultura popular não apenas como a cultura que vem do povo, mas sim a que se faz pelo povo.
( ) A cultura popular é considerada um meio para educar as classes economicamente e culturalmente desfavorecidas, desenvolvendo a sua consciência política e social.
As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q1071389 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

Nessa dança, os golpes da capoeira sugerem movimentos de ataque e defesa, como chutando de frente, pernada, abre-alas, rojão e tramela, passos firmes e agressivos. No abre-alas, por exemplo, parece que o passista está se preparando para brigar, dançando com as pernas abertas e os braços se movimentando para frente como se dessem socos no ar. No entanto, diferentemente do que ocorre na capoeira, no passo os dançarinos praticamente não se tocam e quase não há movimentos com as mãos no chão.
Adaptado de http://portal.iphan.gov.br/
O trecho descreve movimentos próprios da dança brasileira denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q994485 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Arte, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece dez competências gerais que deverão ser trabalhadas da educação infantil ao ensino médio. Abaixo, estão citadas apenas três delas:

I- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social e cultural para entender e explicar a realidade (fatos, informações, fenômenos e processos linguísticos, culturais, sociais, econômicos, científicos, tecnológicos e naturais), colaborando para a construção de uma sociedade solidária.
II- Desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

III- Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas e com a pressão do grupo.

Essas competências gerais podem ser assim resumidas, respectivamente, à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q994486 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Arte, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

No relato a seguir, o professor demonstra descontentamento com uma de suas aulas, pois a achou sem significado. “Não dei a aula que eu queria, porque eu tinha passado exercícios de fração (...) então na outra aula eu precisava corrigir. Aí eu corrigi e dei a prova, só de fração. Eu corrigi na lousa, fiz e eles copiaram. Em seguida, dei a prova. Só de fração.” Pensando no conceito de reflexão sobre a ação, o problema de fato, desse formador é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q994487 | Pedagogia, Arte, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Identificar os níveis de desenvolvimento e aprendizagem em que o aluno se encontra, para que, assim, possam ser tomadas decisões satisfatórias quanto às ações didáticas, tendo em vista a construção da aprendizagem, é função da avaliação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q994488 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Arte, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Pensando a formação do professor numa perspectiva críticoreflexiva, pode-se concebê-la como um projeto único abarcando a formação inicial e a contínua. Para que isso ocorra, envolve um duplo processo, que é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1071478 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Jundiaí SP, VUNESP, 2022

Na definição de Viola Spolin, sua abordagem para ensino de teatro pode ser definida como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1071479 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, Prefeitura de Jundiaí SP, VUNESP, 2022

Segundo as indicações de Martins, Picosque & Guerra (2011), são elementos da estrutura da linguagem teatral,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1071480 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Jundiaí SP, VUNESP, 2022

Para Marques (2002), no Brasil, as propostas de Rudolf Laban são compreendidas e divulgadas fundamentalmente no campo educacional ou mesmo no campo terapêutico, sendo que a preparação de dançarinos para espetáculos se dá posteriormente. Essa característica ocorre porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1070862 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, Prefeitura de São José dos Campos SP, VUNESP, 2019

“O diretor de teatro inglês Peter Brook diz que a beleza de uma peça está na qualidade e na perfeição que o público é capaz de identificar num simples gesto ou numa palavra. Afirma que, para ser arte, uma interpretação deve ser capaz de estimular a imaginação do público que a ela se entrega”. (Costa, 2004)

Segundo Costa (2004), o que o autor procura mostrar é que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1070863 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, Prefeitura de São José dos Campos SP, VUNESP, 2019

“Inicialmente dedicado à pesquisa cênica com o objetivo de renovacão da linguagem teatral (…), ao desenvolver seu teatro da espontaneidade – que questionava a tradição ocidental das convenções teatrais – terminou por descobrir o valor terapêutico do teatro na cura de distúrbios do comportamento. Essa descoberta o levou a empreender intensa investizacão do funcionamento psicológico humano e seus experimentos subsequentes lhe forneceram as bases para que viesse a propor a terapia psicodramática e, com ela, dois procedimentos psicoterápicos até então jamais utilizados: o psicodrama e o sociodrama.” (Japiassu, 2001)

A proposta de abordagem teatral descrita por Japiassú é a elaborada por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1070864 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, Prefeitura de São José dos Campos SP, VUNESP, 2019

“As técnicas teatrais estão longe de ser sagradas. Os estilos em teatro mudam radicalmente com o passar dos anos, pois as técnicas do teatro são técnicas da comunicação. (…) Os métodos se alteram para atender às necessidade de tempo e espaço.” (Spolin, 2003)

Para a autora,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1070865 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, Prefeitura de São José dos Campos SP, VUNESP, 2019

A proposta de Viola Spolin para o ensino de teatro é caracterizada por Japiassú (2001) como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1070866 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de São José dos Campos SP, VUNESP, 2019

Na BNCC de Arte, cada uma das quatro linguagens do componente curricular – Artes visuais, Dança, Música e Teatro – constitui uma unidade temática que reúne objetos de conhecimento e habilidades articulados às seis dimensões apresentadas no documento. Uma última unidade temática explora as relações e articulações entre as diferentes linguagens e suas práticas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação.

Essa unidade temática é designada como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1070867 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, Prefeitura de São José dos Campos SP, VUNESP, 2019

“Uma técnica que é livre de modelos de estilos em particular, mas de maneira alguma caoticamente livre” (Ulmann, In: Laban in Marques, 2012) é a definição da proposta de Rudolf Laban de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1070780 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Arte, Prefeitura de Angra dos Reis RJ, FGV, 2019

Considerando a função da música no Teatro de Revista, analise as afirmativas a seguir.

I. Dialoga com a dança e a interpretação cênica, com destaque para os números musicais.

II. Cria cenários acústicos autônomos em relação à narrativa cênica.

III. Mobiliza estados afetivos na plateia, da comoção ao humor.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1070781 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Angra dos Reis RJ, FGV, 2019

Leia o fragmento a seguir.

Trata-se de uma peça teatral em um só ato e de caráter predominantemente religioso, embora existam obras de temática profana e satírica, mas sempre com preocupações moralizantes. A princípio, era representado em solenidades cristãs.

A descrição corresponde ao

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1070776 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos SP, VUNESP, 2018

Segundo Japiassu (Metodologia do ensino de teatro), sabe-se que dramatizações escolares e leituras de peças teatrais em latim ocorriam em escolas e universidades já durante
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1070777 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos SP, VUNESP, 2018

“Teatro-mito – Trata de descobrir o que está por trás dos mitos. Conta-se uma fábula (um mito conhecido), de forma a identificar as relações de produção material e de poder ‘ocultas’ na narração original”.
(Japiassu. Metodologia do ensino de teatro)

A prática do Teatro-mito se realiza no contexto do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.