Questões de Concursos Artes

Resolva questões de Artes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q984434 | Educação Artística, Artes, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

A arte egípcia era suntuosa, monumental e geralmente muito colorida. Usando formas naturais e padrões geométricos, era quase que inteiramente simbólica e de significado precioso. Com relação à arte egípcia, analisar os itens.

I. Os egípcios não tinham uma palavra para definir arte. Valorizavam o artesanato, mas não o ligavam necessariamente à estética ou à expressão individual.
II. Desde o início, adotaram-se certas convenções. A figura humana era mostrada em perfil parcial: a cabeça e os membros de lado e o peito e um olho virado para frente. Uma convenção similar era adotada na pintura.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q1048184 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre a linguagem da Arte, leia o trecho a seguir.

Chinolope vendia jornais e engraxava sapatos em Havana. Para deixar de ser pobre, foi-se embora para Nova Iorque. Lá, alguém deu de presente a ele uma máquina de fotografia. Chinolope nunca tinha segurado uma câmara nas mãos, mas disseram a ele que era fácil: — Você olha por aqui e aperta ah. E ele começou a andar pelas ruas. Tinha andado pouco quando escutou tiros e se meteu num barbeiro e levantou a câmara e olhou por aqui e apertou ali. Na barbearia tinham baleado o gângster Joe Anastasia, que estava fazendo a barba, e aquela foi a primeira foto da vida profissional de Chinolope. Pagaram uma fortuna por ela. A foto era uma façanha. Chinolope tinha conseguido fotografar a morte. A morte estava ali: não no morto, nem no matador. A morte estava na cara do barbeiro que a viu.

Adaptado de Eduardo Galeano. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 2002, p. 16- 17.

Com base no trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente a relação entre tecnologia e produção de sentidos na arte para o autor citado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q1072006 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

No contexto do teatro na educação, segundo Koudela (2017), assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q1043348 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia a trecho a seguir.

Esse tipo de música é organizado ao redor de um som central e estabelece uma relação de hierarquia entre esse som central e todos os demais, em uma escala que condiciona a seleção dos acordes, uma vez que os acordes da escala escolhida são os mais importantes.

O trecho define um sistema musical denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q906138 | Pedagogia, Educação Especial, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A respeito do percurso histórico da educação especial no Brasil, analise as afirmativas a seguir

I. A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional considera educação especial a modalidade de educação oferecida especialmente para estudantes com dificuldades de inclusão por raça, gênero, origem étnica e/ou por serem portadores de necessidades especiais.
II. O Estatuto da Pessoa com Deficiência define como barreiras qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, entre outros.
III. A Política Nacional de Educação Inclusiva garante aos educandos com deficiência auditiva a escolha linguística no atendimento educacional especializado, assim, podem escolher pela abordagem bilíngue (Libras e Língua Portuguesa) ou pela abordagem não-bilíngue.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q1045155 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Artes, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

Analise as seguintes afirmações relacionadas à gestão da sala de aula e sua relação com os paradigmas educacionais na prática educativa, e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) Uma gestão de sala de aula eficaz sob o paradigma construtivista implica em um ambiente onde o professor é o único detentor do conhecimento e controla estritamente a dinâmica da aula.
( ) No paradigma behaviorista, a gestão da sala de aula frequentemente envolve o reforço de comportamentos desejados através de um sistema de recompensas e punições.

( ) A abordagem montessoriana de gestão de sala de aula enfatiza a autoeducação e a autonomia do aluno, com o professor atuando mais como um facilitador do que como um transmissor de conhecimento.
( ) Em um ambiente de sala de aula baseado no paradigma humanista, a ênfase está no desenvolvimento emocional e nas relações interpessoais, mais do que no conteúdo acadêmico.
( ) A gestão da sala de aula sob o paradigma pós-moderno enfatiza a uniformidade de ensino e a padronização dos métodos educacionais para garantir a equidade.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q1045520 | Pedagogia, Legislação da Educação, Artes, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Na Base Nacional Comum Curricular, (BNCC), são elencadas algumas Competências Gerais da Educação Básica. Verifique a Competência 1 e marque a alternativa que complete, corretamente, as lacunas, conforme a BNCC.

“__________ e utilizar os conhecimentos, historicamente, construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a __________, continuar __________ e colaborar para a construção de uma _______________, democrática e inclusiva”.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q1045522 | Pedagogia, Legislação da Educação, Artes, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

De acordo com a Lei n.º 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, § 1º, O Conselho Escolar, órgão deliberativo, será composto do Diretor da Escola, membro nato, representantes das comunidades escolar e local, eleitos por seus pares nas seguintes categorias:

I- Professores, orientadores educacionais, supervisores e administradores escolares.

II- Demais servidores públicos que exerçam atividades administrativas na escola.

III- Estudantes.

IV- Pais ou responsáveis.

V- Membros da comunidade local.

De acordo com a referida Lei, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q1072168 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Tremembé SP, VUNESP, 2025

Para Reverbel (1996), a Ação Exterior é definida
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1070893 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

Reconhecida como o marco inicial do moderno teatro brasileiro, esta peça teatral estreou no ano de 1943. Via-se, pela primeira vez no Brasil, uma encenação na qual a ação se desenvolvia em três planos distintos: a realidade, a memória e a alucinação.
O texto anterior versa sobre a obra
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q1073971 | Educação Artística, Ensino da Arte, Artes, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Sobre a natureza do conhecimento artístico como produção e fruição no âmbito da reflexão estética contemporânea, analise as proposições acerca da concepção do fazer artístico enquanto ato humano intencional de criação e apreciação estética:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q1073979 | Artes Visuais, História, Artes, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A Arte Contemporânea, compreendida como um campo dinâmico de experimentação estética e de ampliação de linguagens, caracteriza-se por reconfigurar a relação entre obra, público e espaço, ao mesmo tempo em que problematiza criticamente questões sociais, culturais e políticas, utilizando-se de múltiplos suportes e estratégias de interação. Diante desse panorama, assinale a alternativaque melhor caracteriza uma das premissas essenciais da Arte Contemporânea:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q1045821 | Pedagogia, Principais Autores, Artes, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

“Gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir mais além dele”, afirma Paulo Freire (1996). Para o autor, essa é a diferença profunda entre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q901192 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Em Queimadas, PB, um grupo de pais e professores debateu intensamente sobre a inclusão de novos valores e práticas pedagógicas no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, especialmente em relação à educação inclusiva e à promoção da diversidade. Avalie as seguintes assertivas sobre a construção e a importância do PPP:

1. O PPP deve refletir os princípios de inclusão e respeito à diversidade, integrando práticas pedagógicas que garantam a equidade de acesso e a qualidade do ensino para todos os alunos.

2. A construção do PPP é uma oportunidade para que a escola se reposicione perante a comunidade, fortalecendo o compromisso com a educação de qualidade e a transformação social.

3. A participação dos pais na elaboração do PPP é fundamental, pois permite que a escolaatenda às expectativas e necessidades das famílias, promovendo um ambiente educacional mais acolhedor e colaborativo.

4. O PPP deve ser elaborado exclusivamente pelos gestores escolares, já que são eles os responsáveis pela implementação das políticas educacionais definidas pela secretaria de educação.

5. O PPP, ao contemplar a educação inclusiva, deve prever estratégias específicas para a formação dos professores, a adaptação dos materiais didáticos e a organização dos espaços escolares.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q1070698 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Guararapes SP, VUNESP, 2018

O sistema de jogos teatrais, difundido a partir dos anos 1960, enfatizava a dimensão improvisacional do fazer teatral e destacou a importância das interações intersubjetivas na construção do sentido da representação cênica e na apropriação de algumas convenções teatrais. Seu criador foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q1048183 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Quanto à unidade temática Teatro para o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), assinale a opção que indica corretamente o objeto de conhecimento correspondente a elemento de linguagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q1045139 | Matemática, Aritmética e Problemas, Artes, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

Um professor decidiu comprar presentes para dar aos seus familiares. Ele possuía em sua carteira apenas duas notas de R$ 10,00, três notas de R$ 20,00 e duas notas de R$ 50,00. Após a realização da compra dos presentes, constatou que foi igual a R$ 154,32. Sabendo que o professor pagou a conta com a quantia que carregava na carteira e, em seguida, guardou o troco. A quantia guardada pelo professor foi igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q1043349 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Com origens na cultura do Ocidente medieval, a festa de São João é um dos eventos mais importantes e tradicionais da cultura brasileira. Influenciados pelos ritmos das festas juninas e das demais tradições populares, muitos compositores mesclaram tradição e inovação, unindo a riqueza da música popular brasileira com o universo da música clássica.

A respeito dos compositores que estabeleceram esse diálogo entre os dois gêneros, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q906142 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A respeito dos objetos de conhecimento previstos para Dança na BNCC, estabeleça a relação correta.

1. Contextos e Práticas 2. Elementos da Linguagem 3. Processos de Criação


( ) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.

( ) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

( ) Investigar brincadeiras, jogos e outras práticas de dança de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação de danças autorais, individualmente e em grupo.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q1004262 | Pedagogia, Artes, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

A Resolução CNE/CEB nº 1, de 25 de maio de 2021, prevê regras importantes acerca da educação de jovens e adultos. Acerca do assunto, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) O Ensino Médio na EJA exige uma carga horária mínima de 1.600 horas, com formação exclusivamente técnica.
(__) Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a carga horária destinada à alfabetização inicial é de pelo menos 300 horas, divididas igualmente entre alfabetização e matemática.
(__) A EJA não permite flexibilização do tempo para cumprimento da carga horária, sendo obrigatória a conclusão dentro do período estipulado.
(__) A EJA é organizada em regime bimestral.

A sequência está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.