Questões de Concursos Artes

Resolva questões de Artes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

181Q1045822 | Pedagogia, Educação Infantil, Artes, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Ao caracterizar o letramento como um continuum, Mortatti (2004) entende que ele
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q985434 | Educação Artística, Artes, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

Frédéric Chopin (1810-1849) foi um dos compositores e pianistas mais influentes do século XIX. Nascido na Polônia, Chopin começou a mostrar seu talento musical desde tenra idade. Sobre esse artista, analisar os itens.

I. Suas baladas, como a famosa "Sinfonia nº 6", são exemplos marcantes de sua habilidade em contar histórias musicais complexas e envolventes.
II. Ele influenciou gerações de pianistas com seu estilo único e por valorizar, acima de tudo, as habilidades técnicas acima da sensibilidade musical.
III. Chopin é amplamente conhecido por suas composições para piano solo, sendo suas obras-primas muitas vezes caracterizadas pela expressão emocional intensa e pelo virtuosismo técnico.
IV. Sua técnica revolucionária, marcada por uma ênfase na expressão e na sensibilidade, contrastava com a abordagem mais robusta de alguns de seus contemporâneos.

Está CORRETO o que se afirma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

183Q1050973 | Matemática Financeira, Conceitos Fundamentais de Matemática Financeira, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Alípio entra em uma loja de eletrodomésticos para comprar uma cafeteira elétrica e um liquidificador. O vendedor oferece desconto de 10% sobre o preço da cafeteira, que passa a custar o dobro do preço do liquidificador.
Alípio aceita a oferta e paga R$675,00 pelos dois produtos.
O preço original da cafeteira
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q1071197 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, IF PB, IDECAN, 2019

O teatro contemporâneo é permeado por novos modos de operação onde não existe predomínio do texto sobre a atuação ou encenação. A era do diretor, do autor ou do ator fundiu-se em processos integrados, partilhados e horizontais que funcionam de modos singulares em cada coletivo. A noção de coletivo contamina os procedimentos cênicos, articulando as funções como linhas de força. Tal noção mostra-se altamente eficiente na busca de um espetáculo que represente as vozes, ideias e desejos de todos que o constroem. A sentença ora descrita para a prática contemporânea refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q1071200 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, IF PB, IDECAN, 2019

Ao criar o teatro do oprimido, Augusto Boal articulou uma série de metodologias que tinham como objetivo tornar o espectador (espectaATOR) ativo e transformador da ação dramática. Dentre os procedimentos empregados, podemos destacar a participação da plateia na ação dramática, buscando soluções próprias para o problema-tema apresentado e vivenciando-as em cena. Pergunta central: “o que você faria se estivesse no lugar dela (da personagem)?”. Essas características referem-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q1070693 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Barretos SP, VUNESP, 2018

No jogo dramático entre sujeitos, portanto, todos são “fazedores” da situação imaginária, todos são “atores”. No jogo teatral, o grupo de sujeitos que joga pode se dividir em equipes que se alternam nas funções de “jogadores” e de “observadores”, isto é, os sujeitos jogam deliberadamente para outros que os observam.

(Japiassu)

O trecho indica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q895885 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Artes, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), linguagens e suas tecnologias, são integradas pelas disciplinas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

188Q1043344 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A gestão democrática do ensino público pressupõe a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar em todos os aspectos da organização da escola.
Ela foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q1045154 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Artes, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

Um professor de Ensino Médio, ao planejar a avaliação de seus alunos em uma disciplina de Ciências Sociais, decide inovar na abordagem. Ele propõe uma combinação de métodos que inclui avaliações formativas e somativas, buscando alinhar as atividades avaliativas com as metas de aprendizagem do curso. Além disso, ele pretende utilizar diferentes instrumentos para aferir não apenas o conhecimento factual, mas também habilidades analíticas, críticas e a capacidade de aplicação prática dos conceitos aprendidos. Qual das seguintes abordagens avaliativas é mais coerente com os objetivos estabelecidos pelo professor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q1072077 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Relacione as afirmativas aos nomes dos encenadores aos quais se referem.

1. Dramaturgo norte-americano, considerado um dos maiores nomes da vanguarda teatral por renovar linguagens utilizando sofisticados recursos de iluminação e pela combinação de teatro, música e dança em suas montagens.

2. Seu trabalho no teatro se torna uma espécie de busca espiritual, uma confrontação entre o homem e a mitologia. É central em seus escritos e em sua prática a figura do ator “santo”.

3. Suas peças sempre se destacaram pelo tom marxista, que ele procurou levar também para a teoria e a prática da dramaturgia e da encenação; mudou completamente a função e o sentido social do teatro, procurando usá-lo como arma de conscientização e politização.

4. Visa uma proposta teatral na qual a identificação emocional seja suprimida, dedicando-se a mostrar o pensamento como processo, e o processo como tempo e espaço da cena.

I - Bob Wilson

II - Gerald Thomas

III - Bertold Brecht

IV - Jerzy Grotowski

Assinale a alternativa que representa corretamente as relações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q1071314 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2019

O Teatro do Oprimido é um método estético que sistematiza Exercícios, Jogos e Técnicas Teatrais que objetivam a desfiguração física e intelectual de seus praticantes, bem como a democratização do teatro. O TO parte do princípio de que a linguagem teatral é a linguagem humana que é usada por todas as pessoas no cotidiano. Desta forma, cria condições práticas para que o oprimido se aproprie dos meios de produzir teatro e assim amplie suas possibilidades de expressão. Foi o criador desse método teatral:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q1072082 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Sobre o ensino de dança e teatro no Brasil, analise a sentença abaixo:

Nas escolas brasileiras no início do século XX, tais linguagens artísticas eram identificadas no currículo escolar como práticas não obrigatórias, reconhecidas quando faziam parte de festividades escolares (1ª parte). De acordo com o histórico do ensino de Arte no Brasil (PCN-Arte), “as atividades de teatro e dança não estavam incluídas no currículo escolar como práticas obrigatórias, e somente eram reconhecidas quando faziam parte das festividades escolares na celebração de datas como Natal, Páscoa ou Independência, ou nas festas de final de período escolar” (2ª parte). Isso acontecia, pois, naquela época, essas disciplinas podiam ser ensinadas sem aprofundamento dos saberes referentes a cada uma delas, como em oficinas (3ª parte).

Quais partes estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q1071315 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2019

Viola Spolin (1992), a partir de pesquisas realizadas durante as décadas de 60 e 70, comprometida com a proposta educacional, desenvolveu trabalhos com crianças e em comunidades de bairro em Chicago, constituindo grupos de teatro improvisacional. Retoma o pioneirismo de Stanislavsky, ao levantar interrogações sobre o processo de educação no teatro, propondo acrescentar a livre expressão da imaginação criativa fomentando a ideia da possibilidade do teatro fora do palco. Essa técnica teatral foi nomeada como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q1073626 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Santa Terezinha do Progresso SC, JLZ, 2024

Acerca do ensino do teatro no contexto atual. Assim como a arte sempre dialoga com o momento histórico em que é produzida, o seu ensino também deve estar em sincronia com o contexto histórico da atualidade. Assinale a afirmação verdadeira
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

195Q1071070 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022

“O Teatro do Oprimido (TO) é um método teatral em que a construção do drama é realizada por pessoas que sofrem opressões, conceitualmente consideradas entraves para a realização de desejos e para a experiência de uma vida livre, democrática, humana”. Essa proposta foi criada por:

Disponível em https://www.scielo.br/ Acesso em 02 de junho de 2022.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

196Q1004265 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Artes, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

De acordo com Schlichta e Fonseca (2024), a avaliação no ensino de arte deve ir além da simples mensuração de resultados finais, focando nos processos de aprendizado e no desenvolvimento criativo dos estudantes. Nesse contexto, qual modelo de avaliação prioriza o acompanhamento contínuo, oferece feedbacks regulares, e visa identificar dificuldades e promover melhorias durante o percurso de aprendizagem, alinhando-se aos princípios de ensino artístico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

197Q1072113 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, Prefeitura de Alto Bela Vista SC, AMAUC, 2024

A direção cênica é uma área fundamental nas artes cênicas que envolve a coordenação e supervisão do processo de produção de uma obra teatral ou de outra forma de expressão performática. Com base nisso, são responsabilidades do diretor cênico, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q1072116 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Júlio Borges PI, JVL Concursos, 2024

No contexto da dança contemporânea global, a incorporação de técnicas de dança de diversas culturas tem sido uma prática comum. Considerando o impacto dessas integrações, qual coreógrafo foi pioneiro na combinação de elementos de danças tradicionais de sua cultura com técnicas de dança moderna, formando uma linguagem de dança única e globalmente influente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

199Q1045512 | Português, Crase, Artes, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

No tocante ao correto uso da crase, marque a alternativa indevida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

200Q1070886 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Areal RJ, GUALIMP, 2019

No Ensino Fundamental, o componente curricular Arte está centrado nas seguintes linguagens: as Artes visuais, a Dança, a Música e o Teatro. Essas linguagens articulam saberes referentes a produtos e fenômenos artísticos e envolvem as práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre formas artísticas. A sensibilidade, a intuição, o pensamento, as emoções e as subjetividades se manifestam como formas de expressão no processo de aprendizagem em Arte. A Base Nacional Comum Curricular propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística. Tais dimensões perpassam os conhecimentos das Artes visuais, da Dança, da Música e do Teatro e as aprendizagens dos alunos em cada contexto social e cultural. Sobre tais dimensões, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.