Início

Questões de Concursos Arte

Resolva questões de Arte comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1074175 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Ubatuba SP, Avança SP, 2023

“Rudolf Laban, também conhecido como Rudolf Von Laban, nasceu em 15 de dezembro de 1879, em Pressburg, Áustria-Hungria, atual Bratislava, Eslováquia. Bailarino e coreógrafo, Laban é considerado o maior teórico da dança do século XX e é conhecido como o pai da dança-teatro.
Dedicou sua vida ao estudo e sistematização linguagem do movimento em seus diversos aspectos: criação, notação, apreciação e educação. Suas teorias sobre o movimento e a coreografia estão entre os fundamentos principais da Dança Moderna e fazem parte de todas as abordagens contemporâneas de dança.
Além de seu trabalho criativo e de análise da dança, Laban também se dedicou à realização de propostas de dança para as massas. Desenvolvendo com esta finalidade a arte da dança coral, onde grande número de pessoas se movem juntas segundo uma coreografia de estrutura simples, porém instigante, que permita bailarinos e pessoas leigas dançarem juntas de forma colaborativa.”
Fonte: Site São Paulo Companhia de Dança. https://spcd.com.br/verbete/rudolf-laban/
A respeito das teorias de Laban sobre a dança educativa, podemos afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q899373 | Pedagogia, Arte, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Para experimentar e desenvolver-se na linguagem musical, é necessário que o aprendiz se envolva com, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q1089340 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Arte, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

Durante uma aula sobre o cinema brasileiro, uma professora de Arte convida os alunos a analisarem cenas do filme Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha, e a relacionarem seus elementos estéticos e políticos com o movimento do Cinema Novo.

Sobre o Cinema Novo, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q1074536 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2025

Em turma heterogênea do ensino médio, o objetivo é abordar mobilidade humana e identidades. O professor quer integrar texto documental (relatos de migrantes), composição corporal e uso expandido do espaço (plateia e palco) para construir cenas curtas. Qual encaminhamento didático articula os elementos da linguagem teatral e favorece a criação coletiva?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q1070781 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Angra dos Reis RJ, FGV, 2019

Leia o fragmento a seguir.

Trata-se de uma peça teatral em um só ato e de caráter predominantemente religioso, embora existam obras de temática profana e satírica, mas sempre com preocupações moralizantes. A princípio, era representado em solenidades cristãs.

A descrição corresponde ao

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q1083095 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

O Teatro do Oprimido é um método teatral que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal na década de 1970.
Dentre as técnicas específicas desenvolvidas por Boal para o Teatro do Oprimido, podemos citar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q1073627 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Arte, Prefeitura de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

De acordo com a perspectiva de Magaldi, qual seria a peça teatral responsável pela introdução dos conflitos urbanos no teatro brasileiro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1043962 | Educação Artística, Ensino da Arte, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Avalie se, em sala de aula, o professor de arte dos anos finais do ensino fundamental deve

I. analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversas.
II. valorizar especialmente a cultura brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias de diferentes épocas.
III. favorecer a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q1073257 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Arte, Prefeitura de Caçapava SP, Avança SP, 2024

“(...) Teatro era o povo cantando livremente ao ar livre: o povo era o criador e o destinatário do espetáculo teatral, que se podia chamar então “canto ditirambico”. Era uma festa em que podiam todos livremente participar. Veio a aristocracia e estabeleceu divisões: algumas pessoas iriam ao palco e só elas poderiam representar enquanto que todas as outras permaneceriam sentadas, receptivas, passivas: estes seriam os espectadores, a massa, o povo. E para que o espetáculo pudesse refletir eficientemente a ideologia dominante, a aristocracia estabeleceu uma nova divisão: alguns atores seriam os protagonistas (aristocratas) e os demais seriam o coro, de uma forma ou de outra simbolizando a massa. (...)”

BOAL, Augusto. Teatro do oprimido. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

Na perspectiva do autor, pode-se dizer que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q911521 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Arte, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Conforme a Lei Federal nº 9.394/96 - Das Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Art. 59, os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q1070779 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos SP, VUNESP, 2018

“A finalidade do jogo teatral na educação escolar é o crescimento pessoal e o desenvolvimento cultural dos jogadores por meio do domínio, da comunicação e do uso interativo da linguagem teatral, numa perspectiva improvisacional ou lúdica”.
(Japiassu. Metodologia do ensino de teatro)

Para Japiassu, o princípio do jogo teatral é o mesmo da improvisação teatral, ou seja,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q1070780 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Arte, Prefeitura de Angra dos Reis RJ, FGV, 2019

Considerando a função da música no Teatro de Revista, analise as afirmativas a seguir.

I. Dialoga com a dança e a interpretação cênica, com destaque para os números musicais.

II. Cria cenários acústicos autônomos em relação à narrativa cênica.

III. Mobiliza estados afetivos na plateia, da comoção ao humor.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1073629 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

Viola Spolin analisa as variáveis presentes no ambiente teatral, tecendo reflexões sobre o papel desempenhado por cada uma delas e sua importância. A partir das contextualizações teóricas propostas pelo referido autor, qual é a variável mais reverenciada do teatro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q1072101 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Iavelberg (2015), em 1599 funcionavam as “casas do bê-á-bá”, nas quais, ler e escrever era importante para a prática da fé cristã e conversão das crianças dos povos indígenas.
Para a autora, no período, a prática do teatro nesse contexto escolar tinha como objetivo a catequese e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1073235 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Caçapava SP, Avança SP, 2024

“(...) O teatro promove oportunidades para que adolescentes e adultos conheçam, observem e confrontem diferentes culturas em diferentes momentos históricos, operando com um modo coletivo de produção de arte. Ao buscar soluções criativas e imaginativas na construção de cenas, os alunos afinam a percepção sobre eles mesmos e sobre situações do cotidiano. (...)”.

Ministério da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais. Arte/ Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF, 1997.

Nessa perspectiva, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q994487 | Pedagogia, Arte, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Identificar os níveis de desenvolvimento e aprendizagem em que o aluno se encontra, para que, assim, possam ser tomadas decisões satisfatórias quanto às ações didáticas, tendo em vista a construção da aprendizagem, é função da avaliação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1027263 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Arte, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Abaixo são apresentadas uma premissa e uma conclusão, as quais podem possuir determinada correlação:

PREMISSA: Se o jovem acordar mais cedo... CONCLUSÃO: ... terá mais tempo antes de ir à escola.

Considerando ambas as afirmações acima, assinale a alternativa que melhor avalia a validade da argumentação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q1043959 | Educação Artística, Ensino da Arte, Arte, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

No contexto do ensino da dança nos anos finais do ensino fundamental avalie se o professor deve estimular o desenvolvimento das seguintes habilidades:

I. Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, de modo acrítico, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.
II. Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.
III. Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.
IV. Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

Estão corretos os itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q1070776 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos SP, VUNESP, 2018

Segundo Japiassu (Metodologia do ensino de teatro), sabe-se que dramatizações escolares e leituras de peças teatrais em latim ocorriam em escolas e universidades já durante
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q1072062 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Arte, Prefeitura de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2024

Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS:

(__) O teatro se concentra no desenvolvimento de habilidades de análise quantitativa, como a capacidade de interpretar dados, cooperando para o desenvolvimento integral dos alunos.

(__) Em práticas teatrais, especialmente em peças que abordam temas sociais ou morais, os alunos são incentivados a refletir criticamente sobre questões éticas e sociais.

(__) O teatro não apenas ajuda os alunos a expressarem emoções, mas também a entenderem e gerenciarem sentimentos complexos em situações diversas.

A sequência CORRETA é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.