Questões de Concursos Artes

Resolva questões de Artes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

141Q906151 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Na escola, a escuta musical é uma ação reflexiva da atividade auditiva, a fim de promover uma apreciação significativa, que inclui escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical.

Quanto às atividades relacionadas à apreciação significativa em Música, analise as propostas a seguir.

I. Audição, comparação, apreciação e discussão de obras que apresentam concepções estéticas musicais diferenciadas.
II. Análise dos usos e funções da música no cotidiano, manifestando opiniões próprias e discussões grupais sobre estéticas e preferências por determinadas músicas e estilos.
III. Elaboração e leitura de trechos simples de música grafados de modo convencional e/ou não-convencional, que registrem altura, duração, intensidade, timbre, textura e silêncio.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q1070761 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Araçatuba SP, VUNESP, 2019

Marques (2012) indica como característica da dança de Isadora Duncan
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q1070762 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Araçatuba SP, VUNESP, 2019

Segundo os PCN-Arte (1998), na primeira metade do século XX, “as atividades de teatro e dança não estavam incluídas no currículo escolar como práticas obrigatórias, e somente eram reconhecidas quando faziam parte das festividades escolares na celebração de datas como Natal, Páscoa ou Independência, ou nas festas de final de período escolar”. Ainda segundo o documento, o teatro era tratado com a única “finalidade de apresentação, na qual os alunos decoravam os textos, e os movimentos cênicos eram marcados com rigor. Apesar da rigidez gestual e vocal dessa atividade, a relação com a plateia era de alguma forma contemplada, tanto que se privilegiava a aprendizagem da dicção”.

No caso da dança, o documento indica que era

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q1070765 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Araçatuba SP, VUNESP, 2019

Na seleção de conteúdos em danças no contexto escolar, Marques (2012) questiona a respeito de que modalidades a escola poderia incorporar e sugere a improvisação e composição coreográfica como conteúdos.

Para a autora, essa escolha se deve porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q1071311 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2019

Teatro é a arte de compor obras dramáticas ou de representá-las. Nos primórdios do teatro ocidental, quando este surgiu na Grécia, como forma de espetáculo, era um elemento fundamental na encenação, há muito utilizado nas formas espetaculares do Oriente, no teatro grego e tinha a função de ampliação das ações e da voz do ator em cena. (Sampaio: 2012).
Assinale a opção que contém a afirmativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q1071326 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Artes, Prefeitura de Rio Claro SP, Avança SP, 2021

Leia o texto abaixo:
Dramaturgo, teórico e poeta alemão que revolucionou a dramaturgia do século XX, nasceu em Augsburg, Alemanha, em 1898. Interrompeu os estudos de medicina para servir como enfermeiro na I Guerra Mundial. As peças da primeira fase de sua obra – Na selva das cidades e Tambores da noite, produzidas em 1922 – são ligadas ao expressionismo e demonstram inconformismo. Seu primeiro sucesso é a peça A Ópera dos três vinténs (1928), seguida de Ascensão e queda da cidade de Mahagonny (1929), ambas com música de Kurt Weill. Sua teoria do teatro épico opõe-se às práticas do teatro dramático. Marxista, defende o teatro como instrumento de transformação social e de reflexão crítica do espectador, postulando a teoria do distanciamento dos atores em relação às próprias personagens em ação, ao invés de se identificarem com elas.
FONTE: ALMEIDA, Doloris Ruth Simões de. Uma leitura da teoria do teatro épico. APPA. São Paulo, nov. 1986.
O texto se refere ao dramaturgo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q1004267 | Educação Artística, Artes, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Em sua obra História da Arte (2013), Graça Proença apresenta uma análise abrangente dos principais movimentos artísticos ao longo da história, destacando suas características e significados. Sobre os estilos artísticos abordados na obra, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q1004272 | Educação Artística, Artes, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Arte deve promover experiências que possibilitem a compreensão e a criação artística. No contexto dessa abordagem, qual conceito se refere à capacidade de vivenciar e perceber os estímulos artísticos e culturais por meio dos sentidos, envolvendo emoção e sensibilidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q1071412 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Nova Odessa SP, MetroCapital Soluções, 2023

Em 1963, a publicação de Improvisação para o Teatro introduziu pela primeira vez os jogos teatrais de Viola Spolin e sua filosofia para o teatro nos Estados Unidos. Spolin figura seguramente entre os maiores professores de teatro do mundo. Onde quer que seu método e seus ensinamentos tenham chegado, não importando o país ou a língua, eles fizeram escola. Improvisação para o Teatro, sua famosa coleção de jogos, exercícios de atuação e comentários, continua tão atual hoje quanto na época de sua aparição inicial, como sua crescente difusão na rede escolar brasileira vem comprovando. A respeito das múltiplas dimensões dos jogos teatrais e da abordagem de Viola Spolin para o ensino/aprendizagem é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q1073974 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Acerca das guildas de artesãos e comerciantes no processo de produção e encenação teatral na Idade Média, assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q1045820 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Artes, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Uma equipe escolar está rediscutindo seu Projeto Pedagógico (PP), buscando torná-lo mais expressivo para a comunidade. Para isso, fizeram a leitura compartilhada do texto de Giglio (2006) e encontraram um trecho especialmente convergente com o que a equipe quer. Nele, apresenta-se o PP de um ponto de vista legal, observando que o documento “institui um lugar de visibilidade para a escola no conjunto do sistema tornando-a oficialmente portadora de uma identidade singular”. A equipe compreendeu acertadamente que essa identidade singular se deve à operação que dá materialidade ao PP, na medida em que provoca
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q1073982 | Pedagogia, Legislação da Educação, Artes, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

O Decreto nº 7.611/2011, que regulamenta a oferta da educação especial e do atendimento educacional especializado (AEE) no Brasil, determina que a educação especial deve assegurar serviços de apoio especializados, com a finalidade de eliminar barreiras que impeçam ou dificultem o processo de escolarização de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Considerando o disposto no referido decreto, assinale a alternativa correta quanto ao caráter do atendimento educacional especializado (AEE):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q901185 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante um seminário em Queimadas, PB, sobre práticas pedagógicas inovadoras, um grupo de educadores debateu a aplicação das tendências pedagógicas contemporâneas em contextos escolares desafiadores. Diante desse debate, avalie as assertivas seguintes:

1. A pedagogia crítica, fundamentada nas ideias de Paulo Freire, propõe uma educação liberal, onde o aluno é incentivado a autonomia e a transformar a sua realidade em todos os estágios sociais.

2. A pedagogia tecnicista é frequentemente criticada por sua abordagem instrumentalizada, mas que nem sempre reduz o processo educativo à preparação para o trabalho.

3. A pedagogia tradicional é eficaz em contextos onde a disciplina e a memorização são valorizadas, sendo indicada para escolas que priorizam a manutenção de padrões rigorosos de comportamento e desempenho.

4. A pedagogia histórico-crítica, desenvolvida por Dermeval Saviani, propõe que a educação deve estar diretamente ligada à transformação da sociedade, formando sujeitos críticos e conscientes.

5. A pedagogia da autonomia, também de Paulo Freire, enfatiza a importância de respeitar a liberdade do aluno, promovendo sua capacidade de autogestão e responsabilidade.

Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q901193 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Uma escola em Queimadas, PB, decidiu implementar projetos interdisciplinares como parte de sua metodologia de ensino, com o objetivo de tornar o aprendizado mais significativo e conectado à realidade dos alunos. Durante a implementação, os professores enfrentaram desafios relacionados à coordenação entre as disciplinas e à integração dos conteúdos. Sobre a metodologia de projetos no cotidiano escolar, avalie as assertivas a seguir:

1. A metodologia de projetos permite que os alunos se tornem protagonistas do processo de aprendizagem, ao explorar temas de interesse que são significativos para sua realidade e que conectam diferentes áreas do conhecimento.

2. Os projetos interdisciplinares devem ser planejados e desenvolvidos de forma colaborativa pelos professores de diferentes disciplinas, para garantir a coerência e a integração dos conteúdos.

3. A avaliação dos projetos deve focar não apenas nos produtos finais, mas também nos processos de aprendizagem, incentivando a reflexão crítica e o desenvolvimento de habilidades como autonomia e trabalho em equipe.

4. A metodologia de projetos é particularmente eficaz em disciplinas de ciências exatas, como matemática e física, mas pode ser menos aplicável em áreas como artes e educação física.

5. A implementação de projetos interdisciplinares requer uma reorganização do tempo e dos espaços escolares, além de um planejamento detalhado e flexível que permita ajustes conforme o andamento do projeto.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q911696 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Artes, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Para o trabalho docente, um professor mencionou ser necessário possuir como referência profissional os princípios constitucionais da educação, para garantir que os alunos recebam um ensino de qualidade. Sendo assim, é CORRETO dizer que faz parte destes princípios constitucionais:

I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II. Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
III. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
IV. Protagonismo de ideias pedagógicas centrais na educação brasileira.

Estão corretas apenas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q1050971 | Português, Morfologia, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a frase em que a palavra “bem” tem valor diferente das demais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q1071205 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, IF PB, IDECAN, 2019

A peça didática vem sendo redimensionada para o ensino do teatro contemporâneo à medida em que implica o educando em um problema concreto, ativando as corporeidades em função de uma estratégia que necessariamente será estética. Criada para o jogo de atores e espectadores, seu valor consiste, principalmente, no exercício da função pedagógica. Bertolt Brecht escreveu para este fim
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q1071208 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, IF PB, IDECAN, 2019

O recurso dramatúrgico usado comumente na tragédia grega, para resolver todos os conflitos como um passe de mágica, é usado tanto na comédia, quanto como um meio irônico de terminar uma peça sem iludir sobre a verossimilhança. Brecht utilizou o procedimento para “concluir sem concluir”, a fim de deixar a abertura criativa para intervir na realidade social. A esse recurso nomeia-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q1071498 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Braço do Norte SC, Unesc, 2023

Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.O teatro promove oportunidades para que adolescentes e adultos conheçam, observem e confrontem diferentes culturas em diferentes momentos históricos, operando com um modo coletivo de produção de arte. Ao buscar soluções criativas e imaginativas na construção de cenas, os alunos afinam a percepção sobre eles mesmos e sobre situações do cotidiano.

ASSIM,

II.A necessidade de narrar fatos e representar por meio da ação dramática está presente em rituais de diversas culturas e tempos, e provavelmente diz respeito à necessidade humana de recriar a realidade em que vive e de transcender seus limites.

Após avaliação, assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.