Questões de Concursos Artes

Resolva questões de Artes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

161Q1071208 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, IF PB, IDECAN, 2019

O recurso dramatúrgico usado comumente na tragédia grega, para resolver todos os conflitos como um passe de mágica, é usado tanto na comédia, quanto como um meio irônico de terminar uma peça sem iludir sobre a verossimilhança. Brecht utilizou o procedimento para “concluir sem concluir”, a fim de deixar a abertura criativa para intervir na realidade social. A esse recurso nomeia-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q1071498 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Braço do Norte SC, Unesc, 2023

Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.O teatro promove oportunidades para que adolescentes e adultos conheçam, observem e confrontem diferentes culturas em diferentes momentos históricos, operando com um modo coletivo de produção de arte. Ao buscar soluções criativas e imaginativas na construção de cenas, os alunos afinam a percepção sobre eles mesmos e sobre situações do cotidiano.

ASSIM,

II.A necessidade de narrar fatos e representar por meio da ação dramática está presente em rituais de diversas culturas e tempos, e provavelmente diz respeito à necessidade humana de recriar a realidade em que vive e de transcender seus limites.

Após avaliação, assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q895883 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Artes, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

De acordo com o Art. 4º da Lei Nº 9.394, os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

164Q895884 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Artes, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

De acordo com o Art. 37 da Lei Nº 9.394, a educação de jovens e adultos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

165Q1043340 | Matemática, Geometria Plana, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Considere 3 pontos A, B e C no plano.
Se a distância entre os pontos A e B é 80 cm e a distância entre os pontos A e C é 60 cm, então a distância entre os pontos B e C pode valer
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q1043343 | Pedagogia, Legislação da Educação, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Mesmo com os avanços nos índices de escolarização da população brasileira, as taxas de analfabetismo entre jovens e adultos ainda são elevadas. Em face dessa situação, o Plano Nacional de Educação (PNE) vigente até 2024 estabeleceu a Meta 9: Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5% (noventa e três inteiros e cinco décimos por cento) até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% (cinquenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional.

As afirmativas a seguir indicam corretamente estratégias concebidas para alcançar essa meta, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q1043345 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A sala de aula e as práticas pedagógicas têm sido objeto de diversos diagnósticos nacionais e internacionais, como a avaliação descrita a seguir:

Esta avaliação oferece informações sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos, idade em que se pressupõe ocorra o término da escolaridade básica obrigatória, vinculando dados sobre seus backgrounds e suas atitudes em relação à aprendizagem em três domínios básicos - leitura, matemática e ciências - e nos domínios inovadores, como resolução de problemas, letramento financeiro e competência global.

O trecho descreve a modalidade avaliativa denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q1070741 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Santa Bárbara MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2018

“A criança pode dar uma contribuição honesta e verdadeira ao teatro se lhe for permitida a liberdade pessoal para experenciar. Sua responsabilidade para com a comunicação teatral desenvolve relacionamentos, cria novas realidades e ensina a improvisar cenas válidas teatralmente, como fazem os adultos” (SPOLIN, 2003, p. 250).

Relacione a coluna II com a coluna I, associando os termos aos seus respectivos conceitos.


COLUNA I

1. Desempenho

2. Diálogo

3. Caracterização

4. Espontaneidade


COLUNA II

( ) Verbalização que cresce organicamente a partir da vida da cena.

( ) Um momento livre para autoexpressão.

( ) Momento de entrega, que cria harmonia; não deve ser confundido com exibicionismo.

( ) Maneirismos físicos, tons de voz, ritmos, etc.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

169Q1045146 | Matemática, Funções, Artes, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

O modelo matemático que descreve a quantidade de veículos vendidos por uma concessionária no mês x, é dado por Q(x) = -x²+20x+12, onde x = 1 representa janeiro, x = 2 fevereiro e assim por diante. A partir desse modelo matemático, é CORRETO afirmar que o mês em que ocorreu a maior quantidade de veículos vendidos foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q1070763 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Araçatuba SP, VUNESP, 2019

Marques (2012) aponta que é por meio de nossos corpos, dançando, que os sentimentos cognitivos se integram aos processos mentais e que se pode compreender o mundo de forma diferenciada, ou seja, artística e estética.

Segundo a autora, a dança na escola torna-se distinta de um baile de carnaval ou de um ritual catártico, resultando na necessidade de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q1070771 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Cerquilho SP, VUNESP, 2019

Para Martins, Picosque & Telles (1988), as gramáticas das linguagens da arte muitas vezes são imbricadas em inventivas formas poéticas que dão novas feições a cada uma delas. Como exemplo, são produções artísticas que combinam elementos do teatro, da dança, da música e das artes visuais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q1027276 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Artes, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Texto associado.
A proposição: “Se p, então q”, denotada por “p → q”, é chamada de implicação ou afirmação condicional, onde p é chamada de hipótese e q é chamada de conclusão. Considere, por exemplo, a seguinte proposição condicional: “Se Mariana passar no concurso, então ela ganhará um presente.”. Dessa forma, p representa "Mariana passa no concurso" e q representa "Mariana ganha um presente".
A negação da sentença condicional “Se Mariana passar no concurso, então ela ganharáum presente”, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

175Q1072083 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

O teatro em que todos os mecanismos que compõem uma montagem teatral são evidenciados ao público como partes da peça autônomas a partir das quais o espectador pode analisar seus aspectos e construir sua compreensão da história é conhecido como teatro
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q1071316 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2019

O Teatro de Arena de São Paulo foi uma das primeiras companhias do Brasil a pôr em prática um projeto moderno de coletivização da criação cênica e dramatúrgica, com vistas a uma pesquisa contínua da representação da sociedade brasileira. Entre 1953 e 1971, a companhia foi responsável pela disseminação de uma renovação teatral sem precedentes, com a valorização do autor e dos temas inerentes à realidade brasileira, abordados com ênfase nos contextos sociais e políticos. Os atores são circundados pelo público, e que se prestam, tanto à produção naturalista como à narratividade do picadeiro circense ou à roda do espetáculo de rua. Foi diretor e um dos seus precursores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q1071325 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Rio Claro SP, Avança SP, 2021

No teatro, existe uma convenção dramática de atuação na qual uma parede imaginária invisível separa os atores do público. Embora o público possa ver através dessa "parede", a convenção pressupõe que os atores ajam como se a plateia não pudesse. Assinale a alternativa que apresente o nome dado à parede imaginária:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q987103 | Educação Artística, Artes, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Segundo as tendências pedagógicas do ensino de Arte na escola, qual das alternativas abaixo melhor descreve a Abordagem Triangular, proposta por Ana Mae Barbosa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q987107 | Educação Artística, Artes, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das alternativas abaixo melhor define a importância do estudo da História da Dança na Educação Básica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q1004263 | Artes Visuais, Artes, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Sandra Ramalho e Oliveira (2009), defende que a leitura de imagens exige o entendimento dos elementos semióticos que compõem a comunicação visual. Com base nessa perspectiva, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.